Autor Tópico: Menores não devem fazer bronzeamento artificial, diz OMS  (Lida 1328 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Menores não devem fazer bronzeamento artificial, diz OMS
« Online: 20 de Março de 2005, 04:38:20 »
Menores não devem fazer bronzeamento artificial, diz OMS
[/b]

da BBC Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um alerta para que jovens com menos de 18 anos não usem aparelhos de bronzeamento artificial.

Segundo a OMS, pessoas jovens que sofrem queimaduras por causa da exposição a raios ultra-violeta terão um risco maior de desenvolver melanoma - uma forma fatal de câncer de pele - anos mais tarde.

"Há uma preocupação crescente nos últimos anos com o fato de que as pessoas, e especialmente adolescentes, estão usando máquinas de bronzeamento artifical em excesso para conseguir um bronzeado que é visto como socialmente desejável", disse Kerstin Leitner, diretora-geral-assistente responsável por saúde ambiental da OMS.

"Esperamos que essa recomendação inspire uma regulamentação com controles mais rígidos sobre o uso de máquinas de bronzeamento artificial", afirmou.

Envelhecimento

Além do melanoma, algumas das principais conseqüências do excesso de exposição aos raios ultra-violeta são danos aos olhos (como catarata e foto-conjuntivite) e envelhecimento precoce da pele.

A OMS ressalta que estudos recentes encontraram uma ligação direta entre o uso de aparelhos de bronzeamento artifical e câncer de pele.

Um estudo feito na Noruega e na Suécia concluiu que há um aumento significativo no risco de desenvolvimento de melanoma entre mulheres que usam esse tipo de aparelho regularmente.

Além disso, segundo a OMS, a exposição excessiva a raios ultra-violeta pode reduzir a eficiência do sistema imunológico, o que pode aumentar o risco de doenças infecciosas.

De acordo com a OMS, estima-se que ocorram 132 mil casos de melanoma por ano em todo o mundo - e 66 mil mortes por causa desse e de outros tipos de câncer de pele.

Na Noruega e na Suécia, a incidência anual de melanoma mais do que triplicou nos últimos 45 anos. Nos Estados Unidos, essa taxa dobrou nos últimos 30 anos.

Regulamentação

A incidência maior de melanoma ocorre em países em que a população tem a pele mais clara e onde a necessidade de parecer bronzeado é maior: Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e países do norte da Europa.

Alguns países já regulamentam o uso de aparelhos de bronzeamento artificial.

Na França, exige-se que todo aparelho que emita radiação ultra-violeta seja registrado junto às autoridades de saúde. Menores de 18 anos são proibidos de usá-los, e os anúncios não podem falar que eles são benéficos à saúde.

O Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, também proíbe que menores de 18 anos façam bronzeamento artificial.

A OMS quer que os países criem legislações específicas, especialmente proibindo que aparelhos de bronzeamento artificial funcionem sem a supervisão de um funcionário especializado.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u40648.shtml

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!