Autor Tópico: Esquerda Caviar  (Lida 2342 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Esquerda Caviar
« Online: 31 de Julho de 2016, 11:47:21 »



A esquerda caviar


Rodrigo Constantino, O GLOBO


            O Rio é vítima de uma verdadeira praga: a “esquerda caviar”, formada por parte da elite financeira e cultural do país. Seus membros posam de altruístas enquanto louvam ditadores sanguinários como Fidel Castro. Do conforto de seus apartamentos em Paris, porque ninguém é de ferro.


            Roberto Campos fez um diagnóstico preciso da árvore genealógica da turma, ao afirmar que “trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola”. Somente isso pode explicar a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda, que admiram o socialismo, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar: “Bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês”.


            Um cínico poderia dizer que a hipocrisia é útil. Aproximando-se do poder, esses intelectuais conseguem privilégios e mamatas. A Petrobras, por exemplo, destinou a bagatela de R$ 652 milhões para patrocínios culturais entre 2008 e 2011. É uma montanha de dinheiro capaz de testar a integridade até mesmo de um santo!


            Mas não creio ser apenas isso. Acredito que um dos fatores tem ligação com o sentimento de culpa dessa elite. E convenhamos: nada como uma elite culpada tentando expiar seus “pecados”. Com que facilidade ela adere aos discursos mais sensacionalistas e demagógicos. Chega a dar dó. Em um país que culturalmente condena o lucro e enxerga a economia como um jogo de soma zero, onde José, para ficar rico, precisa tirar de João, o sucesso acaba sendo uma “ofensa pessoal”, como disse Tom Jobim. Essa visão é um prato cheio para produzir uma elite culpada e desesperada para pregar aos quatro ventos as “maravilhas” do socialismo.


            Por isso vemos cineastas herdeiros de banco fazendo filmes que enaltecem guerrilheiros comunistas. Por isso vemos filhos de grandes escritores lambendo as botas de tiranetes latino-americanos. Imagem é tudo.


E estas pobres almas acreditam que, ao louvarem a ideologia que quer destruí-los, conquistarão a fama de abnegados e descolados. Como é fácil falar que o capitalismo não presta quando se é milionário!


            Joãozinho Trinta foi no alvo quando disse que os intelectuais é que gostam de miséria, pois os pobres gostam é de luxo. Nada mais natural do que desejar melhorar as condições de vida. E nada melhor para isso do que o trabalho duro em um ambiente de livre mercado. Lucro e trabalho são sócios nesta empreitada. O grande obstáculo é justamente o governo inchado, obeso, que cria burocracia asfixiante e arrecada quase 40% do que é produzido em nome da “justiça social”.


            Quem labuta para criar riqueza e subir na vida não tem tempo para “salvar o planeta” ou construir “um mundo melhor”. Estas são as bandeiras da esquerda festiva, dos artistas que, do conforto de suas mansões, adoram detonar o capitalismo enquanto desfrutam de tudo de bom que só ele pode oferecer.


Sobre a seita ambientalista, aliás, recomendo a leitura do excelente livro “Os Melancias”, de James Delingpole. A máscara dos alarmistas climáticos que fazem ecoterrorismo cai por completo, expondo a verdadeira face vermelha por trás do movimento verde.


Mas divago. Eis o que eu realmente queria dizer: boa parte da elite carioca gosta de defender candidatos socialistas com discursos messiânicos. Entre uma cerveja e outra, essa turma esbraveja contra os ricos capitalistas e repete como sua utopia salvaria a humanidade das garras dos gananciosos e insensíveis. Depois voltam para seu conforto egoísta com a alma lavada. A retórica vale mais que atos concretos. Garçom, mais uma cerveja!


Foi assim que o brizolismo conseguiu prosperar no Rio, com os aplausos de muita gente da zona sul. Foi assim também que Heloísa Helena, do PSOL (o PT de ontem), conseguiu mais votos no Rio do que em qualquer outro lugar. O que esperar de um povo que elegeu Saturnino Braga em vez de Roberto Campos para o Senado? Essa análise toda foi para chegar ao novo queridinho da elite carioca, o personagem de filme de ação, herói que desafia as milícias. Há só um detalhe: seu partido é aquele que prega o socialismo (com um atraso de duas décadas), que pretende escolher até o tema das escolas de samba, que tem deputado que gosta de queimar a bandeira de Israel em praça pública, demonstrando sua intolerância, além de enorme desrespeito ao povo judeu. Leiam “Fascismo de esquerda”, de Jonah Goldberg. Socialismo e liberdade não combinam. Um é o contrário do outro. Todo regime socialista levou à escravidão e à miséria. Até quando os cariocas vão cair na ladainha dos artistas que adoram o socialismo, lá do conforto de Paris?   




