Autor Tópico: programação neurolingüística  (Lida 1453 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.871
programação neurolingüística
« Online: 03 de Novembro de 2006, 21:10:27 »
o que vocês acham da tal pnl?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: programação neurolingüística
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2006, 21:21:36 »
Balela pra vender livros e cursos.

http://skepdic.com/brazil/neuroling.html

Nigh†mare

  • Visitante
Re: programação neurolingüística
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2006, 22:06:31 »
bullshit

Offline Guinevere

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.861
  • Sexo: Feminino
Re: programação neurolingüística
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2006, 23:38:50 »
Quando é que vão lançar a programação neurolingúistica orientada a objetos?

E a Extreme Neuro Programming?

Já pensou Pair Programming Neurolingüístca? Isso chega a ser...

...com o perdão da palavra...

...erótico!

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.387
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re: programação neurolingüística
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2006, 01:19:28 »
eu não conheço o material que vendem sob esse rótulo, duvido que possamos generalizar em tudo como perfeitamente bom ou absolutamente ruim sem nada que se possa aproveitar minimamente. Por definições meio enciclopédicas, não me parece totalmente BS, tem qualquer coisa que me lembra a hipótese de Sapir-Whorf, de que o pensamento é moldado pela lingüagem.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: programação neurolingüística
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2006, 02:27:03 »
Que tem algum fundamento, tem.  Mas eu não confiaria muito nos nomes mais conhecidos da técnica

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2017, 19:35:08 »
Ok, então aproveitando: o inconsciente existe?

EM JUNHO DE 1879, o filósofo e cientista americano Charles Sanders Peirce viajava num navio a vapor de Boston a Nova York quando seu relógio de ouro foi roubado da cabine. Peirce notificou o furto e insistiu para que todos os integrantes da tripulação se apresentassem no convés. Falou com eles, mas sem resultado. Em seguida, depois de uma pequena caminhada, fez algo estranho. Resolveu adivinhar quem era o culpado, mesmo sem ter nada em que se basear, como um jogador de pôquer apostando tudo num par de dois. Assim que formulou seu palpite, Peirce percebeu que acreditava ter acertado quem era o culpado. “Dei uma pequena caminhada em círculos que não demorou nem um minuto”, escreveria depois, “e, assim que me virei para olhar para eles, qualquer sombra de dúvida já havia se desvanecido.”
Peirce abordou o suspeito com firmeza, mas o homem encarou o blefe e negou a acusação. Sem provas ou uma razão lógica em apoio à sua afirmação, nada havia a fazer – até o navio atracar. Quando aportou, Peirce imediatamente pegou um táxi, foi até o escritório da agência local da Pinkerton e contratou um detetive para investigar o caso. O detetive encontrou o relógio numa casa de penhores, no dia seguinte. Peirce
pediu que o proprietário da loja descrevesse o homem que tinha empenhado o relógio.
Segundo Peirce, o homem do prego descreveu o suspeito “tão exatamente que não era possível haver dúvida de que se tratava do homem de quem eu desconfiara”. Peirce conjecturou sobre a razão de ter adivinhado a identidade do gatuno e chegou à conclusão de que alguma espécie de percepção instintiva o guiara, algo que operava num nível abaixo de seu consciente.
Se essa história terminasse em mera especulação, um cientista consideraria a explicação de Peirce tão convincente quanto dizer “Um passarinho me contou”. Porém, cinco anos depois, Peirce encontrou uma forma de traduzir suas ideias sobre a percepção inconsciente num experimento de laboratório, adaptando um procedimento realizado pela primeira vez pelo fisiologista E.H. Weber em 1834. Weber posicionou
pequenos pesos de massas diferentes, um de cada vez, num ponto da pele de um voluntário para determinar a diferença de peso mínima detectada pelo sujeito. No experimento realizado por Peirce e seu melhor aluno, Joseph Jastrow, as pessoas que se submeteram ao estudo recebiam pesos cuja diferença estava logo abaixo do limite mínimo detectável (na verdade, os participantes foram os próprios Peirce e Jastrow,
um experimentando o outro). Em seguida, embora não conseguissem discriminar os pesos, pediam que o outro identificasse de qualquer forma o volume mais pesado e indicasse, numa escala de 0 a 3, o grau de confiança que tinham em cada palpite.
Naturalmente, em quase todas as tentativas, os homens escolheram zero. Apesar da falta de confiança, na verdade eles selecionaram o objeto correto em mais de 60% das tentativas, bem mais do que se poderia esperar numa tentativa ao acaso. Quando repetiram o experimento em outros contextos, como na avaliação de superfícies que diferiam levemente no brilho, Peirce e Jastrow obtiveram resultado similar – conseguiam adivinhar a resposta mesmo sem ter acesso consciente à informação que lhes permitiria chegar àquela conclusão. Essa foi a primeira demonstração científica de que a parte inconsciente da mente dispõe de conhecimentos que escapam da parte consciente.
Depois Peirce compararia a capacidade de captar pistas inconscientes com um considerável grau de precisão com “os poderes canoros e aeronáuticos de um pássaro; … elas são, para nós, como para eles, o mais sutil dos nossos poderes meramente instintivos”. Em outras palavras, o trabalho feito pelo inconsciente é uma parcela crucial do nosso mecanismo evolutivo de sobrevivência. Há mais de um século,
psicólogos clínicos e pesquisadores já conhecem o fato de que dispomos de uma vida inconsciente rica e ativa, que funciona em paralelo a nossos pensamentos e sentimentos conscientes, e exerce poderoso efeito sobre eles, de uma forma que apenas agora começamos a medir com algum grau de precisão.

