Autor Tópico: Ateus estão CONDENADOS  (Lida 5778 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline criso

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 360
  • Sexo: Masculino
  • γνῶθι σεαυτόν
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #125 Online: 19 de Outubro de 2017, 18:07:40 »
É por isso que o kardecismo foi extremamente criticado pelos círculos ocultistas em suas primeiras décadas. Os ocultistas perceberam que os espíritas estavam se deixando iludir pelas visões astrais. Um dos maiores fatores de propulsão do espiritismo foi o "sonambulismo", que nada mais era do que o sonho lúcido provocado e conduzido por meios hipnóticos. As visões alucinantes do reino onírico foram responsáveis por imbuir os espíritas desta fé convicta do conhecimento objetivo e da experiência direta de um mundo espiritual. Se compararmos os ensinamentos espíritas sobre o funcionamento do mundo espiritual com o mecanismo do sonho lúcido, veremos como tudo converge perfeitamente. Diz-se, por exemplo, de que "atraímos por afinidade". Experimente começar a sentir medo e ódio em um sonho lúcido, e verá que todo o cenário e personagens se transformarão em situações de medo e ódio. Diz-se também que podemos voar e nos transportar imediatamente de um lugar para o outro, como "dom do Espírito" - experimente fazer o mesmo em sonho lúcido, e verá que basta a imaginação e concentração para volitar e transportar-se livremente no tempo e no espaço. Dizem que é possível "plasmar", "criar" com a mente no mundo espiritual - num sonho lúcido, basta desejar forte e imaginar com firmeza para fazer com que surja o que for que você desejar! Dizem que há colônias onde as pessoas se agrupam por afinidade. Ora, o católico experimenta o "céu católico" e suas visões de anjos e santos! Cada grupo religioso encontra seu próprio "além", fruto das formas que alimentou e construiu com sua fé e imaginação. Ora, não tenho mais nada a dizer...
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Gorducho

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.295
  • Sexo: Masculino
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #126 Online: 19 de Outubro de 2017, 18:29:03 »
Embora a FEB, de alguns anos para cá, tenha se envolvido mais com a divulgação do Espiritismo intra muros que propriamente em matérias, na mídia em geral, por exemplo congressos, também internacionais, seminários, workshop's, com uma agenda movimentada e extensa, coordenando atividades de suas afiliadas.
::) Afinal estamos falando da CEPA ou da FEB/CEI :?:
Como dizem que dizia o Sócrates: se defina :!:
Citar
Sua revista Reformador é seu principal órgão de divulgação trazendo a  programação destes eventos.
Dê uma passada por lá. Pode surpreender-lhe.
Ai Jesus :!: (como dizia m/vovó espírita...)
Acha que não conheço O Reformador :?:
Atualmente estou lendo de trás-pra-diante a partir de janeiro 1903 onde parou a digitalização.
Citar
quanto às outras, seu crescimento tenderá a diminuir, obviamente, porque:
Na medida em que a mente humana se aprimora, a Verdade da DE, que se envolve com as questões essenciais da vida é bem mais convincente, e passa a ter maior força de atração que a publicidade daquelas outras.
Obviamente nada, porque não é isso que está acontecendo.
E já se passaram 160 anos desde que o Kardec vaticinou que isso ia acontecer "em breve" :hehe:
Ou seja: o espiritismo embarcou na mesma onda do cristianismo primevo (que esperava a volta do Messias pra logo), e vai empurrando o "futuro" com a barriga  :vergonha:
Citar
É de se notar que a vida busca respostas e compreensão e neste momento, sob este aspecto, o homem procura a religião como consolo, e não a Verdade, eis a causa do crescimento atual destas religiões.
E quem falava mais no tal "consolo" que o Kardec :?:
Infantil... mas marca registrada do "Mestre" de vocês  :P
Citar
A última atualização do site se deu em abril de 2016. empossado o novo presidente, Dante López, em 2008, obras editadas e eventos em 2015...
Neste mundo dinâmico onde se janta no centro de Paris e se almoça aí...
ultima atualização há... 18 meses;
presidente empossado há... 9 anos (vitalício :?:);
eventos há... 24 meses.
Desativada; em estado de hibernação.
Citar
Respondido acima de forma bem elucidativa.
Tão "elucidativo" e didático que nem percebi que tinha "respondido"  :|
Costuma ditar classes/treinamentos :?:
Citar
Este é um ponto de visto canhestro pois embora sejam os personagens, de fato, cristãos a DE se envolve com os mais diversos aspectos do interesse humano/espiritual.
Sim, uma "doutrina" bem canhestra. Se não se soubesse pelo próprio amigo dele Maurice de la Châtre que o objetivo desde a adolescência era promover uma reforma NO CRISTIANISMO, não teria explicação essa amarração. Se os "espíritos" fossem reais, seria uma doutrina universalista e não submersa nas picuinhas dos facciosismos religiosos da crosta. O Kardec chega ao cúmulo de falar em "cumprimento de profecias" da literatura judaica :'(
Mas agora é tarde: a menos que se mude completamente todo discurso e toda literatura seja reescrita, não tem como imaginar que muçulmanos, judeus, budistas, hinduístas possam se tornar adeptos da "DE" (no sentido restrito de "espiritismo" com o qual concordamos pra efeitos desta discussão).
Citação de: Sr. Spencer
Ele está se referindo à ingenuidade do homem encarnado em acreditar que a morte é o fim de tudo.
Por que ingenuidade :?:
Dentro do meu exemplo: pr'um antigo habitante do (say) atual Niger (me lembrando da emboscada que os Americanos sofreram) nada teria de "ingênuo" achar que fosse impossível um tal "mar" existir — supondo que aparecessem alguns na aldeia deles contando "histórias" acerca dessa tal imensa massa d'água. Só vai deixar de ser "ingenuidade" quando eles virem pela primeira vez nem que sejam fotos.
Claro que é plot hole. O escritor tem que se imaginar como vivendo no l'au-delà estando, claro, cá. Isso é muito difícil e às vezes tem escorregão em qq. roteirista/escritor. Esses mais profissionais e bem pagos têm assessores revisando os roteiros/textos.
Citar
Se partirmos do pressuposto de que a verdade não está lá fora com pouco os pensamentos divergentes sintonizarão com ela.
Sem o conceito de reencarnação, o homem se precipita em busca de respostas imediatistas, mas o tempo se encarregará de corrigir essas tendências individualistas.
Mas é exatamente o contrário do que pregou acima e eu concordei :!:
Se cada um deve construir sua "realidade" nunca haverá "correção de tendências individualistas" porque cada um será completamente individual na montagem do seu universo metafísico interior.
O que está dizendo agora é uma antítese do que pregou anteontem.
Que coisa: se defina |(
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 22:16:27 por Gorducho »

