Autor Tópico: Sobre sono  (Lida 2547 vezes)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
Sobre sono
« Online: 15 de Fevereiro de 2007, 17:25:52 »
Alguém sabe me dizer se existe alguma relação entre a eficiência no ato de durmir com nossos sentidos? Durmir na ausência sonora total aumenta a eficiência? O mesmo para a ausência de luz, superfície de contato (Espessura, tipo de material, etc)..

Questiono porque, por dedução, me aparenta que quando durmo sem nenhuma manifestação sonora a eficiência é maior (Levando em conta que o barulho é insuficiente para despertar).
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre sono
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 17:30:12 »
eu durmo melhor quando não tem barulho, e fico sonado o dia inteiro quando dormi em algum lugar barulhento ou com luz entrando.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 17:34:12 »
No meu caso o simples barulho do ventilador já me faz sentir diferença.. só queria saber se a tese já foi comprovada..

Pra melhor definir, seria: em 2 casos, durmindo na ausência total de som, e durmindo com algum tipo de som (exemplo: ventilador) mas que seja insuficiente para te acordar.

Entre os 2, existe diferença na eficiência na hora de durmir?
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 18:16:16 »
O que eu sei é que a ausência de luz induz a produção de substâncias que levam a um sono reparador.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 23:05:21 »
Ah...

Quando estou usando aparelho auditivo e dormindo. Só pouca vezes (Raramente) eu esqueço desligar e guardar. Assim eu acordo madrugada a causa de barulho alguns lugar ou lado fora. Mas ventilador não consegue acordar comigo. O som dele é muito baixo. E para você alguém lado dorme outra cama roncando é pior.
Eu sei que é bom pra mim, o Vito não ouve.
Só sinto é pessoa tocando alguns corpo como pé, perna, braço. E também posso senti é temer.

Agora sobre a luz. Tenho a cordinha meu quarto fechado isso aí eu levo acordar à 9 horas na manhã. E tiver cordinha aberta e quando o sol bater. Posso acordar mais cedo 6 na manhã.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 04:16:05 »
Nem sei ao certo. Na verdade, acho que é porque devemos de parar de nos concentrar para dormimos, e fica difícil de fazer quando temos tique com algum som repetitivo.

Na verdade, com a televisão ligada eu até tenho sono mais pesado, durmo mais e ainda por cima tenho sonhos profundos, as vezes influenciados pela TV (alguém no sonho estava falando e quando acordo descubro que vinha da TV).

Eu tinha maior problemas quando era criança e me preocupava com fantasmas e semelhantes. Ficava com medo dos passos que rondavam meu quarto.
Agora que já cresci e sei que o chão "estala", aí deixa de ter fantasma.

De todo caso, a técnica para dormir é o ar condicionado: deixa no frio, e você não quer sair da cama, deixa no quente, e você acorda suado e sem disposição de voltar é para a cama.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2007, 04:18:08 por Ilovefoxes »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 05:00:26 »
Durmo mais ou menos 4 horas por noite já faz cerca de 1 ano... No ínicio tinha dores de cabeça horríveis, problemas de concentração, raciocínio, com luminosidade, fome o tempo todo...

Depois de uns 3 meses nessa, passou... Agora já tô levando na boa e, mesmo nos fins de semana, procuro dormir no máximo 6 horas por noite... pra não desacostumar...

E também gosto de dormir na escuridão completa e sem nenhum barulhinho, apesar de conseguir dormir em qualquer (qualquer mesma) situação adversa... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

danieli

• Visitante
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 09:12:31 »
Não cheguei a esse limite ainda, durmo 6~7 horas por noite, se durmo menos me acordo no mal humor do cão. Sem contar que eu quase sempre durmo muito mal tenho um sono agitado. Raras as vezes que eu durmo bem então um sono de qualidade só nas férias bem dizendo. :lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 10:44:27 »
eu preciso das minhas 12 horas por noite, hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Fabi