http://docs14.minhateca.com.br/800557677,BR,0,0,Subliminar-txt.txt


A PNL apresenta trabalhos empíricos brilhantes acerca da existência e poder da mente inconsciente, mas ainda não é uma ciência.
Quem estiver interessado em saber mais, a vida e a obra de Milton Erickson é um tema obrigatório.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.293
  • Love it or Hate it
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2017, 19:45:30 »
Citação de: Alquimista
A PNL apresenta trabalhos empíricos brilhantes acerca da existência e poder da mente inconsciente, mas ainda não é uma ciência.
Quem estiver interessado em saber mais, a vida e a obra de Milton Erickson é um tema obrigatório.

Vamos lá, ...publique aqui os links dos trabalhos empíricos brilhantes (sic) que você leu sobre o poder da mente inconsciente.

Vamos discutir.

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2017, 19:47:44 por Gigaview »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.387
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2017, 19:55:36 »
Essas coisas de programação neuro-lingüística são mesmo só algo próximo de 100% baboseira de auto-ajuda, mas nas linhas do texto citado existem mesmo coisas interessantes sobre "gut feelings", intuições de pessoas altamente experientes* que podem alguns podem confundir com "premonição".

Ou reflexos super-velozes. Parece que na verdade mesmo muitos atletas normais já têm reações que são rápidas demais para o que seria uma reação "consciente" ao estímulo, em vez disso, respondem a indícios sutis de acordo com um padrão inconscientemente aprendido. Como efeito disso, pode acontecer coisas como rebatedores de baseball serem muito bons contra arremessadores de baseball, mas serem feitos de bobos por arremessadores de outros jogos, até usando bolas maiores (nos EUA parece que houve algum furor em torno de uma arremessadora de algum jogo que humilhava rebatedores de baseball).

Talvez não tão relacionado com isso assim, mas ainda com alguma relação, enquanto que o processo tradicional de reconhecimento de suspeitos por testemunhas (aquelas filas de pessoas atrás do espelho, dos filmes policiais) é algo praticamente fadado ao fracasso, consegue-se resultados muito bons se é pedido para a pessoa responder reflexivamente a fotos exibidas por uma fração de segundo, talvez até dentro daquele lapso de tempo que a pessoa nem conscientemente registrou algo (não lembro se chegava a esse ponto, mas acho que tem coisas relacionadas nesse nível).


* mas indo na outra direção deve também haver algum viés cognitivo que torne pessoas altamente experientes mais dogmáticas

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2017, 20:02:02 »
Citação de: Alquimista
A PNL apresenta trabalhos empíricos brilhantes acerca da existência e poder da mente inconsciente, mas ainda não é uma ciência.
Quem estiver interessado em saber mais, a vida e a obra de Milton Erickson é um tema obrigatório.

Vamos lá, ...publique aqui os links dos trabalhos empíricos brilhantes (sic) que você leu sobre o poder da mente inconsciente.

Vamos discutir.

Publique os seus!!!!  O ALQUIMISTA gosta é de provocar as mentes pedantes com uma apiMENTA(L)dinha nos apimenTADINHOS!!!!!!!!! 

