Autor Tópico: Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?  (Lida 441 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Chico

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Sou ateu e tenho amigos evangélicos. Eles me passaram alguns livros para ler:

Introdução à Nova Ordem Mundial - Alexandre Costa
Poder Global e Religião Universal - Juan Claudio Sanahuja

Os livros falam de muitas coisas polêmicas, mas quero focar na questão do politicamente correto. Veja o seguinte:

Citar
Se eu disser a qualquer pessoa, religiosa ou não, as seguintes frases:
-"O mundo é uma merda"
-"O planeta é um lixo"
-"O universo é uma desgraça"
-"A vida é uma porcaria"

Ela pensará que estou louco ou deprimido, e mais nada.

Mas se eu disser:

-"Deus é um merda"

A pessoa religiosa vai se sentir ofendida e responder com agressividade. Isso mostra um aspecto doentio da religião, porque para mim não faz sentido.
No passado, quando a igreja tinha autoridade, blasfêmia era punida pelas autoridades criminalmente.

Por outro lado, se eu disser:

-"Aquele cara é careca e merece tomar porrada para aprender a não sair de casa sem peruca."

Qualquer pessoa vai achar que estou louco e falando coisas sem sentido.

Mas se eu disser:

-"Aquele cara é viado e merece tomar porrada para aprender a virar homem."

A pessoa, ateísta ou não, vai se sentir ofendida e responder com agressividade. Isso é o mesmo comportamento de um religioso. Essas frases são iguais.
Atualmente, isso é discurso de ódio e é punido com processo pelas autoridades.

Os livros dizem que isso é como uma nova religião, com novos dogmas e valores. Percebo que nesse ponto, eles tem razão.
Esses livros defendem aquela teoria da conspiração globalista para explicar o motivo dessa cultura, mas se a teoria é mentira, por que esse comportamento está acontecendo na sociedade?

Não consigo achar livros e vídeos que desmentem a teoria por completo. Este assunto me incomoda e preciso descobrir a verdade, não para jogar na cara deles, mas para eu ficar em paz.


Por que o movimento LGBT é tão exagerado? Nasci na década de 1990, quando não era proibido fazer comentários que não agradassem LGBT. Hoje a intolerância à homofobia é forte. Vejo mais defesa da causa LGBT do que a injustiça contra LGBT. Vejo repúblicas de estudantes colocando bandeira LGBT na entrada sem ter nenhum morador LGBT. Vejo pichações em universidades defendendo a causa LGBT e nenhuma contra corrupção e violência, que são problemas piores.

Na última eleição, um candidato homofóbico foi processado por dizer "órgão excretor não gera filho". Não acho a frase ofensiva e, mesmo que fosse, vejo a punição como violação da liberdade de expressão, porque todos têm o direito de pensar e falar o que quiser. O errado é praticar violência, perseguição e discriminação. O país tem inúmeros problemas piores, e discutem um tema muito específico.

Não. Eu odeio Bolsonaro, não por causa da homofobia, e sim por inúmeros outros motivos.

Tem outras "minorias", mas usei LGBT como exemplo, porque conheço o antes e o depois.


Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.637
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2018, 18:38:59 »
Sei lá , as coisas mudam, mais aí esses caras acham que qualquer coisinha a civilização vai entrar em colapso

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 36.242
  • Sexo: Masculino
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2018, 23:25:19 »
Os valores relacionados a criação dos filhos foram gradualmente mudando ao longo das gerações*.

Alguns especulam coisas nas linhas de que, inicialmente numa direção originalmente boa, como reduzindo maus tratos infantis pelos pais, gradualmente foi se promovendo proteção a níveis exagerados, criando filhos muito mimados, pouco preparados para enfrentar a realidade, acostumados com denunciar para um pai ou responsável de escola a qualquer coisa "injusta". E então cresceram e tentam transportar essa exigência de proteção onipresente para o mundo adulto.

Chegando a níveis bizarros como em cursos de lei e serviço social professores terem sido pedidos para não abordar temas como estupro e aborto.

https://www.newyorker.com/news/news-desk/trouble-teaching-rape-law

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10437797.2016.1116850

https://www.theatlantic.com/magazine/archive/2015/09/the-coddling-of-the-american-mind/399356/



Bullying é um grave problema, mas ele tem sua magnitude inflacionada por outros fenômenos, como being a wimp, ou being a pussy, e até mesmo meramente bitching. Coisas que só se resolvem growing a pair, ou mesmo growing some girl-balls, ou sucking it up, princess.


Citar
[...]

NÃO entender isso é negar nossa condição Humana, é tentar forçar uma estrutura de valores que não ressoa exceto nas mentes mais hipócritas. Como a desses canadenses babacas:

A Gloucester Dragons Recreational Soccer league é uma divisão de times infanto-juvenis de futebol no Canadá. Ou juniores, sei lá. São 200 times com idade de até 18 anos. Um belo torneio, certo?

