Autor Tópico: Uma reflexão acerca da teoria do caos  (Lida 696 vezes)

Offline F. Antunes

• Nível 00
  • *
Uma reflexão acerca da teoria do caos
« Online: 13 de Fevereiro de 2007, 17:36:54 »
Eu compreendo muito bem que toda a realidade possa ter sido engendrada sem propósito algum. Não me parece uma impossibilidade pensar que tudo é fruto do acaso. De forma que bastaria que alguma pequena coisa tivesse ocorrido um pouco diferente para que fôssemos completamente diferentes ou mesmo que tivéssemos existência possível. Eu concordo com isso. Parece uma explicação bem plausível do surguimento de tudo.

Mas quando eu penso nisso uma dúvida se levanta.

Será mesmo que na natureza poderia existir algo diferente do que é? Como isso poderia vir a ocorrer? Nós podemos saber com certeza que ao abandonarmos um objeto, o mesmo iniciará um movimento em direção ao chão. Nós podemos saber com certeza que um feto é porduzido pela fertilização de um óvulo por um espermatozoide.

Em contrapartida nós também sabemos que, dada a influência de causas determinadas, eventos podem deixar de ocorrer. Se houver uma superfície de suporte ao objeto que o impeça de cair, sabemos com certeza que ele não se movimentará em direção ao chão. Ou que se houverem tais ou quais causas determinadas, um óvulo não se torna um feto.

Pensando nisso eu me pergunto: A natureza não é de tal forma regrada e organizada que as coisas que acontecem ocorram por uma determinação tal que na verdade seria impossível que fosse diferente? Como poderíamos levantar a possibilidade de que pudesse ocorrer algo defirente do que aconteceu? Com que direito supomos que poderíamos ser completamente diferentes, se ao analizarmos o conjunto de causas que nos produziu de uma forma completa (ou seja, conhecendo todas as variáveis, e o local e o momento em que atuaram na produção ou destruição de algo) conclumos que seríamos exatamente como somos?

"SE a Terra não fosse assim", "SE aquilo não fosse assado". O que denota o SE? A possibilidade de uma determinada causa atuar ou não. Mas com que direito pressupõe-se esta possibilidade? Não é justamente o contrário? Não existe um fluxo indelével de causalidade que nos fez ser o que somos? Como tal causa possível poderia ter agido de fato em tais circusntâncias? Ela precisaria de outra causa possível. Tal causa possível dependeria de outra, e assim add infinitum. O que nos faz concluir que as tais causas possíveis são impossíveis na medida em que temos em mente o curso da natureza. E que nada mais são do que projeções mentais que mascaram o verdadeiro funcionamento da realidade.

Portanto, eu concluo que não vejo direito algum em se supor que a realidade pudesse ser diferente. O que seria no mínimo um bom punhado de areia no moínho da tese do acaso. Parece-me que de fato algo funciona mal. E vcs o que pensam sobre o assunto? Concordam?
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2007, 17:41:28 por f.antunes »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Uma reflexão acerca da teoria do caos
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:32:09 »
A teoria do caos tem o objetivo de explicar o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos dos quais ainda não podemos ter grande previsibilidade, como a metereológia e não aplicar aos sistemas em que as teorias científicas atuais tá lidam com resultados satisfatórios.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 07:38:55 »
... pois é, eu não entendi o que o texto de abertura tem a ver com a Teoria do Caos. Poderia explicar melhor?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 11:02:12 »
… pois é, eu não entendi o que o texto de abertura tem a ver com a Teoria do Caos. Poderia explicar melhor?
Bem... Eu acredito que o post original realmente não tem ligação direta com a Teoria do Caos. Ele parece ter partido da idéia do efeito borboleta para chegar ao determinismo. Pelo que pude entender, o questionamento do post era algo mais ou menos do tipo: "sei que, se as condições iniciais do sistema fossem diferentes, o estado atual do sistema seria bastante distinto do que se observa. Porém, como o universo é determinista, apenas uma possibilidade pôde se concretizar."
Não vejo contradição nenhuma aí: o fato de podermos imaginar possibilidades não implica necessariamente a sua existência. O fato é que conhecemos algumas das regras que regem o Universo, em vários níveis (ex.: "objetos não-sustentados tendem a cair", "dois u mais um d = p", "não se discute com mulher com TPM", etc.), o que nos permite simular, em nossas mentes, um pequeno aspecto do universo no qual as condições iniciais são diferentes. Outro aspecto do determinismo que confunde muita gente é o de que o fato de conhecermos as regras, não implica que possamos computar o estado do universo com precisão. Ou seja, mesmo se o universo for determinista, isso não implica que ele seja previsível.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!