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.293
  • Love it or Hate it
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2017, 20:09:34 »
Citação de: Alquimista
A PNL apresenta trabalhos empíricos brilhantes acerca da existência e poder da mente inconsciente, mas ainda não é uma ciência.
Quem estiver interessado em saber mais, a vida e a obra de Milton Erickson é um tema obrigatório.

Vamos lá, ...publique aqui os links dos trabalhos empíricos brilhantes (sic) que você leu sobre o poder da mente inconsciente.

Vamos discutir.

Publique os seus!!!!  O ALQUIMISTA gosta é de provocar as mentes pedantes com uma apiMENTA(L)dinha nos apimenTADINHOS!!!!!!!!! 

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Não publica porque não leu. Só quis dar uma de espertinho citando essa bobagem de "trabalhos empíricos brilhantes".

Citar
O ALQUIMISTA gosta é de provocar as mentes pedantes com uma apiMENTA(L)dinha nos apimenTADINHOS!!!!!!!!

Trolagem.

Denunciado.

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2017, 20:32:00 »
Citação de: Alquimista
A PNL apresenta trabalhos empíricos brilhantes acerca da existência e poder da mente inconsciente, mas ainda não é uma ciência.
Quem estiver interessado em saber mais, a vida e a obra de Milton Erickson é um tema obrigatório.

Vamos lá, ...publique aqui os links dos trabalhos empíricos brilhantes (sic) que você leu sobre o poder da mente inconsciente.

Vamos discutir.

Publique os seus!!!!  O ALQUIMISTA gosta é de provocar as mentes pedantes com uma apiMENTA(L)dinha nos apimenTADINHOS!!!!!!!!! 

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Não publica porque não leu. Só quis dar uma de espertinho citando essa bobagem de "trabalhos empíricos brilhantes".


Só li uns trocentos trabalhos alto nível e os comprovei (mui bem!) na prática!!!!  Mas não merece serem compartilhados com quem não está à altura!!!!!


Citar
O ALQUIMISTA gosta é de provocar as mentes pedantes com uma apiMENTA(L)dinha nos apimenTADINHOS!!!!!!!!

Trolagem.

Denunciado.

Viu só???!!!!!!! A natureza da inconsciência humana nunca falha!!!!
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.540
  • Sexo: Masculino
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2017, 21:29:20 »
Já era o tópico...

Tentem poupar ao menos os novatos disso.  :(
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2017, 21:48:19 »
Já era o tópico...

Tentem poupar ao menos os novatos disso.  :(

Se o Giga parar com a perseguição nada a ver e com a sua choradeira infantil birrenta, pretendo contribuir i-mensamente com a discussão. ESTOU ávido pra isso!!!!!
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Enjolras

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.635
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2017, 21:53:30 »
Já era o tópico...

Tentem poupar ao menos os novatos disso.  :(

Obrigado pelo comentário, agora sei que nao sou o único que chegou a mesma conclusão.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.293
  • Love it or Hate it
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #15 Online: 02 de Janeiro de 2017, 22:10:36 »
Citar
Só li uns trocentos trabalhos alto nível e os comprovei (mui bem!) na prática!!!!  Mas não merece serem compartilhados com quem não está à altura!!!!!

O fórum não é uma seita esotérica onde o conhecimento é compartilhado dentre níveis de iniciados, portanto, novamente você disse besteira que só serve como evidência para atestar a sua participação aqui como troll.


Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #16 Online: 02 de Janeiro de 2017, 22:21:11 »
Citar
Só li uns trocentos trabalhos alto nível e os comprovei (mui bem!) na prática!!!!  Mas não merece serem compartilhados com quem não está à altura!!!!!

O fórum não é uma seita esotérica onde o conhecimento é compartilhado dentre níveis de iniciados, portanto, novamente você disse besteira que só serve como evidência para atestar a sua participação aqui como troll.

Se quer continuar a briga e a perseguição vamos para outro sítio como os tópicos em PAPO FURADO!!!!  Pelo menos respeite a forista Cárita e os demais que já se cansaram dessa (tua) boba(derna)gem!!!!!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2017, 22:23:19 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.293
  • Love it or Hate it
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #17 Online: 02 de Janeiro de 2017, 22:23:29 »
Já era o tópico...

Tentem poupar ao menos os novatos disso.  :(

Se o Giga parar com a perseguição nada a ver e com a sua choradeira infantil birrenta, pretendo contribuir i-mensamente com a discussão. ESTOU ávido pra isso!!!!!