Postado por Rodrigo Constantino às 10:55 AM

terça-feira, setembro 04, 2012


http://rodrigoconstantino.blogspot.com.br/2012/09/a-esquerda-caviar.html



« Última modificação: 31 de Julho de 2016, 11:50:18 por JJ »

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2016, 11:52:25 »


MAIS UMA RESENHA DE "ESQUERDA CAVIAR"

1 de novembro de 2013


Por Luciano Ayan


Depois do ótimo “O Mínimo que você Precisa Saber para Não ser um Idiota”, de Olavo de Carvalho, lançado em agosto, agora vemos o lançamento do novo livro de Rodrigo Constantino, “A Esquerda Caviar”. A meu ver, é com certeza a melhor obra de Constantino, divertidíssima de se ler, e que lança mais um alento nessa onda de bom material de direita disponível ao leitor brasileiro.


O livro inclui inúmeros exemplos de socialistas que levam uma vida de abundância, especialmente por causa do discurso que propagam. Entre eles estão políticos, jornalistas e principalmente artistas. Quer entender como pensa gente como Wagner Moura e Mathew Modine? Este é o livro.


Tive alguns incômodos em certos momentos quando Constantino trata esse tipo de comportamento como uma contradição em relação ao discurso esquerdista. Aí me parece que a “esquerda caviar” seria uma aberração. Neste ponto eu argumento em direção oposta: a “esquerda caviar” é a consequência óbvia da aplicação do discurso socialista. Mas este é apenas um detalhe que não atrapalha o saborear da obra.

 
A verdade é que o discurso socialista gera dividendos para os mais espertos. Artistas que usam o discurso socialista tem sua vida facilitada para receber financiamento do governo esquerdista, ou ao menos obter o afago da massa que os acham mais altruístas que os outros. Jornalistas que se posicionam a favor do socialismo podem ostentar blogs de baixa visitação e ainda assim receber polpudas verbas do governo. Como diria Constantino: “E que verbas!”. Os exemplos de milionários e até bilionários usando o discurso esquerdista pululam aos borbotões.


Eu uso uma terminologia diferente: beneficiário e funcional. O esquerdista beneficiário é aquele que se beneficia com o discurso esquerdista. São os criadores deste discurso, e aqueles que enriquecem por causa do uso hábil dos jogos esquerdistas. A grande maioria dos esquerdistas, no entanto, apenas torce para o sucesso do esquerdismo e não ganha nada com isso. São apenas pessoas que lutam para que um pequeno grupo de pessoas adquira poderes excessivos. Às custas de seus esforços, é claro.


Enfim, aqueles que eu defino como esquerdistas beneficiários são, em linhas gerais, aqueles que Rodrigo Constantino aborda em “A Esquerda Caviar”. Eles não são uma aberração do pensamento esquerdista, mas a razão de ser do próprio esquerdismo. No dia em que um bando de espertos, incluindo Rousseau e Marx, resolveu produzir discursos, obviamente sabia que este tipo de material iria servir para que um grupo de pessoas mais espertas ganhasse muito poder às custas de uma multidão de otários que leva esses discursos à sério.


Para quem quiser ridicularizar os esquerdistas funcionais (e quase todos eles são), “Esquerda Caviar” é um livro de lavar a alma. Divirta-se!


http://rodrigoconstantino.com/historico-veja/mais-uma-resenha-de-esquerda-caviar/

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2016, 12:41:18 »


O Humilde Refúgio de um Legítimo Esquerda Caviar


Caros,

From Paris to you, Brazuca Comuna, Bocó e PeTralha!!!

Vejam o apartamento do chiquinho, ...

"É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais
de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas
adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar: bons
cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo
 burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com
a Coca Cola." ( Roberto Campos )

Acabei de voltar de paris, minha última passagem por lá fazia mais de 20 anos, portanto, eu precisava ir novamente a todos aqueles pontos turísticos manjados da cidade luz. O tempo era curto, apenas dois dias , porém eu precisava encontrar um espaço para encaixar uma visita a um ponto pouco conhecido, totalmente fora do mainstream parisiense, o "apê do chico"...POIS É, o comunista mais charmoso do nosso país, chico buarque de hollanda, possui um belo apartamento em um dos endereços mais exclusivos de paris.bem próximo à catedral de notre dame, dividindo o rio sena no coração de paris, existe uma ilha chamada "ile de saint louis". É para lá que ele vai durante o verão do hemisfério norte. E todo mundo achando que era pra havana, né, inclusive eu....CHICO, que tanto defende o pt, cuba, fidel castro, mao tse-tung, marx e tantas outras belas porcarias, não pratica a ideologia que defende.  Este é o endereço dele em paris, de frente para o rio sena.


