Autor Tópico: Exame escrito para tirar carteira de motorista  (Lida 1737 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Exame escrito para tirar carteira de motorista
« Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:29:36 »
Esta semana faço o tal do exame teórico para tirar a CNH. Estava dando uma olhada em algumas questões do banco de dados do Detran para dar uma revisada, já que faz quase um mês que fiz as aulas teóricas e posso ter esquecido algumas coisas, mas vendo o nível das questões só dava para dar risada. Só questões óbvias daquelas que até uma criança poderia fazer, de tão ridículas que são as alternativas. Alguns exemplos aí:

Ao perceber que será ultrapassado, o condutor deve:
a) Sair para o acostamento.
b) Parar o veículo.
c) Acelerar o veículo.
d) Não deixar que seje (sic) ultrapassado.
e) Manter ou reduzir a velocidade facilitando a ultrapassagem.

Essa aí o Schumacher erraria.

O que é considerado um acidente inevitável?
a) É aquele que o motorista fez tudo o que era possível fazer, mas foi impossível evitar.
b) O culpado é sempre o outro motorista.
c) A culpa é das condições adversas.
d) A culpa é da via.
e) O culpado é o motorista que não teve previsão.

Meu, é só saber o que significa a palavra inevitável!

Nos casos de parada respiratória é incorreto afirmar:
a) Iniciar massagem respiratória imediatamente.
b) Retirar objetos da boca da vítima.
c) Esperar o médico para prestar socorro.
d) Proteger a cabeça da vítima.
e) Afrouxar as roupas da vítima.

Até o médico chegar a vítima já morreu, né?

Qual é a finalidade de fazer uma prova tão ridícula? É só mais uma burocracia para perturbar um pouquinho mais a vida da gente? Ou será que a finalidade da prova ensinar o C.T.B para a gente (a burocracia para perturbar a nossa vida então seriam as aulas teóricas obrigatórias que temos que fazer).

O pior é que tem umas questões que eles fazem que são tão mal formuladas que desafiam a lógica. Vejam essa aqui:

Assnale a alternativa incorreta nos procedimentos de respiração artificial:
a) O ar sai pelo nariz e pela boca da vítima.
b) Não interromper os procedimentos de reanimação até o restabelecimento da respiração da vítima.
c) O ar sai pelos ouvidos.
d) A vítima necessita que seja tirada da boca ou garganta qualquer objeto que possa dificultar a respiração.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Olha que absurdo esse item (e)! A questão pede para marcar a alternativa errada. Se todas estão corretas, então a (e) também está - então não existe alternativa incorreta para eu marcar. Felizmente nem todas as alternativas estão corretas, a (c) é evidentemente falsa para qualquer um que já estudou biologia no colégio; mas aí temos outro problema: se a alternativa (c) é incorreta, então a (e) também é, pois nem todas as alternativas estão corretas, logo temos duas soluções incorretas. A solução para o impasse é aquela regra não-escrita que todo estudante conhece de, em caso de conflito, ignorar o item que começa com "Todas as alternativas" ou "Nenhuma das alternativas", afinal, ele só está lá porque quem bolou a prova não conseguiu pensar em nada melhor.

Quem dera o vestibular fosse assim :P
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 16:48:25 por Willy Nilly »

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re: Exame escrito para tirar carteira de motorista
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:45:59 »
Como se inicia uma parada respiratória?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:47:50 »
Como se inicia uma parada respiratória?

Ops, copiei errado. Era massagem respiratória.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 17:02:07 »
Deve ter gente que erra. Sempre tem...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 17:18:01 »
Quando renovei minha CNH questionei o instrutor sobre a questão do primeiro socorro... não são raras as vezes em que na ânsia de socorrer uma pessoa, um leigo acabe mais prejudicando do que ajudando. Eu não mexeria na pessoa, pode haver alguma lesão na coluna ou uma costela quebrada pode perfurar um órgão vital... ao invés disto, trataria de sinalizar muitíssimo bem o local (para evitar novos acidentes em decorrência) e procuraria a forma mais eficaz de providenciar socorro médico apropriado. 

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 17:21:45 »
Isso é verdade, é melhor não fazer nada do que piorar o estado da vítima... Mas em situações extremas, como parada cardio-respiratória, não há essa opção, ou você age ou a vítima morre. Por isso é importante ter conhecimento sobre primeiros socorros.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 17:28:06 »
cara, tem umas perguntas ridículas, mas também tem umas desnecessariamente difíceis, como "estacionar na calçada é: a)infração média b)infração grave c)infração gravíssima d)infração leve e)não é infração"

esse tipo de pergunta é muito cretina. e não serve pra nada.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 17:28:49 »
Para mim, esse exame tá até difícil pro povo brasileiro.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 17:34:29 »
cara, tem umas perguntas ridículas, mas também tem umas desnecessariamente difíceis, como "estacionar na calçada é: a)infração média b)infração grave c)infração gravíssima d)infração leve e)não é infração"

Isso é verdade. Mas caem poucas questões assim geralmente...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 19:43:41 »
Cara, quando fiz auto-escola a instrutora teve de ensinar pra turma o que era "respectivamente"...

