Autor Tópico: O Túmulo do Fanatismo  (Lida 1559 vezes)

Rhyan

• Visitante
O Túmulo do Fanatismo
« Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:32:24 »
O Túmulo do Fanatismo

Rodrigo Constantino

“A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil.” (Sêneca)

Muitos acham que religião não se discute, mas eu não concordo. Afinal, o tema é sagrado apenas para os que assim o consideram, e estes não têm o direito de exigir dos demais o mesmo tratamento de reverência. Acredito que a crença religiosa dogmática é a maior inimiga da liberdade, e por isso creio que o tema não só pode como deve ser debatido sob a luz da razão.

Foi o que fez Voltaire, o “Pai do Esclarecimento”, segundo Karl Popper. Em seu livro O Túmulo do Fanatismo, Voltaire liga uma metralhadora giratória, mas munida com sólidos argumentos, contra o fanatismo religioso. Trata-se de uma crítica dura, bastante pesada, que com certeza machuca qualquer crente. Aqui faço um breve resumo do que ele diz, e peço que aqueles não dispostos a questionar a própria fé sequer leiam o restante do artigo. Afinal, como dizia Carl Sagan, “não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências, baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar”.

Logo no começo, Voltaire afirma que “um homem que recebe sua religião sem exame não difere de um boi que atrelam”. Examinar, questionar, é um dever de qualquer um que respeita a razão. A diferença básica entre a ciência e a religião é essa: uma está aberta à crítica, implora para que você prove que ela está errada, enquanto a outra o condena se você tentar provar que ela está errada, mandando aceitar com fé e calar a boca. Duvidar já é pecado! Um abismo intransponível separa os dois métodos, as duas posturas.

mais: http://rodrigoconstantino.blogspot.com

Deu uma baita discussão, até o Olavão apareceu!
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=44668&tid=2514508111185422769&start=1

Rhyan

• Visitante
Re: O Túmulo do Fanatismo
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:59:41 »
O debate está cada vez melhor!!!

Reparem só como eu sou chato, eu sempre tive esse dom!

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 16:45:07 »
Pedem-me para responder ao Constantino, mas evidentemente não posso debater com um interlocutor ao qual eu teria de ensinar desde os fundamentos do assunto debatido. A ignorância do referido em matéria de religião e filosofia é TOTAL. Uma frase como "[a religião] lida com o metafísico, e com a filosofia, não há mais necessidade dela" equivale a dizer, nos termos da teoria dos quatro discursos, que os seres humanos hoje nascem lógicos, não precisando estruturar seu universo mitopoético, retórico e dialético antes de tirar conclusões "científicas". É pueril demais para ser discutido. Se as referências filosóficas de um sujeito são Popper e Voltaire, nada se pode fazer por ele exceto recomendar-lhe uma dieta de estudos filosóficos sérios antes de debater o que está acima da sua capacidade. Suas afirmações são de ordem puramente mágica, não podendo ser rebatidas por argumentos. Seria preciso decompor cada palavra do seu discurso e mostrar que não tem referência à realidade, apenas a estereótipos da linguagem comum. A trabalheira seria infinita. Não sou tão caridoso que me disponha a fazer esse serviço pelo Constantino. 

Só para dar um exemplo, ele não sabe distinguir entre um crente religioso e um gnóstico (Hitler). Para ele é tudo a mesma coisa. Assim não dá, caraio. E se eu for explicar essa diferença, tropeçarei na ignorância do referido a cada passo, multiplicando-me em aulas e mais aulas. 

Seria mesmo Olavo?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 19:14:24 »
É o Olavo, sim.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 22:38:14 »
Bacana, eu acho da hora alguns comentários dele, já o escutou na radioblog?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 23:28:22 »
Não, detesto conservadorismo. Sem contar que ele é meio paranóico.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 11:40:44 »
O propósito dessas linhas não é de maneira alguma debater com Rodrigo Constantino, mas apenas mostrá-lo aos leitores como anti-exemplo, como amostra de tudo o que não é e não deve ser um estudante. Se por acaso ele tiver a presunção de se alçar à condição de meu debatedor, terei o direito de exigir que minha análise de seu artigo seja também examinada linha por linha, impugnada afirmação por afirmação, com provas e exemplos históricos
.

Link:http://www.olavodecarvalho.org/textos/homem_mim.html
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!