Um "testa de ferro" do crime com 13 anos? Sinceramente, você acredita nisso?
Não só acredito como já vi... acho que eu não soube me expressar direito quando usei o termo "testa de ferro"... não estou falando do "patrão", este dificilmente vai preso, estou falando do pessoal "linha de frente". Estive em 2002 no RJ, no bairro de Ramos, para instalar um equipamento de inspeção veicular em uma OCI (orgão credenciado ao INMETRO) chamado SAVE... tinha uma "comunidade" nos fundos e vi pivete de 13 ou 14 anos com AR-15 nas mãos.
Desde quando o abarrotamento de prisões e o contato com os perigosos são justificativas para não reduzir a maioridade penal?
Aonde ficarão confinados os presos acima de 16 anos? Existem presídios para absorver esta massa?
A lógica usada parece levar a isso: "as nossas prisões já estão muito abarrotadas, logo, devemos aumentar a maioridade penal para, digamos, 24 anos, assim não deixaríamos as prisões superlotadas e os "jovens" criminosos não entrariam em contato com os mais perigosos."
Eu não disse nada disto, são conclusões
suas. O que eu disse é que existem providencias que deveriam ser tomadas/discutidas de antemão... Que tal discutir o cumprimento dos mandatos de prisão já existentes??? Que tal discutir a privatização do sistema carcerário???? Que tal discutir o cumprimento integral das penas???? Que tal discutirmos a construção de novos presídios???? Que tal discutirmos o reaparelhamento da polícia e a qualificação/valorização do quadro???? Ou talvez discutir uma forma de atenuar a impunidade???
Existem coisas que devem ser previstas
antes de discutir uma medida
inócua como a redução da maioridade penal... esta solução é
meia sola se tomada assim, sem resolver questões que preocupam muito mais.
Tapar o sol com peneira é tudo aquilo que você propôs: não reduzir a maioridade penal para não haver mais pessoas que entram na categoria "criminoso", fingindo que o problema não existe.
Tapar o sol com a peneira é não resolver aquilo que não funciona bem... É fingir que fazendo isto, diminuir a maioridade legal, todos os problemas sociais/segurança estarão resolvidos.