Passei em uma imobiliária e verifiquei o preço de um apartamento nesta ilha, R$18.500.000,00, ou RS$61.000,00 por metro quadrado (já feita a conversão cambial). Quase três vezes mais caro que o Leblon, o metro quadrado mais caro do Brasil.

Aos amigos Marxistas, socialistas,comunistas, esquerdistas que estão lendo este e-mail com uma camisa do Che Guevara, me desculpem, mas não pude resistir.

MAIS "ESQUERDA CAVIAR" QUE ISSO É IMPOSSÍVEL, CHICO ZEROU O JOGO NO MODO HARD.


Karl Marx iria adorar acabar com essa propriedade privada e tomar para si, afinal, socialistas, comunistas, esquerdopatas adoram o que é dos outros.


De: Vera C
Data: 20 de junho de 2014 08:56
Assunto: Fwd: O Apto do Chico Buarque ....



http://occalertabrasil.blogspot.com.br/2014/06/o-apto-do-chico-buarque.html



Nota: No link tem fotos do apê do Chico Caviar .   



« Última modificação: 31 de Julho de 2016, 12:55:08 por JJ »

Offline Cartório Popular

  • Nível 01
  • *
  • Mensagens: 13
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2018, 12:52:42 »
É o sujo falando do mal lavado.  Até concordo que existe muito esquerdista hipócrita, sendo o Chico Buarque um deles.  Mas a moral que a direita tem para fazer este tipo de crítica é absolutamente zero.  Nem todo esquerdista é rico, pelo contrário.  E ainda é melhor ser um esquerdista caviar do que ser um direitista caviar.  Porque um direitista caviar se enriquece às custas do trabalho dos outros e prega abertamente que não vê nenhum problema nisso.  É ridículo alguém como o Rodrigo Constantino falar mal de alguém que mora em Paris, sendo que ele próprio mora em Miami.

Antigamente eu acompanhava o site desse Luciano Ayan, mas o cara é um mentiroso compulsivo.  Recentemente descobriram a identidade verdadeira dele, acho que é porque ele está com um processo na Justiça.  Fala em "desmascarar as falácias da esquerda", enquanto que ele próprio usa um monte de falácia o tempo inteiro e dá um monte de notícia falsa.

Citar
Joãozinho Trinta foi no alvo quando disse que os intelectuais é que gostam de miséria, pois os pobres gostam é de luxo. Nada mais natural do que desejar melhorar as condições de vida. E nada melhor para isso do que o trabalho duro em um ambiente de livre mercado.

Bem, o próprio Rodrigo Constantino é um intelectual, então ele deve estar admitindo que gosta de ver a miséria dos outros...

E num ambiente de "livre mercado", os que trabalham duro são justamente os que menos enriquecem, enquanto que certos playboyzinhos ganham uma pequena fortuna pra ficar escrevendo lixo.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.404
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2018, 17:53:39 »
Citar
Porque um direitista caviar se enriquece às custas do trabalho dos outros e prega abertamente que não vê nenhum problema nisso. 

Ninguém é obrigado a trabalhar como empregado em uma democracia, quem acha que é explorado trabalhando com registro em carteira e direitos que abra uma empresa e seja feliz.

Citar
Nem todo esquerdista é rico, pelo contrário.

O título do tópico é esquerda caviar, então a matéria se referia a gente como o Buarque mesmo, o sujeito que não pensa duas vezes em aceitar dinheiro publico sabendo que saiu do bolso dos tais operários explorados que pagam impostos.




Offline Peter Joseph

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.606
  • Sexo: Masculino
  • Ela, a Entropia!
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2018, 16:46:34 »
Vídeo bom para esclarecer alguns mal entendidos sobre a questão:

Citar
Steve Jobs não sabia, mas quando ele lançou o primeiro iPhone, ele estava lançando também uma nova espécie de socialista. Essa espécie híbrida aí que defende o socialismo mas vive no capitalismo. Muito fácil ser socialista se você tem comida no prato e ainda celular com modo retrato pra fazer aquela foto bem profissa que vai bombar no Instagram - outra rede social capitalista, que nem essa aqui.

DICA: Este vídeo não é sobre o iPhone (razão de vários outros itens de tecnologia serem citados no começo). É sobre bens de consumo e propriedade pessoal. A questão da tecnologia é importante porque parece ser o que mais incomoda a tal direita, que socialistas acessem bens tecnológicos e possam se comunicar através deles.


"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Cartório Popular

  • Nível 01
  • *
  • Mensagens: 13
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2018, 14:37:01 »
A minha opinião é a seguinte: é contraditório, sim, alguém dizer que é comunista e usar iPhone.  Mas o assunto é meio complicado, e os "argumentos" que a direita usa são desonestos demais.

