Autor Tópico: Maçonaria  (Lida 32986 vezes)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
Re: Maçonaria
« Resposta #75 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:41:46 »
Entendo, mas o ponto é que maçons concorrem a cargos políticos com bastante frequência, e muitas vezes com sucesso.  Se eles por acaso não gostam de política, aparentemente é apenas como assunto entre si.

Não… o que não existe é divergência entre maçons por causa de ideologias. A posição ideológica não serve como elemento desagregador entre maçons… não fazem distinções entre sí por um maçon ser de esquerda ou de direita.  :wink:
Exatamente isso.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #76 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:59:24 »
Se não aceitam ateus, então têm dogmas! O dogma é: "Creia em um Grande Arquiteto Divino e venha pra nossa fraternidade", ou algo do tipo! :ok:

"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #77 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:01:10 »
E também não deixa de ser excludente! Ateus não são bem-vindos e acho que, talvez, nunca o sejam!

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #78 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:03:41 »
Parece que o tratamento com ateus divide os maçons:

http://www.culturabrasil.org/macom.htm

Em 1713 teve início a Moderna Maçonaria em Londres, que tinha como finalidade espalhar o Deísmo, os preceitos naturais e unir os homens sem distinção religiosa.

Com a aceitação de ateus na sociedade pelo Grande Oriente de França, ocorreu o Grande Cisma da Maçonaria, nascendo então as duas primeiras Grandes Potências Maçônicas no Mundo, a francesa e a inglesa.

Até então, segundo sua constituição, somente poderiam fazer parte da sociedade aqueles que acreditassem em Deus e na imortalidade da alma.

Tal fato, gerou duas Maçonarias : a Inglesa, que é teísta e apolítica; e a Francesa, que admite ateus e é política.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #79 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:06:50 »
Mas no Brasil prevalece a Maçonaria Inglesa,não?

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #80 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:09:59 »
E "forçar" uma crença em deus, é dogmático,não?

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #81 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:13:06 »
Bem, se eu digo que só quero aqueles que crêem em um deus e exijo que sejam homens livres,de "bons costumes", chego a conclusão de que ateus não seriam bem-vindos - pelo  menos na Maçonaria Inglesa - pois não seriam homens de "bons costumes". Isso não seria excludente?

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #82 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:16:13 »
Não sirvo pra Maçonaria Inglesa!!! Apesar de respeitar as leis do meu país! Mas, se deus for derrubado como hipótese científica - já o foi - os alicerces da Augusta Ordem vão para "o espaço"!!!

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #83 Online: 22 de Agosto de 2007, 14:18:25 »
Calma, calma! Eu não sou maçom... :hihi:

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #84 Online: 22 de Agosto de 2007, 14:36:17 »
Eu acho que a Maçonaria não passa de um "clube do bolinha para gente grande".
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 22 de Agosto de 2007, 14:36:57 »
Eu não sou e nem tenho vontade nenhuma de ser... nada contra quem é... tenho amigos que são e não existe nenhum problema.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #86 Online: 22 de Agosto de 2007, 15:44:30 »
Tem horas que é bom saber de alguns truques, como por exemplo um cartão de escritório de cor preta, ou a colocar três pontos após uma assinatura. Bom pelo menos no mundo jurídico dá uma forcinha, uma vez que muito juízes são maçons.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #87 Online: 22 de Agosto de 2007, 16:05:25 »
Não quis ofender ninguém.Foi só um questionamento mesmo.E quanto ao cartão preto, eu não sabia! boa, hein! Vlw!!!

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #88 Online: 23 de Agosto de 2007, 22:09:23 »
Voltando ao assunto!

O Grande Oriente da França, me parece, não é reconhecido pelo Oriente Inglês.Eles retiraram um dos postulados de sua Constituição, que era a obrigatoriedade da crença em um Deus pessoal.
  Não tenho vontade de "entrar" pro "clubinho" maçônico, apesar de ver com reservas uma instituição que prega o lema surrado - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - discriminar pessoas pela sua não-crença.
  Século XXI, né! Abços!

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #89 Online: 24 de Agosto de 2007, 13:06:21 »
Voltando ao assunto!

O Grande Oriente da França, me parece, não é reconhecido pelo Oriente Inglês.Eles retiraram um dos postulados de sua Constituição, que era a obrigatoriedade da crença em um Deus pessoal.
  Não tenho vontade de "entrar" pro "clubinho" maçônico, apesar de ver com reservas uma instituição que prega o lema surrado - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - discriminar pessoas pela sua não-crença.
  Século XXI, né! Abços!