:chorao:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 21:58:27 »
Cara, quando fiz auto-escola a instrutora teve de ensinar pra turma o que era "respectivamente"…

:chorao:
Lol, acho que na 5ª série a minha professora explicou.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:13:24 »
Quando renovei minha CNH questionei o instrutor sobre a questão do primeiro socorro… não são raras as vezes em que na ânsia de socorrer uma pessoa, um leigo acabe mais prejudicando do que ajudando. Eu não mexeria na pessoa, pode haver alguma lesão na coluna ou uma costela quebrada pode perfurar um órgão vital… ao invés disto, trataria de sinalizar muitíssimo bem o local (para evitar novos acidentes em decorrência) e procuraria a forma mais eficaz de providenciar socorro médico apropriado. 

Tá, mas e hora que o Sol tá fritando o asfalto? E a hora que os bombeiros demoram a chegar? E a hora que está no meio da rodovia podendo causar outro risco de acidente?

Isso é verdade. Mas caem poucas questões assim geralmente…

Não se preocupe tanto com as teóricas, pelo menos aqui no meu estado as provas práticas que são de arrebentar. ;)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:16:53 »

Não se preocupe tanto com as teóricas, pelo menos aqui no meu estado as provas práticas que são de arrebentar. ;)

É que eu só vou fazer a prova prática em Julho, então nem esquentei com ela ainda.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 23:43:01 »
Essa sobre estacionar na calçada a maioria dos motoristas não sabe na prática.
Talvez os pedestres devam andar diretamente por cima dos carros parados na calçada. :hihi:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 23:59:36 »
Quando renovei minha CNH questionei o instrutor sobre a questão do primeiro socorro… não são raras as vezes em que na ânsia de socorrer uma pessoa, um leigo acabe mais prejudicando do que ajudando. Eu não mexeria na pessoa, pode haver alguma lesão na coluna ou uma costela quebrada pode perfurar um órgão vital… ao invés disto, trataria de sinalizar muitíssimo bem o local (para evitar novos acidentes em decorrência) e procuraria a forma mais eficaz de providenciar socorro médico apropriado

Tá, mas e hora que o Sol tá fritando o asfalto? E a hora que os bombeiros demoram a chegar? E a hora que está no meio da rodovia podendo causar outro risco de acidente?

:wink:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:14:55 »
Talvez os pedestres devam andar diretamente por cima dos carros parados na calçada. :hihi:

Mas daí a saber se infração leve, média, grave ou gravíssima é mais complicado, né? Segundo minha apostila estacionar no passeio ou sobre a faixa de pedestres são ambas infrações graves, dão 5 pontos na carteira e remoção do veículo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:33:19 »
Não dá pra pensar muito para fazer a prova do Detran... :D

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:34:57 »

Mas daí a saber se infração leve, média, grave ou gravíssima é mais complicado, né? Segundo minha apostila estacionar no passeio ou sobre a faixa de pedestres são ambas infrações graves, dão 5 pontos na carteira e remoção do veículo.

Veja a situação engraçada. Transitar com o carro no canteiro central de uma via é um tipo de infração (nem lembro mais qual), parar sobre o canteiro central é outro, estacionar no canteiro central é outro. No entanto, para o cara estacionar, ele precisa ter transitado e parado! :D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:43:37 »
Tem uns absurdos na lei mesmo. Tipo, aquelas abas na janela para proteger a vista do Sol são equipamento obrigatório, transitar sem elas instaladas é infração grave ou gravíssima, não lembro, mas acho que é íssima. No entanto usá-las é totalmente opcional, ou seja, o importante é ela estar ali, usar ou não não faz diferença.

Outra coisa é que é permitido ter GPS instalado no painel do carro. Mas ele tem que estar sempre desligado enquanto carro estver em movimento... pomba, se é proibido ligar então não faz sentido permitir instalá-lo no painel, é melhor deixar o bicho no porta-luvas mesmo!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 16:41:00 »
Conhceço gente que reprovou mais de uma vez.

E quando fui fazer minha prova, tensão dos cidadãos era evidente.

Teve um que brigou com a examinadora (policial civil, o cara tomou uma bronca exemplar) pq não tinha tido tempo de acabar a prova.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 17:05:32 »
Fiz a bendita sem mais problemas. Agora só faltam as aulas práticas e o exame em Julho.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 23:41:41 »
Sem contar o teste psicotrônico (digo, psicotécnico). Que coisa CRETINA!
P.ex., ficar marcando setinhas. O ambiente é quieto e você tem que prestar atenção a UMA coisa só. Compare com dirigir: são estímulos de todos os lados, auditivos e visuais, e você PRECISA dominar boa parte deles.

Ou o clássico bonequinho-árvore-casa: se você desenhar um chão, fizer meia dúzia de detalhes, e NÃO desenhar o bonequinho sendo enforcado na árvore, ou com um AR15 na mão, você passa.

Quanto ao teórico, eu não entendia e não entendo até hoje de mecânica. E passei de primeira.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!