Autor Tópico: Gosto Religioso.  (Lida 1765 vezes)

Raphael

• Visitante
Gosto Religioso.
« Online: 17 de Fevereiro de 2007, 02:28:18 »
Com a total certeza que isso não vá mudar a vida de ninguém aqui no fórum, venho perguntar sobre isso. Bem, eu sou bem, bem, bem, bem, bem, bem esquisito. Esquisito que digo não para satisfazer meu ego ou ser um rebelde sem causa, tentando, frustradamente mostrar que sou antisistema.

Sou esquisito porque não sigo nada que é devidamente "normal", até porque ninguém é como eu sou porque eu também faço questão de ser eu mesmo. Enfim, de fato, a minha dúvida sobre o ocorrido é; Como eu tenho 9 furos (piersings) no rosto e tenho dreads somente na parte de cima da cabeça, como que, ao ser como eu sou, vou ser aceito em alguma igreja, ou seita religiosa ou o que quer que seja.

Pergunto isso, porque a grande maioria de pessoas que vejo e que conheço que são devidamente crentes em alguma divindade, seguem um determinado estilo, tornando-se todos "homogênios".

É, esta é a minha principal dúvida. Existem "heterogênios" para quem frequenta alguma igreja?

Abraços e desde já, obrigado pelas respostas.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Gosto Religioso.
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 03:38:04 »
Os fiéis primeiramente devem de ser facilmente influenciáveis.
Logo, a Igreja não tem interesse em pessoas que se diferenciam.

Raphael

• Visitante
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 03:59:19 »
Os fiéis primeiramente devem de ser facilmente influenciáveis.
Logo, a Igreja não tem interesse em pessoas que se diferenciam.

E o que você acha disso?
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2007, 04:48:57 por Raphael »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 05:32:22 »
Existem "heterogêneos" para quem frequenta alguma igreja?

Uai, você usa Mahatma Ghandi como avatar e não sabe que sim?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 05:51:25 »
Existem "heterogêneos" para quem frequenta alguma igreja?

Uai, você usa Mahatma Ghandi como avatar e não sabe que sim?

Uai, Mahatma Gandhi era Hindu, ao que eu saiba, na realidade, ele não tinha religião, ele dizia que era de todas elas. O que eu aponto aqui não é a atitude de Gandhi, mas sim a atitude atual dos crentes sobre as pessoas vistas "diferentes".

Gandhi afirmava o seguinte.

"Não quero minha casa murada de todos os lados, nem janelas fechadas. Quero que as culturas de todas as nações soprem por toda a minha casa o mais livremente possível. Mas nego-me a ser carregado por qualquer uma delas"

fonte : http://www.comitepaz.org.br/frases_Gandhi.htm

Ou seja, Gandhi não frequentava igrejas, sacou Luiz?

Abraços.

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 09:11:19 »
Pô, vou citar algo que me ocorreu uma vez a muito tempo atrás, acho que em 98 ou 99, que esse post me lembrou agora, mas não sei se tem muito a ver com a questão:
Lá estava eu, voltando do curso técnico, de moicano (pra quem não sabe, moicano é o cabelo dito "punk") no ônibus.
Aí quando tava chegando o meu ponto, eu dou o sinal pro ônibus parar, e do nada uma mão agarra o meu punho, eu viro pro lado um tanto assustado procurando o dono da mão e uma velhinha de 1.50 (dessas beeeem tiazinhas mesmo) me fala:
"Filho, vai na igreja filho!"
hieauheiauheiaheaiuheaiuehaieha
Meu, eu fiquei com dó da velhinha, coitada, queria me ajudar a encontrar a "salvação"... <o>

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 09:19:38 »
Uai, Mahatma Gandhi era Hindu, ao que eu saiba, na realidade, ele não tinha religião, ele dizia que era de todas elas. O que eu aponto aqui não é a atitude de Gandhi, mas sim a atitude atual dos crentes sobre as pessoas vistas "diferentes".

Gandhi afirmava o seguinte.

"Não quero minha casa murada de todos os lados, nem janelas fechadas. Quero que as culturas de todas as nações soprem por toda a minha casa o mais livremente possível. Mas nego-me a ser carregado por qualquer uma delas"

fonte : http://www.comitepaz.org.br/frases_Gandhi.htm

Ou seja, Gandhi não frequentava igrejas, sacou Luiz?