Offline Gorducho

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.295
  • Sexo: Masculino
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #127 Online: 19 de Outubro de 2017, 18:56:41 »
Cada grupo religioso encontra seu próprio "além", fruto das formas que alimentou e construiu com sua fé e imaginação. Ora, não tenho mais nada a dizer...
:ok:
Não tem "espírito", "santo" nem "médium" nenhum.
Cada grupo fantasia o universo de acordo com suas concepções, desejos e arcabouço cultural.
Espécie de "poesia" sem rimas.
Livre fantasia da mente.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 18:59:36 por Gorducho »

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #128 Online: 19 de Outubro de 2017, 21:37:33 »
Só por curiosidade, existe alguma prova que espírito ou com comunicação com eles existe?
ou vocês só "acham"?


Não temos provas de que os "espíritos" existem mas ainda assim os espíritas seguem falando bobagens como se eles existissem de fato. Os céticos não "acham" nada sobre assuntos que não podem ser discutidos cientificamente mas ainda assim é possível discutir a crença espírita à luz da antropologia social, da psicologia e psiquiatria, da história, etc. conforme se vem discutindo nas centenas de tópicos existentes aqui no CC.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 22:09:57 por Gigaview »

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #129 Online: 19 de Outubro de 2017, 22:25:54 »
Citação de: Criso
Me dediquei ao estudo da "Luz Astral" sob a perspectiva ocultista e dos fenômenos de "Sonho Lúcido" e "Visualização" sob a perspectiva acadêmica contemporânea e cheguei a conclusão de que a mediunidade é um estado de abertura da consciência objetiva às influências do reino onírico.

"...perspectiva acadêmica contemporânea..."  :histeria:

"...a mediunidade é um estado de abertura da consciência objetiva..." :histeria:

"...reino onírico..." :histeria:

Crente é tudo igual.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #130 Online: 19 de Outubro de 2017, 22:44:02 »
O espiritismo toma a experiência onírica como experiência direta de um mundo espiritual objetivo, correto? Então há uma forma empírica de refutar o espiritismo - desenvolva ao máximo sua capacidade de sonho lúcido e experimente "conjurar" seus ancestrais falecidos e manipulá-los deliberadamente. Você vai descobrir que uma imaginação forte e treinada é capaz de controlar minuciosamente a luz astral (imagens e sons do onirismo) e desbancar completamente toda a ideia de um mundo espiritual literal e objetivo repleto de colônias e leis.

Não se refuta besteira com bobagem.

Essa sua "viagem" refutadora é apenas um sonho e no sonho você pode ser o Mr Refutador Universal ou o Batman Exterminador  Espiritual ou qualquer outra coisa ridícula parecida. Além disso, essa "capacidade" de gerenciar a "luz astral" soa como um tremendo bullshit que nem você nem ninguém é capaz de comprovar objetivamente para validar uma refutação. Portanto, só disse asneiras.

« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 22:53:20 por Gigaview »

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #131 Online: 19 de Outubro de 2017, 22:49:24 »
Cada grupo religioso encontra seu próprio "além", fruto das formas que alimentou e construiu com sua fé e imaginação. Ora, não tenho mais nada a dizer...
:ok:
Não tem "espírito", "santo" nem "médium" nenhum.
Cada grupo fantasia o universo de acordo com suas concepções, desejos e arcabouço cultural.
Espécie de "poesia" sem rimas.
Livre fantasia da mente.

