Autor Tópico: Novo instituto combaterá gastos do SUS com pseudociências como homeopatia  (Lida 361 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.918
Citar
Novo instituto combaterá gastos públicos em 'pseudociências'

Órgão observará 29 práticas contempladas pelo SUS cuja eficiência não é comprovada, como homeopatia e dança de roda

Combater o gasto de dinheiro público em práticas sem eficácia comprovada marcará o início do trabalho do primeiro instituto brasileiro dedicado à defesa da sociedade contra pseudociências, denominação que engloba tudo aquilo que se veste de científico embora fracasse em provar eficiência. São 29 casos, que vão da homeopatia a banhos inspirados em práticas dos homens das cavernas ao observar animais feridos e hoje pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Instituto Questão de Ciência (IQC) será lançado na quinta-feira, em São Paulo, e reúne integrantes da comunidade científica e dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, dos pró-reitores de pesquisa de USP, Unesp e Unicamp.
[...]
A meta inicial é convencer o governo a deixar de obrigar o SUS a pagar por 29 práticas alternativas, como imposição de mãos, dança circular e homeopatia. O IQC lançará um manual de informação sobre essas práticas com orientações de como detectar quando uma terapia não consegue cumprir aquilo o que promete. A inspiração são entidades dos EUA (Center for Inquiry) e Reino Unido (Sense about Science).

— Faltam recursos para diminuir as filas de atendimento de pacientes com câncer, doenças cardíacas e diabetes, ou para melhorar as emergências. Mas há dinheiro para pagar por métodos incapazes de provar que funcionam (essas práticas). Isso é socialmente injusto — condena Taschner.
[...]
O Brasil tem seguido na direção contrária. Há 12 anos o SUS paga pelas chamadas práticas integrativas. Em março deste ano o então ministro da Saúde, o engenheiro Ricardo Barros, anunciou a inclusão de mais dez práticas ao SUS e disse que o Brasil era líder na área, com 29 práticas integrativas oferecidas pelo SUS em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios.

De fato, só o Brasil tem na lista das práticas pagas pelo poder público o uso de lama para facilitar o contato com o “Eu interior” (geoterapia), dança de roda (dança circular) e passes “para a transferência de energia vital (Qi, prana) por meio das mãos” (imposição de mãos), por exemplo.

O Brasil já financiou também pesquisas com a fosfoetanolamina, que fracassou ao ser testada em tratamento contra o câncer. O caso é emblemático, observa Taschner, porque os pacientes que recorreram a essa substância deixaram de receber terapias adequadas.
https://oglobo.globo.com/sociedade/novo-instituto-combatera-gastos-publicos-em-pseudociencias-1-23247547

Offline Gorducho

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.362
  • Sexo: Masculino
Re:Novo instituto combaterá gastos do SUS com pseudociências como homeopatia
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2018, 13:01:25 »
E afinal o NHS parou de fundear :?:
A última notícia que tenho é a decisão de 5 junho. Mas como sempre tem recursos, &c...
:?:

Offline Entropia

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 690
  • Sexo: Masculino
Re:Novo instituto combaterá gastos do SUS com pseudociências como homeopatia
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2018, 21:45:40 »
Torcendo pra baterem de frente com psicanálise.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.168
Re:Novo instituto combaterá gastos do SUS com pseudociências como homeopatia
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2018, 20:59:58 »
Torcendo pra baterem de frente com psicanálise.

Pegando carona numa metáfora Zen e na idéia do estoque de vento da presidenta Dilma, diria que para refutar a psicanálise é preciso capturar o vento com uma caixa, que é diferente de refutar ar estagnado.

Então, como refutar a psicanálise? Como medir a eficácia de uma "terapia" de natureza tão subjetiva? Qual é a metodologia a ser empregada?

Por incrível que pareça, muita gente gosta desse "ventinho" e não se pode negar que o ato de desabafar faz bem a muita gente que pode pagar o preço da "terapia" e que se identifica com o papo furado freudiano.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!