Autor Tópico: Moscou quis destruir Europa, diz Polônia  (Lida 622 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
Moscou quis destruir Europa, diz Polônia
« Online: 26 de Novembro de 2005, 09:19:44 »


GUERRA FRIA

Documento revelado ontem mostra plano soviético de fazer explosões nucleares no continente

Moscou quis destruir Europa, diz Polônia

DA REDAÇÃO

Documentos do extinto Pacto de Varsóvia, liberados ontem pelo governo polonês, revelam que a aliança militar liderada pela ex-União Soviética estava disposta a destruir a Europa com ogivas nucleares, no desfecho de um possível confronto militar com a Otan, o bloco ocidental liderado pelos Estados Unidos.
"Esses documentos são cruciais para que mostremos ao público a maneira pela qual a Polônia era considerada pela União Soviética como um aliado secundário durante a Guerra Fria", disse o ministro polonês da Defesa, Radoslaw Sikorski.
Ele anunciou que cerca de 700 documentos até hoje inacessíveis e que se encontram nos arquivos do Instituto Nacional da Lembrança estarão agora à disposição de pesquisadores.
A acusação de que Moscou levava a sério a hipótese de destruição da Europa está contida num mapa em que tropas soviéticas e suas aliadas do Leste Europeu avançam muito provavelmente para além das fronteiras da então Alemanha Ocidental.
Segundo texto explicativo, essas "forças do progresso" (expressão que, na época, qualificava o comunismo) tinham instruções para não disparar a primeira ogiva nuclear. Mas contavam com a possibilidade de a Otan fazê-lo, o que provocaria uma rápida resposta, também com armas atômicas -de onde surgiu o cenário de aniquilação completa do território europeu.
Analistas acreditam que os documentos mencionados pela Polônia contêm algo previsível e de certa banalidade na recente história militar européia. A Guerra Fria, argumentam, foi baseada no chamado "equilíbrio do terror". As duas superpotências de então sabiam que tinham o poder de se destruir mutuamente. Foi por isso que não o fizeram. Se atacassem, receberiam uma resposta na mesma moeda nuclear. Isso era conhecido na época pelos estrategistas como teoria da dissuasão. A paz se manteve em razão do poder de destruição mútua.
O atual governo conservador da Polônia, que derrotou os ex-comunistas nas eleições de setembro, prometeu abrir todos os arquivos do período comunista para demonstrar o quanto os poloneses foram subjugados por seus supostos aliados soviéticos.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2611200506.htm

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.871
Re.: Moscou quis destruir Europa, diz Polônia
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2005, 12:47:00 »
os poloneses também nunca perdoarão roosevelt por este os ter jogado aos lobos, depois da 2gm....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re.: Moscou quis destruir Europa, diz Polônia
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2005, 13:22:35 »
Poderiamos não estar aqui.  :?

Offline OTAFSR

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 54
Re.: Moscou quis destruir Europa, diz Polônia
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2005, 17:01:43 »
viva MARX!
ajhahahahhaa
nao goste de polones msm

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!