Um deles é tentar incutir a noção de que tecnologia seria uma coisa inerentemente capitalista, o que é obviamente falso.  Na União Soviética existiam todos, ou quase todos, os bens tecnológicos de ponta da época, e eles eram de uso generalizado: geladeira, ar condicionado, automóvel, televisão, etc.  Até mesmo satélites, foguetes espaciais, e outros que não são de uso comum.  A China, hoje em dia, está na ponta na área de pesquisas e desenvolvimento de várias tecnologias avançadas, como internet 5G, por exemplo.  O problema aqui não é, obviamente, comunistas possuírem um celular, e sim possuírem um celular da Apple, que é uma das empresas mais capitalistas do mundo.  Além do iPhone em si ser um produto extremamente fetichizado, muito mais caro do que deveria ser, que a pessoa compra pra tirar onda de riquinho.  E ainda tem o fato da Apple sempre tentar incutir aquele consumismo desenfreado, lançando versões novas do produto todo ano, quase iguais à versão anterior.

Bem, a gente vive em um país capitalista, então não há como simplesmente parar de consumir produtos de empresas capitalistas.  Mas eu pelo menos costumo tentar evitar algumas coisas.  Não assisto Rede Globo, não abro conta em banco privado, só pra dar uns exemplos.

Mas exemplos de esquerdista caviar é que não faltam.  Pra mim o maior representante de todos é o Gregório Duvivier.  E sem querer ser chato (mas talvez já sendo), pra mim essa moça do Tese Onze também é outro exemplo.  Até o jeito dela já é de patricinha.  Estudou no Canadá, e é aquele tipo de pessoa que enche a boca pra falar que "oh, mas eu fiz mestrado na Ontario Academy of Social Sciences, e fiz doutorado no Canada Institute of Economy e blá blá blá".  E pô, ainda é membro do PSOL.

Mas como eu disse antes: em todo caso, a direita não tem a mínima moral pra fazer alguma crítica.  O Trump é um empresário bilionário que ganhou as empresas de herança do pai, apresentador de reality show.  Aquele Flávio Rocha é dono da Riachuelo. Aparentemente, ser rico só é um pecado grave se você for de esquerda.  Se for de direita, o pecado vira uma qualidade.

Offline pehojof

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 547
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2018, 17:39:26 »
ser rico só é um pecado grave se você for de esquerda.  Se for de direita, o pecado vira uma qualidade.

Ser rico só é pecado (crime) se o dinheiro não for do rico. Por exemplo como ocorre com integrantes das classes comunistas do Brasil comunista mantido teoricamente no "socialismo" para justificar a necessidade da "alta remuneração" que "a democracia custa", como dizem...
"Et quæ tanta fuit Romam tibi causa videndi?"
"Libertas, quæ sera tamen, respexit inertem,"

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2018, 18:15:16 »
A minha opinião é a seguinte: é contraditório, sim, alguém dizer que é comunista e usar iPhone.  Mas o assunto é meio complicado, e os "argumentos" que a direita usa são desonestos demais.

Um deles é tentar incutir a noção de que tecnologia seria uma coisa inerentemente capitalista, o que é obviamente falso.  Na União Soviética existiam todos, ou quase todos, os bens tecnológicos de ponta da época, e eles eram de uso generalizado: geladeira, ar condicionado, automóvel, televisão, etc.  Até mesmo satélites, foguetes espaciais, e outros que não são de uso comum. 


Concordo que a noção de que tecnologia seria uma coisa inerentemente capitalista, é uma noção falsa. Na União Soviética existiam muito  bens tecnológicos da época, embora talvez não de ponta (como caso dos bens de consumo, de bens domésticos).  Talvez uma parte deles tenha tido uso mais ou menos generalizado: geladeira,  televisão, alguns outros.  Mas, era comum haver escassez de muitos bens, dentre eles podemos citar os automóveis,  o relato que lembro é que havia longas filas de espera, e além disso os automóveis tinham qualidade bem inferior aos automóveis produzidos em países como os Estados Unidos ou o Japão.


“A China, hoje em dia, está na ponta na área de pesquisas e desenvolvimento de várias tecnologias avançadas, como internet 5G, por exemplo.”

Só que a China é uma economia mista com uma grande proporção  de  capital privado,  sem falar que há algum tempo atrás as condições dos trabalhadores podiam ser bastante precárias,  mais precárias do que em países capitalistas desenvolvidos.  E também é bom lembrar que um período  de grande desenvolvimento da China coincide com a abertura para o Ocidente, e que contou inclusive com grandes investimentos americanos.




