Autor Tópico: Movimento Passe Livre  (Lida 1572 vezes)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Movimento Passe Livre
« Online: 16 de Fevereiro de 2007, 18:55:40 »
Alguém pode me dizer o que de fato é esse movimento? Não parece haver uma unidade entre os participantes. Por exemplo, segundo essa comunidade O movimento é:
Comunidade para discussão das razões, implicações e efeitos do passe livre para estudantes nos sistemas de transporte público das grandes cidades brasileiras.

Já segundo os princípios do movimento, é isso:
Movimento autnônomo, independente, apartidário (mas não antipartidário), Horizontal (na estrutura de poder), Federativo, que preza pelas decisões por consenso, e que vislumbra o custeamento do passe livre através dos subsídios do Estado com impostos progressivos (aqueles onde os mais ricos pagam mais).

Essa busca acaba tendo um viês anticapitalista já que esse modelo fere os interesses do sistema vigente e, por último, o princípio básico relacionado a atuação de fato é o de Ação Direta, pois não as conquistas não vem a partir de atos burocráticos mas sim com a população nas ruas.

Embora não sejam contraditórias, a primeira fala sobre o movimento ser apenas aos estudantes, enquanto a segunda não fala quem seria beneficiado.

Além do mais, não encontrei bons argumentos a favor desse tal movimento.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Eriol

• Visitante
Re: Movimento Passe Livre
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:02:38 »

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:11:03 »
Então ele não é necessariamente a favor do passe livre apenas para estudantes, certo? Então aí sim concordo.

Descordaria se fosse apenas para os estudantes, pois acabaria recaíndo sobre o restante da população.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:11:57 »
Esse movimento é mais um movimento de gente que quer se dar bem às custas dos outros via Estado.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:16:19 »
Se não me engano, transporte público é um dos direitos do cidadão. Considero que deveria ser realmente público e não 'coletivo' como acabou se tornando.

O que me parece estranho nesse movimento é eles assumirem uma organização que, ao menos me parece, é anarquista ("horizontal" e decisões por consenso), mas coloca a solução no Estado.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:24:23 »
Se não me engano, transporte público é um dos direitos do cidadão. Considero que deveria ser realmente público e não 'coletivo' como acabou se tornando.

Ser público não implica gratuito.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:29:12 »
Está certo.

E quanto a diminuição no uso de automóveis, trânsito e menores gastos com aumento de pistas e estacionamentos?

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:39:36 »

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 20:00:03 »
Digamos que de fato a idéia de imposto progressivo seja aplicável, e os ricos paguem pela maior parte da manutenção do serviço. Não daria mais ou menos na mesma? Afinal, os donos de empresas têm que pagar o transporte dos funcionários. E acbaria também livrando um pouco os micro e pequenos empresários que deixariam de ter que pagar o transporte.

Estou viajando demais?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 20:20:08 »
E quanto a diminuição no uso de automóveis, trânsito e menores gastos com aumento de pistas e estacionamentos?

Só louco, tendo carro, troca-o por uma viagem de busão numa grande cidade brasileira. Só faço isso se for obrigado.

Em Lyon, na França, e em Amsterdam, na Holanda, onde tive a oportunidade de viver recentemente, usa-se muito a bicicleta. Mas são cidades pequenas em extensão e, mais importante (principalmente Amsterdam), planas. Em Lyon, o metrô é simplesmente algo fenomenal.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 20:22:14 »
Digamos que de fato a idéia de imposto progressivo seja aplicável, e os ricos paguem pela maior parte da manutenção do serviço. Não daria mais ou menos na mesma? Afinal, os donos de empresas têm que pagar o transporte dos funcionários. E acbaria também livrando um pouco os micro e pequenos empresários que deixariam de ter que pagar o transporte.

Estou viajando demais?

Você quer dizer os ricos brasileiros pagarem pelo transporte coletivo do restante da população? Sinceramente, acho que sim (você está viajando um pouco). Não vejo nenhuma boa razão para que pessoas, salvo comprovadamente incapazes financeiramente de fazê-lo, façam uso de um serviço, qualquer serviço, sem pagar por ele.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 00:51:04 »
Esses movimentos sao composto majoritariamente por estudantes, normalmente com carater esquerdista e anarquista, como a maioria dos movimentos estudantis, e dificil eles sairem dos lugar. Costumam nunca conseguir fazer nada alem de barulho.

Agora quanto ao passe livre, como ja disse em topicos anteriores sobre este assunto, sou a favor dele para estudantes, para permitir o transporte entre casa/escola/casa ou outra viagem de motivo escolar (bibliotecas caso seja o caso e etc), ja que um modo de transporte para ir para a escola tambem esta incluido no quesito prover ensino gratis e publico.
Claro que nao posso alegar neutralidade, ja que sou um dos beneficiados como estudante do ensino publico.
"The patient refused an autopsy."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 01:45:04 »
Eles falam em deixar o transporte de graça para os estudantes. Mas há um custo no transporte. A grana precisa vir de algum lugar, pois ela não surge do nada.

Adivinha quem paga a conta? Se o governo tiver que pagar o transporte, irá colocar o custo nos impostos que todas as pessoas pagam. E podem aproveitar mais uma vez para aumentar o desvio de verba que já é grande, criando cargos desnecessários e remunerando excessivamente certas pessoas.

