Autor Tópico: Todos somos Ateus  (Lida 4302 vezes)

Offline Flush

• Nível 13
  • *
Todos somos Ateus
« Online: 10 de Fevereiro de 2007, 21:33:13 »
Todos somos Ateus

Publicado originalmente em: http://webtekk.org/ateismos/?p=200

A arrogância religiosa toma contornos ridículos especialmente nas suas objecções perante o Ateísmo. Um primeiro facto que se pode ter em conta é o do Ateísmo de nascença. Todo e qualquer Ser Humano é Ateu, até lhe ser incutido o vírus da fé religiosa, administrado numa idade que não permite ao contagiado a clara racionalização de factos e insinuações, e acção que se torna num consequente aproveitamento das fraquezas intelectuais de uma fase de desenvolvimento em que as mais ridículas defecações se tornam enraizadas no intelecto em construção. Eis então o que provoca a disseminação do vírus, o seu contagio através de violação psicológica aos que se encontram indefesos perante as arrogâncias de verdade infundada e desmentidas pela própria Natureza.

Outro factor de relevância extrema relativa ao assunto em causa, é a atribuição da característica do Ateísmo a todo e qualquer Teísta. Nenhum Ateu é Teísta, mas todos os Teístas são Ateus. Apenas uma arrogância proveniente das mentes fechadas aos factos e contextos extrínsecos ao pensamento do Teísta poderá permitir observar o contrário. Apenas as amarras religiosas podem impedir o correcto pensamento racional que fornece a visão do Ateísmo como presença incontornável em todo o indivíduo. Lubrificando as engrenagens cerebrais deixaremos de ouvir o seu incessante ranger…

Com um mercado tão rico em diversidade de deuses, é certo que não iremos encontrar um Teísta que atribua divindade e existência a todos eles. Também é sabido que é impossível a qualquer Ser Humano conhecer todos os deuses existentes, aqueles que os tempos esqueceram e aqueles que os tempos ainda não trouxeram. Muitos e diversificados deuses correram, correm e correrão nas mentes individuais e nas ideologias de massas.

Não será um Teísta Cristão Ateu relativamente à crença em Thor ou em Zeus? Não será um Teísta Judeu Ateu relativamente à crença em Afrodite ou em Shiva? Não será um Teísta Hindu Ateu relativamente à crença em Noé ou em Posídon? Acrescentando o facto de nunca ninguém ter provado a existência de qualquer deus, seja ele o deus Cristão ou Posídon, podemos extrair a observação realista de que qualquer visão de mitologia perante certos deuses entra na mesma visão de mitologia perante o deus ou deuses que são tidos como existencialmente inabaláveis.

Assim se depreende que o Ateísmo é a característica existente em qualquer mente Humana, embora na maioria das vezes esta presença seja esquecida ou tão-somente atirada para as caves empoeiradas do intelecto Humano.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Todos somos Ateus
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 00:05:22 »
Todos os seres humanos são ateus, mas alguns são mais ateus do que outros.
Latebra optima insania est.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 02:41:35 »
Todo mundo não acredita em deus então ? conheço pessoas que juram de pés juntos que ele existe.
Não deseje.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 13:54:54 »
Todos os seres humanos são ateus, mas alguns são mais ateus do que outros.

Uns são ateus relativamente a todos os deuses, outros apenas relativamente à maioria.
Muitas vezes as diferenças situam-se apenas em ser mais ateu por um único deus de diferença.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 13:55:09 »
Todo mundo não acredita em deus então ? conheço pessoas que juram de pés juntos que ele existe.

Não leste o texto.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 14:23:20 »
Flush me referi ao que o eremita disse. ;)
Não deseje.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:58:37 »
Flush me referi ao que o eremita disse. ;)

Tenho quase a certeza de que as palavras do eremita reflectem uma conclusão resumida do artigo que publiquei.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:12:57 »
Então responda para min

Não deseje.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:32:27 »
Então responda para min

Não leste o texto.  :nao3:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:43:38 »
Então responda para min

Não leste o texto.  :nao3:

Tem burro pra tudo. Mas não liga não, porque ele é usuário do Internet Explorer.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:55:27 »
 :quevedo:
É isso ai, essa questão de ateu não acreditar em nenhum deus e/ou deuses tem que ser relativa mesmo. O teísta ateu é uma grande novidade  :hihi:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:57:25 »
Então responda para min

Leres o texto que escrevi bastava para veres essa pergunta respondida.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:59:12 »
É isso ai, essa questão de ateu não acreditar em nenhum deus e/ou deuses tem que ser relativa mesmo. O teísta ateu é uma grande novidade  :hihi:

Antes de escrever o texto tive de fazer algum exercício intelectual para conseguir chegar a uma conclusão, que afinal se afigura tão simplista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 00:13:52 »

Oras... todo teísta nasce ateu.  :wink:
Depois, quando em crescimento, é que a criança vai assimilando a cultura local.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #14 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 10:26:40 »

Oras… todo teísta nasce ateu.  :wink:

Ou não. Eu penso em um Deus através de palavras, excesso de comunicação. Como uma criança poderia pensar em um Deus?

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 11:07:10 »

Mas também nascem analfabetas.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 11:19:44 »
E peladas.

Mas com o tempo, deixam tudo isso para trás ( a nudez, o analfabetismo e o atéismo ).