De repente, cai de paraquedas um crente que se acha suficientemente esperto para explicar a crença dos outros. :histeria:

Offline criso

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 360
  • Sexo: Masculino
  • γνῶθι σεαυτόν
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #132 Online: 19 de Outubro de 2017, 22:57:12 »
Essa sua "viagem" refutadora é apenas um sonho e no sonho você pode ser o Mr Refutador Universal ou o Batman Espiritual.  Além disso, essa "capacidade" de gerenciar a "luz astral" soa como um tremendo bullshit que nem você nem ninguém é capaz de comprovar objetivamente para validar uma refutação. Portanto, só disse asneiras.
Gigaview, você não entendeu nada. Luz astral se refere às imagens e sons que se apresentam à consciência em estados como o de sonho. Reformulando a refutação do espiritismo em uma forma básica:

1- O espiritismo nasceu da empolgação dos círculos martinistas franceses com as experiências do sonambulismo
2- Para o espiritismo, o sonho é a liberdade da alma e a experiência direta com um mundo espiritual objetivo e legislado
3- Hoje em dia, sabemos técnicas científicas para induzir o sonho lúcido (exemplo: Stephen LaBerge - exploring the world of lucid dreaming)
4- Já é conhecimento comum o fato de que, em um sonho lúcido, podemos distorcer e criar imagens conforme nossa Vontade treinada
(há inúmeros fóruns, relatos, tutoriais, etc sobre isso. Qualquer ateu-cético-materialista pode se tornar um sonhador lúcido como eu)
5- Por meio da imaginação concentrada e treinada, podemos distorcer e controlar as experiências oníricas
(também existem inúmeros fóruns, relatos, tutoriais, etc sobre isso, inclusive o livro que recomendei acima)
6- Por meio do sonho lúcido controlado, podemos sair voando, ir para onde quiser, fazer o que quiser, formar as imagens que quisermos, conversar com falecidos, e fazer tudo isso simplesmente por meio de uma imaginação treinada. Conseguimos provar empiricamente que o suposto mundo espiritual ordenado e legislado dos espíritas é uma ilusão.

O Mundo dos Espíritos é o Plano Astral. O Plano Astral não passa de Imaginação.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 23:00:26 por criso »
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline criso

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 360
  • Sexo: Masculino
  • γνῶθι σεαυτόν
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #133 Online: 19 de Outubro de 2017, 22:59:20 »
Yesod sobre Malkuth. 9
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #134 Online: 19 de Outubro de 2017, 23:43:37 »
Essa sua "viagem" refutadora é apenas um sonho e no sonho você pode ser o Mr Refutador Universal ou o Batman Espiritual.  Além disso, essa "capacidade" de gerenciar a "luz astral" soa como um tremendo bullshit que nem você nem ninguém é capaz de comprovar objetivamente para validar uma refutação. Portanto, só disse asneiras.
Gigaview, você não entendeu nada. Luz astral se refere às imagens e sons que se apresentam à consciência em estados como o de sonho. Reformulando a refutação do espiritismo em uma forma básica:

1- O espiritismo nasceu da empolgação dos círculos martinistas franceses com as experiências do sonambulismo
2- Para o espiritismo, o sonho é a liberdade da alma e a experiência direta com um mundo espiritual objetivo e legislado
3- Hoje em dia, sabemos técnicas científicas para induzir o sonho lúcido (exemplo: Stephen LaBerge - exploring the world of lucid dreaming)
4- Já é conhecimento comum o fato de que, em um sonho lúcido, podemos distorcer e criar imagens conforme nossa Vontade treinada
(há inúmeros fóruns, relatos, tutoriais, etc sobre isso. Qualquer ateu-cético-materialista pode se tornar um sonhador lúcido como eu)
5- Por meio da imaginação concentrada e treinada, podemos distorcer e controlar as experiências oníricas
(também existem inúmeros fóruns, relatos, tutoriais, etc sobre isso, inclusive o livro que recomendei acima)
6- Por meio do sonho lúcido controlado, podemos sair voando, ir para onde quiser, fazer o que quiser, formar as imagens que quisermos, conversar com falecidos, e fazer tudo isso simplesmente por meio de uma imaginação treinada. Conseguimos provar empiricamente que o suposto mundo espiritual ordenado e legislado dos espíritas é uma ilusão.

O Mundo dos Espíritos é o Plano Astral. O Plano Astral não passa de Imaginação.