Não, acho mesmo que não entendi o que você quer dizer.

Qualquer religião precisa de controvérsias e divergências internas para sobreviver e se manter relevante e útil.  O Hinduísmo talvez seja a grande religião em que isso é mais evidente, dada sua "organização" completamente anárquica.

E a declaração de Gandhi não chega perto de sequer sugerir que ele não frequentava igrejas...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 01:09:19 »
Luiz

Qualquer religião precisa de controvérsias e divergências internas para sobreviver e se manter relevante e útil.

Como assim Luiz?, não entendi mesmo o que você quis dizer. Você quer dizer que os evangélicos, católicos, judeus, etc, se mantem "vivos" porque há pessoas diferentes dentro das igrejas nas quais eles frequentam?. Acho que não é isso que ocorre.

O Hinduísmo talvez seja a grande religião em que isso é mais evidente, dada sua "organização" completamente anárquica.

Sou completamente ignorante sobre a religião Hindu, mas pelo o que li até hoje de Gandhi, entendi que ele não ia a nenhuma igreja, não frequentava religião, pregava que a paz no mundo, para todas as religies. Ou seja, acho que Gandhi não tem nada a ver com o assunto do tópico.

E a declaração de Gandhi não chega perto de sequer sugerir que ele não frequentava grejas…

Porque não?, pois pra mim deixou bem claro que ele não gostava de ir à "instituição" igreja.

Abraços.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2007, 02:20:02 por Raphael »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 19:29:23 »
Claor que admite a diversidade. A prórpia Igreja Católica é subdividida em diversas correntes (congregações) como franciscanos, ortodoxos, salesianos, opus dei, etc etc, que divergem de certa forma sobre o dogma. Na Bahia então? a Igreja Católica de lá admite muito sincretismo com as demais crenças afro.

O hindus então aceitam milhares de tipos de manifestações, budistas também, tanto é assim que é comum o buda ser representado conforme o biotipo da região do adepto. O paganismo nem se fala, só que esta religião não tem praticantes em massa.

OS evangelicos me parecem com maiores dificuldade de aceitar divergencia dentro de seus grupos, uma vez que sempre que alguem diverge sobre o dogma, ele rompe com a igreja matriz e forma uma nova, independente. Nunca vi uma igreja evangelica manter a unidade com lideres com opiniões distintas.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 19:57:25 »
Como assim Luis?, não entendi mesmo o que você quis dizer. Você quer dizer que os evangélicos, católicos, judeus, etc, se mantem "vivos" porque há pessoas diferentes dentro das igrejas nas quais eles frequentam?. Acho que não é isso que ocorre.

Pois para mim é.  Eu simplesmente não vejo como poderiam ter sobrevivido de outra forma.  As divisões de doutrina, interpretação e ideologia nas grandes religiões é simplesmente impressionante - e o benefício que trazem também é.  Shinram Shonin e Bodhidharma no Budismo, Lutero e Francisco de Assis no Cristianismo, Shias e Sunis no Islã… a lista é interminável e reflete não uma situação excepcional, mas sim um estado permanente e salutar de debate e questionamento interno.

O Hinduísmo talvez seja a grande religião em que isso é mais evidente, dada sua "organização" completamente anárquica.

Sou completamente ignorante sobre a religião Hindu, mas pelo o que li até hoje de Gandhi, entendi que ele não ia a nenhuma igreja, não frequentava religião, pregava que a paz no mundo, para todas as religiões. Ou seja, acho que Gandhi não tem nada a ver com o assunto do tópico.

Você sabe que Gandhi tinha simpatia com o Jainismo (a ponto de alguns o consideraram Jainista) e fez voto de Brahmacharya (a grosso modo, promessa de se purificar para ser um instrutor qualificado de Hinduísmo)?

E a declaração de Gandhi não chega perto de sequer sugerir que ele não frequentava grejas…

Porque não?, pois pra mim deixou bem claro que ele não gostava de ir à "instituição" igreja.

Eu realmente não vi nada neste tópico que sugerisse isso.  Fora do tópico, também não.  Ele TINHA uma visão até tipicamente hinduísta da religião, que realmente não se parece muito com essa história de "povo escolhido" pela "verdadeira doutrina" do protestantismo mais radical, e suponho que Igrejas cristãs ele não frequentou tantas - deve ter ido mais a templos hinduístas e mesquitas muçulmanas. 