Imagine você que instituiram uma regra, e vai em destaque:

“SE UM TIME GOLEAR O OUTRO COM MAIS DE 5 GOLS DE DIFERENÇA SERÁ DECLARADO PERDEDOR”
Isso mesmo. O resultado são jogos onde após marcar 5 x 0 ou 6 x 1 o outro time começa a tocar bola fazendo hora.

Habilidade, talento, estratégia, inteligência? Nada, essas crianças estão sendo PUNIDAS por jogarem bem. Da mesma forma que crianças brasileiras superdotadas não ganham educação especial por pedabobas considerarem isso “discriminação” com as crianças burras, os jogadores talentosos não podem se esforçar, se um fizer um gol sem-querer, corre o risco de ser expulso.

E não é só lá. Nos EUA um time de basquete feminino de uma escola ganhou de 100 a 0 de outra. Agora o treinador foi demitido e a escola está pedindo desculpas dizendo que as meninas se excederam e que tiveram uma atitude “não-cristã”.

Como assim, Bial? É o coitadismo brasileiro sendo globalizado? Vencer honestamente agora é feio?

Bem, muitas escolas não usam mais caneta vermelha para corrigir provas, isso traumatiza os preciosos floquinhos de neve.

[...]

http://www.contraditorium.com/2010/06/02/escola-de-viadinhos-justin-bieber-inscreva-se-aqui/



Também talvez o 11 de setembro de 2001 possa ter tido um efeito. Praticamente qualquer coisa faz mais sentido do que conspiração marxista cultural para a destruição do mundo ocidental e extinção dos brancos heterossexuais cristãos.



Ainda que, de fato, curiosamente, a origem do "politicamente correto" seja mesmo marxista!

Citar
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10437797.2016.1116850

[...]  Ironically, the term politically correct was first used by either Chinese Communist leader Mao Zedong (Perry, 1992 Perry, R. (1992), and it initially had a positive connotation, referring to people who were in line with Bolshevik or Communist Party ideals, which was seen as desirable. However, it was later appropriated by conservatives during the 1980s in response to Allan Bloom’s best-selling book The Closing of the American Mind, which excoriated the state of liberal education in the United States. According to Wilson, by the early 1990s PC “became the rallying cry of the conservative critics of academia, the phrase behind all of their enemies—multiculturalism, affirmative action, speech codes, feminism, and tenured radicals—could be united into a single conspiracy” (p. 1). However, in an even more ironic turn, current-day conservatives have embraced their own form of PC, particularly involving any content that they view as being offensive or antithetical to their religious Christian beliefs.

[...]

:biglol:


(Será que tem muita gente a favor de conseguir contestar um hexa para o Brasil pela Alemanha ter vencido de 7 a 1, mais de cinco gols de diferença, o que não é justo? :hehe: )




* - esse "campo", psico-história, provavelmente é bem questionável em seus fundamentos científicos, mas a tabela referente a diferentes modos de criação e associações históricas ainda deve ser razoavelmente correta.



Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.841
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2018, 10:18:37 »
Defender educação e respeito às diferenças é louvável, mas "Politicamente Correto", do jeito que está, é controle do pensamento. Ditadura.

Offline Gauss

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.209
  • Sexo: Masculino
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2018, 18:29:37 »
Não têm como não comparar a "Justiça Social" com a ideologia do "Socialismo Inglês" do livro "1984". Politicamente Correto é a correção do "Crime de Pensamento".
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Entropia

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 688
  • Sexo: Masculino
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2018, 19:52:00 »
Não têm como não comparar a "Justiça Social" com a ideologia do "Socialismo Inglês" do livro "1984". Politicamente Correto é a correção do "Crime de Pensamento".

Já é a polícia do pensamento. É impressionante como a mobilizacao pra ferrar a vida de alguém por conta de um comentárioa "ofensivo" acontece. A galera descaradamente faz de tudo pra que a pessoa se queima, manda email pra chefe,  avalia a empresa/loja mal. É claro que tem casos que a gente fica "bem feito" quando realmente é alguma coisa extrema e tal, mas isso é bem assustador. Imagina dar um poder de polícia realmente estatal pra essa gente.


Relacionado a isso, tô criando certa aversão à palavra "empatia". Basta ter alguma opniao mais dura sobre algum caso ou o comportamento de alguém e vem uma metralhadora de gente com isso.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2018, 19:54:22 por Entropia »

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.841
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2018, 07:03:07 »
Relacionado a isso, tô criando certa aversão à palavra "empatia". Basta ter alguma opniao mais dura sobre algum caso ou o comportamento de alguém e vem uma metralhadora de gente com isso.
Se você falar mal do Maníaco do Parque, arrisca de alguém lhe cobrar "empatia" ...

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.841
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2018, 07:06:56 »
Já é a polícia do pensamento. É impressionante como a mobilizacao pra ferrar a vida de alguém por conta de um comentárioa "ofensivo" acontece. A galera descaradamente faz de tudo pra que a pessoa se queima, manda email pra chefe,  avalia a empresa/loja mal. É claro que tem casos que a gente fica "bem feito" quando realmente é alguma coisa extrema e tal, mas isso é bem assustador. Imagina dar um poder de polícia realmente estatal pra essa gente.
Eu diria que o importante para essa gentalha não é a causa que defendem, é o poder sobre os outros que ela lhes dá.
Eles ficam autorizados a perseguir e sacanear os outros, além de sentirem superiores.