• Visitante
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 16:36:17 »
E também gosto de dormir na escuridão completa e sem nenhum barulhinho, apesar de conseguir dormir em qualquer (qualquer mesma) situação adversa… :lol:
Tipo no msn falando comigo :x

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:59:38 »
E também gosto de dormir na escuridão completa e sem nenhum barulhinho, apesar de conseguir dormir em qualquer (qualquer mesma) situação adversa… :lol:
Tipo no msn falando comigo :x

Foi maaaall…

Eu tava com sono… muito sono… e tava no notebook… na minha caminha, quentinha, macia… eu acabei não resistin…zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:59:58 »
Alguém sabe me dizer se existe alguma relação entre a eficiência no ato de durmir com nossos sentidos? Durmir na ausência sonora total aumenta a eficiência? O mesmo para a ausência de luz, superfície de contato (Espessura, tipo de material, etc)…

Questiono porque, por dedução, me aparenta que quando durmo sem nenhuma manifestação sonora a eficiência é maior (Levando em conta que o barulho é insuficiente para despertar).
Lembro que tinha visto na TV que isso acontece porque você tem 'micro-acordadas' por perturbação da luz ou do som, e assim não descança muito bem.

Mas posso estar errado. :)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 07:18:14 »
Alguém sabe me dizer se existe alguma relação entre a eficiência no ato de durmir com nossos sentidos? Durmir na ausência sonora total aumenta a eficiência? O mesmo para a ausência de luz, superfície de contato (Espessura, tipo de material, etc)…

Lembro que tinha visto na TV que isso acontece porque você tem 'micro-acordadas' por perturbação da luz ou do som, e assim não descança muito bem.

Mas posso estar errado. :)

Acho tal possibilidade plausível, umas vezes cheguei a ter a impressão de que ouvia o barulho do ventilador durante a noite toda enquanto dormia, posso ter dado estas acordadas diversas vezes.

Alguém conhece algo para por nos ouvidos?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 17:17:43 »
Diz o estudo que a luz interrompe a produção de melatonina, um hormônio relacionado ao sono.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

blue pill

• Visitante
« Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:54:14 »
Como sempre, vou fazer uma pergunta relacionada a psicoativos…

Porque será que alguns psicoativos, mesmo em quantidades miseraveis de 200microgramas (1g/5000) são capazes de tirar tão bruscamente o sono por até 2 dias, te deixando num estado entre o sono e o alerta.
Será que a natureza da alucinação não seria uma forma de "sonho lúcido" por esse motivo do psicoativo te deixar "dormindo acordado" ?
O mecanismo da alucinação está intimamente relacionado ao mecanismo de sonhos, isso é evidênte.
É muito estranho pensar na quantidade desse alucinógeno ser capaz de fazer tanta coisa, a primeira coisa que me vem na cabeça é que essa molecula se encaixa perfeitamente numa area importantissima do cérebro...
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2007, 22:56:48 por Blue Pill »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 23:08:57 »
Como sempre, vou fazer uma pergunta relacionada a psicoativos…

:histeria:

Não se avexe, Blue Pill.

Porque será que alguns psicoativos, mesmo em quantidades miseraveis de 200microgramas (1g/5000) são capazes de tirar tão bruscamente o sono por até 2 dias, te deixando num estado entre o sono e o alerta.

Há tempos atrás tomei um sedativo minúsculo durante uma viagem de ônibus.
Tenho dificuldades para dormir em viagens, e como tinha que estar alerta no dia seguinte, precisava de dormir.

Me dei mal. O sono pode ter sido tudo, menos sono. Foi uma sequência interminável de sonhos totalmente confusos. E o pior: virei um zumbi por um dia inteiro, e no segundo dia não conseguia me concentrar em nada.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

blue pill

• Visitante
« Resposta #16 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 00:02:21 »
Há tempos atrás tomei um sedativo minúsculo durante uma viagem de ônibus.
Tenho dificuldades para dormir em viagens, e como tinha que estar alerta no dia seguinte, precisava de dormir.