« Última modificação: 17 de Junho de 2018, 18:34:37 por JJ »

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2018, 18:22:48 »
Além do iPhone em si ser um produto extremamente fetichizado, muito mais caro do que deveria ser


Retirando a parte de tributos que o  Estado impõe (e que realmente torna o preço do iPhone mais caro do que o que poderia ser se não houvesse tributos), temos que o preço de compra do iPhone simplesmente reflete  a demanda dos consumidores versus a oferta dos vendedores. Fora os tributos, o que temos é simplesmente um preço  num ponto de equilíbrio entre oferta e procura.


O preço deve ser  (ou pode ser)  simplesmente este ponto de equilíbrio, caso contrário teremos   vendas e ganhos menores do que se poderia ter, ou lucros totais menores do que se poderia obter.




« Última modificação: 17 de Junho de 2018, 18:29:48 por JJ »

Offline Gauss

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.209
  • Sexo: Masculino
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2018, 18:23:28 »
[...]
Só que a China é uma economia mista com uma grande proporção  de  capital privado,  sem falar que há algum tempo atrás as condições dos trabalhadores podiam ser bastante precárias,  mais precárias do que em países capitalistas desenvolvidos.  E também é bom lembrar que um período  de grande desenvolvimento da China coincide com a abertura para o ocidente, e que contou inclusive com grandes investimentos americanos.

Na China, por exemplo, não há direito a greve até hoje...
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2018, 21:37:23 »
Vídeo bom para esclarecer alguns mal entendidos sobre a questão:

Citar
Steve Jobs não sabia, mas quando ele lançou o primeiro iPhone, ele estava lançando também uma nova espécie de socialista. Essa espécie híbrida aí que defende o socialismo mas vive no capitalismo. Muito fácil ser socialista se você tem comida no prato e ainda celular com modo retrato pra fazer aquela foto bem profissa que vai bombar no Instagram - outra rede social capitalista, que nem essa aqui.

DICA: Este vídeo não é sobre o iPhone (razão de vários outros itens de tecnologia serem citados no começo). É sobre bens de consumo e propriedade pessoal. A questão da tecnologia é importante porque parece ser o que mais incomoda a tal direita, que socialistas acessem bens tecnológicos e possam se comunicar através deles.






Muito bom. Gostei do vídeo.



Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.404
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #12 Online: 18 de Junho de 2018, 05:32:40 »
A minha opinião é a seguinte: é contraditório, sim, alguém dizer que é comunista e usar iPhone.  Mas o assunto é meio complicado, e os "argumentos" que a direita usa são desonestos demais.

Um deles é tentar incutir a noção de que tecnologia seria uma coisa inerentemente capitalista, o que é obviamente falso.  Na União Soviética existiam todos, ou quase todos, os bens tecnológicos de ponta da época, e eles eram de uso generalizado: geladeira, ar condicionado, automóvel, televisão, etc.  Até mesmo satélites, foguetes espaciais, e outros que não são de uso comum.  A China, hoje em dia, está na ponta na área de pesquisas e desenvolvimento de várias tecnologias avançadas, como internet 5G, por exemplo.  O problema aqui não é, obviamente, comunistas possuírem um celular, e sim possuírem um celular da Apple, que é uma das empresas mais capitalistas do mundo.  Além do iPhone em si ser um produto extremamente fetichizado, muito mais caro do que deveria ser, que a pessoa compra pra tirar onda de riquinho.  E ainda tem o fato da Apple sempre tentar incutir aquele consumismo desenfreado, lançando versões novas do produto todo ano, quase iguais à versão anterior.

Bem, a gente vive em um país capitalista, então não há como simplesmente parar de consumir produtos de empresas capitalistas.  Mas eu pelo menos costumo tentar evitar algumas coisas.  Não assisto Rede Globo, não abro conta em banco privado, só pra dar uns exemplos.

Mas exemplos de esquerdista caviar é que não faltam.  Pra mim o maior representante de todos é o Gregório Duvivier.  E sem querer ser chato (mas talvez já sendo), pra mim essa moça do Tese Onze também é outro exemplo.  Até o jeito dela já é de patricinha.  Estudou no Canadá, e é aquele tipo de pessoa que enche a boca pra falar que "oh, mas eu fiz mestrado na Ontario Academy of Social Sciences, e fiz doutorado no Canada Institute of Economy e blá blá blá".  E pô, ainda é membro do PSOL.

Mas como eu disse antes: em todo caso, a direita não tem a mínima moral pra fazer alguma crítica.  O Trump é um empresário bilionário que ganhou as empresas de herança do pai, apresentador de reality show.  Aquele Flávio Rocha é dono da Riachuelo. Aparentemente, ser rico só é um pecado grave se você for de esquerda.  Se for de direita, o pecado vira uma qualidade.

Cara, tenho 50 anos de idade e lembro muito bem do fim da URSS, então posso dizer que sua afirmação de que " existiam geladeiras, ar condicionado, automovel, televisão, etc" não é real.

