Autor Tópico: Monolito no México pode lançar nova luz sobre Mesoamérica  (Lida 735 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ReVo

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 563
  • "!"
Monolito no México pode lançar nova luz sobre Mesoamérica
« Online: 09 de Maio de 2006, 18:01:51 »
"09/05/06 16:44  ( Fonte: Reuters) 
 
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Um monolito talhado descoberto recentemente no México pode mostrar que a civilização olmeca, uma das mais antigas do continente, foi maior do que se pensava ou conviveu com outra cultura há 3.000 anos.

O achado do novo sítio arqueológico de Tamtoc, no Estado de San Luis Potosí, no norte do país, pode levar os especialistas a repensar sua visão sobre a história da Mesoamérica, segundo a qual os povos mais antigos estavam estabelecidos no sul do México.

"É um dado muito relevante, de uma penetração do grupo olmeca muito ao norte, ou da presença de um novo grupo que estava convivendo com os olmecas", disse em entrevista recente o arqueólogo Guillermo Ahuja, que dirige a equipe governamental de escavação há cinco anos.

Situado aproximadamente 885 quilômetros a noroeste da Cidade do México, Tamtoc será aberto ao público esta semana. Linguistas, historiadores e etnógrafos, entre outros, estudarão os achados para confirmar suas origens.

Os olmecas são considerados a cultura matriz do México pré-colombiano. Ruínas olmecas que se pensa que floresceram até o ano 1200 antes de Cristo foram achadas nos Estados de Veracruz e Tabasco, no Golfo do México, e apenas alguns objetos dispersos foram encontrados em outros sítios.

Funcionários que estavam restaurando um canal na escavação acharam o monolito, que parece representar um calendário lunar e contém três figuras humanas, assim como outros símbolos em relevo.

A peça mede 7,6 metros de largura, 4 metros de altura e 40 centímetros de espessura. Pesa cerca de 30 toneladas e pode ser datada de até 900 anos antes de Cristo, disse Ahuja.

Os especialistas tentaram interpretar os ícones para aprender mais sobre a cultura. "São uns símbolos novos para a Mesoamérica", assinalou.

Em Tamtoc, os cientistas acharam evidências de uma civilização avançada, com sistema hidráulico, canais e outra tecnologia, o que a converte na mais antiga e avançada do que hoje em dia é a região indígena de Huasteco.

"É a primeira e única cidade que conhecemos no Huasteco", comentou.

O complexo, de 133 hectares, tem três praças e mais de 70 edifícios, o que poderia indicar que os olmecas emigraram para o norte e se misturaram a outros povos."

Euzébio?   X-D
 
« Última modificação: 09 de Maio de 2006, 18:03:29 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!