Você é que ainda não entendeu que um sonho não tem validade para refutar coisa alguma. Você pode acreditar na sua "refutação" pessoal mas sempre terá a dúvida decorrente da possibilidade do autoengano que pode ser inerente à condições mentais que você "acha" que domina. Portanto, continua dizendo bobagem.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #135 Online: 19 de Outubro de 2017, 23:50:59 »
Yesod sobre Malkuth. 9

צ'אט חולמני
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 23:53:32 por Gigaview »

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #136 Online: 20 de Outubro de 2017, 05:14:54 »
 Na medida em que a mente humana se aprimora, a Verdade da DE, que se envolve com as questões essenciais da vida é bem mais convincente, e passa a ter maior força de atração que a publicidade daquelas outras.
Citar
Isto me parece uma afirmação de alguém tão envolvido com a coisa que não consegue vê-la de fora, em perspectiva e com olhar crítico.
Lembra meus tempos de católico, em que a ICAR era o centro de tudo e o resto era uma periferia insignificante, como se eu estivesse trancado numa igrejinha e achasse que aquilo ali fosse o universo. Um dia, eu abri a porta e vi o que havia do lado de fora ...
Também já fui católico como você, mas nunca havia procurado "respostas", e me contentava, comparando com as demais, em achar que pelo menos a ICAR era o melhor que havia.
Mas quando se sai em busca das "respostas" tipo, de onde vim e para onde vou e que estou fazendo aqui... se percebe que a ICAR é tão dogmática e mística quanto as demais.
Tornei-me um entediado ateu, sem qualquer interesse por assuntos relacionados à religião até o momento em que conheci a DE.

Aqui é o seguinte, se você consegue aceitar o Deus das Lacunas, principalmente nas circunstâncias mencionadas naquele texto em que falo sobre a CRENÇA, logo acima, a DE resolverá as questões que tanto angustiam o homem que procura seu lugar no Universo. Então, crer ou não crer passa a ser questão pessoal.

Citar
Lembrei também da afirmação de um espírita de que o esperanto será a língua mundial em 2020
.

Alguns espíritas continuam místicos e tinham lá suas opiniões. Esta questão do Esperanto não era cogitada apenas por espíritas; era um anseio generalizado até que o Inglês se mostrou mais prático, embora jamais, também ele, venha a ser um idioma  Universal.
A revista Veja desta semana (13/10) traz interessante artigo que entre outras coisas aborda este tema do Esperanto em relação ao Inglês.
 ]
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 05:18:28 por Spencer »

Offline Gorducho

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.295
  • Sexo: Masculino
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #137 Online: 20 de Outubro de 2017, 08:22:24 »
se percebe que a ICAR é tão dogmática e mística quanto as demais.
Sim, só que a ICAR sempre admitiu isso abertamente.
E o espiritismo alegou — e talvez ainda alegue, não tenho certeza... :?: — "não ter dogmas" (apesar do Kardec ter explicitamente falado no dogma da reencarnação, então veja a que ponto de absurdo chegou a coisa  :!:) nem ser ter misticismos.
Citar
a DE resolverá as questões que tanto angustiam o homem que procura seu lugar no Universo.
Pro senhor. Só que pela S/própria proposição — com a qual concordei, repito :!: — cada um deve desenvolver seu sistema pessoal de crenças. Então a "DE" jamais será uma crença universal porque simplesmente cada humano que tenha capacidade de pensar por si próprio elaborará as suas e distintas.

CORRIGINDO A #798
Le spiritisme deviendra-t-il une croyance vulgaire, ou restera-t-il le partage denquelques personnes ?
Quand les poules auront des dents il deviendra une croyance vulgaire, et il marquera une nouvelle ère dans l'histoire de l'humanité, parce qu'il est dans la nature et que le temps est venu où il doit prendre rang parmi les connaissances humaines ; cependant il aura de grandes luttes à soutenir, plus encore contre l'intérêt que contre la conviction, car il ne faut pas se dissimuler qu'il y a des gens intéressés à le combattre, les uns par amour-propre, les autres pour des causes toutes matérielles ; mais les contradicteurs se trouvant de plus en plus isolés seront bien forcés de penser comme tout le monde, sous peine de se rendre ridicules.


Veja como o Kardec prega justo o contrário da S/proposição: quer um pensamento-de-manada :!:
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 08:47:35 por Gorducho »

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.824
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #138 Online: 20 de Outubro de 2017, 08:46:42 »
Tornei-me um entediado ateu, sem qualquer interesse por assuntos relacionados à religião até o momento em que conheci a DE.
Eu, que sempre tinha aceitado sem discutir a doutrina que me enfiaram na cabeça, tornei-me um ateu interessado em conhecer melhor o cristianismo e as outras religiões.
Aqui é o seguinte, se você consegue aceitar o Deus das Lacunas, principalmente nas circunstâncias mencionadas naquele texto em que falo sobre a CRENÇA, logo acima, a DE resolverá as questões que tanto angustiam o homem que procura seu lugar no Universo. Então, crer ou não crer passa a ser questão pessoal.
Eu não vejo sentido em preencher lacunas com uma crença conveniente. Prefiro ficar com as lacunas e esperar que um dia sejam preenchidas por fatos.

Uma religião que explique as injustiças e o sofrimento pode ser consoladora, mas nem por isto mais verdadeira que as outras.
Contentar-se com ela é desligar a mente.

Offline dcmoreira1

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 5
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #139 Online: 20 de Outubro de 2017, 09:07:59 »
“O fenômeno da mediunidade é real para aquele que o experimenta subjetivamente em primeira pessoa.”
Ou seja, não existe. Posso falar de tudo, mas nem tudo que falo é fato.