Quando abriram as fronteiras o que se viu foi algo não muito diferente da Venezuela atual, era um pais falido em que a fila de espera por uma geladeira chegava a dez anos, carro era coisa restrita a funcionários do partido ou a motoristas profissionais, existiam filas quilométricas para comprar alimentos racionados.

Conversa fiada, o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo, eu vi relatos de trabalhadores de minas de carvão afirmando que recebiam uma barra de sabão a cada três meses, dois rolos de papel higiênico,  pasta de dente era raro.

Os caras não tinham nem comida quanto mais coisas como ar condicionado ou televisão.

Eu sei porque eu vivi a época e cansei de ver relatos de russos que vieram ao Brasil.

A URSS tinha muita  tecnologia militar mas não tinha papel higiênico nem sabonete.

« Última modificação: 18 de Junho de 2018, 06:39:07 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.404
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #13 Online: 18 de Junho de 2018, 05:40:10 »


Fila do racionamento, era imagem comum nas publicacoes dos nos anos 80 quando começaram a divulgar como era a vida na URSS.

http://4.bp.blogspot.com/-Jj29dlMGikM/UT4yl0WcC0I/AAAAAAAACgw/57OjYfYGswI/s1600/soviet+union+shortage.jpg



A imagem acima é de 1987, não faz tanto tempo assim.
« Última modificação: 18 de Junho de 2018, 05:46:35 por Arcanjo Lúcifer »

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #14 Online: 18 de Junho de 2018, 08:25:03 »
A minha opinião é a seguinte: é contraditório, sim, alguém dizer que é comunista e usar iPhone.  Mas o assunto é meio complicado, e os "argumentos" que a direita usa são desonestos demais.

Um deles é tentar incutir a noção de que tecnologia seria uma coisa inerentemente capitalista, o que é obviamente falso.  Na União Soviética existiam todos, ou quase todos, os bens tecnológicos de ponta da época, e eles eram de uso generalizado: geladeira, ar condicionado, automóvel, televisão, etc.  Até mesmo satélites, foguetes espaciais, e outros que não são de uso comum.  A China, hoje em dia, está na ponta na área de pesquisas e desenvolvimento de várias tecnologias avançadas, como internet 5G, por exemplo.  O problema aqui não é, obviamente, comunistas possuírem um celular, e sim possuírem um celular da Apple, que é uma das empresas mais capitalistas do mundo.  Além do iPhone em si ser um produto extremamente fetichizado, muito mais caro do que deveria ser, que a pessoa compra pra tirar onda de riquinho.  E ainda tem o fato da Apple sempre tentar incutir aquele consumismo desenfreado, lançando versões novas do produto todo ano, quase iguais à versão anterior.

Bem, a gente vive em um país capitalista, então não há como simplesmente parar de consumir produtos de empresas capitalistas.  Mas eu pelo menos costumo tentar evitar algumas coisas.  Não assisto Rede Globo, não abro conta em banco privado, só pra dar uns exemplos.

Mas exemplos de esquerdista caviar é que não faltam.  Pra mim o maior representante de todos é o Gregório Duvivier.  E sem querer ser chato (mas talvez já sendo), pra mim essa moça do Tese Onze também é outro exemplo.  Até o jeito dela já é de patricinha.  Estudou no Canadá, e é aquele tipo de pessoa que enche a boca pra falar que "oh, mas eu fiz mestrado na Ontario Academy of Social Sciences, e fiz doutorado no Canada Institute of Economy e blá blá blá".  E pô, ainda é membro do PSOL.

Mas como eu disse antes: em todo caso, a direita não tem a mínima moral pra fazer alguma crítica.  O Trump é um empresário bilionário que ganhou as empresas de herança do pai, apresentador de reality show.  Aquele Flávio Rocha é dono da Riachuelo. Aparentemente, ser rico só é um pecado grave se você for de esquerda.  Se for de direita, o pecado vira uma qualidade.

Cara, tenho 50 anos de idade e lembro muito bem do fim da URSS, então posso dizer que sua afirmação de que " existiam geladeiras, ar condicionado, automovel, televisão, etc" não é real.

Quando abriram as fronteiras o que se viu foi algo não muito diferente da Venezuela atual, era um pais falido em que a fila de espera por uma geladeira chegava a dez anos, carro era coisa restrita a funcionários do partido ou a motoristas profissionais, existiam filas quilométricas para comprar alimentos racionados.


1) Não houve abertura de fronteiras na Rússia (em 1989),  parece que você está confundindo com  a queda do muro de Berlim e com as diferenças entre Alemanha Ocidental e alemanha Oriental:


2)A Rússia tinha um padrão de vida melhor do que o Brasil na década de 70,  é totalmente falsa a proposição:


"algo não muito diferente da Venezuela atual"









Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2018, 08:29:43 »


Conversa fiada, o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo, eu vi relatos de trabalhadores de minas de carvão afirmando que recebiam uma barra de sabão a cada três meses, dois rolos de papel higiênico,  pasta de dente era raro.