No momento a sua melhor contribuição é ficar quieto lendo e estudando e não poluir mais tópicos com a sua verborragia doentia.

Não vejo como você pode contribuir de outra forma. Talvez possa longe daqui, vai embora e monte o seu próprio circo para expor a sua genialidade.

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Re:Psicologia é ciência?
« Resposta #18 Online: 02 de Janeiro de 2017, 22:25:31 »
Já era o tópico...

Tentem poupar ao menos os novatos disso.  :(

Se o Giga parar com a perseguição nada a ver e com a sua choradeira infantil birrenta, pretendo contribuir i-mensamente com a discussão. ESTOU ávido pra isso!!!!!

No momento a sua melhor contribuição é ficar quieto lendo e estudando e não poluir mais tópicos com a sua verborragia doentia.

Não vejo como você pode contribuir de outra forma. Talvez possa longe daqui, vai embora e monte o seu próprio circo para expor a sua genialidade.

REPLAY:

Se quer continuar a briga e a perseguição vamos para outro sítio como os tópicos em PAPO FURADO!!!!  Pelo menos respeite a forista Cárita e os demais que já se cansaram dessa (tua) boba(derna)gem!!!!!

(PS: Controle-se ou a moderação que você já tanto ofendeu verá quem é o verdadeiro baderneiro que andas a armar um circo por aqui!!!!!!!!!)
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:programação neurolingüística
« Resposta #19 Online: 02 de Janeiro de 2017, 23:59:51 »
Muito bem!!! PNL é bullshit???

A PNL engloba um conjunto de técnicas (nas quais não ME aprofundarei agora) estudadas, testadas e aprovadas pelos maiores empresários de renome mundial, vendedores de sucesso, hipnoterapeutas, hipnotistas, mentalistas e ''leitores de mentes''. 

Citação de: Gigaview
O fórum não é uma seita esotérica onde o conhecimento é compartilhado dentre níveis de iniciados, portanto, novamente você disse besteira que só serve como evidência para atestar a sua participação aqui como troll.
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=29988.msg920079#msg920079

Não se trata mais de um conhecimento esotérico, sendo que hoje se encontra disponível em seminários, palestras, cursos e livros. Qualquer um disposto a se dedicar pode aprender.


Citação de: Gigaview
Vamos lá, ...publique aqui os links dos trabalhos empíricos brilhantes (sic) que você leu sobre o poder da mente inconsciente.

Vamos discutir.
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=29988.msg920054#msg920054


Só discuto se você ME responder as seguintes questões pra medir seu nível de conhecimento perante o assunto. Caso sinta algum sarcasmo, má vontade ou hostilidade da sua parte, o debate será encerrado! Lembre-se que o convite para discutirmos tal tema veio de tua parte!

_Como você definiria a PNL?
_Você alegaria que o grande hipnoterapeuta e um dos psicólogos mais bem sucedidos do séc. XX, Milton Erickson, foi um impostor charlatão?
   
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2017, 00:15:13 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.387
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:programação neurolingüística
« Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2017, 00:32:27 »
Citação de: wikipedia
Neurolinguistics. This article is about the academic field of neurolinguistics. For the pseudoscientific psychotherapy and communications model, see Neuro-linguistic programming. -> -> ->

Neuro-linguistic programming (NLP) is an approach to communication, personal development, and psychotherapy created by Richard Bandler and John Grinder in California, United States in the 1970s. NLP has since been overwhelmingly discredited scientifically,[1][2] but continues to be marketed by some hypnotherapists and by some companies that organize seminars and workshops on management training for businesses.[3]


Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.293
  • Love it or Hate it
Re:programação neurolingüística
« Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2017, 01:47:40 »
O Alquimista distorceu as minhas palavras.

Este é o contexto original do meu comentário que ele citou acima. Percebam a desonestidade.
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=29988.msg920064#msg920064

Quando me referi a conhecimento esotérico, estava considerando a recusa do Alquimista em compartilhar e discutir os "trabalhos empíricos brilhantes" (sic) com quem não está à altura dele, o que, além de deselegante é extremamente pretensioso e estranho quando dito num fórum onde se discute abertamente todos os assuntos diferentemente de uma seita esotérica.

Citação de: Alquimista
Só discuto se você ME responder as seguintes questões pra medir seu nível de conhecimento perante o assunto.