Conclusão...devem ser os ateus que não evoluem, pois mantêm sua condição inata pelo resto da vida... :'(
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:18:52 »

A alfabetização assume um caracter generalista até ao individuo se encontrar nas plenas capacidades de desenvolvimento intelectual para decidir o que seguir e o que acha correcto. A religião antagoniza-se da alfabetização.

Luz

• Visitante
« Resposta #18 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 15:11:10 »
A alfabetização assume um caracter generalista até ao individuo se encontrar nas plenas capacidades de desenvolvimento intelectual para decidir o que seguir e o que acha correcto. A religião antagoniza-se da alfabetização.

Questão de ponto de vista. Não podemos negar que a religião também assume um caráter generalista cultural formador. Posso não concordar com a maneira que ela assume esse caráter, e não concordo, mas são questões diferentes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 15:29:32 »
Também acho um tanto apressado dizer simplesmente que a religião antagoniza-se da alfabetização.

Em que sentido isso acontece, como, por que, com qual frequência?  Há exceções?  Quais?  Podem ser extendidas?  Devem ser?  Como?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 17:34:50 »
Também acho um tanto apressado dizer simplesmente que a religião antagoniza-se da alfabetização.

Em que sentido isso acontece, como, por que, com qual frequência?  Há exceções?  Quais?  Podem ser extendidas?  Devem ser?  Como?
Antagoniza-se nesse carácter que deve ser vinculativo de generalidade. O ensino aos mais jovens deve acentar na generalidade pois estes não possuem a clarividência necessária para assumir traços de personalidade que se extenderão no futuro. Assim sendo, a escolha só deve existir quando o individuo após ter uma visão geral do mundo que o rodeia, possa decidir aquilo que melhor se adequa à sua personalidade. O ensino da religião antagoniza-se nesse aspecto. Não ensina verdades absolutas, tais como a força da gravidade que tanto é verdade em Londres, como em Bagdad, como em Sidney; ensina uma visão promenorizada de uma de entre muitas visões.

Tentando ser mais claro, religião poderia ser ensinada a jovens, mas com uma perspectiva generalista, dando a visão do mundo pelo cristianismo, islâmismo, hinduisno, budismo, etc, até o individuo atingir uma maturidade que lhe permita escolher com clarividência uma religião, várias, ou o que seria mais provável perante o meu ponto de vista, nenhuma.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 18:31:49 »
Ah, agora entendi... desculpe, mas é que a forma como se fala em Portugal se distanciou consideravelmente da do Brasil ao longo do tempo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 18:36:58 »

Antagoniza-se nesse carácter que deve ser vinculativo de generalidade. O ensino aos mais jovens deve acentar na generalidade pois estes não possuem a clarividência necessária para assumir traços de personalidade que se extenderão no futuro. Assim sendo, a escolha só deve existir quando o individuo após ter uma visão geral do mundo que o rodeia, possa decidir aquilo que melhor se adequa à sua personalidade. O ensino da religião antagoniza-se nesse aspecto. Não ensina verdades absolutas, tais como a força da gravidade que tanto é verdade em Londres, como em Bagdad, como em Sidney; ensina uma visão promenorizada de uma de entre muitas visões.
Na verdade o que mais acontece com a religião é o ensino de verdades absolutas, os dogmas, dentre os quais deus é o principal. Teoria ciêntífica se opõe ao conceito de verdade absoluta, pelo menos em tese
Tentando ser mais claro, religião poderia ser ensinada a jovens, mas com uma perspectiva generalista, dando a visão do mundo pelo cristianismo, islâmismo, hinduisno, budismo, etc, até o individuo atingir uma maturidade que lhe permita escolher com clarividência uma religião, várias, ou o que seria mais provável perante o meu ponto de vista, nenhuma.
Esta proposta cabe a um estado laico, pois o conhecimento da religião (como fenômeno social) é necessário a todos, principalmente para o entendimento de que a religião é muito mais cultural pois dependendo da região do planeta onde uma pessoa nasça, ela vai ser condicionada a determinada religião.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 18:57:07 »

O que só confirma então que Deus é um conceito cultural assimilado pelo aprendizado e a convivência social e não algo inato no ser humano, desde o nascimento.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 19:14:33 »

O que só confirma então que Deus é um conceito cultural assimilado pelo aprendizado e a convivência social e não algo inato no ser humano, desde o nascimento.
Isto é óbvio Spitfire. Mas depois vira teísta.

A questão que eu tava ironizando do texto é essa:
Não será um Teísta Cristão Ateu relativamente à crença em Thor ou em Zeus? Não será um Teísta Judeu Ateu relativamente à crença em Afrodite ou em Shiva? Não será um Teísta Hindu Ateu relativamente à crença em Noé ou em Posídon? Acrescentando o facto de nunca ninguém ter provado a existência de qualquer deus, seja ele o deus Cristão ou Posídon, podemos extrair a observação realista de que qualquer visão de mitologia perante certos deuses entra na mesma visão de mitologia perante o deus ou deuses que são tidos como existencialmente inabaláveis.
Sendo que ateu é quem não acredita em nenhum deus e/ou deuses mas o autor deixou bem claro que é ateu relativo a crença em outros deuses, ou seja, que acredita em um deus (teísta) mas não acredita em outro ou nos demais deuses (ateu relativo?) um teista ateu, descrito no próprio texto.

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2007, 18:11:00 por Adriano »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!