Autor Tópico: Nós e as mídias sociais.  (Lida 2685 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.704
  • Sexo: Masculino
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #75 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 23:26:59 »
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,menina-de-7-anos-morre-apos-inalar-desodorante,70002181695

Eu nunca tive esses desejos de fazer merda na minha infância, mas alguns amigos meus tinham uma certa tendência de fazer. A pergunta é: por que os jovens tem um comportamento tão perigoso? que mecanismo é esse que a seleção natural deixou escapar?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Pedro Reis

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.457
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #76 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 00:38:26 »
Euler, você está fazendo uma confusão enorme, em parte inconscientemente proposital ( proposital a nível inconsciente ), como geralmente acontece nestes embates em que a pessoa considera mais importante ter razão do que ter a verdade, mas no decorrer do processo do debate ela percebe possuir bem menos fundamentos para suas convicções do que inicialmente imaginava ter. Nestas circunstâncias, quanto mais confuso, menos vulnerável ela se sente em seus argumentos.

Porém, para qualquer "embaralhamento", basta a paciência de desembaralhar.

Citação de: Euler1707
A diferença, Pedro, é que você está pegando uma quantidade imensa de informação e botando no mesmo saco, como se todas elas fossem evidências tão cabais quanto fotos do Lula no triplex com o Léo Pinheiro, condenado por um esquema de corrupção que fraudava licitações em favor da OAS.

Bom, vamos ver se dá para extrair alguma coisa disso aí...

Em 1º lugar vou explicar a "quantidade imensa de informação", o como e por quê tudo que mencionei se relaciona com a questão que estou analisando. Em 2º lugar vou demonstrar como o processo de análise desta imensa quantidade de informação não difere fundamentalmente do processo de análise racional que leva alguém a considerar a grande quantidade de informações sobre o caso Lula/triplex como "evidências cabais" de corrupção.

Mas antes, como você diz não entender exatamente qual é a minha tese, para não dar margem a mais confusão eu vou te explicar exatamente qual é. Não a tese - que não tenho -, mas a minha conjectura. Sobre quais hipóteses exatamente estou trocando ideias aqui com o pessoal.

Depois abordo a "quantidade imensa de informação", ou seja, que dados de realidade concorrem para esta conjectura e quais fatos porventura representariam uma contradição. Tendo em mente que qualquer processo intelectualmente honesto de análise não deve ser seletivo, que imparcialmente deve levar em consideração toda informação relevante disponível, e que contradições são mais importantes que confirmações. No entanto confirmações dão mais confiabilidade à conjectura não só se forem em maior quantidade, mas também em função de seu grau de improbabilidade no caso de falsidade da conjectura, observando-se sempre a importância da independência entre as confirmações apresentadas. Por exemplo: se a verdade da CONFIRMAÇÃO A implica na verdade da CONFIRMAÇÃO B, então as duas em conjunto NÃO possuem mais força de prova que uma delas isoladamente.

Porém se CONFIRMAÇÕES A e B são fatos independentes, a verificação de ambos os fatos configura evidência mais forte.

A minha conjectura específica é sobre se o Dr. Afonso Vasconcelos Lopes estaria sendo pago para fazer publicamente papel ridículo, posando de ignorante/retardado/demente no Youtube. Como para tudo sempre há uma causa, sendo trivial a constatação que este geofísico não é NADA DISSO, deve haver motivo para que se sujeite a PARECER TUDO ISSO.

Como eu, por formação, sou pessoa analítica e sistemática (meu trabalho como gari da Comlurb exige estes atributos), jamais chutaria desleixadamente como 1ª hipótese se tratar de um troll, como você fez. Esta seria a última opção, caso fossemos obrigados a descartar todas as outras.

Citação de: Euler1707
quando as coisas podem ser um pouco mais simples que isso

É preciso estar ciente que a explicação "mais simples" que se busca é aquela que efetivamente EXPLICA sendo mais econômica do que outras. Nâo é simples no sentido de "mais fácil" ou "preguiçosa".

"O deus Thor causa o trovão quando arrota". Esta é bem simples, porém é muito mais complicado entender realmente como ocorrem as descargas elétricas entre nuvens/solo, e o estrondo produzido por este fenômeno.

Sua explicação simples implica que um homem adulto, de inteligência acima da média, excelente formação intelectual, pelo que tudo indica de bom nível sócio-econômico, pai de família e psiquicamente são, de repente resolveu se divertir como um adolescente desocupado gravando quase 300 vídeos em pouco mais de 1 ano, e em cada um deles se denegrindo como homem e profissional, causando embaraço a família e amigos.

E você deve ser capaz de perceber que um GEOFÍSICO dizer que a Terra é plana, coberta por uma cúpula gigante onde se fixam todas as estrelas conhecidas, em cujo interior flutuam todos os planetas e ATÉ o SOL (logo ali, bem acima das nuvens), e ainda por cima este domo colossal realizando um giro completo a cada 24 horas, sua base atritando contra a borda da Terra, favorece as oportunidades profissionais e de negócios tanto quanto um obstetra garantir às pacientes que bebês serão trazidos por cegonhas.

Estas implicações parecem estar em franca contradição com a sua hipótese simples. Além disso, diferentemente do troll típico, ele dispensa o anonimato e bota pra bater a cara, o nome, sobrenome, currículo e biografia.

Só estas ressalvas óbvias já fariam um pensador criterioso dar menor crédito a tal hipótese simples, mas não ser capaz de enxergar ressalvas evidentes a inferências estabelecidas apenas por parecerem atraentes ou convenientes, é que é um traço de personalidade característico do típico teórico de conspiração illuminati.

Além de checar possíveis contradições às suas hipóteses, o pensador criterioso, se não as encontra, dá o próximo passo e avalia o quanto deve ser extraordinária ou não sua conclusão.

1 - Existe algum outro caso similar? 

2 - O quão frequentes são estes casos?

Porque hipóteses que impliquem em excentricidades devem ser consideradas menos prováveis que aquelas que simplesmente apontam para padrões comuns.

Daí, supondo que Dr. Afonso resolveu trollar publicamente sua própria reputação profissional, e ainda o faz com o máximo de empenho possível, quais outros exemplos de comportamentos semelhantes você poderia apontar, podendo procurar em toda a História do mundo?

Algum ginecologista renomado que resolveu fazer uma trollagem e grava 500 vídeos explicando como bebês nascem na verdade em pés de feijão?

O que você imagina é que todo esse trabalho é pro Afonso aparecer no último vídeo e dizer: "Rááá! Pegadinha do Mallandro. IéIé, gluglu".

Por isso que mais pra frente nesse post você vai entender porque neste "mesmo saco", entre a "imensa quantidade de informação" considerada, há um exame sobre casos como Sara Winter e Patrícia Lelis, exemplos de muitos outros semelhantes. Porque se a conjectura é que o geofísico esteja sendo pago, e esta hipótese, ao contrário de trollagem, pode ser compensação justificável para todos os inconvenientes que resultariam de um técnico em Geofísica se declarar terraplanista, então convém verificar se este tipo de calhordice é comum nos dias de hoje. Ou se conjecturar este tipo de suspeita seria uma aberração em face da índole essencialmente honesta e incorruptível do ser humano.

Mas você mesmo parece reconhecer que esse tipo de coisa ocorre e não surpreende ninguém.

Citação de: Euler1707
[...]ou que existem pessoas que são pagas para espalhar desinformação na internet.

Se for o segundo, isso já é de conhecimento de todos, há anos,

Muito bem, é isso aí. Parece ser a explicação mais provável, por isso mesmo o bom senso indica que deva ser a 1ª a ser testada. Ao contrário do que faria um típico teórico da conspiração, que selecionaria a hipótese que lhe parecesse mais conveniente (trollagem, por exemplo) mas não se daria ao trabalho de verificar quais inconsistências derivariam dela.

Agora você vai entender porque a análise sobre o caso da Sara Winter se baseia em algo mais que simples fofoca.

Se a relevância em apontar exemplos como estes, no contexto do que se pretendia verificar, é comprovar que se tornou relativamente comum pessoas vendendo discursos para grupos interessados em personagens com o perfil apropriado para propagar estes discursos,  mesmo que estes personagens sequer se identifiquem ou até acreditem nestes discursos, (porque também seria o caso do Afonso) então o 1º passo é investigar se há elementos que indiquem que a personagem tomada como exemplo (Sara Winter) tem o perfil de caráter de pessoa cínica e oportunista. Em troca de grana disposta a qualquer espécie de ativismo político.

Isso parece se confirmar de duas formas:

- Não trabalhava enquanto esteve no FEMEN, e sendo esta por princípio uma organização sem fins de lucro, significa que usou desonestamente verbas da ONG para se manter.

- Que o interesse dela era só o de lucrar fica reforçado pelas evidências de que, ao ingressar no FEMEN, ela demonstrava simpatias por ideologias fascistas, algo diametralmente oposto a ideologia oficial da organização.

E são meras fofocas que nos dão razoável certeza destes fatos? De jeito nenhum!

É verdade que Bruna Themis deu entrevista afirmando que ela tinha em casa vários artigos sobre Hitler e o admirava como pessoa.

Mas essa informação é corroborada por várias CONFIRMAÇÕES INDEPENDENTES. ( Lembra do peso de confirmações independentes como elementos de prova? )

Ela tem uma "cruz de ferro" tatuada no corpo, importante condecoração nazista. Não sabemos disso por disse me disse, mas porque durante 1 ano o "trabalho" dela foi se deixar filmar e fotografar pelada em manifestações do FEMEN!

Não é fofoca que ela tenha adotado o pseudônimo de Sara Winter. Por "coincidência" o mesmo nome de uma mulher que foi notória ativista nazi na Inglaterra até durante o período da guerra.

Não é "disse me disse" que ela se relacionava com grupos neonazistas na internet, porque ELA mesma admitiu o fato. E claro, Sara Winter só admitiu isso porque foi confrontada com provas mais concretas que simples fofoca.

Há várias fontes diferentes que exibem reproduções de suas páginas em redes sociais demonstrando simpatia ao nazifascismo. Uma destas eu mesmo exibi no meu post, onde aparece Plínio Salgado listado como "personagem inspirador".

Tudo isso não prova mas é coerente com as acusações feitas por Anna Hustol e as insinuações de Bruna Themis, de que lhe faltava compromisso ideológico e desviava verba da organização. ( Por algum motivo ela foi desligada. )

E não é fofoca, mas um fato jornalisticamente comprovável, que ela ainda tentou se manter nesse mesmo esquema fundando a BastardXs, mas foi um fracasso. Tudo isso é tão fofoca quanto o que leva você a afirmar que Lula iria receber o apartamento da OAS, algo que seu advogado nega veementemente por falta de provas juridicamente aceitáveis.

Mas Sara Winter só depois disso, e desempregada, dá outra guinada de 180º e vira palestrante conservadora cristã renegando com um discurso hiper caricato o movimento feminista, na verdade repetindo como papagaia um discurso com todos os chavões da nossa direita conservadora cristã sobre feminismo, movimentos negros e LGBT.

Agora, se diante desse conjunto de fatos e cronologia, você não é capaz de considerar que ela tenha sido cooptada e esteja fazendo dessa encenação seu novo meio de vida, então é você quem deveria se questionar sobre como está o seu nível de ceticismo. Porque esse tipo de boa fé e credulidade na honestidade de propósitos até de pessoas com caráter altamente dúbio, é digna de um verdadeiro São Francisco de Assis.

