Autor Tópico: Descoberta localização de importante tesouro bíblico desaparecido  (Lida 472 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcus VBP

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
Descoberta localização de importante tesouro bíblico desaparecido
« Online: 25 de Setembro de 2006, 10:33:46 »
Citar
Um arqueólogo britânico disse ter descoberto sob o monastério de São Teodósio, próximo a Belém, um dos maiores tesouros bíblicos, que foi roubado pelos romanos e que se pensava que estava no Vaticano, segundo a edição de hoje do The Times.

O tesouro consistia em uma série de objetos sagrados, como uma tábua da Divina Presença, adornada, candelabros de ouro e trombetas de prata que poderiam ter anunciado a chegada do Messias. As peças tinham sido roubadas em um saque do antigo Templo de Jerusalém em 70 d.C.

Após mais de dez anos de pesquisa, o arqueólogo Sean Kingsley foi o primeiro a reconstruir, dois mil anos depois, a rota que o tesouro roubado percorreu. O especialista afirma que as riquezas passaram por Roma, Cartago, Constantinopla e Argélia, antes de serem enterradas sob o monastério de São Teodósio, 12 quilômetros a leste de Belém (Cisjordânia).

O percurso começou quando o imperador romano Tito Flavio Vespasiano ordenou a destruição do Templo de Jerusalém em 70 d.C., após uma rebelião judia.

Os romanos saquearam o templo e levaram o tesouro para Roma para mostrá-lo ao público no Templo da Paz do Fórum, onde permaneceu até o século V d.C. Mais tarde, os vândalos levaram os objetos em um navio até Cartago, a atual Tunísia, em 455.

No ano 533, o general bizantino Belisário se apoderou do tesouro, que viajava em um navio que tinha saído do porto argelino de Hippo Regius, e o levou a Constantinopla, a capital do império. No século VII, os persas saquearam Jerusalém, mataram milhares de cristãos e levaram o patriarca Zacarias para a Pérsia.

Segundo o arqueólogo Kingsley, o sucessor de Zacarias, Modesto, levou o tesouro para o atual esconderijo no século 614 d.C. Para Kingsley, "uma coisa é certa: o tesouro não está na cidade do Vaticano, como consegui demonstrar pela primeira vez".

fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1156297-EI238,00.html
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!