Autor Tópico: Estudo liga gene da inteligência à esquizofrenia, diz ele.  (Lida 1258 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Estudo liga gene da inteligência à esquizofrenia, diz ele.
« Online: 10 de Fevereiro de 2007, 13:41:41 »
Estudo liga gene da inteligência à esquizofrenia

da BBC Brasil

Um estudo feito por pesquisadores americanos mostrou que a inteligência e a esquizofrenia podem estar ligadas por um gene que aumenta a habilidade do cérebro de pensar.

O trabalho, desenvolvido no Instituto Nacional para Saúde Mental dos Estados Unidos, em Bethesda, no Estado de Maryland, indica que a esquizofrenia, condição psicótica que afeta cerca de 60 milhões de pessoas no mundo, pode ser o risco que determinadas pessoas têm de correr pelo desenvolvimento extraordinário de capacidades intelectuais.

A pesquisa, publicada no Journal of Clinical Investigation, sugere que alguns dos fatores genéticos que envolvem as capacidades cognitivas podem apresentar problemas, deixando uma parcela dos indivíduos com maior chance de ter problemas mentais.

Os pesquisadores examinaram uma variação comum de um gene, o DARPP-32, que faz com que a região do cérebro responsável pelo raciocínio mais sofisticado seja mais eficiente, melhorando o processo de transmissão de informações.

Contudo, o gene também foi ligado à funções cerebrais registradas em pacientes com esquizofrenia. Uma investigação em 257 famílias com histórico de esquizofrenia mostrou que o gene é bastante comum entre pessoas com a doença.

O gene amplia a capacidade de processamento de informação e, quando o cérebro funciona normalmente, o indivíduo ganha flexibilidade para pensar e um melhor desempenho da memória.

Entretanto, outros genes e as condições de vida do indivíduo podem fazer com que o cérebro encontre dificuldades para gerenciar esse ganho, ocasionando um efeito colateral. “Seria o equivalente neurológico de uma mega-rodovia terminando num beco sem saída”, comparou o pesquisador Daniel Weinberger, em entrevista ao jornal britânico The Times.

A esquizofrenia é uma condição que pode causar alucinações e delírios e que em casos muito graves por fazer com que o paciente se torne incapaz de interagir socialmente com outras pessoas. Estima-se que cerca de 1% da população do mundo tenha sintomas da doença.

Na história, há vários exemplos de nomes famosos que foram diagnosticados como esquizofrênicos, como o matemático John Forbes Nash (retratado no filme Uma Mente Brilhante), o músico Syd Barrett, ex-guitarrista do grupo Pink Floyd, o escritor americano Jack Kerouac e o poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u60755.shtml

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Estudo liga gene da inteligência à esquizofrenia, diz ele.
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 20:37:58 »
faz sentido...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 16:05:51 »
Tem uma substância que pode desencadear esquizofrenia, e causa alguns sintomas psicóticos, ai quando eu digo que ela deixa a pessoa mais inteligente ninguem aqui acredita.............

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 16:10:14 »
Pessoalmente eu até acredito; qualquer mudança no cérebro de quem resolve tomar voluntariamente substâncias que induzem esquizofrenia e sintomas psicóticos tem boa chance de ser nesse sentido mesmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 16:12:48 »
Mas pelo que entendi, a questão que a matéria trata é em nível genético.

Até onde sei, ingestão de substâncias psicóticas não agiriam nesse nível (genético).
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 16:19:09 »
De fato.  Mas não está claro o que exatamente esses genes influenciam.  Pode ser alguma coisa temporariamente reprodutível por ingestão de substâncias, como por exemplo taxas de hormônios no sangue.

Mal comparando, a diabetes tem causa (parcialmente) genética, mas seus efeitos podem ser compensados (e por vezes deflagrados) através da ingestão de substâncias (insulina injetada e açúcar, respectivamente).

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 16:23:11 »
De fato.  Mas não está claro o que exatamente esses genes influenciam.  Pode ser alguma coisa temporariamente reprodutível por ingestão de substâncias, como por exemplo taxas de hormônios no sangue.

Ainda que seja assim, eu pergunto:

Vale a pena ser provisoriamente "mais inteligente", mas ao longo do tempo, pelo efeito cumulativo e deletério de tais substâncias vir a se tornar um "imbecil" permantemente:?:
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 16:26:55 »
Ah, isso?  Claro que não.