É  bastante  falso que :


"o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo"



O padrão de vida na Rússia de 60/70/80 era melhor do que em grande parte dos países do mundo. Inclusive era bem melhor do que no Brasil dos  periquitos verdes de 64 a 85 .



Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #16 Online: 18 de Junho de 2018, 08:35:39 »


Eu sei porque eu vivi a época e cansei de ver relatos de russos que vieram ao Brasil.



Citar  meros e supostos relatos vagos, imprecisos, e indefinidos,  não prova nada,  você poderia indicar fontes confiáveis e precisas, ou tudo que você tem se resume  a tais evidências anedóticas vagas ?








Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 27.269
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2018, 08:36:59 »
A minha opinião é a seguinte: é contraditório, sim, alguém dizer que é comunista e usar iPhone.  Mas o assunto é meio complicado, e os "argumentos" que a direita usa são desonestos demais.

Um deles é tentar incutir a noção de que tecnologia seria uma coisa inerentemente capitalista, o que é obviamente falso.  Na União Soviética existiam todos, ou quase todos, os bens tecnológicos de ponta da época, e eles eram de uso generalizado: geladeira, ar condicionado, automóvel, televisão, etc.  Até mesmo satélites, foguetes espaciais, e outros que não são de uso comum.  A China, hoje em dia, está na ponta na área de pesquisas e desenvolvimento de várias tecnologias avançadas, como internet 5G, por exemplo.  O problema aqui não é, obviamente, comunistas possuírem um celular, e sim possuírem um celular da Apple, que é uma das empresas mais capitalistas do mundo.  Além do iPhone em si ser um produto extremamente fetichizado, muito mais caro do que deveria ser, que a pessoa compra pra tirar onda de riquinho.  E ainda tem o fato da Apple sempre tentar incutir aquele consumismo desenfreado, lançando versões novas do produto todo ano, quase iguais à versão anterior.

Bem, a gente vive em um país capitalista, então não há como simplesmente parar de consumir produtos de empresas capitalistas.  Mas eu pelo menos costumo tentar evitar algumas coisas.  Não assisto Rede Globo, não abro conta em banco privado, só pra dar uns exemplos.

Mas exemplos de esquerdista caviar é que não faltam.  Pra mim o maior representante de todos é o Gregório Duvivier.  E sem querer ser chato (mas talvez já sendo), pra mim essa moça do Tese Onze também é outro exemplo.  Até o jeito dela já é de patricinha.  Estudou no Canadá, e é aquele tipo de pessoa que enche a boca pra falar que "oh, mas eu fiz mestrado na Ontario Academy of Social Sciences, e fiz doutorado no Canada Institute of Economy e blá blá blá".  E pô, ainda é membro do PSOL.

Mas como eu disse antes: em todo caso, a direita não tem a mínima moral pra fazer alguma crítica.  O Trump é um empresário bilionário que ganhou as empresas de herança do pai, apresentador de reality show.  Aquele Flávio Rocha é dono da Riachuelo. Aparentemente, ser rico só é um pecado grave se você for de esquerda.  Se for de direita, o pecado vira uma qualidade.

Cara, tenho 50 anos de idade e lembro muito bem do fim da URSS, então posso dizer que sua afirmação de que " existiam geladeiras, ar condicionado, automovel, televisão, etc" não é real.

Quando abriram as fronteiras o que se viu foi algo não muito diferente da Venezuela atual, era um pais falido em que a fila de espera por uma geladeira chegava a dez anos, carro era coisa restrita a funcionários do partido ou a motoristas profissionais, existiam filas quilométricas para comprar alimentos racionados.
1) Não houve abertura de fronteiras na Rússia (em 1989),  parece que você está confundindo com  a queda do muro de Berlim e com as diferenças entre Alemanha Ocidental e alemanha Oriental:

Falso.

O Arcanjo não afirmou que o fim da ex-URSS ocorreu no ano de 1989. Ele mencionou "fim da URSS" e "quando abriram as fronteiras" sem citar nenhum ano.

E, sem dúvida alguma, a extinção da ex-URSS começou em 1989, com a 'derrubada do Muro'. 


2)A Rússia tinha um padrão de vida melhor do que o Brasil na década de 70,  é totalmente falsa a proposição:

"algo não muito diferente da Venezuela atual"

Falso.

O Arcanjo não afirmou que o padrão de vida da ex-URSS era superior ao Brasil e sim de que há similaridade entre a situação dela com a atual Venezuela.