Porém, não que eu deseje macular a pureza que existe em seu coração, mas há mais um dado a ser considerado: SARA WINTER NÃO TRABALHA!

Fofoca? Não, a própria declara que atualmente se mantém com suas palestras. Ué, e quem paga estas palestras? Não são os grupos interessados justamente nesse tipo de propaganda ideológica?

Bingo! A loira de farmácia está sendo paga pra fazer isso!

Mas um pensador livre, que analisa sem preconceito TODO o conjunto de evidências disponíveis, evitando seletividade tendenciosa, porém utilizando-se de crítica sistemática, já consideraria essa hipótese como a mais provável, independentemente da Winter admitir como de fato admitiu.

O pensador desleixado, com a maioria dos vícios que caracterizam os teóricos de conspiração tipo iluminatti, talvez preferisse crer que a explicação mais parcimoniosa seria:

Citação de: Euler1707
eles se agrupando com outras pessoas que têm visões semelhantes e se destacando no meio delas como intelectuais

Sem se dar conta que uma feminista nudista militante pró-aborto de repente querer se agrupar com o Magno Malta e Marco Feliciano, por subitamente descobrir que "tem visões semelhantes" a estas pessoas, deveria causar estranheza a qualquer um dotado do mínimo vestígio residual de ceticismo.

Mas a propósito:

Citar
A sua "explicação simples" implica que um geofísico com doutorado, que foi inclusive professor na USP,  alguém que pelo desempenho como estudante e pelo currículo profissional parece ter um certo grau de competência e inteligência já atestada, teria "visão semelhante" a de semi-analfabetos incapazes de compreender os conceitos mais elementares da Física, como a inércia, por exemplo. E ainda por cima, sua ambição seria a de "se destacar" perante esse público débil mental.
Sinceramente, eu não sei. Não me daria nem ao trabalho de assistir os vídeos dele e tentar entender a visão dele, mas se for uma resposta que você quer, apostaria, me baseando na quantidade de besteira que ele fala, que ele é só mais um troll, ou, no máximo, mais um Molion.


Pois bem, eu só estou ressaltando aqui que o que o Pedro está fazendo é pegar uma quantidade  de sub-celebridades "formadoras" de opinião da internet (é sempre bom dizer que eles não são bem formadores de opinião, pois as pessoas que assistem os vídeos deles já vêm com um certo viés religioso ou político; o que eles acabam fazendo é dar uma opinião de acordo com o viés do seu público, pois eles próprios têm esse viés, assim, eles meio que se tornam os porta-vozes de seus seguidores), e construir uma teoria da conspiração de que eles estão sendo cooptados por certas entidades, quando as coisas podem ser um pouco mais simples que isso, que é eles se agrupando com outras pessoas que têm visões semelhantes e se destacando no meio delas como intelectuais, como deve ser o caso do Milo Yiannopoulos e do Noam Chomsky, os dois sendo ótimos argumentadores.

Eu negritei essas duas partes para você entender que me leu errado


Me desculpe, mas li errado porque você escreveu mal. A pergunta do Geotecton se referia especificamente ao geofísico, portanto quando na sua resposta você menciona sub-celebridade formadora de opinião fica parecendo que estava se referindo a ele.

De qualquer forma, creio que o perfil de caráter da Sara Winter, a parte conhecida de sua biografia, os fatos e a cronologia dos fatos que acabei de detalhar, e todas as evidências não permitem elencar a hipótese que essa vigarista esteja sendo paga para representar um personagem, como uma teoria de conspiração. É uma análise muito pobre essa. Até porque não há hipótese nenhuma, a garota tá sendo paga mesmo. É um fato que ela mesma admite.

Mas prossigamos em nossa análise o mais criteriosa possível...

Então há bons indícios de existirem pessoas que são pagas para discursos encomendados, e você mesmo diz que "já se sabe disso há muito tempo". Também não foi possível dar outra razão plausível para o canal do Afonso, no entanto, se ele está sendo patrocinado, quem o está patrocinando?

Para que a hipótese seja crível também tem que haver resposta plausível para essa pergunta.

Mas o pensador criterioso não vai se contentar apenas com a resposta plausível, ele vai exigir também indícios de que essa resposta seja verdadeira. Porque ser plausível não é a mesma coisa que ser verdade.

Sobre ele estar sendo patrocinado pelas mesmas fontes que há décadas também investem pesado na propaganda do Criacionismo Científico e do Design Inteligente, e que de uns tempos pra cá está cada vez mais nítido que estão também insuflando um discurso anti-ciência em todos os seus canais de influência, não vou poder me aprofundar muito porque já me alonguei demais nesse post. No entanto em posts anteriores já argumentei bastante sobre isso, porém longe de esgotar todas as evidências que tenho conhecimento.

Por preguiça só vou citar um trecho do artigo da wikipedia sobre o documento da cunha.

Citação de: wikipedia
A estratégia da cunha foi planejada com objetivos de cinco e de vinte anos em mente a fim de conseguir a conversão da corrente predominante. Um componente notável do trabalho foi seu desejo de abordar "conseqüências sociais" percebidas e promover uma agenda social conservadora em uma ampla gama de assuntos incluindo aborto, eutanásia, sexualidade e outros movimentos de reforma social. Ela criticava "reformadores materialistas [que] advogavam programas de governo coercivos" aos quais ela se referia como "uma cepa virulenta de utopia".

Além da promoção dos objetivos da Fase I de propor pesquisas e publicações relacionadas ao design inteligente e esforços com vistas à sua integração na academia, a estratégia da cunha põe ênfase no patrocínio das Fases II e III com vistas a aumentar o apoio popular às ideias do Discovery Institute. Espera-se que o apoio à criação de livros de nível popular, artigos de jornais e revistas, cartas à redação, produções em vídeo e seminários de apologética encorage os crentes a influenciar a cultura mais ampla em direção à aceitação do design inteligente, o que por sua vez leva ao objetivo último dos autores da estratégia da cunha: a reforma social e política da cultura americana.

Antes de tudo vamos ter em mente que DI é uma estratégia complementar do Criacionismo Científico, que por sua vez surgiu como estratégia complementar do Criacionismo. Ou seja, estes movimentos não são antagônicos nem separados, mas surgiram como adaptações ou sofisticações das estratégias anteriores, quando se notou que estas não podiam alcançar os objetivos almejados.

Mas todos estes movimentos, que representam o mesmo interesse, são profundamente anti-ciência. O problema com a Ciência é que ela surge no próprio imaginário popular como uma autoridade capaz de desautorizar o discurso religioso. A própria Igreja Católica, após o Concílio II, desiste de disputar autoridade com a Ciência e declara que "a Igreja não tem todas as respostas e a bíblia não é um livro de ciências, e que precisa ser interpretado". O Concílio II é um divisor de águas e atualmente a ICAR aceita oficialmente a Teoria da Evolução, porém com ressalvas.

Os evangélicos, em boa parte, já não se mostram tão conciliadores ou resignados. Talvez até por uma questão de sobrevivência, tendo em vista que o status da religião protestante no norte da Europa, berço e fortaleza durante séculos do protestantismo, foi praticamente pulverizado em poucas décadas. Também a Igreja Anglicana e a católica na França não são nem sombra do que eram até não tanto tempo.

Portanto a vertente norte-americana do protestantismo não quer esse caminho de conformar em parte o discurso religioso a modelos de realidade embasados em teorias científicas, um caminho adotado pelas matrizes protestantes na Europa, porque acreditam que isto seja quase um suicídio institucional.

Claro que o que conferiu este status de autoridade à Ciencia dentro da própria cultura popular foi a disseminação da tecnologia, praticamente um subproduto do conhecimento científico. Mesmo quem não entende Ciência reconhece seu poder porque vê esse poder manifestado em toda parte em um mundo tecnológico cada vez mais sofisticado. A Ciência não alcançou credibilidade através de propaganda e sermões, mas a religião só tem como combater essa credibilidade com o uso destas armas.

Isso tudo fica muito claro na leitura do Documento da Cunha.

Citação de: wikipedia
Em vinte anos, o grupo espera que eles terão atingido seu objetivo de fazer do design inteligente "a perspectiva dominante na ciência"

Esses caras não tão brincando, acreditam que possuem o poder e os recursos pra virar o mundo do avesso em apenas duas décadas.

Quando a FASE I do projeto define seu objetivo como sendo "pesquisa" entenda-se pesquisa como um eufemismo para desenvolver técnicas de propaganda e produzir material de propaganda. Pesquisar sim, mas pesquisar técnicas eficientes de enganação em massa. Criacionista não faz pesquisa, se o criacionista for pesquisar Dilúvio o resultado será descobrir que não teve dilúvio nenhum. Isso não interessa, obviamente o termo "pesquisa" pra eles tem outra conotação.

Mas veja só:

Citar
a estratégia da cunha PÕE ÊNFASE NO PATROCÍNIO das Fases II e III ...

Quem já lidou com projetos sabe que início de fase 2 não significa necessariamente término da fase 1, que há uma dinâmica de retroalimentação em projetos, mas pelo cronograma adotado a Fase I já foi basicamente realizada. Atualmente a ênfase recai em PATROCÍNIO. Ou seja, já existe material de propaganda desenvolvido na Fase 1, já foram pesquisadas e/ou desenvolvidas técnicas para influenciar as pessoas da maneira mais efetiva, agora é preciso estabelecer canais de comunicação ( além dos muitos canais que a religião já tem para atingir seu próprio público ) para alcançar as pessoas com essa propaganda e estas técnicas. E está previsto que isto iria requerer patrocínio.

Bom, eu vou ter que parar por aqui... Como escrevi lá no início, em 1º lugar tratava-se de explicar como a tal "quantidade imensa de informação" (na sua interpretação) era relevante para explicar o porquê e  mostrar onde estava o embasamento da conjectura, mas dessa vez ainda não foi possível abordar toda a informação mencionada anteriormente.

Depois eu continuo desse ponto onde parei.

Offline Muad'Dib

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.412
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #77 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 07:52:26 »
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,menina-de-7-anos-morre-apos-inalar-desodorante,70002181695

Eu nunca tive esses desejos de fazer merda na minha infância, mas alguns amigos meus tinham uma certa tendência de fazer. A pergunta é: por que os jovens tem um comportamento tão perigoso? que mecanismo é esse que a seleção natural deixou escapar?

Todo mundo já fez alguma besteira desse tipo quando era criança.

Mas na minha época o mais idiota que se poderia fazer era a brincadeira do enforcamento e a pessoa desmaiava. O que já era para lá de idiota (eu nunca fiz).

Mas as coisas pioraram de lá para cá.

O programa Jackass da MTV foi um ponto de ruptura nas idiotices inocentes. O Jackass começou justamente quando a internet estava começando a decolar e virou moda entre adolescentes (meninos) fazerem absurdos conmpletamente descabidos.

Agora são esses desafios.

https://www.theguardian.com/technology/2018/jan/18/tide-pod-challenge-youtube-clamps-down-dangerous-detergent-dare-procter-gamble

Ou então coisas como essa:

http://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,ate-onde-os-youtubers-estao-dispostos-a-ir-pela-fama,70001872323



Offline Muad'Dib

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.412
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #78 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 07:54:06 »
Pode até ser sexismo, mas esse tipo de idiotice é coisa que eu esperava que só meninos fizessem.

