Autor Tópico: Assistente Alexa envia conversas particulares para terceiros por telefone  (Lida 222 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Assistente virtual grava conversa de casal e envia áudio para outra pessoa

‘Eu me senti invadida’, disse americana que usava a Alexa, da Amazon

Na casa de Danielle (que preferiu não divulgar o sobrenome), em Portland, no Oregon, a assistente virtual da Amazon estava conectada a todos os cômodos, controlando os sistemas de aquecimento, iluminação e segurança, mas há duas semanas um incidente fez com que o amor pelo aparelho chegasse ao fim. Um telefonema, de um empregado de seu marido, alertou que conversas privadas do casal haviam sido compartilhadas com ele.

— A pessoa do outro lado da linha disse: “desconecte seus aparelhos Alexa agora — contou Danielle, à emissora KIRO7, afiliada da ABC. — Vocês estão sendo hackeados.

O funcionário, que tinha o número na lista de contatos do marido de Danielle, contou ter recebido arquivos de áudio com conversas privadas do casal.

— Nós desconectamos todos os aparelhos e ele nos disse que recebeu arquivos de áudio de gravações feitas dentro da nossa casa — disse Danielle. — No começo, meu marido estava como: “não, você não recebeu”, e o funcionário disse: “vocês estavam conversando sobre pisos de madeira”. Então, dissemos: “meu Deus, você realmente nos ouviu!”.

O casal recebeu os arquivos enviados pelo funcionários e confirmaram as conversas gravadas. Mesmo assim, era difícil acreditar que uma pessoa aleatória que morava em Seattle, a cerca de 300 quilômetros de distância, poderia saber o que se passava dentro de sua casa.

— Eu me senti invadida — contou. — Uma invasão de privacidade total. Imediatamente, eu disse: “nunca mais vou conectar o aparelho, porque não posso confiar nele”.

A assistente Alexa funciona no aparelho Echo, comercializado pela Amazon. Ela é ativada quando os microfones detectam algum chamado por “Alexa” e, a partir desse momento, atendem a comandos, como controlar a televisão, tocar músicas, acessar vídeos on-line ou contatar outras pessoas, entre outros. À BBC, a Amazon afirmou que o incidente com Danielle deve ser resultado de uma sequência improvável de acontecimentos.

“O Echo foi ativado por uma palavra na conversa que parecia como ‘Alexa’. Então, a conversa subsequente foi entendida como o pedido ‘envie mensagem’”, informou a companhia. “Em algum ponto, a conversa de fundo foi interpretada como um nome na lista de contatos. Alexa então perguntou em voz alta: ‘(o nome do contato), certo?’ Alexa então interpretou a conversa como ‘certo’”.
https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/assistente-virtual-grava-conversa-de-casal-envia-audio-para-outra-pessoa-22715039

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Assistente Alexa envia conversas particulares para terceiros por telefone
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2018, 11:37:56 »
O HAL já tinha avisado que isso ia dar problema.

Quem mandou criar um exército de Alexas domésticas que obedecem a todos os donos sem questionar? Existe um caso parecido em que um papagaio dá ordens para a Alexa.

« Última modificação: 25 de Maio de 2018, 11:47:34 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!