Você não se enxerga mesmo, né?

Citar
Lembre-se que o convite para discutirmos tal tema veio de tua parte!

Mais desonestidade...

O meu convite foi no outro tópico para discutir os "trabalhos empíricos brilhantes" que você leu mas logo em seguida se recusou em revelar os links porque o conteúdo não estaria à minha altura e ainda saiu com aquela confissão lamentável de trolismo.

No post ao Geo você comunica que estaríamos discutindo o tema neste tópico. Você me consultou? Dei a minha autorização para você usar o meu nome? E ainda tentou fazer pose de bom menino, no melhor estilo de falsidade.

Atenção moderação: espero que estejam acompanhando esses fatos para banir de vez esse troll daqui.

Vejam a verdadeira face desse menino:

https://religiaodeuslivre.wordpress.com/2010/08/27/o-peixinho-incredulo-3/#comment-2882

É preciso cortar esse mal pela raiz.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2017, 02:05:22 por Gigaview »

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:programação neurolingüística
« Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2017, 02:03:30 »
O Alquimista distorceu as minhas palavras.

Este é o contexto original do meu comentário que ele citou acima. Percebam a desonestidade.
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=29988.msg920064#msg920064

GARANTI pro Geo que o debate deveria ser ci-vi-li-za-do, mas parece que você não processa bem a linguagem do BOM SENSO!!!!!! 


Citar
Quando me referi a conhecimento esotérico, estava considerando a recusa do Alquimista em compartilhar e discutir os "trabalhos empíricos brilhantes" (sic) com quem não está à altura dele, o que, além de deselegante é extremamente pretensioso e estranho quando dito num fórum onde se discute abertamente todos os assuntos diferentemente de uma seita esotérica.


EU disse abertamente lá: trabalhos de ALTO NÍVEL, os quais, pelo modo infantil como você vem tratando o assunto, realmente não estão à sua altura.
E ainda é CRENTE de que ME recusei a compartilhar os trabalhos se DEIXEI até um link do livro Subliminar de Leonard Mlodinow...  Fora os seminais livros de Richard Bandler que não vou perder tempo postando os links aqui porque não ESTOU com a mínima paciência de ficar dando aulinhas pra você!!!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...     


Citação de: Alquimista
Só discuto se você ME responder as seguintes questões pra medir seu nível de conhecimento perante o assunto.
Você não se enxerga mesmo, né?

O que EU enxergo é que você de novo arregou de um debate adulto COMIGO e nem conseguiu responder as duas questões que postei.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline José H.

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 254
  • Sexo: Masculino
Re:programação neurolingüística
« Resposta #23 Online: 03 de Janeiro de 2017, 08:38:50 »
Tá aí uma coisa que sempre quis conhecer, mas quando tento ler sobre o assunto me dá uma preguiça danada, justamente pelo tom de autoajuda. Na minha cidade o que mais tem é "coaching com pnl para concursos públicos". Então, copiando a objetividade da nova forista Cárita Santos no outro tópico no intuito de que o debate se torne mais direto e menos polêmico, pergunto: PNL é ciência? Por que?

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.293
  • Love it or Hate it
Re:programação neurolingüística
« Resposta #24 Online: 03 de Janeiro de 2017, 09:15:38 »
Tá aí uma coisa que sempre quis conhecer, mas quando tento ler sobre o assunto me dá uma preguiça danada, justamente pelo tom de autoajuda. Na minha cidade o que mais tem é "coaching com pnl para concursos públicos". Então, copiando a objetividade da nova forista Cárita Santos no outro tópico no intuito de que o debate se torne mais direto e menos polêmico, pergunto: PNL é ciência? Por que?

Não é ciência nem pseudociência,  é um método, enfoque específico ou modelo de comunicação. Há seis anos atrás esta era a minha opinião:

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=24521.msg592972#msg592972

Mas estou pronto para mudá-la diante de novas evidências. Imagino que de lá para cá talvez tenha se desenvolvido a ponto de conquistar status de pseudociência como disse o artigo postado pelo Buck devido ao elevado teor de bullshit. Convém lembrar que a PNL apesar de pseudociência ou de todos os seus bullshits pode apresentar certa funcionalidade devido, dentre tantas coisas, à subjetividade das suas técnica que envolvem muita sugestão e hipnose. No entanto essa funcionalidade não legitima de forma alguma a PNL como ciência, nem ameniza os seus bullshits.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!