Se isso acontecer, vai ser exatamente dessa maneira.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 08:35:09 »
Eles falam em deixar o transporte de graça para os estudantes. Mas há um custo no transporte. A grana precisa vir de algum lugar, pois ela não surge do nada.

Adivinha quem paga a conta? Se o governo tiver que pagar o transporte, irá colocar o custo nos impostos que todas as pessoas pagam. E podem aproveitar mais uma vez para aumentar o desvio de verba que já é grande, criando cargos desnecessários e remunerando excessivamente certas pessoas.

Mas aí que tá. Algumas pessoas dizem que o passe seria livre para qualquer um, outras apenas para estudantes e outras porque acham divertido.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 12:58:37 »

Mas aí que tá. Algumas pessoas dizem que o passe seria livre para qualquer um, outras apenas para estudantes e outras porque acham divertido.

Em cima do que vocês disseram, parece que o que eles não entendem é que não há gratuidade. Se alguém passa livre é porque outro está arcando com os custos. Como disse o Alê, o transporte tem um custo (que aqui em São Paulo já é bastante subsidiado). Não há mágica que faça com que alguém não page e fique tudo bem.

O argumento é tão estúpido que nem dá pra comentar... o próprio pai do estudante iria arcar com os custos da 'gratuidade' do transporte do filho que estaria diluído nos impostos.

Que ilusão idiota.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 18:11:47 »
Considerando nossa carga tributária MEDONHAMENTE ALTA, é de se pensar que o serviço de transporte deveria ser gratuito. Serviço público já é. O engraçado é que nossa Constituição deixa claro que nosso Brasil é uma Estado Social e não liberal, contudo, é certo que aqui vigora as "teorias mistas em tudo" e nós adotamos políticas típicas de um Estado Liberal em várias áreas, como a de transporte, ou seja, quem presta este serviço não são empresas públicas, mas sim empresas privadas via contrato de concessão. Ou seja, eles prestam o serviço público de transporte coletivo urbano, mediante remuneração da tarifa de ônibus. De acordo com o modelo atual, isentar os estudantes seria aumentar a tarifa MUITO ao restante dos trabalhadores, o que iria inviabilizar o serviço. As empresas iriam demitir quem mora longe, já que o custo seria muito alto, e ninguém mais andaria de ônibus também devido a tarifa ser hiper elevada.
A concessionária não teria outra escapatória, afinal, empresa privada vive de lucro e sem lucro, ela simplesmente não opera, logo, todo custo extra é repassado na tarifa.

Considerando nossa carga tributária medonha, o certo é pressionar o governo para que desonere a tributação sobre o transporte coletivo urbano, de forma que permita uma redução significativa da tarifa, assim todos ganham, trabalhadores, empresas e estudantes. Lembrando que estudantes pagam hoje meia tarifa, via passe escolar.

A questão é que o governo nosso é uma máquina burocrática e corrupta, faz pose de Estado Social e arrecada como tal, mas aplica como um Estado Liberal. As coisas deveriam se definir, se atuamos de modo liberal, os impostos deveriam ser terrivelmente menores, já que a maioria dos serviços públicos fica por conta da iniciativa privada, via concessão, não sendo necessária, justa e honesta uma arrecadação confiscatória como a atual.

Ou então, atuamos como um Estado Social, com forte tributação, mas forte prestação de serviços públicos com qualidade, para fazer jus ao que pagamos com tanto imposto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 18:53:31 »
eu me espantei com a articulação do movimento. já peguei várias piquetadas dele e, sinceramente, não me parece crível que alguém sai de casa pra fazer piquete o dia inteiro só pra pagar 30 centavos a menos no ônibus. tem tentáculo do pt…
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Março de 2007, 22:49:05 »
An Corp
Agora que esta propriamente revivido:

Resumindo:
Passe livre ja era se as coisas nao mudarem, mas detalhes abaixo:

A lei que garantia o passe livre:
http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/d9caad983c72b084032568570070c59e?OpenDocument
Foi considerada inconstitucional, de acordo com isso:
http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro0307.nsf/0213464f31d2765283256cee0067f716/803206f89b8857c383256d8e007bb356?OpenDocument
Pra quem eh preguiçoso, no globo.com:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/03/22/295051624.asp
"The patient refused an autopsy."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #18 Online: 24 de Março de 2007, 12:10:38 »
Citação de: Amon
As coisas deveriam se definir, se atuamos de modo liberal, os impostos deveriam ser terrivelmente menores, já que a maioria dos serviços públicos fica por conta da iniciativa privada, via concessão, não sendo necessária, justa e honesta uma arrecadação confiscatória como a atual.

Ou então, atuamos como um Estado Social, com forte tributação, mas forte prestação de serviços públicos com qualidade, para fazer jus ao que pagamos com tanto imposto.

Quoted for truth.

E querem que a gente mantenha a sanidade num país esquizofrênico como esse...

Tava fazendo as contas outro dia: considerando a CIDE e outros impostos incidentes no preço do combustível; o IPVA; o ICMS quando a gente compra um carro; todas as tarifas no DETRAN para tirar e/ou renovar a carteira de habilitação e não raro os pedágios, deveríamos ter estradas tão boas quanto as alemãs. E se considerarmos que somos praticamente obrigados a pagar seguro contra roubo, porque o Estado não resolve o problema da segurança, a conclusão é que é mais barato andar de táxi.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!