 “a interpretação só depende do sistema de crenças.”
Ciência não é crença.

“mas nem por isso é inexistente.”
Nope, se não pode ser provado não existe, igual a papai noel.

“imaginação, por acaso, deixa de existir só por não ter forma-matéria-objetividade?”
Errado novamente, a imaginação é um conjunto de sinapses no cérebro.
Segue pesquisa da Brigham Young University Publicado no jornal Cognitive Neuroscience.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24967816

 “Há mais coisas entre e o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia.”
Prove?

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #140 Online: 20 de Outubro de 2017, 12:06:02 »
 Tornei-me um entediado ateu, sem qualquer interesse por assuntos relacionados à religião até o momento em que conheci a DE

Citar
Eu, que sempre tinha aceitado sem discutir a doutrina que me enfiaram na cabeça, tornei-me um ateu interessado em conhecer melhor o cristianismo e as outras religiões.

Esta é uma atitude muito positiva. Penso que não se deve deixar de procurar algo que, com certeza, fará falta cedo ou tarde.

Vejo as respostas dos amigo, negando convictamente a fé e o espiritualismo, mas sei que chegará o momento em que refletirão mais detidamente no assunto.

Quando se é jovem, saúde, possibilidades, este assunto é puro diletantismo, mas sempre chega aquele instante em que o homem, alquebrado, se vê a sós com sua consciência, seus questionamentos serão mais objetivos.
Esta afirmativa soa totalmente piegas e sem sentido enquanto somos senhores de nosso destino; fazemos o que queremos e quando nos apraz. Infelizmente Isto muda.
Alguns poucos, como o próprio Carl Sagan, permanecem firmes em seu ceticismo naqueles instantes em que sabe que a vida se está esvaindo, e isto mais por força do empenho absoluto com que sempre negou o Espiritualismo. Seu público ficaria profundamente decepcionado, até com suas opiniões no campo da Ciência.


Citação de: Spencer
Aqui é o seguinte, se você consegue aceitar o Deus das Lacunas, principalmente nas circunstâncias mencionadas naquele texto em que falo sobre a CRENÇA, logo acima, a DE resolverá as questões que tanto angustiam o homem que procura seu lugar no Universo. Então, crer ou não crer passa a ser questão pessoal.

Citar
Eu não vejo sentido em preencher lacunas com uma crença conveniente. Prefiro ficar com as lacunas e esperar que um dia sejam preenchidas por fatos.
São quatro e meio bilhões de anos e as perguntas permanecem sem resposta. Os mais sérios cientistas e filósofos procuram ainda o inicio da vida, da matéria, do Universo, que aparentemente são questões simples pois nada disto é subjetivo pois está diante de nós, todos os dias; e no entanto...

Citar
Uma religião que explique as injustiças e o sofrimento pode ser consoladora, mas nem por isto mais verdadeira que as outras.
Contentar-se com ela é desligar a mente.
Se explicasse somente as injustiças e sofrimentos concordaria com você.
É preciso ir além. Estabelecer uma conexão com todas as causalidades. Seus princípios e postulados precisarão responder até mesmo o que ainda está por vir, o que está acontecendo agora, fatos sequer imaginados antes, e de forma coerente.

Alguns exemplos, entre muitos, que me ocorre agora:
Os avanços da ciência, a pluralidade dos mundos habitados, os processos obsessivos culminando com a esquizofrenia.
Freud examinou metodicamente o fenômeno das perturbações mentais, catalogou e criou brilhante terminologia para cada um deles e os explicou. Fez como o profissional da saúde que identifica e explica a enfermidade, mas não pode curá-la.
Faltou a ele a conexão com a origem das psicopatologias que se radicavam na alma e não apenas no corpo.
Doenças de longo curso e de difícil diagnóstico... podem ter tratamento mas não têm cura, se não se investigar sua verdadeira origem.
Existem hospitais, com grandes médicos psiquiatras e neurologistas, como o Hospital André Luiz, em MG, que têm tido sucesso no tratamento deste tipo de doença por sua abordagem espiritualista.