Ouvi dizer que a Maçonaria ajuda financeiramente qualquer maçom que queira começar um negócio próprio... ::)

Será que vale a pena? :umm:

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #90 Online: 24 de Agosto de 2007, 13:45:01 »
Eles ajudam mesmo, mas nem sempre conseguem efetivamente.

Agora é fato que eles tentam. Sei disso porque já andei com um amigo Demoley à procura de patrocínio. Quando eles não podem ajudar mais, sempre fazem um pouquinho

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #91 Online: 24 de Agosto de 2007, 13:49:41 »
Maçonaria é um clube de gente normalmente bem de vida... Só isso. Eu vejo isso positivamente. Todas estes adornos servem só para dar uma aura sagrada, mas no fundo é só faz de conta.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #92 Online: 24 de Agosto de 2007, 15:36:10 »
Já entendi! Basta aceitar que o GADU é criador do Universo...e pronto! Mas acredito que, no fundo, poucas pessoas acreditem nele de fato!
Na vida social, quase ninguém admite o seu ateísmo.Este fica guardado para os amigos mais íntimos e aqueles que pensam de forma assemelhada.Vlw!!! 

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #93 Online: 24 de Agosto de 2007, 15:44:12 »
Maçonaria é um clube de gente normalmente bem de vida... Só isso. Eu vejo isso positivamente. Todas estes adornos servem só para dar uma aura sagrada, mas no fundo é só faz de conta.
Nem sempre, a maioria que eu conheço não tem muito dinheiro, mas tem a possibilidade de terem um dia, são pessoas esforçadas e empreendedoras

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:01:49 »
Nem sempre, a maioria que eu conheço não tem muito dinheiro, mas tem a possibilidade de terem um dia, são pessoas esforçadas e empreendedoras

Os daqui são bem de vida. A maioria deles boa gente. Conheço vários.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #95 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:04:10 »

Eu também conheço alguns que têm bastante dinheiro, mas digo isso para demonstrar que para ser maçon não é necessário ter dinheiro. Tem muitas outras coisas que contam, já vi pessoas que são conhecidas na minha cidade e mesmo com dinheiro e tal, foram recusadas pelo fato de falarem demais.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:34:10 »

Eu também conheço alguns que têm bastante dinheiro, mas digo isso para demonstrar que para ser maçon não é necessário ter dinheiro. Tem muitas outras coisas que contam, já vi pessoas que são conhecidas na minha cidade e mesmo com dinheiro e tal, foram recusadas pelo fato de falarem demais.

Claro...eles querem discrição... e com toda razão... Aqui também tem gente com pouco dinheiro em sí, mas na maioria é gente jovem filho de alguem com dinheiro ou que tenha feito algo notável, boa reputação etc.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:35:31 »
Na verdade condição sócio/econômica não é fundamental para ser maçom... porém é necessário seres independente, ou seja, tenhas condições de manter-se a por sí próprio... Um simples mestre de obras pode ser maçom, por exemplo.
Maçons ajudam a um "irmão" (denominação dada a outro maçom) que por ventura se encontre em alguma dificuldade, principalmente financeira (lembram-se dos financiamentos dos Templários?)... mas depois, quando estabilizado, assume o compromisso de ajudar a outro "irmão" (dois cavaleiros montados em um só cavalo, dos templários). Não desamparam nem a "cunhada" e nem o "sobrinho" se por ventura um "irmão" morrer.

Offline Fenrir

• Nível 26
  • *
Maçonaria
« Resposta #98 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:34:11 »
O que a maçonaria é realmente?

Um culto? uma seita? uma especie de clube ou fraternidade?

E qual a razão de haver tanto segredo nela?
"Heaven and Earth are not benevolent;
They treat the myriad of creatures as straw dogs"
Laozi

"no testimony is sufficient to establish a miracle, unless the testimony be of such a kind, that its falsehood would be more miraculous, than the fact, which it endeavors to establish"
David Hume

Offline André Luiz

• Nível 37
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #99 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:42:48 »
Nada, é só mais uma destas sociedades secretas que acham que dominam o mundo nos bastidores.

Juntam filosofia barata com antigas tradições e muita frescura para escolher os seus membros, o tesão deles deve ser alimentar o próprio mito 

Tem associação de bairro com mais poder e influencia que estes caras

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!