Offline Brienne of Tarth

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.207
  • Sexo: Feminino
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #79 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 13:27:40 »
A idiotice é unissex... :|
GNOSE

Offline Skeptikós

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.059
  • Sexo: Masculino
  • Séxtos Empeirikós
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #80 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 14:45:19 »

Lendo isso eu lembrei do Milo (homossexual do Breitbart). Um homossexual que participa do Alt-right é algo que é impossível de fazer sentido.

Estava pretendendo e pretendo abordar este ponto também.

Isso já é tão comum que virou praxe: cooptar um negro para criticar os movimentos negros, usar mulheres para atacar o femininismo, usar um islâmico para vomitar todos aqueles preconceitos que um cristão não poderia dizer sem parecer preconceituoso, botar um homossexual para criticar o movimento LGBT, e assim por diante...plana.
Com toda essa idiotice de lugar de fala e vivência que os guerreiros da justiça social criaram, colocar aqueles que, segundo os guerreiros da justiça social são os únicos a terem direito a falar sobre as pautas do movimento, acaba por ser uma estratégia boa colocar exatamente estas pessoas para criticarem as pautas do movimento. Em muitos momentos, quando qualquer discordância ou crítica sobre pautas destes movimentos de minoria é levantada, os guerreiros da justiça social se esquivam de responde-las ou refuta-las com esta velha desculpa falaciosa de lugar de fala ou vivência, o que muito provavelmente indica que eles não possuem respostas para as críticas. Ao colocar por exemplo um negro para ser o porta voz dessas críticas, o movimento negro não poderia mais usar esta mesma falácia para se esquivar, sendo forçado a responde-las, passando vergonha na maioria das vezes por não terem respostas satisfatórias para as críticas, ou incorrendo em uma nova falácia, o que com o passar do tempo passa a ser inadmissível para os espectadores deste debate.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 35.686
  • Sexo: Masculino
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #81 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 15:27:09 »

Lendo isso eu lembrei do Milo (homossexual do Breitbart). Um homossexual que participa do Alt-right é algo que é impossível de fazer sentido. E é sem sentido dos dois lados, do homossexual conservador em um grupo fascistóide e do grupo fascistóide aceitando um homossexual.

Alt-right é simplesmente neonazismo, nem mais, nem menos. Só um rebranding tornando algo menos evidente. Eu não sei se ele chega a se identificar como alt-right, esse rótulo muitas vezes é colado em todo mundo pela esquerda, quase que como alternativa a "fascista".

Acho que é razoável a hipótese de que a histeria esquerdista em atacar a todos como nazistas/fascistas apenas leva uma parte da população a ignorá-la (como se ignora ao menino mentiroso sempre gritando "lobo"), e por sua vez a negligenciar as conexões de fato mais veladas, uma gradação, e ser fisgado por argumentos ou preâmbulos que ainda não necessariamente delineiam algo tão escancaradamente nazista quanto uma "solução final".

Não estou defendendo Milo Yalgumacoisapoulos ou Breitbart. Já acho que estão definitivamente no lado mais escuro de uma zona cinzenta, e é difícil achar a melhor forma de adjetivar.

Offline Pedro Reis

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.457
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #82 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 18:39:29 »
Bem, a partir de agora vou tentar narrar um acontecimento deveras curioso que há cerca de um ano me deixou simplesmente de queixo caído e que me levou a muitas suposições, porém sem conseguir entender exatamente o que estava acontecendo. Fiquei com mais perguntas que respostas, e algumas destas perguntas só pareceram ter resposta plausível agora, respostas estas que vieram por meio de algumas postagens feitas neste tópico.

Temo que esse caso, no final, pareça confuso demais e esse 'post' acabe se provando um desperdício de tempo porque ao cabo de tudo isso ninguém entenda nada. Portanto me esforçarei para ser o mais claro possível, mas será preciso encaixar várias peças nesse quebra-cabeças para que se obtenha, ao fim, um mínimo entendimento do que realmente ocorreu.

Claro, na medida do possível também tentarei provar tudo que eu contar aqui, porque ninguém deve tomar a princípio minha narrativa como verdade apenas pelo simples fato de estar eu aqui, narrando-a. Como se fosse isto prova suficiente.

Alguns 'posts' atrás fiz referência a uma página terraplanista que estava ativa no extinto serviço de hospedagem Geocities, lá pelo início dos anos 2000. Esta foi a 2ª vez que me referi a essa descoberta, a 1ª vez foi no tópico "A Terra é plana como diz o corão, diz estudo de físico iraquiano", em um 'post' em 12 de setembro do ano passado.

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=26692.150

Nesse referido 'post' deixei no ar a seguinte indagação, que só agora me atrevo a tentar responder: 

Citação de: Pedro Reis
- Imagine você descobrir por acaso 3 pessoas diferentes que não se conhecem mas que, ao rastrear suas atividades na internet, você fica sabendo que todas elas se dedicam bastante ( de formas diferentes ) a defender os seguintes temas nas webmídias como Youtube, blogs e redes sociais:

1 - A farsa do aquecimento global.
2 - A monarquia como o sistema ideal para o Brasil.
3 - Apologia a Bolsonaro.
4 - Defender a volta de uma ditadura militar no Brasil.
5 - A Terra é plana!

Poderia haver um link entre estas pessoas que, tudo indica, nem se conhecem, e os 5 tópicos discrepantes e de escassa popularidade listados acima?

Que link poderia ser?

A página em questão obviamente não existe mais (nem o Geocities existe mais), mas nesse 'post' deixei um link para uma página catalogada no cache do Google que na época apontava e descrevia o conteúdo desta citada página terraplanista.

Apenas para contextualizar resumidamente, aqui está a descrição que fiz dessa página em um comentário aqui, neste mesmo tópico ( um relato mais detalhado se encontra no link para o tópico do físico iraquiano terraplanista ):

Citação de: Pedro Reis
Relatei ( aqui evidência puramente anedótica ) que ainda no ano de 2003 encontrei por acaso um site incrivelmente grande mas tecnicamente muito bem desenvolvido, porém de autoria anônima, que compilava LITERALMENTE centenas de argumentos a favor da nossa Terra ser plana. E nessa época nem se falava sobre isso...

Ainda na época, sem que eu tivesse qualquer conjectura "conspiratória" sobre o fato, mas movido apenas por diversão e curiosidade, fiz uma limitada investigação sobre o tema mas não pude encontrar absolutamente nada na internet referente à Terra plana. Essa pesquisa, também por acaso, me levou a visitar dezenas de sites de ideias bizarras ( entre milhões que existem ) o que me chamou atenção para o contraste entre este tipo página e o da Terra plana. Todos eles eram trabalho amador, tosco, relativamente pequeno e sempre indicava o autor da ideia, obviamente o maior interessado em levar o crédito ou em explorar incautos. O da Terra plana era profissional, enorme e sem vestígio de autoria. O que foi, então, para mim apenas uma particularidade curiosa para a qual não teci nenhuma explicação.

Mas era impossível não ficar intrigado com o incrível trabalho que deve ter sido montar o site, até porque os autores evidentemente tinham conhecimentos de Física, Astronomia e Matemática e se valiam de detalhes às vezes sutis para confundir o leitor. Por exemplo: há uma coisa chamada dia sideral ( que eu mesmo desconhecia ) que difere em alguns segundos do dia solar que todos conhecemos de 24 horas. Como quase todo mundo entende que uma revolução da Terra demora exatas 24 horas, isso pode ser usado para fazer o leitor pensar que, caso a Terra orbitasse realmente um sol, teria que haver uma discrepância entre o horário do relógio e a posição do sol, que se acentuaria ao longo do ano. Uma pegadinha engenhosa que vai parecer um raciocínio perfeitamente lógico para qualquer um que desconheça esse pequeno detalhe sobre os períodos referentes à rotação da Terra.

E havia CENTENAS de sofismas como este, alguns bem toscos, gargalháveis, outros mais capciosos, mas se alguém tentar inventar apenas 10 falácias como estas terá uma ideia do quanto alguma pessoa, ou várias, se dedicaram pra fazer isso. Até aqui temos apenas um fato isolado, um tanto peculiar, mas com alguns aspectos difíceis de entender que aguçam a curiosidade. Nada mais.

Permitam-me que me adiante um pouco...

Como já disse, lá pelo início dos anos 2000, não se falava em terraplanismo e não pude encontrar nenhuma outra referência na internet sobre este assunto, além desse mencionado e misterioso site.

Mas permita-se considerar, apenas como uma hipótese provisória a ser examinada, que o movimento terraplana seja parte e desempenhe um papel no projeto mais amplo delineado no Documento da Cunha. A estratégia da Cunha previa uma fase inicial descrita como de "pesquisa", que evidentemente não deve ser entendida como pesquisa arqueológica para encontrar restos da Arca do Noé, ou vestígios paleontológicos fossilizados de serpentes falantes pré-diluvianas, nem nada do gênero...

Pesquisa para eles significava desenvolver material e técnicas de propaganda e persuasão. Logo podemos supor que se terraplanismo for parte do projeto Cunha, então essa página estaria inserida dentro do contexto de "pesquisa" proposto para a fase 1. O site "The Contradictions of the Mathematicians" teria função de repositório ou compêndio de falácias planistas, assim como de desenvolver o discurso "teórico" básico, que seriam utilizados alguns anos depois pelos primeiros impulsionadores desta teoria de conspiração, já nas fases 2 e 3 do projeto Cunha.

Ser parte de um projeto maior, para o qual há um grande investimento, poderia explicar o aparentemente incrível esforço para desenvolver um site daquele tamanho e com tanto conteúdo. Mas, se a Terra plana é parte do projeto Cunha, então qual seria o papel dessa teoria da conspiração? Se esta hipótese se provar verdadeira, então este papel não seria outro senão o de estimular na cultura popular o preconceito e o descrédito pela Ciência. Especialmente na camada mais numerosa e mais simplória da população.

Quem está um pouco por dentro disso, já deve ter percebido que o discurso terraplanista é profunda e raivosamente anti-ciência. Não é apenas a NASA que eles atacam, mas o terraplanilson é estimulado ( ou induzido ) a desenvolver uma profunda desconfiança em relação a todo processo de produção científica, e especialmente "heróis" da Ciência como Pitágoras, Galileu, Newton, Darwin, Eintein, Pauster, Sagan... os mais conhecidos, são sistematicamente demonizados e ridicularizados.

O único verdadeiro gênio da Ciência seria Nikolas Tesla, e é bastante fácil entender porque Tesla reuniria todas as características ideais para ser o herói da Ciência dos terraplanilsons. Porém não vou discutir este ponto agora para não me desviar muito, mas apenas observar que até isso ( encontrar a figura obscura de Tesla e trabalhar para fazer dele um mito ) aponta para a existência de cabeças pensantes na origem deste movimento.

Evidentemente há muito pouca base apresentada para tanta especulação, mas como disse antes, iria apenas me adiantar um pouco...

Retomando a história, já nem me recordava mais deste tal site quando, acho que no final de 2016, tomei conhecimento pela 1ª vez que havia um certo número de pessoas, viventes do séc. 21, advogando que a Terra seria plana. Como qualquer um achei cômico em um primeiro momento e espantoso em seguida, quando descobri a proporção que aquilo tinha tomado.

