Autor Tópico: SUS adota imposição de mãos e outras terapias alternativas  (Lida 469 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.361
SUS adota imposição de mãos e outras terapias alternativas
« Online: 15 de Março de 2018, 10:01:11 »
Citar
Médicos atacam inclusão de terapias alternativas no SUS: 'Ultrajante'

Ministério da Saúde anunciou esta semana que oferecerá práticas como aromaterapia, florais e imposição de mãos

RIO - A Associação Médica Brasileira (AMB) reagiu negativamente à inclusão de dez terapias alternativas no Sistema Único de Saúde (SUS), anunciada na última segunda-feira, 12, pelo Ministério da Saúde. A entidade considerou "ultrajante" e um "desrespeito" a incorporação dessas práticas, chamadas de integrativas e complementares, porque avalia que a verba disponibilizada para oferecê-las seria mais bem investida em outras áreas.

As novas opções de terapia são apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais (Saiba mais sobre cada uma ao fim do texto).

Com essas dez, agora o total de terapias alternativas no SUS chega a 29. No entanto, apenas duas delas são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): a acupuntura e a homeopatia. As outras não podem ser realizadas ou indicadas por médicos, embora o Ministério da Saúde possa incorporá-las — e, neste caso, elas são realizadas por outros profissionais, como fisioterapeutas e massagistas.

"Para a Associação Médica Brasileira (AMB), é ultrajante que os recursos do SUS sejam direcionados a tais práticas, enquanto a cada ano se investe menos em saúde", diz a entidade, em nota. "Vemos o uso do orçamento da União, ou seja, o dinheiro da população, que deveria estar sendo aplicado em áreas da saúde negligenciadas, estão sendo gastos em 'terapias' com a total falta de reconhecimento científico", completa.

A AMB argumenta, também, que o atual momento da saúde no Brasil não é propício para este tipo de iniciativa:

"O país vive situações graves de filas para cirurgias e exames, inclusive oncológicos, hospitais superlotados, desativação de leitos e de unidades de atendimento, avanço da febre amarela, recrudescimento de doenças, como a malária, sífilis, hepatite A, tuberculose, entre outras (...). Assim a AMB considera um desrespeito aos brasileiros o uso de valores para tais práticas e, ainda, a destinação de mais recursos para a realização de grande evento internacional, o 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas para Saúde Pública, promovido pelo próprio Ministério da Saúde", diz a entidade, referindo-se ao congresso no qual a incorporação dessas dez práticas foi anunciada.

A associação destaca que só a homeopatia e a acupuntura são especialidades médicas. A primeira, desde 1980, e a segunda, desde 1995. Mas mesmo estas preocupam a AMB:

"Em muitos casos, [essas duas especialidades] estão sendo praticadas, de forma incentivada pelo governo, por não médicos, ferindo a Lei do Ato Médico e colocando em risco a saúde das pessoas.(...) No caso da acupuntura, uma das últimas decisões judiciais foi do Supremo Tribunal Federal, publicada em 16/2, e reafirmou que o exercício da acupuntura é ilegal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que pleiteavam a competência para isso", diz a associação.
https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/medicos-atacam-inclusao-de-terapias-alternativas-no-sus-ultrajante-22489264

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:SUS adota imposição de mãos e outras terapias alternativas
« Resposta #1 Online: 15 de Março de 2018, 10:56:30 »
Citar
No entanto, apenas duas delas são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): a acupuntura e a homeopatia.

Grandes merda.

Os médicos acham "ultrajante" florais e cromoterapia, mas apoiam acupuntura e homeopatia.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.245
Re:SUS adota imposição de mãos e outras terapias alternativas
« Resposta #2 Online: 15 de Março de 2018, 11:09:09 »
O Brasil é um circo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!