Offline Gorducho

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.295
  • Sexo: Masculino
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #141 Online: 20 de Outubro de 2017, 13:34:43 »
Quando se é jovem, saúde, possibilidades, este assunto é puro diletantismo, mas sempre chega aquele instante em que o homem, alquebrado, se vê a sós com sua consciência, seus questionamentos serão mais objetivos.
:hein:
De novo auto-contraditando-se :!:
Isso é busca do tal "consolo" pros problemas característicos da velhice ou de enfermidades.
Agora... "quem" foi que falou em tom crítico que
Citar
É de se notar que a vida busca respostas e compreensão e neste momento, sob este aspecto, o homem procura a religião como consolo, e não a Verdade, eis a causa do crescimento atual destas religiões.
  :?:
Citar
São quatro e meio bilhões de anos e as perguntas permanecem sem resposta. Os mais sérios cientistas e filósofos procuram ainda o inicio da vida, da matéria, do Universo, que aparentemente são questões simples pois nada disto é subjetivo pois está diante de nós, todos os dias; e no entanto...
... não sabemos.
Pretender "saber" tudo é arrogância cósmica; e fantasiar "respostas" ingenuidade.
Citar
É preciso ir além. Estabelecer uma conexão com todas as causalidades. Seus princípios e postulados precisarão responder até mesmo o que ainda está por vir, o que está acontecendo agora, fatos sequer imaginados antes, e de forma coerente.
Isso não existe nem nunca existiu.
Não somos capazes de prever nem de "imaginar" a realidade. Ela se nos apresente e, depois que se nos apresentou, nos espanta e saímos a posteriori correndo atrás de "explicações".
Ninguém siquer cogitou nos fatos quânticos, a catástrofe do ultravioleta foi completamente inesperada.
O Kardec siquer cogitou nas reações nucleares: ele achava que era eletricidade...
a física aristotélica era completamente diferente e o Aristóteles de burro não tinha nada.
Nossa "imaginação" só abarca e é capaz de elaborar sobre aquilo que já previamente apreendemos pelos sentidos^; pelos fenômenos que a realidade nos impõe.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, 13:40:05 por Gorducho »

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #142 Online: 20 de Outubro de 2017, 22:39:59 »
Se vocês continuarem dando corda para o Spencer ele vai acabar se afogando na maionese.

O cara já não diz coisa com coisa e fica abusando da nossa tolerância em relação ao seu proselitismo "diplomático" e pieguice como essa conversinha mole de "ex-ateu" e aceitação do deus das lacunas.

É muita xaropada. Provar que os espíritos existem, não consegue e se esquece que está num clube de céticos.

Como se diz por aí...se manca cara, vai procurar a sua turma. Paciência tem limite.


Offline Gorducho

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.295
  • Sexo: Masculino
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #143 Online: 21 de Outubro de 2017, 09:34:39 »
Eu adoro discutir espiritismo. Mas de fato com ele é difícil porque ele fica saltitando, mudando o foco.
Ele fala na CEPA — tentando mostrar que o espiritismo estaria adquirindo um caráter internacionalista. A gente mostra que esta praticamente inativa, ele pula pra FEB/CEI.
Ele prega uma construção religiosa/metafísica completamente individual — e no outro dia preconiza que a crença no espiritismo se espraiará universalmente: oposto portanto do individualismo antes preconizado...
Ele menciona (corretamente aliás...) em tom crítico o uso das religiões pra fins de consolo pessoal "esquecendo" que o tal "consolo" era um dos motes prediletos do Mestre (Lionês) deles. E no outro dia aparece sustentando que com a proximidade da velhice e seus problemas característicos todos tenderemos a... adotar alguma religiosidade (eufemistiamente: "espiritualidade") como :muleta: i.e.: CONSOLO.
E aí já se esvai qq. alegação de factuidades pros dogmas espíritas: é pura "racionalização" consolante pra aproximação da morte ou dos problemas comuns da idade avançada :!:
Assim fica mesmo difícil debater, com o oponente mudando casuisticamente o foco a cada passo do debate.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2017, 09:58:09 por Gorducho »

Offline criso

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 360
  • Sexo: Masculino
  • γνῶθι σεαυτόν
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #144 Online: 22 de Outubro de 2017, 05:46:10 »
“O fenômeno da mediunidade é real para aquele que o experimenta subjetivamente em primeira pessoa.”
Ou seja, não existe. Posso falar de tudo, mas nem tudo que falo é fato.
Foi exatamente isso que eu quis dizer. O médium espírita pode estar interpretando como comunicação o que um ateu-materialista interpretaria como sonho ou imaginação, apesar de ambos estarem passando em primeira pessoa pelo mesmo fenômeno objetivo.
“a interpretação só depende do sistema de crenças.”
Ciência não é crença.
Também foi exatamente isso que eu quis dizer. Ou seja, interpretações não podem ser tomadas como algo científico. Só os fenômenos objetivos podem ser analisados cientificamente.
“mas nem por isso é inexistente.”
Nope, se não pode ser provado não existe, igual a papai noel.
Você está equivocado. Gravidade não existia enquanto não podia ser provada? Evolução não existia enquanto não podia ser provada? Big Bang não existia enquanto não podia ser provado? Essas coisas sempre existiram antes do homem conhecê-las ou prová-las, e, da mesma forma, há muito ainda a ser descoberto e provado, muito mais do que supõe nossa vã filosofia. Já começou dizendo uma grande besteira com esse papo de "não pode ser provado = não existe"
“imaginação, por acaso, deixa de existir só por não ter forma-matéria-objetividade?”
Errado novamente, a imaginação é um conjunto de sinapses no cérebro.
Segue pesquisa da Brigham Young University Publicado no jornal Cognitive Neuroscience.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24967816
Equivocado novamente. Quando você lê poesia, há um conjunto de sinapses no cérebro. Então "ler poesia" se resume a um conjunto de sinapses no cérebro? Quando você come, há um conjunto de sinapses no cérebro. Então "comer" = conjunto de sinapses no cérebro? Quando você sonha, há um conjunto de sinapses no cérebro. Quando acorda, trabalha, vive, há um conjunto de sinapses no cérebro. Se for assim, sua experiência inteira da realidade é um conjunto de sinapses. Uma coisa são as sinapses em si, outra é a experiência subjetiva em primeira pessoa de um determinado fenômeno (cuja reação físico-química cerebral simultânea é uma sinapse). Você, por exemplo, neste momento, está lendo isso, está pensando, possui identidade de si, tem ideias e raciocínio. Toda essa atividade que eu descrevi são "sinapses" no seu cérebro, incluindo seu senso de identidade, memória e individualidade. E aí? vai jogar tudo isso fora também? Ou só o que convém ao seu sentimento antirreligioso?
“Há mais coisas entre e o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia.”
Prove?
Pela sua lógica, VOCÊ não passa de uma sinapse no cérebro. Pensando assim, como você espera que eu te prove algo?
Reflita um pouco e depois conversamos. A propósito, sabe o que é uma sinapse? Eletricidade. ENERGIA. Pense sobre isso também.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2017, 06:21:34 por criso »
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.824
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #145 Online: 22 de Outubro de 2017, 08:25:25 »
A propósito, sabe o que é uma sinapse? Eletricidade. ENERGIA. Pense sobre isso também.
Sinapse é uma conexão física entre neurônios e não simples energia.
Aliás, "energia" é uma palavra mágica usada por 10 entre 10 charlatães. 
Toda essa atividade que eu descrevi são "sinapses" no seu cérebro, incluindo seu senso de identidade, memória e individualidade. E aí? vai jogar tudo isso fora também? Ou só o que convém ao seu sentimento antirreligioso?
A "realidade" que vemos é um conjunto de sinapses no cérebro. Pode ser real ou não. Para separar realidade de imaginação ou alucinação, temos o método científico que, apesar de suas imperfeições, é melhor que a fé religiosa.
Se todos veem, se é reprodutível, se é previsível etc. etc., então grandes chances de ser real.