Por curiosidade, diversão, mas também espanto, olhei muitos destes sites e vídeos dos caras e juntamente com ajuda de outras pessoas, até tentei argumentar com vários destes iludidos, mostrar de maneiras diferentes que estavam sendo enganados. De início você percebe que os canais terraplana são muito desonestos: apagam comentários, perguntas e discussões. Até te bloqueiam se incomodar demais. Mas também constata que a maioria destes vigaristas esta lucrando com isso: além dos views no YT, no Facebook oficial são vendidos souvenirs e os líderes desse golpe no Brasil, todos eles, indicam contas
PayPal para "doações para pesquisa". Isso parecia explicação mais do que suficiente: tratava-se de um golpe. Como sempre alguns espertos explorando muitos otários.

Mas ocorreu que certa feita um terraplanoide me solicitou (ou desafiou) que idealizasse um experimento que comprovasse a curvatura e eu bolei um procedimento simples e barato para isso. Este aqui:

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=13837.msg925565#msg925565

Porém faltava incluir no modelo o efeito da refração atmosférica e procurando dados sobre refração os encontrei em uma video aula de topografia no YT. Nesse vídeo, nos comentários, um cidadão dizia ser topógrafo, engenheiro, matemático e estar há 15 anos fazendo experimentos na terra e no mar sem jamais ter conseguido detectar curvatura. E deixava um email da uff (federal fluminense). Obviamente estava mentindo porque em Búzios com um binóculo comum pude ver claramente a curvatura, mas um topógrafo com teodolito tentava há 15 anos e não conseguia...

Mas e daí? E daí que pelo email da UFF comecei a reparar em vários comentários deste mesmo cara em muitos vídeos terraplanistas. Sempre inventando absurdos e sempre se identificando como matemático e engenheiro. Bom, sou curioso por natureza e isso era intrigante: era claro que quem se dava ao trabalho de manter um canal desses faturava um dinheirinho com isso, mas que motivação poderia ter alguém pra ficar postando comentários mentirosos?

Poderia ser uma espécie de troll mas logo percebi que não era o único, havia muitos que pareciam estar fazendo a mesma coisa... Mas pra quê?!

Então entra na história o cidadão que aparece no vídeo abaixo babando o ovo do Dr. Afonso Vasconcelos:


Batizado com o parnasiano nome de José Márcio Castro Alves, se diz jornalista e também publica vídeos "provando" que a Terra é plana. Em um desses deixei um comentário qualquer e um nick feminino respondeu me insultando em um comentário de umas 70 linhas... Iniciou-se ente mim e o nick um breve e inútil bate-boca até que recebi no meu Gmail uma notificação do YouTube com outro nick feminino (mais uma terraplanilsa) se intrometendo na conversa também para me insultar. Pois bem, quando finalmente tive um tempo para entrar no canal e responder, o comentário feito pelo nick 2 havia sumido. Mas exatamente o mesmo comentário havia sido repostado pelo nick 1.

Deu pra entender? Nick 1 e nick 2 eram a mesma pessoa usando contas diferentes! Ocorre que nick2 era a conta real da pessoa, e nick1 apenas uma conta que ela criou para se passar por terraplanista e ficar defendendo esta maluquice em vídeos planistas.

Por distração ela acabou me enviando a resposta logada na conta errada, na sua conta real. Quando percebeu a besteira que tinha feito, a anta deletou o comentário, logou na conta fake e reenviou exatamente o mesmo comentário. Tremenda burrice porque a intenção era não revelar sua verdadeira identidade, mas com isso não teve outro resultado senão o de justamente revelar sua identidade.

Claro, porque não adiantou nada ela ter apagado rapidamente o comentário enviado pela sua conta real porque a gente recebe estes comentários também pelo Gmail!!! Postando em seguida o mesmo comentário pela conta fake revelou justamente o que tentava esconder: nick1 e nick2 eram a mesma pessoa e nick2 sua identidade real.

Agora começa a ficar interessante... A conta fake era só para terraplanismo e bisbilhotando o GooglePlus ela estava inscrita em vários cursos EAD de Ciência da Univesp, como que querendo aprender alguma coisa para usar nestas discussões a favor da terra plana. Mas pela identidade real pude ter acesso a várias coisas como Facebook, twitter... Chama-se Jane Silva, formada pela Veiga de Almeida não me lembro em quê, reaça de extrema direita e bolsonete.

Bom... pelo menos eu achei que fosse, porque nas redes sociais ela se dedicava compulsivamente a defender os seguintes temas:

- Negacionismo climático
- Bolsonaro
- Intervenção militar no Brasil (golpe)
- E curiosamente também a volta da Monarquia.

Mas Terra Plana parecia que estava sendo paga pra isso, não só pelo perfil fake, mas como disse, já sabia que existiam várias contas que também mentiam sobre terra plana nos comentários do YT.

Só que aí eu fui bisbilhotar a vida do cidadão que aparecia no vídeo, o tal de José Márcio Castro Alves, e qual não foi minha surpresa ao ver que José Márcio também tinha 5 obsessões nas redes sociais e parecia que não fazia outra coisa na vida:

- Negacionismo climático
- Bolsonaro
- Intervenção militar no Brasil (golpe)
- Curiosamente também a volta da Monarquia.

- Terra Plana!!!

Era muita coincidência para ser coincidência...

Pulando de galho em galho ainda descobri mais uma pessoa que se dedicava full time a estes 5 temas, e outra que fazia o mesmo com todos estes assuntos exceto o negacionismo climático. Não poderia ser coincidência, estavam fazendo isso profissionalmente. Mas o que eu não conseguia entender era qual a relação entre, por exemplo, terra plana e monarquia.

Isso não fazia o menor sentido! Porque alguém que pagaria pessoas para fazer marketing velado de Terra plana também pagaria para postar opiniões favoráveis à Monarquia no Brasil? Era impossivel que uma coisa tivesse relação com a outra.

A resposta veio para mim recentemente com esta notícia:

Citar
O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) pagou R$ 56 mil da cota parlamentar para duas empresas de consultoria monitorarem redes sociais, sites de jornais, e rebater acusações nos veículos através de ações de marketing virtual.

Foram contratos com a IVS Comunicação e em especial com a MPI Digital, especializada em consultoria nas redes sociais. E não se trata de clippagem, serviço tradicional de empresas para acompanhar citações do cliente e assuntos correlatos.

Como eu não pensei nisso!! Simplesmente existem empresas como a MPI Digital que se especializaram em fornecer este serviço escamoteado pelo nome de "marketing virtual". Então se cliente A contrata a MPI para fazer marketing virtual da Terra plana e cliente B contrata a mesma empresa para marketing virtual de sistema monárquico, então pode calhar que um mesmo "funcionário" da MPI faça postagens para cliente A e cliente B ao mesmo tempo. Não havia nenhuma relação entre Monarquismo e Terraplanismo além do fato de Jane Silva e José Márcio Castro Alves estarem na folha de pagamento da mesma firma de "marketing virtual"!!!

E quanto será o custo deste serviço? Sabemos pelo processo do mensalão que o deputado João Paulo desembolsou 56 mil na época, mas não sabemos detalhes deste contrato ( tempo, amplitude...) para avaliar o custo deste serviço. Mas parece caro para que pessoas como Martins, Enzo e Gideão estivessem bancando esse custo. Logo, se não eram estes pés rapados que estavam bancando o marketing virtual terraplanista, então isso favorece a conjectura de que todo o movimento terraplanista tenha sido impulsionado a partir de uma origem centralizada, e a imensa maioria dos vigaristas terraplanoides estejam apenas surfando uma onda que eles nem sabem como e onde foi criada.

Você só precisa gerar a onda e os surfistas oportunistas, vigaristas a serviço deles mesmos, irão amplificar a onda trabalhando assim, sem saber, em favor dos interesses que geraram a onda. Para criar e depois manter a onda é preciso alguns "investimentos", como a base teórica (as falácias) criadas e compiladas no site "The Contradictions of the Mathematicians", os primeiros impulsionadores da onda e disponibilizar formas destes primeiros impulsionadores lucrarem com isso, o que também é importante para atrair novos impulsionadores independentes, financiar marketing virtual e talvez convenientes formadores de opinião tal como um geofísico como o Afonso de Vasconcelos.

Mas que provas eu posso dar que essa história toda com Jane Silva e José Márcio Castro Alves é real?

Bom, você pode dar uma olhada no que o José Márcio está postando no YT, no Face, no seu blog... há um ano atrás ele se dedicava compulsivamente a estes 5 temas que listei. Se não perdeu essa boquinha deve estar fazendo a mesma coisa agora.

A incrível conversa ( e longa ) que eu tive com a vigarista Jane Silva foi tremendamente reveladora mas infelizmente foi deletada pelo dono do canal. No entanto buscando mais informações sobre Jane Silva encontrei Cih de Aquino, uma petista com quem ela debatia frequentemente em redes sociais e blogs e que parecia ter conhecido Jane pessoalmente. Então tentei contactar esta pessoa para ver o que eu poderia descobrir sobre Jane, porém não queria criar uma conta no face pra isso mas descobri que Cih tinha um canal no YT, onde havia postado um único vídeo, e tentei me comunicar com ela por este canal.

Por esse canal transcrevi meu diálogo com a Jane Silva e expliquei o ocorrido, solicitando informações. Infelizmente minha conta no YT estava penalizada em função de falsas denúncias de terraplanistas que usam esse expediente para limitar a ação de questionadores. Como o YT não checa as denúncias e penaliza automaticamente, através de algoritmo, minha conta estava falsamente marcada como spammer e quando isso acontece várias mensagens suas não são postadas ( por exemplo, com links ou figuras, ou muito extensas, etc... várias restrições ), porém o YT faz isso de modo que você veja suas mensagens como se tivessem sido postadas, porém elas não aparecem para mais ninguém. A razão para isso é fazer com que o spammer neófito não perceba que está penalizado e não crie uma outra conta "limpa". Por essa razão meus posts não apareceram no canal de Cih de Aquino, exceto um.

Por isso mesmo não vai fazer muito sentido, já que este post isolado está totalmente fora de contexto. No entanto você pode ver que eu publiquei este post há 11 meses e ele relata exatamente o que contei aqui, dando os endereços das contas de Jane Silva e sua conta fake Lydia Toledo no GooglePlus.

Contudo, apesar deste post estar marcado lá no canal como favoritado, na verdade Cih de Aquino só o viu meses depois, e quando me respondeu eu já tinha perdido o interesse no assunto. Além disso, pela esposta, ficou claro que ela não tinha entendido bulhufas porque o YT só publicou este único post, totalmente fora de contexto.

Abaixo o comentário que deixei no vídeo de Cih de Aquino e o link para o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=C468EUQhJWE&lc=z12kddcworimg5g5k04cfvbzbo2rxbnildw&feature=em-comments

Citar

Abaixo estou colando o comentário que fiz lá no canal do reaça. Precisamos combater essa onda reacionária mostrando a calhordice dessas pessoas. Os mesmos patrocinados por quem está fazendo propaganda pelo novo golpe militar, são os patrocinados pelos grupos religiosos que apoiados pela bancada evangélica  estão travando uma guerra santa contra o Ciência e pelo emburrecimento geral da nação.

-------------------------------------------

Meus amigos, a vida é assim: quem revira lixo não vai encontrar ouro. Debaixo do lixo só há mais lixo mesmo.

Leiam este comentário antes que deletem e me bloqueiem neste lixão! Há algo de podre no reino da Terra plana.

