Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 38486 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1325 Online: 11 de Setembro de 2017, 08:58:07 »
Citação de: Gigaview
(1) Estamos discutindo obras espíritas, cujos autores supostamente são espíritos que nem você nem mais ninguém foi capaz de provar que eles existem.

(2) Já mostramos aqui, o que muita gente já mostrou nos últimos 150 anos: o espiritismo está cheio de imbecilidades. Logo, se, por absurdo, espíritos existem, não há como negar que se manifestaram como espíritos de imbecis e se não existem, o que é óbvio até o momento, os médiuns e demais "comentaristas" são os responsáveis por toda a imbecilidade.

Vamos nos ater a estas duas afirmativas e assim mostrar que o que você acha imbecilidade e, já refutado, não passa de argumentos sem nexo, apenas dando vazão  a suas idiossincrasias.

Estou ansioso por esta demonstração.

Milhões de pessoas mundo a fora acreditam em espíritos e em fenômenos anímicos. Para elas, as evidências são satisfatórias, as provas são cabais.

Entre essas muitas pessoas existem inteligências notáveis para as quais a busca por provas se mostrou satisfatória.

Argumento ad populum.

Uma dada quantidade de pessoas que acreditam no espiritismo, não prova que espíritos existem e nem tornam as proposições do espiritismo verdadeiras.

As 'provas válidas' são as obtidas pela Ciência. No caso dos espíritas (e de todos os demais religiosos) o que se tem é fé e wishfull thinking.

Obviamente outros tantos milhões de pessoas não acreditam,  e/ou nem sequer se interessam pelo assunto.

Se os que contestam o espiritismo usassem este argumento, também incorreriam em um ad populum.

Mas, quem são estas pessoas que negam veementemente a existência dos espíritos ou de fenômenos relacionados?

Aquelas que praticam Ciência e os religiosos de outras vertentes de fé, estes contrários ao espiritismo. Na prática, estes equivalem aos espíritas porque também são guiados por fé e crença mito-religiosa.

Jamais saíram de sua confortável posição de negadores teóricos e que nem mesmo céticos são.

Eu não sou um 'negador teórico'. Tenho pouca afinidade com o assunto.

O que me interessa são as evidências científicas da existência de espíritos (até hoje nunca apresentadas) e os textos (toscos) que espíritas produzem sobre Ciência.

Por qualquer razão encresparam contra aquela ideia e assumem como verdade absoluta o que também não passa de opinião pessoal, pois não podem provar o que dizem.

Mais uma falácia, agora da inversão do ônus da prova. Vocês, espíritas, que fizeram afirmações e são os que devem apresentar as evidências da existência de espíritos. E evidências que sejam cientificamente consistentes e atuais, não bobagens retóricas de textos não-científicos escritos a 60 ou 70 anos, nem situações de 'apelo à piedade' e nem "experiências" e relatos pessoais feitos entre meados do século XIX e XX.

Como não tenho a intenção de ofender quem quer que seja, e o nível da argumentação que apresentam é cáustico, quase intolerável,

Sua gentileza e polidez são louváveis, meus parabéns.

O 'nível cáustico' dos argumentos decorre do que foi apresentado até o momento. Sobre a minha área, todos os textos que li até hoje estavam aquém do conhecimento já da época em que foram lançados. Na maioria das vezes são toscos e de um primarismo científico que chega a ser constrangedor.

peço sinceras desculpas por ter sido imprudente e ousado, trazendo em fórum cético tema tão desafiador e provocativo, e assim, tudo o que ocorreu foi culpa exclusivamente minha.

Não, o tema não é nem desafiador e nem provocativo.

Pelo contrário, ele é praticamente linear e muito simples.

Só aguardamos a apresentação das evidências científicas sobre a existência de espíritos.

E, suplementarmente da minha parte, eu queria um só texto de Geologia 'escrito sob a orientação de espíritos' (sic), que não fosse um espetáculo deprimente de desconhecimento do assunto, misturado com termos empolados para iludir leigos. Só um.

Não postarei mais neste tópico, e nem em qualquer outro cujo tema se relacione com religião.

Se for esta a sua decisão, que assim seja.
Foto USGS

Offline Gorducho

• Nível 30
  • *
« Resposta #1326 Online: 11 de Setembro de 2017, 09:14:28 »
E por que chamar as almas de "mônadas" :?:
Logo no início d'OLE o Kardec discute mui corretamente as diversas acepções pelas quais pode-se entender o termo "alma", e define em qual senso será usada dentro da Doutrina.
Será que os espíritas que ficam repetindo isso sabem o que significam as "mônadas" do Leibniz :?:
Porque eu não sei: me parece um conceito vago e inútil...
:?:
Citação de: Eng. Silva
Por que as tais da mônadas "exprimem-se sob a ação do calor interno e do frio exterior" ?
Eu — claro...— já pensei sobre isso e acho que Dr. André cometeu só uma imprecisão textual cá. Sob ação do frio & calor estavam as primeiras manifestações (implícito cá: sob forma FÍSICA) do princípio inteligente encarnado nas brotações da massa viscosa que se espraiava pelos mares mornos & paisagem primitiva do globo.
O que seria "magnetizar os valores, permutando-os entre si" ?
Obviamente o Mais Alto desde milhões de anos já trabalhava em termos de objetos.
"Valores" é o que no jargão dos "objetos" são as propriedades da "classe" e se seta eles por magnetização, certo :?:

::)
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 11:48:16 por Gorducho »

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 12
  • *
« Resposta #1327 Online: 11 de Setembro de 2017, 11:17:41 »
As senhorinhas dos cursos de livros do André Luiz ficavam "pasmas" com o palavreado difícil do Dr.  :?

Daí o expositor recomendava que mesmo difícil tínhamos de entender a espiritualidade.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1328 Online: 11 de Setembro de 2017, 20:16:48 »
Citação de: Gigaview
(1) Estamos discutindo obras espíritas, cujos autores supostamente são espíritos que nem você nem mais ninguém foi capaz de provar que eles existem.

(2) Já mostramos aqui, o que muita gente já mostrou nos últimos 150 anos: o espiritismo está cheio de imbecilidades. Logo, se, por absurdo, espíritos existem, não há como negar que se manifestaram como espíritos de imbecis e se não existem, o que é óbvio até o momento, os médiuns e demais "comentaristas" são os responsáveis por toda a imbecilidade.

Vamos nos ater a estas duas afirmativas e assim mostrar que o que você acha imbecilidade e, já refutado, não passa de argumentos sem nexo, apenas dando vazão  a suas idiossincrasias.

Estou ansioso por esta demonstração.

2

::)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1329 Online: 11 de Setembro de 2017, 20:51:24 »
Magnetic Brain Stimulation May Quiet 'Voices' in Schizophrenia

http://www.webmd.com/schizophrenia/news/20170907/magnetic-brain-stimulation-may-quiet-voices#1

Magnetic brain stimulation 'reduces belief in God, prejudice toward immigrants'http://www.medicalnewstoday.com/articles/301117.php

Transcranial Magnetic Stimulation - Creating Mystical States in the Temporal Lobe
https://ieet.org/index.php/IEET2/more/bruere20150702

A estimulação magnética do cérebro com certeza influencia o "desenvolvimento espiritual". :histeria:
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 22:29:24 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!