Offline Gorducho

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.295
  • Sexo: Masculino
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #146 Online: 22 de Outubro de 2017, 09:09:53 »
Olhe só Sr.Spencer: mesmo o CEI aparentemente também está inativo:
http://cei.spirite.org/
« Última modificação: 22 de Outubro de 2017, 10:48:34 por Gorducho »

Offline criso

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 360
  • Sexo: Masculino
  • γνῶθι σεαυτόν
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #147 Online: 22 de Outubro de 2017, 12:48:39 »
Fernando Silva, concordo com tudo o que você disse.
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #148 Online: 22 de Outubro de 2017, 16:15:01 »
“O fenômeno da mediunidade é real para aquele que o experimenta subjetivamente em primeira pessoa.”
Ou seja, não existe. Posso falar de tudo, mas nem tudo que falo é fato.
Foi exatamente isso que eu quis dizer. O médium espírita pode estar interpretando como comunicação o que um ateu-materialista interpretaria como sonho ou imaginação, apesar de ambos estarem passando em primeira pessoa pelo mesmo fenômeno objetivo.
“a interpretação só depende do sistema de crenças.”
Ciência não é crença.
Também foi exatamente isso que eu quis dizer. Ou seja, interpretações não podem ser tomadas como algo científico. Só os fenômenos objetivos podem ser analisados cientificamente.
“mas nem por isso é inexistente.”
Nope, se não pode ser provado não existe, igual a papai noel.
Você está equivocado. Gravidade não existia enquanto não podia ser provada? Evolução não existia enquanto não podia ser provada? Big Bang não existia enquanto não podia ser provado? Essas coisas sempre existiram antes do homem conhecê-las ou prová-las, e, da mesma forma, há muito ainda a ser descoberto e provado, muito mais do que supõe nossa vã filosofia. Já começou dizendo uma grande besteira com esse papo de "não pode ser provado = não existe"
“imaginação, por acaso, deixa de existir só por não ter forma-matéria-objetividade?”
Errado novamente, a imaginação é um conjunto de sinapses no cérebro.
Segue pesquisa da Brigham Young University Publicado no jornal Cognitive Neuroscience.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24967816
Equivocado novamente. Quando você lê poesia, há um conjunto de sinapses no cérebro. Então "ler poesia" se resume a um conjunto de sinapses no cérebro? Quando você come, há um conjunto de sinapses no cérebro. Então "comer" = conjunto de sinapses no cérebro? Quando você sonha, há um conjunto de sinapses no cérebro. Quando acorda, trabalha, vive, há um conjunto de sinapses no cérebro. Se for assim, sua experiência inteira da realidade é um conjunto de sinapses. Uma coisa são as sinapses em si, outra é a experiência subjetiva em primeira pessoa de um determinado fenômeno (cuja reação físico-química cerebral simultânea é uma sinapse). Você, por exemplo, neste momento, está lendo isso, está pensando, possui identidade de si, tem ideias e raciocínio. Toda essa atividade que eu descrevi são "sinapses" no seu cérebro, incluindo seu senso de identidade, memória e individualidade. E aí? vai jogar tudo isso fora também? Ou só o que convém ao seu sentimento antirreligioso?
“Há mais coisas entre e o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia.”
Prove?
Pela sua lógica, VOCÊ não passa de uma sinapse no cérebro. Pensando assim, como você espera que eu te prove algo?
Reflita um pouco e depois conversamos. A propósito, sabe o que é uma sinapse? Eletricidade. ENERGIA. Pense sobre isso também.