Talvez algo exagerada a comparação mas há muitos aspectos similares.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 27.269
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2018, 08:39:11 »
Conversa fiada, o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo, eu vi relatos de trabalhadores de minas de carvão afirmando que recebiam uma barra de sabão a cada três meses, dois rolos de papel higiênico,  pasta de dente era raro.
É  bastante  falso que :

"o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo"

O padrão de vida na Rússia de 60/70/80 era melhor do que em grande parte dos países do mundo. Inclusive era bem melhor do que no Brasil dos  periquitos verdes de 64 a 85 .

A sua afirmação supra nada vale.

"Você poderia indicar fontes confiáveis e precisas, ou tudo que você se resume a afirmações isoladas"?
Foto USGS

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2018, 08:39:59 »

O Arcanjo não afirmou que o padrão de vida da ex-URSS era superior ao Brasil e sim de que há similaridade entre a situação dela com a atual Venezuela.



Claro que ele não afirmou que "o padrão de vida [médio] da ex-URSS era superior ao Brasil",  ele deu a entender que era uma miséria, algo  muito pior do que a do Brasil dos periquitos verdes .


E isso é  Falso.


 

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 27.269
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2018, 08:41:32 »

O Arcanjo não afirmou que o padrão de vida da ex-URSS era superior ao Brasil e sim de que há similaridade entre a situação dela com a atual Venezuela.

Claro que ele não afirmou que "o padrão de vida [médio] da ex-URSS era superior ao Brasil",  ele deui a entender que era uma miséria muito pior do que a do Brasil dos periquitos verde.

E isso é  Falso.

Mostre o trecho que ele faz tal comparação.
Foto USGS

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #21 Online: 18 de Junho de 2018, 08:42:58 »
Conversa fiada, o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo, eu vi relatos de trabalhadores de minas de carvão afirmando que recebiam uma barra de sabão a cada três meses, dois rolos de papel higiênico,  pasta de dente era raro.
É  bastante  falso que :

"o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo"

O padrão de vida na Rússia de 60/70/80 era melhor do que em grande parte dos países do mundo. Inclusive era bem melhor do que no Brasil dos  periquitos verdes de 64 a 85 .

A sua afirmação supra nada vale.

"Você poderia indicar fontes confiáveis e precisas, ou tudo que você se resume a afirmações isoladas"?


Certamente que é necessário apresentar dados de boas fontes.


Mas por acaso o Arcanjo apresentou dados de boas fontes ? Ou tudo o que ele fez foi  falar de evidências anedóticas ?




Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #22 Online: 18 de Junho de 2018, 08:43:54 »

O Arcanjo não afirmou que o padrão de vida da ex-URSS era superior ao Brasil e sim de que há similaridade entre a situação dela com a atual Venezuela.

Claro que ele não afirmou que "o padrão de vida [médio] da ex-URSS era superior ao Brasil",  ele deui a entender que era uma miséria muito pior do que a do Brasil dos periquitos verde.

E isso é  Falso.

Mostre o trecho que ele faz tal comparação.


"o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo"

"algo não muito diferente da Venezuela atual"

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 27.269
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2018, 08:45:47 »
Conversa fiada, o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo, eu vi relatos de trabalhadores de minas de carvão afirmando que recebiam uma barra de sabão a cada três meses, dois rolos de papel higiênico,  pasta de dente era raro.
É  bastante  falso que :

"o povo russo tinha uma vida miserável onde faltava tudo"

O padrão de vida na Rússia de 60/70/80 era melhor do que em grande parte dos países do mundo. Inclusive era bem melhor do que no Brasil dos  periquitos verdes de 64 a 85 .

A sua afirmação supra nada vale.

"Você poderia indicar fontes confiáveis e precisas, ou tudo que você se resume a afirmações isoladas"?
Certamente que é necessário apresentar dados de boas fontes.

Mas por acaso o Arcanjo apresentou dados de boas fontes ? Ou tudo o que ele fez foi  falar de evidências anedóticas ?

Ele apresentou uma evidência anedótica.

Você sequer fez isto.

Apenas lançou a frase

Citação de: JJ
O padrão de vida na Rússia de 60/70/80 era melhor do que em grande parte dos países do mundo. Inclusive era bem melhor do que no Brasil dos  periquitos verdes de 64 a 85 .

sem mostrar nada.

Se ele errou, você também o fez.
Foto USGS

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.194
  • Sexo: Masculino
Re:Esquerda Caviar
« Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2018, 08:46:08 »

Falar que o padrão de vida na Rússia era inferior ao padrão de vida nos EUA, ou na Alemanha Ocidental, ok.  Mas afirmar que era uma miséria "algo não muito diferente da Venezuela atual"


Aí já é  absurdo do  tipo  olavista.



 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!