Autor Tópico: Medo da sexualidade leva ao terrorismo islâmico  (Lida 543 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Medo da sexualidade leva ao terrorismo islâmico
« Online: 18 de Janeiro de 2006, 12:21:13 »
Medo da sexualidade leva ao terrorismo islâmico, afirma Salman Rushdie
Quarta, 18 de janeiro de 2006, 12h01

O Ocidente não compreendeu ainda que, em grande parte, o terrorismo tem suas raízes no medo dos homens em relação à liberdade sexual feminina, afirmou o escritor britânico Salman Rushdie em entrevista à revista alemã Stern.

Rushdie disse que em seu último romance, "Shalimar the Clown", trata sobre a profunda ansiedade que se observa entre os homens islâmicos a respeito da liberdade sexual feminina e a ameaça de perder a honra.

"A visão do mundo cristão ocidental trata dos problemas da culpa e da salvação, um conceito completamente sem importância no Oriente, porque não há pecado original, nem salvação", afirmou.

"Em compensação, se concede grande importância à honra. Considero que isso é problemático. Mas o fato é que se subestima quantos islamita tentam restabelecer a honra perdida consciente ou inconscientemente".

Sobre por que questiona esses temas em seu novo romance, no contexto de um triângulo amoroso, Rushdie disse que "tem muito a ver com o medo sexual das mulheres".

Rushdie, de 58 anos, afirmou que, em grande parte, a cólera contra o Ocidente é causada por esta ruptura nestas questões sexuais.

"Isso se deve ao fato de que as sociedades ocidentais não põem um véu sobre suas mulheres. Porque não desativam seu perigo potencial".

O escritor britânico nascido na Índia vive em Nova York com sua quarta mulher, Padma Lakshmi. Ele se viu obrigado a se esconder depois que o ex-líder espiritual do Irã, aiatolá Ruhollah Khomeini, lançou uma fátua contra ele 1989, ordenando que fosse executado pelas blasfêmias de seu famoso romance "Versos satânicos".

AFP

Terra

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!