Quem acessa vídeo de terraplanista já sabe que vai ver algo cômico, mas a hilariedade do que aconteceu ontem superou minhas mais otimistas expectativas. Pois imaginem que a Sra. +Jane Silva distraiu-se por um momento e esqueceu que não estava logada no seu perfil fake de +Julya Toledo, onde ela, com uma atuação de quem nunca vai ser contratada nem pra fazer ponta em Malhação da Globo, costuma representar o papel de uma terraplanista retardadamente convicta na grande comédia dos comentários do Youtube.

Quando percebeu a cagada que tinha feito, +Jane Silva apagou rapidinho o comentário, SÓ QUE... ( agora sim, mostrando a inteligência de uma autêntica terratapada ) me enviou O MESMO comentário de novo. Mas então já logada no perfil fake de Julya Toledo! E tudo isso porque ela não queria que EU soubesse que +Jane Silva, carioca, que comprou diploma na Veiga de Almeida, anda pelas sombras do YT disfarçada de terraplanista que atende (se você assobiar antes) pelo nome de Julya Toledo.

Imagine então se quisesse... É realmente uma "gênia" esta Jane Silva. Bom, QI para ser terraplanista ela já mostrou que tem, agora só falta cumprir o requisito de achar mesmo que a Terra é plana.

Isto porque Jane Silva não quer realmente retroceder o mundo até a Idade do Bronze de uma Terra plana. Não, ela se contentaria em retroceder o Brasil até o tempo do Império, talvez até com escravos e Igreja Católica sendo parte do Estado. Mas se não der, se for muito difícil, Jane está fazendo campanha no Facebook para o Brasil voltar "só" 50 anos no tempo com o retorno da ditadura militar à Brasília.

Você que sabe que a Terra não é plana já entendeu, mas para Planilson é sempre bom explicar duas vezes: Julya, digo, Jane Silva é reacionária de extrema direita, bolsonete, monarquista e viúva inconsolável da Ditadura militar.

Porém nenhuma destas graves deformações de caráter teriam importância para um terraplanilson desde que Jane Silva abraçasse de coração a causa de ser um peixinho de Papai do Céu vivendo dentro do Grande Aquário Plano! Mas o quê um Planelson diria se soubesse que quando não está fingindo ser Julya Toledo, ela, além de ter uma aparência bem menos... cuidada, também curte, compartilha e recomenda vídeos como o "Transição Planetária", onde um outro idiota diz bobagens pseudo-científicas só que nestas bobagens pelo menos o sol é uma estrela realmente há 140 milhões de km, a Nasa é uma agência espacial séria que emite relatórios confiáveis no qual ele se baseia, e, claro, a Terra é um planeta esférico fazendo parte do sistema solar. *E Jane Silva concorda, acha que faz sentido, curte,
compartilha e recomenda este tipo de vídeo. Uau!*

Seria um caso grave de esquizofrenia? Dupla personalidade? Ou só mau caratismo mesmo?

Talvez mais algumas descobertas interessantes ajudem a decidir: o camarada aí do vídeo se chama parnasianamente de José Marcio Castro Alves, e por uma destas coincidências da vida, também quando não está fingindo que acredita que a Terra é plana, é reaça de extrema direita, monarquista e faz campanha na internet pela volta da ditadura militar. Curiosa coincidência, né?

Em seu blog José Marcio afirma ter como ídolo e espelho ninguém menos que ALBERT EINSTEIN, o suposto maçom a serviço dos iluminattis nos delírios terraplanistas, e em um vídeo acusa gays e comunistas de terem um plano para destruir a valiosa ciência da Biologia. Ciência que presenteou a humanidade com a Teoria da Evolução.

Mas José Marcio faz também vídeos ensinando que gravidade não existe e a Teoria Gravitacional de Einstein é fraude. Em outros combate a Biologia e a Teoria da Evolução...

Seria mais um caso esquizofrênico de dupla personalidade?

Jose Marcio se diz jornalista de formação e divide seu tempo entre Facebook, onde posta várias vezes por dia, TODOS OS DIAS, postagem de vídeos no Youtube e um blog onde escreve artigos, e em todas estas mídias se dedica exclusivamente a fazer propaganda conservadora, monarquista e de uns tempos pra cá de terra plana também. Aparentemente não sobra muito tempo para ter um emprego, então ou o Sr. Jose Marcio é um felizardo que vive de
renda e tem muito tempo livre, ou então alguém o paga para que ele possa se dedicar somente a isso.

O que será? O que você acha?

As coisas começam a fazer algum sentido... Em seu perfil fake de Julya Toledo, Jane Silva parece ter também muito tempo livre. E está inscrita em canais como do Editorial Live, que mostra provas inequívocas de que a Terra NÃO é plana, e Jane também tem tempo para assistir aulas sobre Ciência na universidade virtual Univesp. Parece que Jane, apesar de curtir e recomendar o vídeo "globalista" Transição Planetária, está querendo aprender algo básico sobre Ciência e Astronomia para usar quando refutarem os clichês terraplana que ela foi instruída a espalhar em comentários sem noção pelo YT, como estes deste vídeo.

Não é difícil confirmar que Jane Silva e Julya Toledo são a mesma pessoa. Para ver o canal de Jane Silva no Google Plus acrescente "113907684247045885726" à url do Google plus. Eu não posso pôr o link aqui senão este comentário vai direto pra caixa de spam.

Mas éassim:

plusPONTOgooglePONTOcomBARRA113907684247045885726 , substituindo PONTO por . e BARRA por /

Jane e Julya escrevem exatamente da mesma forma, e as duas se interessam em assinar canais de propaganda política conservadora, além de ambas compartilharem vídeos do Sr. José Marcio Castro Alves. Inclusive as duas desconhecem que "engodo" é uma palavra paroxítona terminada em O, e como tal não deveria ser acentuada. Para quem se dedica tanto a isso seria recomendável pelo menos saber a grafia correta.

Mas mesmo com todos estes estranhos indícios seria precipitado suspeitar que pessoas estão sendo pagas para "contestações infundadas nas redes sociais"???????

A própria Jane Silva mais uma vez se entrega, demonstrando que conhece bem o esquema:

"Ahhh tá explicado... Vc é mais esquizofrênico que tem alucinações, ou é pago para "contestações" infundadas nas redes sociais apenas para criar polêmicas destrutivas e inconsistentes.  Este "problema" tem acometido muita gente atualmente. Alguns fingem que são retardados, mas na verdade são "profissas" de mau caráter espalhados para tentar desmoralizar pessoas sérias como este senhor do vídeo. São só marginais..."

Foi o que ela disse...

1 - Cinicamente ela me qualifica como "esquizofrênico" (embora, diferentemente dela, eu só tenha uma personalidade) e insinua que "Jane Silva" é um delírio que inventei. Uma mentira que vai ser desmascarada por qualquer um que comparar o perfil da Jane Silva com o da Julya Toledo. E ela sabendo que me enviou o 1º comentário como Jane Silva e apagou minutos depois, mas a anta, TOTALMENTE ANTA, me reenvia o mesmo texto, SEM MUDAR UMA VÍRGULA, já logada como Julya Toledo!! Se ela não queria ser desmascarada bastaria essa capivara não ter se dado ao trabalho de reenviar o mesmo texto da Jane Silva!

Hahahahahahahahaha!! Nem pra vigarista remunerada da Terra plana essa abestalhada presta! :-D

2 - Depois até confessa saber que "este problema tem acometido muito gente atualmente". Mas como ela sabe que há gente ganhando uns trocados pra mentir sobre o que não acredita? Hummmm...?

3 - O resto é uma deprimente confissão dela reconhecendo que é perfeitamente consciente que seu expediente é próprio de uma mau caráter.

My friends, essa idiotice de Terra plana não pode ter surgido assim do nada... É bastante óbvio que quem inventa as falácias e sofismas que iludem bobocas religiosamente fanatizados, sabe perfeitamente que está mentindo. De repente deslizes como esse da Jane dão um pequeno vislumbre de uma grande sujeira que está por baixo.

Se quer tirar a prova confira rápido os canais Julya e Jane, antes que a vigarista delete ou altere tudo. Esse meu comentário provavelmente será excluído pelo dono do canal, como é praxe em canais de terraplana. Se ele não o fizer, é apenas para não se desmoralizar ainda mais fazendo o que eu disse que ele iria fazer.


Offline Pedro Reis

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.457
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #84 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 21:01:42 »
Rola uma sinopse com os principais spoilers? :/

Eu sei, ninguém vai ler.

E o pior é que a salvação do mundo depende de eu conseguir fazer este alerta.

Sem brincadeira.

Offline Zero

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #85 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 22:01:37 »
Rola uma sinopse com os principais spoilers? :/

Amanhã se der tempo eu faço (ou hoje ainda). Dei uma lida por cima, compreendi o que o Pedro quis dizer, não sei se passarei fidedignamente a essência do assunto, enfim, tentarei. (Caso queira complementar o minha sinopse Pedro fique à vontade)
Por questão de faculdade/trabalho, optarei por entrar no fórum somente nas sextas-feiras e aos finais de semana. Portanto caso eu não responda algum tópico/mensagem, já sabem o motivo.

Offline Zero

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #86 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 23:06:37 »
Sinopse

Pedro argumenta com Euler sobre o motivo que ele acredita não ser um mero trolismo, dando argumentos baseando-se no comportamento do Afonso, citando também a questão das ações de Sara Winter, o documento cunha e o Criacionismo Científico.


Resumo

Pedro e Euler1707 estavam discutindo sobre os motivos do Afonso expor-se ao ridículo, Euler aponta que o principal motivo seria por trolismo em si, já Pedro discorda, afirmando que trolismo seria o último motivo em que ele acreditaria como motivo das ações do Afonso.

A minha conjectura específica é sobre se o Dr. Afonso Vasconcelos Lopes estaria sendo pago para fazer publicamente papel ridículo, posando de ignorante/retardado/demente no Youtube. Como para tudo sempre há uma causa, sendo trivial a constatação que este geofísico não é NADA DISSO, deve haver motivo para que se sujeite a PARECER TUDO ISSO.

Como eu, por formação, sou pessoa analítica e sistemática (meu trabalho como gari da Comlurb exige estes atributos), jamais chutaria desleixadamente como 1ª hipótese se tratar de um troll, como você fez. Esta seria a última opção, caso fossemos obrigados a descartar todas as outras.

Sua explicação simples implica que um homem adulto, de inteligência acima da média, excelente formação intelectual, pelo que tudo indica de bom nível sócio-econômico, pai de família e psiquicamente são, de repente resolveu se divertir como um adolescente desocupado gravando quase 300 vídeos em pouco mais de 1 ano, e em cada um deles se denegrindo como homem e profissional, causando embaraço a família e amigos.

E você deve ser capaz de perceber que um GEOFÍSICO dizer que a Terra é plana, coberta por uma cúpula gigante onde se fixam todas as estrelas conhecidas, em cujo interior flutuam todos os planetas e ATÉ o SOL (logo ali, bem acima das nuvens), e ainda por cima este domo colossal realizando um giro completo a cada 24 horas, sua base atritando contra a borda da Terra, favorece as oportunidades profissionais e de negócios tanto quanto um obstetra garantir às pacientes que bebês serão trazidos por cegonhas.

Estas implicações parecem estar em franca contradição com a sua hipótese simples. Além disso, diferentemente do troll típico, ele dispensa o anonimato e bota pra bater a cara, o nome, sobrenome, currículo e biografia.