Me dei mal. O sono pode ter sido tudo, menos sono. Foi uma sequência interminável de sonhos totalmente confusos. E o pior: virei um zumbi por um dia inteiro, e no segundo dia não conseguia me concentrar em nada.

Então, mas o grande feito da substância que eu me refiro é ela conseguir mudar drasticamente o ciclo circadiano com uma quantidade mínima.
As substâncias psicoativas em geral tem efeito na escala de miligramas, as mais fortes a partir de 2 miligramas, e essa em especial é necessario 1% disso, quer dizer, potencialmente ela é 100vezes mais forte do que a "proxima" na lista de potencia de alucinógenos.
Isso é altamente interessante pra mim, porque intuitivamente nós pensariamos que dentre as substâncias com função organica/psiquica, teriam efeito nas mais variadas quantidades, mas essa é uma excessão que da um salto enorme...
Isso que a torna uma descoberta extraordinária, pra mim....

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 02:48:02 »
Acho que 200ug são 10% de 2mg (2mg = 2000ug), então pelo menos você pode ficar mais tranquilo em relação a concentração da coisa  :ok:

blue pill

• Visitante
« Resposta #18 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 03:09:28 »
Acho que 200ug são 10% de 2mg (2mg = 2000ug), então pelo menos você pode ficar mais tranquilo em relação a concentração da coisa  :ok:

Sim, mas 200ug é considerado forte, e eu estou comparando com quantidades mínimas, tanto de um quanto de outro…
Enquanto alguns alucinógenos começam a ter efeito em torno de 2mg o acido lisegico aparece com 20ug (vinte)

Existe sim alguns intermediarios... D.O.B. por exemplo... então essa salto que tinha na concentração ja não é tão grande mais... Esse D.O.B é um alucinogeno sintetico e apareceu mais recentemente do que o acido...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #19 Online: 04 de Março de 2007, 03:06:53 »
Durmo mais ou menos 4 horas por noite já faz cerca de 1 ano… No ínicio tinha dores de cabeça horríveis, problemas de concentração, raciocínio, com luminosidade, fome o tempo todo…

Depois de uns 3 meses nessa, passou… Agora já tô levando na boa e, mesmo nos fins de semana, procuro dormir no máximo 6 horas por noite… pra não desacostumar…

Se eu não dormir pelo menos 9 horas por noite não consigo fazer nada no outro dia.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Raphael

• Visitante
« Resposta #20 Online: 05 de Março de 2007, 05:37:48 »
Eu durmo a hora que me dá sono, não tenho horário fixo, as vezes 6, as vezes 8, as vezes 10, as vezes 4, trabalho na madrugada a 4 meses e acho que vou demorar a ter um sono realmente cronometrado.

Offline Sophia Anderson 666

• Nível 00
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Março de 2007, 20:27:33 »
O que eu sei em relação à luz, é o que alguém já citou ai em cima. Ela inibe o produção de melatonina, que é um hormônio liberado pela Pineal e que está relacionado ao sono. Por isso seria importante dormir sob a ausência de luz.

"A glândula pineal, também denominada de órgão pineal, participa na organização temporal dos ritmos biológicos, atuando como mediadora entre o ciclo claro/escuro ambiental e os processos regulatórios fisiológicos, incluindo a regulação endócrina da reprodução, a regulação dos ciclos de atividade-repouso e sono / vigília assim como a regulação do sistema imunológico, entre outros." (Wikipédia)

Sei tbém que a Pineal realiza a sua principal atividade (segundo o ritmo circadiano) das 22:00 às 4:00h da manhã em média...por isso seria importante também que estivéssemos dormindo neste horário, tendo em vista que ela somente trabalha durante o sono.
"Numa terra de fugitivos, aquele que anda na direção contrária, parece estar fugindo."
(Do Poeta T. S. Eliot)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!