(1) O fenômeno não é objetivo, é subjetivo e por isso não é o mesmo fenômeno para os dois, isto é, não faz parte de uma realidade comum a ambos. Cada um faz sua própria leitura do que experimenta, que é pessoal e até o momento também é intransferível e incomunicável.

(2) Quem disse besteira foi você. A gravidade não precisa de provas, ela é parte da natureza observável tanto do ponto de vista prático cotidiano como do sideral ou cosmológico. A gravidade é reconhecida e descrita segundo teorias científicas. Nunca ninguém "provou" a gravidade, mas muitos cientistas importantes reconheceram a gravidade como fenômeno  e passaram a estudá-lo à luz da Ciência concebendo teorias para explicá-lo.  A "evolução" também decorre de uma evidência observacional intrínseca à uma teoria científica da biologia. Ninguém "provou" que a evolução existe, a evolução também foi reconhecida na natureza e só se delineou como teoria e fato após muita observação. Lembra daquela viagem de Darwin? De suas observações em Galápagos? O Big Bang, por outro lado, é apenas a melhor explicação decorrente da melhor teoria que dispomos no momento para explicar a origem do universo. Se considerarmos a refutabilidade da ciência, o Big Bang, tal como é concebido atualmente, é apenas uma solução provisória para esse enigma e portanto jamais nada que se aproxime de uma prova definitiva que de fato tivesse existido. O que o forista dcmoreira1 quis dizer é que se alguém afirma que alguma "coisa" existe, essa pessoa tem ônus da prova e se a prova não é apresentada essa "coisa" não existe.

(3) O Fernando Silva já mostrou que você disse besteira de novo.


Offline criso

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 360
  • Sexo: Masculino
  • γνῶθι σεαυτόν
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #149 Online: 22 de Outubro de 2017, 17:47:27 »
(1) O fenômeno não é objetivo, é subjetivo e por isso não é o mesmo fenômeno para os dois, isto é, não faz parte de uma realidade comum a ambos. Cada um faz sua própria leitura do que experimenta, que é pessoal e até o momento também é intransferível e incomunicável.
Óbvio que o fenômeno é objetivo. Uma coisa é fenômeno, outra coisa é a significação que o fenômeno recebe e a forma como ele se insere dentro do sistema de crenças daquele que o experimentou. Por exemplo - SONHAR. O materialista sonha, um espírita sonha. SONHO EXISTE (o fenômeno objetivo). Para o materialista, é o cérebro dele passando as experiências para memória de longo prazo (ou outra teoria). Para o Espírita, é sua experiência direta no mundo espiritual. Cada um fez uma leitura de um mesmo fenômeno objetivo pelo qual passaram - sonhar.
(2) Quem disse besteira foi você. A gravidade não precisa de provas, ela é parte da natureza observável tanto do ponto de vista prático cotidiano como do sideral ou cosmológico. A gravidade é reconhecida e descrita segundo teorias científicas. Nunca ninguém "provou" a gravidade, mas muitos cientistas importantes reconheceram a gravidade como fenômeno  e passaram a estudá-lo à luz da Ciência concebendo teorias para explicá-lo.  A "evolução" também decorre de uma evidência observacional intrínseca à uma teoria científica da biologia. Ninguém "provou" que a evolução existe, a evolução também foi reconhecida na natureza e só se delineou como teoria e fato após muita observação. Lembra daquela viagem de Darwin? De suas observações em Galápagos? O Big Bang, por outro lado, é apenas a melhor explicação decorrente da melhor teoria que dispomos no momento para explicar a origem do universo. Se considerarmos a refutabilidade da ciência, o Big Bang, tal como é concebido atualmente, é apenas uma solução provisória para esse enigma e portanto jamais nada que se aproxime de uma prova definitiva que de fato tivesse existido. O que o forista dcmoreira1 quis dizer é que se alguém afirma que alguma "coisa" existe, essa pessoa tem ônus da prova e se a prova não é apresentada essa "coisa" não existe.
O cara tinha dito que "se não foi provado não existe". Como você disse, a gravidade não precisa de provas e é um fato da realidade. Como você também disse, ninguém provou que a evolução existe e ainda assim ela é um fato da natureza. As coisas EXISTEM independente de serem ou não provadas pelos homens. O que o dcmoreira1 disse, de que o que não pode ser provado não existe, foi uma besteira absurda. Quer dizer que se alguém sem meios nem instrumentos tivesse dito a milênios atrás que gravidade e evolução existem, sem ter como provar, essas coisas deveriam ser dadas por inexistentes só pela incapacidade do afirmador? Absurdo.
(3) O Fernando Silva já mostrou que você disse besteira de novo.
Qual foi a besteira que ele mostrou que eu disse?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2017, 18:11:37 por criso »
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!