Offline Gauss

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.209
  • Sexo: Masculino
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2018, 18:10:39 »
[...]

Relacionado a isso, tô criando certa aversão à palavra "empatia". Basta ter alguma opniao mais dura sobre algum caso ou o comportamento de alguém e vem uma metralhadora de gente com isso.
Já criei aversão a muitas palavras utilizadas pelo vocabulário progremala.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Peter Joseph

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.606
  • Sexo: Masculino
  • Ela, a Entropia!
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2018, 18:46:13 »
Os livros dizem que isso é como uma nova religião, com novos dogmas e valores. Percebo que nesse ponto, eles tem razão.
Esses livros defendem aquela teoria da conspiração globalista para explicar o motivo dessa cultura, mas se a teoria é mentira, por que esse comportamento está acontecendo na sociedade?

A maioria dos valores são diretamente ou indiretamente gerados pelos meios produtivos e distributivos adotados na sociedade, ou seja, o próprio modelo econômico. Entendo que a razão primordial está situada nesse território e não em grupos específicos de pessoas, sentados para decidir como dominar o mundo, como se estes fossem vindos de outro planeta ou dimensão. Creio que as pessoas estão assim por que o Neoliberalismo enfatiza tanto o individualismo, que o ego dos seres humanos está explodindo, mesmo sendo puro nada do nada, como todos nós somos. Tanto os ofendidos como os ofendedores são criados e exacerbados por este ambiente socieconômico fruto do estado atual do capitalismo (neoliberalismo). Os pressupostos religiosos só servem mais para piorar a situação toda, normalmente.
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 36.242
  • Sexo: Masculino
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2018, 19:03:52 »
Já é a polícia do pensamento. É impressionante como a mobilizacao pra ferrar a vida de alguém por conta de um comentárioa "ofensivo" acontece. A galera descaradamente faz de tudo pra que a pessoa se queima, manda email pra chefe,  avalia a empresa/loja mal. É claro que tem casos que a gente fica "bem feito" quando realmente é alguma coisa extrema e tal, mas isso é bem assustador. Imagina dar um poder de polícia realmente estatal pra essa gente.
Eu diria que o importante para essa gentalha não é a causa que defendem, é o poder sobre os outros que ela lhes dá.
Eles ficam autorizados a perseguir e sacanear os outros, além de sentirem superiores.

Ao passo que muitos deles diriam que posicionamentos como o seu são também uma fachada, para o que eles supõem ser um verdadeiro desejo de opressão/supressão de direitos das minorias e dos pobres, o poder de perseguir e sacanear os outros, além de se sentirem superiores.

Offline Gauss

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.209
  • Sexo: Masculino
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2018, 19:22:04 »
Já é a polícia do pensamento. É impressionante como a mobilizacao pra ferrar a vida de alguém por conta de um comentárioa "ofensivo" acontece. A galera descaradamente faz de tudo pra que a pessoa se queima, manda email pra chefe,  avalia a empresa/loja mal. É claro que tem casos que a gente fica "bem feito" quando realmente é alguma coisa extrema e tal, mas isso é bem assustador. Imagina dar um poder de polícia realmente estatal pra essa gente.
Eu diria que o importante para essa gentalha não é a causa que defendem, é o poder sobre os outros que ela lhes dá.
Eles ficam autorizados a perseguir e sacanear os outros, além de sentirem superiores.

Ao passo que muitos deles diriam que posicionamentos como o seu são também uma fachada, para o que eles supõem ser um verdadeiro desejo de opressão/supressão de direitos das minorias e dos pobres, o poder de perseguir e sacanear os outros, além de se sentirem superiores.
Uma tremenda bobagem.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline João da Ega

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 767
Re:Politicamente correto é uma religião? Qual é a origem desse comportamento?
« Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2018, 10:35:54 »
Pra mim o melhor resumo sobre o politicamente correto é esse (deu trabalho de achar!):

Acho que talvez a intenção inicial fosse apenas "bom senso" em tentar não ofender desnecessariamente, mas foi gradualmente descambando em "vamos tratar a todos como se fossem seres absolutamente traumatizados e que podem ser simplesmente destruídos por qualquer palavra/cor/símbolo/outro milimetricamente mal calculado."

O que por sua vez resultou no "orgulho politicamente incorreto" que é algo nas linhas de "politicamente correto uma ova! Quanto mais ofensivo melhor, porque eu sou um bad-boyzinho.... # tcha-na-nana.. you know I'm bad, I'm bad, you know it... who's bad? # Ah, todo mundo vai ter calafrios com o meu jeito malvadinho e sem considerações de colocar as coisas..."

Do mesmo jeito que a melhor frase sobre a forma que os crentes fazem exegese da Bíblia também é aqui do CC:
O segredo de interpretação da Bíblia está em considerá-la como verdade literal nos trechos que te interessam, como fábula nos que te atrapalham e ignorar completamente os que te contradizem.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!