Autor Tópico: O fato de um cientista acreditar em Deus prova que ele existe?  (Lida 1237 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
O fato de um cientista acreditar em Deus prova que ele existe?
« Online: 14 de Fevereiro de 2007, 11:34:29 »
Parece que a idéia de Deus anda um pouco vacilante nos dias que correm. Não passa mês sem que a imprensa chame alguém de prestígio para provar que a figurinha existe. Há três semanas, Veja convocou nada menos que um cientista, o biólogo americano Francis Collins, diretor do Projeto Genoma e um dos responsáveis pelo mapeamento do DNA humano, em 2001. Até os 27 anos, Collins não acreditava em Deus: "Não passava de um rapaz insolente. Estava negando a possibilidade de haver algo capaz de explicar questões para as quais nunca encontramos respostas, mas que movem o mundo e fazem as pessoas superar desafios".

Link:http://cristaldo.blogspot.com/
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Suyndara

• Visitante
Re: O fato de um cientista acreditar em Deus prova que ele existe?
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 11:52:06 »
Prova apenas que a fé pode ser "últi" até mesmo para cientistas renomados  :wink:

Minha irmã e meu cunhado são doutores em Física, professores de universidade federal e católicos de carteirinha  :P

E é super legal ver eles falando de Big Bang e adicionar a "icognita Deus" na estória  ::)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 12:04:29 »
Isso é apelo à autoridade.

Grande Cristaldo!!

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 13:41:27 »
Prova. Só é preciso que o cientista seja onisciente. :P

Suyndara

• Visitante
« Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 13:51:29 »

A maioria dos doutores que eu conheço são estúpidos e egocêntricos, se especializam numa pesquisa só e se acham superiores a tudo sendo que muitos tem um péssimo nível cultural :wink:

Aibnda bem que existem excessões :)

E olha que antes eu achava que ser cético era uma condição sine qua non pra ser cientista :P:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 14:42:41 »
É muito fácil responder à  pergunta do tópico: Se alguem, de alguma maneira, tivesse provado de forma clara e incontestável que um certo deus existe, não haveria motivo para se acreditar em outros deuses, nem para existirem ateus. Muitos religiosos têm essa idéia de que os ateus estariam "rejeitando deus", por negarmos que argumentos baseados na introspecção ou revelação constituam evidência, mas o fato é que não existem motivos concretos para acreditarmos em deuses. As pessoas que assim o fazem estão se baseando em um conhecimento intuitivo, numa  espécie de visão mística que, a experiência demonstra, não é um conhecimento confiável. A história está repleta de exemplos de tragédias causadas por pessoas que seguiram líderes guiados por visões. Por outro lado, a própria ausência de evidência permite que certas pessoas consigam manter seus deuses e seu conhecimento científico em compartimentos separados de sua mente [1]. Resumindo: nada impede que um cientista seja deísta, ou até mesmo teísta (isso vai depender de até onde ela está disposta a reinterpretar os dogmas de sua igreja).

Ah, e sempre devemos tomar cuidado com um cientista que faz declarações sobre assuntos fora de sua especialidade. Nesse caso, devemos tomar suas declarações como as de um leigo, embora geralmente um leigo bem-informado.

[1] Exceto quando essa crença religiosa conflita diretamente com os dados científicos, vide o caso da transubstanciação e do criacionismo. Nesse caso, é preciso uma boa dose de duplipensar misturada com algumas colheradas de estupidez.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 01:30:48 »
Ele pode ter feito alguma demonstração matemática aí que a gente não sabe, sei lá, mas ele deveria ter colocado para o público. não acha?
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 01:44:53 »
  Bem, eu acho que um ceticismo básico é necessário à ciência, mas na realidade o cara tem que pelo menos acreditar na tese que ele está defendendo, ou seja, ele começa a pesquisa com um sistema de crença, depois ele vai investigando item por item até chegar a alguma conclusão. Mas isso não deve funcionar muito bem qdo ele tenta provar algum milagre bíblico. Eu pelo menos não acredito que seja possível o cara continuar acreditando a longo prazo, se continua acreditando em Deus, pode ser sinal de fracasso nas tentativas de dar outra resposta. Que fique bem claro que eu sou cética, mas reconheço que as vezes é difícil lidar com uma pesquisa travada, que não anda, aí rola uma tentação de acreditar em alguma coisa no além. Eu ja passei por isso.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 02:56:04 »

Não. Crença de nenhuma maneira, de nenhuma pessoa prova alguma coisa. São necessárias as evidências.

Se este cientista tiver evidências, a coisa muda de figura. Mas por enquanto está me parecendo se tratar somente de crença pessoal dele.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 09:31:45 »

Eu sou estudante de Física. Eu acredito no Unicórnio Rosa Invisível. Portanto ele existe!
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 13:17:45 »
Ele pode ter feito alguma demonstração matemática aí que a gente não sabe, sei lá, mas ele deveria ter colocado para o público. não acha?

Ele estava brincando; não há como alguém provar que Deus existe ou que não existe.  Que é altamente improvável ou que é um conceito contraditório (por um lado), sim; que é inspirador, por outro lado, também.  Mas existência é uma questão tão insolúvel quanto sem importância.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 13:18:59 »
Parece que a idéia de Deus anda um pouco vacilante nos dias que correm. Não passa mês sem que a imprensa chame alguém de prestígio para provar que a figurinha existe. Há três semanas, Veja convocou nada menos que um cientista, o biólogo americano Francis Collins, diretor do Projeto Genoma e um dos responsáveis pelo mapeamento do DNA humano, em 2001. Até os 27 anos, Collins não acreditava em Deus: "Não passava de um rapaz insolente. Estava negando a possibilidade de haver algo capaz de explicar questões para as quais nunca encontramos respostas, mas que movem o mundo e fazem as pessoas superar desafios".

Link:http://cristaldo.blogspot.com/

A entrevista de Francis Collins à Veja já foi abordada antes em dois tópicos, como documentado em ../forum/topic=9788.0.html
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 13:33:39 »

Ele estava brincando; não há como alguém provar que Deus existe ou que não existe.  Que é altamente improvável ou que é um conceito contraditório (por um lado), sim; que é inspirador, por outro lado, também.  Mas existência é uma questão tão insolúvel quanto sem importância.

Quando algo é contraditório, não pode ser verdade, não é?

É isso que acaba refutando a maioria dos conceitos divinos que existem por aí.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 23:43:39 »
Mas é claro que é prova... e a resposta é SIM! Se um cientista acredita em Deus isto é prova mais que suficiente que o cientista existe.  ::)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 23:48:39 »
Mas é claro que é prova… e a resposta é SIM! Se um cientista acredita em Deus isto é prova mais que suficiente que o cientista existe.  ::)
Tenho minhas dúvidas… :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!