Posteriormente Pedro continua explicando o motivo de não ser trolismo a ação do Afonso e também pega de exemplo Sara Winter para reforçar sua argumentação. Mostrando como o apoio financeiro de grupos age em prol de indivíduos disseminadores de ideias, que não necessariamente refletem suas formas de pensar.

Pedro cita um trecho do artigo da wikipedia sobre o documento da cunha.
Citação de: Wikipedia
A estratégia da cunha foi planejada com objetivos de cinco e de vinte anos em mente a fim de conseguir a conversão da corrente predominante. Um componente notável do trabalho foi seu desejo de abordar "conseqüências sociais" percebidas e promover uma agenda social conservadora em uma ampla gama de assuntos incluindo aborto, eutanásia, sexualidade e outros movimentos de reforma social. Ela criticava "reformadores materialistas [que] advogavam programas de governo coercivos" aos quais ela se referia como "uma cepa virulenta de utopia".

Além da promoção dos objetivos da Fase I de propor pesquisas e publicações relacionadas ao design inteligente e esforços com vistas à sua integração na academia, a estratégia da cunha põe ênfase no patrocínio das Fases II e III com vistas a aumentar o apoio popular às ideias do Discovery Institute. Espera-se que o apoio à criação de livros de nível popular, artigos de jornais e revistas, cartas à redação, produções em vídeo e seminários de apologética encorage os crentes a influenciar a cultura mais ampla em direção à aceitação do design inteligente, o que por sua vez leva ao objetivo último dos autores da estratégia da cunha: a reforma social e política da cultura americana.

E cita a questão dos movimentos anticiência.
Antes de tudo vamos ter em mente que DI é uma estratégia complementar do Criacionismo Científico, que por sua vez surgiu como estratégia complementar do Criacionismo. Ou seja, estes movimentos não são antagônicos nem separados, mas surgiram como adaptações ou sofisticações das estratégias anteriores, quando se notou que estas não podiam alcançar os objetivos almejados.

Mas todos estes movimentos, que representam o mesmo interesse, são profundamente anti-ciência. O problema com a Ciência é que ela surge no próprio imaginário popular como uma autoridade capaz de desautorizar o discurso religioso. A própria Igreja Católica, após o Concílio II, desiste de disputar autoridade com a Ciência e declara que "a Igreja não tem todas as respostas e a bíblia não é um livro de ciências, e que precisa ser interpretado". O Concílio II é um divisor de águas e atualmente a ICAR aceita oficialmente a Teoria da Evolução, porém com ressalvas.
[...]

Pedro termina com o post, posteriormente ele continuou com sua argumentação.

Farei da mesma forma, por hoje não farei a segunda parte.
Amanhã terminarei.

* Tentei ser imparcial, destaquei mais o lado do Pedro, mas por questão de resumo. Caso eu tenha me equivocado fiquem à vontade para me corrigir.
Por questão de faculdade/trabalho, optarei por entrar no fórum somente nas sextas-feiras e aos finais de semana. Portanto caso eu não responda algum tópico/mensagem, já sabem o motivo.

Offline Euler1707

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 875
  • Sexo: Masculino
  • não há texto pessoal
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #87 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 23:52:42 »
Zero resumiu bem tudo.

Offline Euler1707

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 875
  • Sexo: Masculino
  • não há texto pessoal
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #88 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 23:53:45 »
Rola uma sinopse com os principais spoilers? :/

Eu sei, ninguém vai ler.

E o pior é que a salvação do mundo depende de eu conseguir fazer este alerta.

Sem brincadeira.
Você não pode estar falando sério.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 35.686
  • Sexo: Masculino
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #89 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 00:00:34 »
Existe de fato um argumento social-psicológico de que coisas como o extremismo trumpista ajuda a "normalizar" o absurdo e ao mesmo tempo, melhorar a aceitabilidade de coisas menos extremas, mas já nessa direção (direita não-extrema), e até forçando os opositores a se mover nessa direção (esquerdistas terem que conceder a algum grau maior de centro-direitismo).

Mas isso não é a "estratégia de cunha", mas praticamente o contrário, empurrar com força a "janela de Overton," ou "janela de discurso", aumentando o "considerável".

https://en.wikipedia.org/wiki/Overton_window

<a href="https://www.youtube.com/v/_v-hzc6blGI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/_v-hzc6blGI</a>




Não sei se isso de fato seria necessariamente uma motivação por trás dessas coisas. Acho que os ganhos financeiros mais imediatos já são suficientes, embora isso possa ser um efeito colateral.

Adicionalmente, N em cada 1000 pessoas simplesmente terão um parafuso a menos. Em alguns casos isso determinará coisas como um comportamento excepcionalmente violento, ou ficar babando e olhando para o nada por horas, mas em outros casos o determinado pode ser alguma bizarrice geralmente rotulada de loucura apenas de maneira jocosa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade_histri%C3%B4nica

Essas coisas não são mutuamente excludentes à versão conspiratória da coisa, mas devem ser explicação suficiente e mais parcimoniosa para a maior parte dos casos. Não deverá ser o caso para instâncias de coisas como palestras abertamente patrocinadas por grupos ou indivíduos alinhados com o que a pessoa defende. "Conspiração" requer uma fachada que oculte os verdadeiros financiadores.

Offline Euler1707

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 875
  • Sexo: Masculino
  • não há texto pessoal
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #90 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 00:04:11 »
Bem, Pedro, mais claro do que você foi, não dá pra ser. Você foi bastante convincente na exposição dos motivos que te levaram a crer na hipótese de que o Dr. Afonso está sendo financiado por alguma organização que pretende levar uma certa agenda de propaganda ideológica, e se você tem mais evidências quanto à isso, e pretende seguir expondo essas suas evidências, então o faça assim. Te parabenizo por seu trabalho, e peço desculpas caso eu tenha feito você se estressar desnecessariamente aqui. Boa sorte com o seu trabalho.

Offline Pedro Reis

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.457
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #91 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 00:15:58 »
Rola uma sinopse com os principais spoilers? :/

Eu sei, ninguém vai ler.

E o pior é que a salvação do mundo depende de eu conseguir fazer este alerta.

Sem brincadeira.
Você não pode estar falando sério.

Tô falando sério quando digo que ninguém vai ler. ( O Zero é um herói )

Sobre a salvação do mundo não, porque o mundo não tem salvação.

Mas esse tipo de coisa aí embaixo me assusta de verdade.


Exclusivo: investigação revela exército de perfis falsos usados para influenciar eleições no Brasil
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42172146

O lobby para o fim da neutralidade na internet americana usava inclusive roubos de identidades verdadeiras para criar comentários falsos a seu favor.

Two million identities stolen for fake net neutrality comments
Based on the reports filed with the NY AG's office, some of them are already dead.
https://www.engadget.com/2017/12/14/fake-net-neutrality-comments-stolen-identities/

Isso é muito novo, e a sociedade ainda não sabe como lidar. Ou se vai haver alguma forma de lidar com isso. Ações dessa natureza ajudaram a por um idiota como Trump no poleiro mais alto do poder, embora eu não saiba precisar o peso que possam ter tido.

Na mídia tradicional um charlatão como Lair Ribeiro também tinha espaço, mas se ele causa muito dano ( como por exemplo a pilula contra o câncer ) a refutação vai surgir com espaço igual ou maior. Porém nas redes sociais há a tendência do charlatão investir mais recursos e energia no seu golpe, do que farão seus detratores bem intencionados. E o advento de coisas como "marketing virtual" se tornam basicamente ferramentas muito mais para vigarice de qualquer tipo do que outra coisa.

Offline Pedro Reis

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.457
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #92 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 00:21:29 »
Bem, Pedro, mais claro do que você foi, não dá pra ser. Você foi bastante convincente na exposição dos motivos que te levaram a crer na hipótese de que o Dr. Afonso está sendo financiado por alguma organização que pretende levar uma certa agenda de propaganda ideológica, e se você tem mais evidências quanto à isso, e pretende seguir expondo essas suas evidências, então o faça assim. Te parabenizo por seu trabalho, e peço desculpas caso eu tenha feito você se estressar desnecessariamente aqui. Boa sorte com o seu trabalho.

Euler, eu é que te peço desculpas se fui grosseiro. Compreendo que é natural que o rótulo "teoria de conspiração" seja automaticamente atribuído a ideias que pareçam mirabolantes. Mas às vezes a realidade é mirabolante: o sistema Echelon é algo mirabolante e todos rotulavam como teoria da conspiração até o Snowden fazer suas revelações.  E o mais curioso é que a existência do Echelon nem nunca foi secreta.

Offline Zero

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #93 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 23:39:00 »
Continuando.

Resenha

Pedro analisa o fato de um site de 2003, de caráter profissional, espalhar centenas de argumentos a favor da Terra Plana, muito antes de ser comentada como é atualmente. Espantou-se em 2016 pela grande comunidade de terraplanistas e descobriu como um perfil verdadeiro e outro fake são usados para espalhar informações em prol de ideias que não condizem com a realidade, bem como a maneira dessa e de muitas outras pessoas de agir quando são contrariadas.

Resumo

Pedro começa a contar uma situação que aconteceu a algum tempo e que deixou-o de queixo caído, levando-o a criar suposições. Também narrou um achado a 15 anos atrás de um site que não era trabalho amador, muito bem feito, espalhando centenas de argumentos a favor da Terra Plana, antes mesmo de se falar sobre isso.

Relatei ( aqui evidência puramente anedótica ) que ainda no ano de 2003 encontrei por acaso um site incrivelmente grande mas tecnicamente muito bem desenvolvido, porém de autoria anônima, que compilava LITERALMENTE centenas de argumentos a favor da nossa Terra ser plana. E nessa época nem se falava sobre isso...

Ainda na época, sem que eu tivesse qualquer conjectura "conspiratória" sobre o fato, mas movido apenas por diversão e curiosidade, fiz uma limitada investigação sobre o tema mas não pude encontrar absolutamente nada na internet referente à Terra plana. Essa pesquisa, também por acaso, me levou a visitar dezenas de sites de ideias bizarras ( entre milhões que existem ) o que me chamou atenção para o contraste entre este tipo página e o da Terra plana. Todos eles eram trabalho amador, tosco, relativamente pequeno e sempre indicava o autor da ideia, obviamente o maior interessado em levar o crédito ou em explorar incautos. O da Terra plana era profissional, enorme e sem vestígio de autoria. O que foi, então, para mim apenas uma particularidade curiosa para a qual não teci nenhuma explicação.

Mas era impossível não ficar intrigado com o incrível trabalho que deve ter sido montar o site, até porque os autores evidentemente tinham conhecimentos de Física, Astronomia e Matemática e se valiam de detalhes às vezes sutis para confundir o leitor. Por exemplo: há uma coisa chamada dia sideral ( que eu mesmo desconhecia ) que difere em alguns segundos do dia solar que todos conhecemos de 24 horas. Como quase todo mundo entende que uma revolução da Terra demora exatas 24 horas, isso pode ser usado para fazer o leitor pensar que, caso a Terra orbitasse realmente um sol, teria que haver uma discrepância entre o horário do relógio e a posição do sol, que se acentuaria ao longo do ano. Uma pegadinha engenhosa que vai parecer um raciocínio perfeitamente lógico para qualquer um que desconheça esse pequeno detalhe sobre os períodos referentes à rotação da Terra.

