Autor Tópico: É medicina ou não é?  (Lida 711 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
É medicina ou não é?
« Online: 22 de Abril de 2005, 20:58:31 »
JC e-mail 2752, de 22 de Abril de 2005.

Tome Ciência, na TV: neste sábado a última chance de assistir ao programa ‘Ciência para todos’

Na segunda começa o debate ‘É medicina ou não é?’

Resumo: Num país onde, a cada ano, menos de 1% da população visita algum centro ou museu de ciência, a divulgação científica assume um papel fundamental. A ciência, no entanto, só é lembrada na mídia com descobertas ou acontecimentos apresentados como espetaculares. Mas a verdade é bem outra: o processo de produção, as limitações e incertezas, tão importantes para os cientistas, são normalmente deixados de lado.

Participantes: Ennio Candotti, físico, professor da Universidade Federal do Espírito Santo, presidente da SBPC. Ildeu de Castro Moreira, físico, professor e pesquisador da UFRJ, diretor do Departamento de Divulgação Científica da Secretaria de Inclusão Social do MCT. Henrique Lins de Barros, também físico, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), ex-diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e membro da rede de popularização de ciência da América Latina. Luisa Massarani, jornalista especializada em ciência, coordenadora do Centro de Estudos do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz na Fiocruz e coordenadora na América Latina e Caribe do Science and Development Network.

Na segunda-feira, dia 25, começa a exibição semanal de ‘É medicina ou não é?’

Resumo: A medicina tradicional abrange 64 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). As fronteiras entre medicina tradicional e as consideradas alternativas, no entanto, parecem cada vez mais tênues. A acupuntura, antes desconsiderada, já faz parte da graduação na Faculdade de Medicina da USP. A homeopatia tem o aval do CFM mas não é considerada científica por muitos médicos. Técnicas complementares de tratamento, embora baseadas em teorias da medicina oficial, não são aceitas como especialidades médicas. Como classificar a sabedoria indígena, a fisiologia ortomolecular, a psiquiatria antroposófica, a fitoterapia, as terapias holísticas, os florais de Bach? Este debate de especialistas ajuda a entender até onde vai a medicina e no que podem ajudar certas terapias complementares.

Participantes: Flavio Edler, historiador, doutor em Saúde Coletiva, professor do Programa de Pós-graduação em História das Ciências da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, na Fiocruz, professor de História da Medicina na Universidade Estácio de Sá, presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Afrânio Coelho de Oliveira, médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, e da Superintendência de Câncer da Prefeitura do Rio de Janeiro. Marcus Vinicius Ferreira, médico especializado em acupuntura, coordenador da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Fabio Bolognani, médico pós-graduado em homeopatia, presidente da Federação Brasileira de Homeopatia, membro fundador da Câmara Técnica de Homeopatia do Cremerj.

Horários de exibição do programa:

A STV(Sesc/Senac) é transmitida pelo sistema NET digital (verificar o canal de sua região na programação), no canal 3 da Sky, no 211 da DirecTV e no 10 do Tecsat.

Segunda - 23h
Terça - 13h
Quarta - 19:30h
Quinta - 6:30h
Sexta - 17h
Sábado - 15:30h
Domingo - 00:00h


http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=27372

Offline Esperto

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.154
Re.: É medicina ou não é?
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2005, 21:03:16 »
droga não tenho nenhum desses canais...
acho que uma das coisas qua a ancop deveria se concentrar era na homeopatia ser recohecida pelo CFM, isso é uma bizarrice...  e deveriam pegar todos os homeopatas que continuassem a receitar e taxar como prática ilegal da medicina :evil:
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!