Não acho sequer que seja necessariamente vantajoso nascer com o conteúdo genético de um Nash da vida.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 16:29:37 »
Não acho sequer que seja necessariamente vantajoso nascer com o conteúdo genético de um Nash da vida.

É verdade. Eu também prefiro ficar num ponto médio.

Nem nascer com essa "vantagem", e muito menos buscá-la, provisoriamente, através do uso de quaisquer substâncias psicoativas.

Do jeito que está, está bom.  :)
"Por quê?"

Chaves

blue pill

• Visitante
« Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 16:43:31 »
Eu queria ser um gênio... Mas sem esquizofrenia.

danieli

• Visitante
« Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:59:03 »
Na história, há vários exemplos de nomes famosos que foram diagnosticados como esquizofrênicos, como o matemático John Forbes Nash (retratado no filme Uma Mente Brilhante), o músico Syd Barrett, ex-guitarrista do grupo Pink Floyd, o escritor americano Jack Kerouac e o poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud.

Não sabia que o Syd era esquizofrenico, esse cara é uma lenda...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 20:35:08 »
quando eu era menor, com meus 15 ou 16 anos, talvez tenha beirado a esquizofrenia ou algum outro tipo de loucura. eu cheguei a imaginar, na época, que realmente podia estar ficando louco, e baseado na minha experiência me parece bem plausível que se possa ficar 'louco'(i.e mentalmente perturbado) simplesmente por fazer as escolhas intelectuais erradas. de modo que vejo com algum ceticismo tentativas de associar alguns males da mente somente a fatores genéticos ou algum outro tipo de reducionismo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:12:11 »
Tem uma substância que pode desencadear esquizofrenia, e causa alguns sintomas psicóticos, ai quando eu digo que ela deixa a pessoa mais inteligente ninguem aqui acredita.............
Na verdade, no fórum em que li essa notícia, até comentei "está aí um exemplo de risco dos nootrópicos". Não é que algumas drogas não possam de alguma forma fazer o cérebro funcionar melhor de algum modo; o problema é confundir o conhecimento popular de círculos de hippies e coisas do tipo - sempre coisas exageradas - com o lado real, e ao mesmo tempo esquecer dos riscos.

Tentar mexer com a mente é algo muito mais complicado que tentar por exemplo, melhorar o físico com anabolizantes e coisas do tipo, que mesmo sendo bem mais simples, já são coisas consideradas bem arriscadas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:16:51 »
Nem nos fale :(

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:51:44 »
Então a parada é ser meio termo nem gênio nem burro.
Não deseje.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:56:20 »
Alimente um troll
serve ração de cachorro? é que não pode dar qualquer coisa, tem bicho de  zoológico que engasga e morre se visitante dá pipoca

blue pill

• Visitante
« Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 00:42:18 »
Tem uma substância que pode desencadear esquizofrenia, e causa alguns sintomas psicóticos, ai quando eu digo que ela deixa a pessoa mais inteligente ninguem aqui acredita………
Na verdade, no fórum em que li essa notícia, até comentei "está aí um exemplo de risco dos nootrópicos". Não é que algumas drogas não possam de alguma forma fazer o cérebro funcionar melhor de algum modo; o problema é confundir o conhecimento popular de círculos de hippies e coisas do tipo - sempre coisas exageradas - com o lado real, e ao mesmo tempo esquecer dos riscos.

Tentar mexer com a mente é algo muito mais complicado que tentar por exemplo, melhorar o físico com anabolizantes e coisas do tipo, que mesmo sendo bem mais simples, já são coisas consideradas bem arriscadas.

Ta ai uma dúvida, qual seria os efeitos de substancias psicóticas em pessoas ja com psicoses ?
Ou ainda, qual efeito tem em gênios... ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 00:48:00 »
Bioquímica não é algo particularmente previsível, mas imagino que via de regra o resultado seja induzir surtos psicóticos...

blue pill

• Visitante
« Resposta #18 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 01:10:59 »
Bioquímica não é algo particularmente previsível, mas imagino que via de regra o resultado seja induzir surtos psicóticos…

Com certeza se rolasse um estudo assim a igreja iria ser contra...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 01:53:20 »
E com bons motivos!

Supondo que você está falando da Igreja Católica.  Algumas outras podem até incentivar, infelizmente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!