E havia CENTENAS de sofismas como este, alguns bem toscos, gargalháveis, outros mais capciosos, mas se alguém tentar inventar apenas 10 falácias como estas terá uma ideia do quanto alguma pessoa, ou várias, se dedicaram pra fazer isso. Até aqui temos apenas um fato isolado, um tanto peculiar, mas com alguns aspectos difíceis de entender que aguçam a curiosidade. Nada mais.

Posteriormente citou a questão do projeto Cunha e sua ação anticiência, uma ação com finalidades maiores e etapas para chegar ao ápice do plano.
Mas, se a Terra plana é parte do projeto Cunha, então qual seria o papel dessa teoria da conspiração? Se esta hipótese se provar verdadeira, então este papel não seria outro senão o de estimular na cultura popular o preconceito e o descrédito pela Ciência. Especialmente na camada mais numerosa e mais simplória da população.

Quem está um pouco por dentro disso, já deve ter percebido que o discurso terraplanista é profunda e raivosamente anti-ciência. Não é apenas a NASA que eles atacam, mas o terraplanilson é estimulado ( ou induzido ) a desenvolver uma profunda desconfiança em relação a todo processo de produção científica, e especialmente "heróis" da Ciência como Pitágoras, Galileu, Newton, Darwin, Eintein, Pauster, Sagan... os mais conhecidos, são sistematicamente demonizados e ridicularizados.

Pedro comenta que no ano de 2016, tomou noção da quantidade de pessoas que acreditam em Terra Plana, assim tenta argumentar com eles, mas toma conta de que os terraplanistas são muito desonestos, apagam comentários, perguntas e discussões. Até te bloqueiam se incomodar demais. Inclusive há uma rede de doações, através do paypal, dado como exemplo, para que fossem realizaras "pesquisas", uma clara desculpa para tirar dinheiro desses néscios.

Mas ocorreu que certa feita um terraplanoide me solicitou (ou desafiou) que idealizasse um experimento que comprovasse a curvatura e eu bolei um procedimento simples e barato para isso. Este aqui:

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=13837.msg925565#msg925565

Porém faltava incluir no modelo o efeito da refração atmosférica e procurando dados sobre refração os encontrei em uma video aula de topografia no YT. Nesse vídeo, nos comentários, um cidadão dizia ser topógrafo, engenheiro, matemático e estar há 15 anos fazendo experimentos na terra e no mar sem jamais ter conseguido detectar curvatura. E deixava um email da uff (federal fluminense). Obviamente estava mentindo porque em Búzios com um binóculo comum pude ver claramente a curvatura, mas um topógrafo com teodolito tentava há 15 anos e não conseguia...

Enfim, além do Afonso, ele encontrou um outro baba ovo dele (do Afonso):

Batizado com o parnasiano nome de José Márcio Castro Alves, se diz jornalista e também publica vídeos "provando" que a Terra é plana. Em um desses deixei um comentário qualquer e um nick feminino respondeu me insultando em um comentário de umas 70 linhas... Iniciou-se ente mim e o nick um breve e inútil bate-boca até que recebi no meu Gmail uma notificação do YouTube com outro nick feminino (mais uma terraplanilsa) se intrometendo na conversa também para me insultar. Pois bem, quando finalmente tive um tempo para entrar no canal e responder, o comentário feito pelo nick 2 havia sumido. Mas exatamente o mesmo comentário havia sido repostado pelo nick 1.

Deu pra entender? Nick 1 e nick 2 eram a mesma pessoa usando contas diferentes! Ocorre que nick2 era a conta real da pessoa, e nick1 apenas uma conta que ela criou para se passar por terraplanista e ficar defendendo esta maluquice em vídeos planistas.

Com isso, notou-se que era a mesma pessoa, consequentemente, Pedro investigou e descobriu o perfil do autor, bem como analisou seu comportamento.

Bom... pelo menos eu achei que fosse, porque nas redes sociais ela se dedicava compulsivamente a defender os seguintes temas:

- Negacionismo climático
- Bolsonaro
- Intervenção militar no Brasil (golpe)
- E curiosamente também a volta da Monarquia.

Mas Terra Plana parecia que estava sendo paga pra isso, não só pelo perfil fake, mas como disse, já sabia que existiam várias contas que também mentiam sobre terra plana nos comentários do YT.

Só que aí eu fui bisbilhotar a vida do cidadão que aparecia no vídeo, o tal de José Márcio Castro Alves, e qual não foi minha surpresa ao ver que José Márcio também tinha 5 obsessões nas redes sociais e parecia que não fazia outra coisa na vida:

- Negacionismo climático
- Bolsonaro
- Intervenção militar no Brasil (golpe)
- Curiosamente também a volta da Monarquia.

- Terra Plana!!!

Pulando de galho em galho ainda descobri mais uma pessoa que se dedicava full time a estes 5 temas, e outra que fazia o mesmo com todos estes assuntos exceto o negacionismo climático. Não poderia ser coincidência, estavam fazendo isso profissionalmente. Mas o que eu não conseguia entender era qual a relação entre, por exemplo, terra plana e monarquia.

Isso não fazia o menor sentido! Porque alguém que pagaria pessoas para fazer marketing velado de Terra plana também pagaria para postar opiniões favoráveis à Monarquia no Brasil? Era impossivel que uma coisa tivesse relação com a outra.

A resposta veio para mim recentemente com esta notícia:

   
Citar
O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) pagou R$ 56 mil da cota parlamentar para duas empresas de consultoria monitorarem redes sociais, sites de jornais, e rebater acusações nos veículos através de ações de marketing virtual.

    Foram contratos com a IVS Comunicação e em especial com a MPI Digital, especializada em consultoria nas redes sociais. E não se trata de clippagem, serviço tradicional de empresas para acompanhar citações do cliente e assuntos correlatos.

Como eu não pensei nisso!! Simplesmente existem empresas como a MPI Digital que se especializaram em fornecer este serviço escamoteado pelo nome de "marketing virtual". Então se cliente A contrata a MPI para fazer marketing virtual da Terra plana e cliente B contrata a mesma empresa para marketing virtual de sistema monárquico, então pode calhar que um mesmo "funcionário" da MPI faça postagens para cliente A e cliente B ao mesmo tempo. Não havia nenhuma relação entre Monarquismo e Terraplanismo além do fato de Jane Silva e José Márcio Castro Alves estarem na folha de pagamento da mesma firma de "marketing virtual"!!!

E quanto será o custo deste serviço? Sabemos pelo processo do mensalão que o deputado João Paulo desembolsou 56 mil na época, mas não sabemos detalhes deste contrato ( tempo, amplitude...) para avaliar o custo deste serviço. Mas parece caro para que pessoas como Martins, Enzo e Gideão estivessem bancando esse custo. Logo, se não eram estes pés rapados que estavam bancando o marketing virtual terraplanista, então isso favorece a conjectura de que todo o movimento terraplanista tenha sido impulsionado a partir de uma origem centralizada, e a imensa maioria dos vigaristas terraplanoides estejam apenas surfando uma onda que eles nem sabem como e onde foi criada.

Você só precisa gerar a onda e os surfistas oportunistas, vigaristas a serviço deles mesmos, irão amplificar a onda trabalhando assim, sem saber, em favor dos interesses que geraram a onda. Para criar e depois manter a onda é preciso alguns "investimentos", como a base teórica (as falácias) criadas e compiladas no site "The Contradictions of the Mathematicians", os primeiros impulsionadores da onda e disponibilizar formas destes primeiros impulsionadores lucrarem com isso, o que também é importante para atrair novos impulsionadores independentes, financiar marketing virtual e talvez convenientes formadores de opinião tal como um geofísico como o Afonso de Vasconcelos.

Pedro teve uma conversa incrível e longa com a vigarista Jane Silva, sendo tremendamente reveladora mas que infelizmente foi deletada pelo dono do canal. Pedro procurou informações sobre Jane Silva e encontrou Cih de Aquino, uma petista com quem ela debatia frequentemente em redes sociais e blogs e que parecia ter conhecido Jane pessoalmente. Com isso, tentou contactar através do youtube esta pessoa para ver o que poderia descobrir sobre Jane.

Após meses, devido a sua conta ser marcada como spam em função de falsas denúncias de terraplanistas que usam esse expediente para limitar a ação de questionadores, conseguiu com que  Cih de Aquino visse sua mensagem, mas nessa altura ele já tinha perdido o interesse no assunto.

Abaixo o comentário deixado no vídeo de Cih de Aquino.

Citar
Abaixo estou colando o comentário que fiz lá no canal do reaça. Precisamos combater essa onda reacionária mostrando a calhordice dessas pessoas. Os mesmos patrocinados por quem está fazendo propaganda pelo novo golpe militar, são os patrocinados pelos grupos religiosos que apoiados pela bancada evangélica  estão travando uma guerra santa contra o Ciência e pelo emburrecimento geral da nação.

-------------------------------------------

Meus amigos, a vida é assim: quem revira lixo não vai encontrar ouro. Debaixo do lixo só há mais lixo mesmo.

Leiam este comentário antes que deletem e me bloqueiem neste lixão! Há algo de podre no reino da Terra plana.

Quem acessa vídeo de terraplanista já sabe que vai ver algo cômico, mas a hilariedade do que aconteceu ontem superou minhas mais otimistas expectativas. Pois imaginem que a Sra. +Jane Silva distraiu-se por um momento e esqueceu que não estava logada no seu perfil fake de +Julya Toledo, onde ela, com uma atuação de quem nunca vai ser contratada nem pra fazer ponta em Malhação da Globo, costuma representar o papel de uma terraplanista retardadamente convicta na grande comédia dos comentários do Youtube.

Quando percebeu a cagada que tinha feito, +Jane Silva apagou rapidinho o comentário, SÓ QUE... ( agora sim, mostrando a inteligência de uma autêntica terratapada ) me enviou O MESMO comentário de novo. Mas então já logada no perfil fake de Julya Toledo! E tudo isso porque ela não queria que EU soubesse que +Jane Silva, carioca, que comprou diploma na Veiga de Almeida, anda pelas sombras do YT disfarçada de terraplanista que atende (se você assobiar antes) pelo nome de Julya Toledo.

Imagine então se quisesse... É realmente uma "gênia" esta Jane Silva. Bom, QI para ser terraplanista ela já mostrou que tem, agora só falta cumprir o requisito de achar mesmo que a Terra é plana.

Isto porque Jane Silva não quer realmente retroceder o mundo até a Idade do Bronze de uma Terra plana. Não, ela se contentaria em retroceder o Brasil até o tempo do Império, talvez até com escravos e Igreja Católica sendo parte do Estado. Mas se não der, se for muito difícil, Jane está fazendo campanha no Facebook para o Brasil voltar "só" 50 anos no tempo com o retorno da ditadura militar à Brasília.

Você que sabe que a Terra não é plana já entendeu, mas para Planilson é sempre bom explicar duas vezes: Julya, digo, Jane Silva é reacionária de extrema direita, bolsonete, monarquista e viúva inconsolável da Ditadura militar.

