Dizem muito que em vez de haverem casos isolados de corrupção e conduta indevida na polícia, há corrupção generalizada, e que exceção é o policial honesto.
Se é essa mesmo a situação, o que se pode fazer? Porque esperar que eles punam a si mesmos seria idiotice. Mais provavel seria a punição aos raros policiais que estivessem mesmo dentro da lei.
As punições acontecem, e em grande número... vide o número cada vez maior de processos militares e civis contra policiais. E uma visita à Corregedoria dessas instituições demonstra a seriedade com que as denúncias são apuradas...
A sociedade de alguma forma (qual?) teria que convocar o exército para "depor" a polícia, funcionar como uma espécie de polícia provisória enquanto se apura quais dos policiais existentes eventualmente são inocentes ou foram coagidos, e até que se instaure uma nova polícia, limpa, do zero?
O exército não possui treinamento para lidar com a sociedade. Um soldado do exército é treinado para matar e ponto. Ele não possui cursos de desenvolvimento interpessoal, ética, direitos humanos...
Eu conheço oficiais do EB que são meus amigos e eles mesmo me dizem que não tem a menor condição colocar o exército na rua pra lidar com cidadão.
Seu plano é colocar, em cada Estado, de 15 a 100 mil homens de molho enquanto se averigua a culpa de cada um? O que acontece com o princípio da presunção de inocência? Todos vão ser culpados e suspensos até que se prove o contrário?
Não é "meu plano". Eu não acho que a polícia toda seja corrupta, e exceção seja o honesto.
Estou só imaginando o que deveria ser feito se essa fosse realmente a realidade, como muitos defendem ser.
A impressão que dá é que nada, pois a primeira vez que vi alguém levantar esse problema do que fazer num cenário desses, foi essa. Isso ou eu talvez tenha uma forma tênue de síndrome de Asperger (supondo que isso me fizesse entender muito literalmente algo que na verdade é mais força de expressão).
Se as pessoas não pensam nesse tipo de coisa, como realmente fazer uma nova polícia do zero, ou falam isso por falar, sem realmente achar que seja o caso, ou acham que não tem o que fazer mesmo....
Explicado isso, quanto as suas colocações, e continuando com a suposição de que a polícia fosse praticamente toda corrupta, literalmente, acho que seria difícil para o cidadão comum averiguar se as investigações da corregedoria estão sendo simplesmente ditadas por fraudes e ameaças montadas por uma maioria de policiais corruptos, talvez condenando uns poucos honestos inclusive.
Quanto à "presunção de culpa", acho que talvez tivesse que ser algo de caráter emergencial, nessa hipotética situação, porque com uma suposta quase totalidade de policiais corruptos, não daria para esperar que eles mesmos apurassem lentamente, caso a caso.
Teria que ser uma espécie de "golpe", anulando a força policial de algum modo, sendo provisóriamente substituída pelo exército - não imagino o que mais poderia ser; eles podem não ter preparo para isso, mas não daria para deixar simplesmente "acabar" a polícia e pedirem para os criminosos agüentarem um pouquinho até que se resolva tudo, para então voltarem a atuar, pois senão ficaria tudo caótico sem uma força policial - até que se apurasse mais calmamente quais seriam os poucos inocentes ou meramente coagidos, além dos que foram incriminados.