Porém nenhuma destas graves deformações de caráter teriam importância para um terraplanilson desde que Jane Silva abraçasse de coração a causa de ser um peixinho de Papai do Céu vivendo dentro do Grande Aquário Plano! Mas o quê um Planelson diria se soubesse que quando não está fingindo ser Julya Toledo, ela, além de ter uma aparência bem menos... cuidada, também curte, compartilha e recomenda vídeos como o "Transição Planetária", onde um outro idiota diz bobagens pseudo-científicas só que nestas bobagens pelo menos o sol é uma estrela realmente há 140 milhões de km, a Nasa é uma agência espacial séria que emite relatórios confiáveis no qual ele se baseia, e, claro, a Terra é um planeta esférico fazendo parte do sistema solar. *E Jane Silva concorda, acha que faz sentido, curte,
compartilha e recomenda este tipo de vídeo. Uau!*

Seria um caso grave de esquizofrenia? Dupla personalidade? Ou só mau caratismo mesmo?

Talvez mais algumas descobertas interessantes ajudem a decidir: o camarada aí do vídeo se chama parnasianamente de José Marcio Castro Alves, e por uma destas coincidências da vida, também quando não está fingindo que acredita que a Terra é plana, é reaça de extrema direita, monarquista e faz campanha na internet pela volta da ditadura militar. Curiosa coincidência, né?

Em seu blog José Marcio afirma ter como ídolo e espelho ninguém menos que ALBERT EINSTEIN, o suposto maçom a serviço dos iluminattis nos delírios terraplanistas, e em um vídeo acusa gays e comunistas de terem um plano para destruir a valiosa ciência da Biologia. Ciência que presenteou a humanidade com a Teoria da Evolução.

Mas José Marcio faz também vídeos ensinando que gravidade não existe e a Teoria Gravitacional de Einstein é fraude. Em outros combate a Biologia e a Teoria da Evolução...

Seria mais um caso esquizofrênico de dupla personalidade?

Jose Marcio se diz jornalista de formação e divide seu tempo entre Facebook, onde posta várias vezes por dia, TODOS OS DIAS, postagem de vídeos no Youtube e um blog onde escreve artigos, e em todas estas mídias se dedica exclusivamente a fazer propaganda conservadora, monarquista e de uns tempos pra cá de terra plana também. Aparentemente não sobra muito tempo para ter um emprego, então ou o Sr. Jose Marcio é um felizardo que vive de
renda e tem muito tempo livre, ou então alguém o paga para que ele possa se dedicar somente a isso.

O que será? O que você acha?

As coisas começam a fazer algum sentido... Em seu perfil fake de Julya Toledo, Jane Silva parece ter também muito tempo livre. E está inscrita em canais como do Editorial Live, que mostra provas inequívocas de que a Terra NÃO é plana, e Jane também tem tempo para assistir aulas sobre Ciência na universidade virtual Univesp. Parece que Jane, apesar de curtir e recomendar o vídeo "globalista" Transição Planetária, está querendo aprender algo básico sobre Ciência e Astronomia para usar quando refutarem os clichês terraplana que ela foi instruída a espalhar em comentários sem noção pelo YT, como estes deste vídeo.

Não é difícil confirmar que Jane Silva e Julya Toledo são a mesma pessoa. Para ver o canal de Jane Silva no Google Plus acrescente "113907684247045885726" à url do Google plus. Eu não posso pôr o link aqui senão este comentário vai direto pra caixa de spam.

Mas éassim:

plusPONTOgooglePONTOcomBARRA113907684247045885726 , substituindo PONTO por . e BARRA por /

Jane e Julya escrevem exatamente da mesma forma, e as duas se interessam em assinar canais de propaganda política conservadora, além de ambas compartilharem vídeos do Sr. José Marcio Castro Alves. Inclusive as duas desconhecem que "engodo" é uma palavra paroxítona terminada em O, e como tal não deveria ser acentuada. Para quem se dedica tanto a isso seria recomendável pelo menos saber a grafia correta.

Mas mesmo com todos estes estranhos indícios seria precipitado suspeitar que pessoas estão sendo pagas para "contestações infundadas nas redes sociais"???????

A própria Jane Silva mais uma vez se entrega, demonstrando que conhece bem o esquema:

"Ahhh tá explicado... Vc é mais esquizofrênico que tem alucinações, ou é pago para "contestações" infundadas nas redes sociais apenas para criar polêmicas destrutivas e inconsistentes.  Este "problema" tem acometido muita gente atualmente. Alguns fingem que são retardados, mas na verdade são "profissas" de mau caráter espalhados para tentar desmoralizar pessoas sérias como este senhor do vídeo. São só marginais..."

Foi o que ela disse...

1 - Cinicamente ela me qualifica como "esquizofrênico" (embora, diferentemente dela, eu só tenha uma personalidade) e insinua que "Jane Silva" é um delírio que inventei. Uma mentira que vai ser desmascarada por qualquer um que comparar o perfil da Jane Silva com o da Julya Toledo. E ela sabendo que me enviou o 1º comentário como Jane Silva e apagou minutos depois, mas a anta, TOTALMENTE ANTA, me reenvia o mesmo texto, SEM MUDAR UMA VÍRGULA, já logada como Julya Toledo!! Se ela não queria ser desmascarada bastaria essa capivara não ter se dado ao trabalho de reenviar o mesmo texto da Jane Silva!

Hahahahahahahahaha!! Nem pra vigarista remunerada da Terra plana essa abestalhada presta! :-D

2 - Depois até confessa saber que "este problema tem acometido muito gente atualmente". Mas como ela sabe que há gente ganhando uns trocados pra mentir sobre o que não acredita? Hummmm...?

3 - O resto é uma deprimente confissão dela reconhecendo que é perfeitamente consciente que seu expediente é próprio de uma mau caráter.

My friends, essa idiotice de Terra plana não pode ter surgido assim do nada... É bastante óbvio que quem inventa as falácias e sofismas que iludem bobocas religiosamente fanatizados, sabe perfeitamente que está mentindo. De repente deslizes como esse da Jane dão um pequeno vislumbre de uma grande sujeira que está por baixo.

Se quer tirar a prova confira rápido os canais Julya e Jane, antes que a vigarista delete ou altere tudo. Esse meu comentário provavelmente será excluído pelo dono do canal, como é praxe em canais de terraplana. Se ele não o fizer, é apenas para não se desmoralizar ainda mais fazendo o que eu disse que ele iria fazer.

*Fiz meio às pressas, não ficou tão bom quanto o outro, mas  penso ter passado o principal do post original. Caso alguém queira complementar ou questionar minha narrativa fique à vontade.


---------------------------------------------------
Grato e feliz pelos elogios anteriores.  :ok:
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2018, 23:51:12 por Zero »
Por questão de faculdade/trabalho, optarei por entrar no fórum somente nas sextas-feiras e aos finais de semana. Portanto caso eu não responda algum tópico/mensagem, já sabem o motivo.


Offline Zero

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #95 Online: 13 de Fevereiro de 2018, 22:39:55 »
Citar
THE SOCIAL MEDIA DEMOGRAPHICS REPORT: Differences in age, gender, and income at the top platforms

Kevin Gallagher
Aug. 4, 2017, 11:53 AM

This is a preview of a research report from BI Intelligence, Business Insider's premium research service. To learn more about BI Intelligence, click here.

Social networks are here to stay, and they're constantly evolving. Globally, more than 2.8 billion people — or 37% of the world's population — use social media, but the way those users interact with each other, and the platforms they adopt, vary widely.

In the US market, gender, income, and education level have little impact on whether an individual has adopted social networking as an activity. Age does remain a factor — younger internet users tend to be more likely to engage in social networking overall, and adopt specific social platforms.

While social platforms offer tools that let marketers target particular audience segments, advertisers must track how these audience bases — and their behaviors — are shifting. Nearly 70% of US adults use at least one social media site, according to Pew Research Center, up from 60% in 2013 and 50% in 2010.

In a new report, BI Intelligence highlights the key audience demographics for six major social platforms: Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, LinkedIn, and Pinterest. It examines multiple dimensions of change within each platform's demographic makeup — including age, income, education, gender, and overall adoption in terms of online adults in the US — and assesses how certain segments of the US population have adapted their social media behaviors. The report also explores how much time each age demographic is investing on each platform.

Here are some of the key takeaways from the report:

    US Facebook users aged 45-54 are spending more time on Facebook, and represent 21% of the total time spent on the platform, more than any other age group.
    The age composition of Snapchat users in the US has become more evenly distributed over the past year, and it appears the company is doing a better job of attracting older users.
    Teens are starting to use a category of social media called "digital hangouts." These are apps that enable users to video chat with several friends simultaneously. Over 60% of users on Houseparty, one of the most popular digital hangout apps, are under 24 years old.
    LinkedIn is popular among high-income users. Forty-five percent of US adult internet users with an income higher than $75,000 annually are on LinkedIn, making it more popular among this demographic than Instagram (31%), Pinterest (35%), or Twitter (30%).



http://www.businessinsider.com/the-social-media-demographics-report-2017-8
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2018, 22:44:06 por Zero »
Por questão de faculdade/trabalho, optarei por entrar no fórum somente nas sextas-feiras e aos finais de semana. Portanto caso eu não responda algum tópico/mensagem, já sabem o motivo.

Offline Pedro Reis

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.457
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #96 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 02:26:40 »
O Agnoscetico já linkou este vídeo no tópico de vídeos políticos. E é um vídeo político porque o Pirula denuncia que o governo Temer tem contratado youtubers famosos para fazerem uma espécie de propaganda disfarçada junto a seus assinantes.

Mas ele também aborda o uso de perfis falsos em redes sociais e outras técnicas que estariam sendo utilizadas.

<a href="https://www.youtube.com/v/z7w43wBuODI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/z7w43wBuODI</a>


Offline Pedro Reis

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.457
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #98 Online: 18 de Fevereiro de 2018, 19:46:30 »
Tenho impressão que a sociedade está entrando em uma espécie de deadlock por causa do radicalismo.

Acabei de dar uma zapeada no face de um tal de Rafael Rosset, advogado, que só escreve posts sobre conservadorismo. Estranha obsessão esta, e o face do cara é uma usina de incoerências e contradições.

Por esta conta cheguei a outra: Quebrando o Tabu, que parece estar no lado oposto do espectro. Logo de cara tem um vídeo "ensinando" aos negros como sobreviver a intervenção que vai ocorrer no RJ. Entre os valiosos conselhos está o de não portar furadeiras elétricas e guarda-chuvas. É um perigo real! As forças armadas não vão poupar pretos com guarda-chuvas.

O pior é que parece que atualmente há um vácuo entre essas duas extremidades desse espectro ideológico: o bom senso e a obviedade não têm mais lugar.

A primeira vítima nessa batalha parece ter sido a honestidade intelectual. Não faz mais sentido pra ninguém a ideia de tentar formar e emitir opinião sobre alguma coisa de maneira imparcial, isenta e equilibrada.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.704
  • Sexo: Masculino
Re:Nós e as mídias sociais.
« Resposta #99 Online: 18 de Fevereiro de 2018, 19:55:36 »
Tenho impressão que a sociedade está entrando em uma espécie de deadlock por causa do radicalismo.

É só impressão. As redes deram voz aos mais barulhentos. Mas percebo que na sociedade existe uma maioria moderada. O fórum aqui é um exemplo.

No meu grupo da família por parte de pai, com uns 25 membros, só tem um fã do Bolsonaro (e não sou eu!). E outro que é progressista, que odeia o Bolso.

No meu grupo por parte de mãe, ninguém se manifestou a favor de nenhum candidato, mas sei que uma prima é apoiadora do Bolsonaro.

O resto é gente moderada, que acha o Temer um cara razoável, que não gosta do Lula, que talvez votem no Alckmin.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!