Mas aversão a Igrejas, quer como templos quer como instituições?  Não vi nada disso.

Aliás, dê uma lida:

http://en.wikipedia.org/wiki/Gandhism#Religion
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2007, 20:04:33 por Luis Dantas »

Raphael

• Visitante
« Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 02:27:05 »
Olá Amom.

Acho que você não entendeu bem a pergunta que quis efetuar. Vou citar um exemplo.

Uma pessoa que pinta o cabelo de roxo, azul, amarelo e verde laranja jamais, usa piercings e alargadores na orelha, será aceita em uma igreja como a Universal. Sacou?

Lógico que temos que considerar que esta situação é a mais hipotética possível. O que quero considerar é que estamos em uma sociedade completamente diferente, todos pensamos basicamente diferente, como um ser diferente será aceito perante a tal grupo?, é isso. Sacou?

Abraços.

Raphael

• Visitante
« Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 02:29:42 »
Luiz, a minha dúvida não é sobre o que você apresenta. Leia o que eu postei para o Amom e tente entender. Sobre as opiniões sobre Gandhi, obrigado.

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 02:46:04 »
Desculpe, Raphael, mas continuo sem entender nada.  Você parece ter feito metade de uma pergunta, e não uma pergunta inteira.

Você está falando de coisas como apresentação externa, roupas, estilo de adereços pessoais, corte de cabelo, tatuagens e piercings?

Sua pergunta tem algo a ver com lugar nas igrejas para quem tem uma aparência muito destoante?

Raphael

• Visitante
« Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 02:56:56 »
Luiz.

Desculpe, Raphael, mas continuo sem entender nada.  Você parece ter feito metade de uma pergunta, e não uma pergunta inteira.

Sem problemas, as vezes nem eu me entendo. Heheh.

Você está falando de coisas como apresentação externa, roupas, estilo de adereços pessoais, corte de cabelo, tatuagens e piercings?

Também.

Sua pergunta tem algo a ver com lugar nas igrejas para quem tem uma aparência muito destoante?

Certamente. Para tentar explicar melhor, tente dar uma lida no que postei em outro fórum que participo.

Abraços.

http://www.e-cristianismo.com/forum/viewtopic.php?t=2026&sid=8d431135104b6cfba23100e6d569a396

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 04:27:57 »
só três palavras, rapaz;
bola de neve church. bom, foram quatro.
agora vá lá se salvar. http://www.boladeneve.com/

(é sério)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #15 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 04:33:14 »
Bruno, obrigado, muito interessante o site, mas sou ateu. E a pergunta não é sobre o que você apresentou.

Abraços.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2007, 04:36:03 por Raphael »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 08:14:16 »
(Tem horas em que eu não entendo por que não chegam e simplesmente me explicam qual é o assunto sendo discutido em vez de esperar que eu o deduza a partir de referências vagas e esparsas.  Juro).

Rant over.  Let's go.

Raphael, se é que entendi melhor qual é o assunto, parece que você esbarrou em um dos principais conflitos que encontramos dentro ou fora da religião: o conflito entre o impulso de identidade e o impulso de integração.  A vontade de ser único e ter algo de insubstituível contra a vontade de ser parte de algo maior do que nós mesmos.

A sua pergunta original é se existem "heterogêneos" em alguma igreja.  E a minha resposta é que sim, sempre há, mas nem sempre as diferenças são nítidas, bem delimitadas ou bem aceitas.  Nas situações mais saudáveis as transições são bem graduais e aceitas de forma orgânica, a ponto de mal se perceber a mudança a não ser pela observação ao longo de um período maior de tempo.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 09:00:35 »
Olá Amom.

Acho que você não entendeu bem a pergunta que quis efetuar. Vou citar um exemplo.

Uma pessoa que pinta o cabelo de roxo, azul, amarelo e verde laranja jamais, usa piercings e alargadores na orelha, será aceita em uma igreja como a Universal. Sacou?

Lógico que temos que considerar que esta situação é a mais hipotética possível. O que quero considerar é que estamos em uma sociedade completamente diferente, todos pensamos basicamente diferente, como um ser diferente será aceito perante a tal grupo?, é isso. Sacou?

Abraços.

Bem, por experiência própria, vejo muitos tatuados, com piercings, cabelo azul e tal nas igrejas evangélicas. Sei que a maioria delas reprime isso, mas eles os aceitam no afã de persuadi-los a mudar, inclusive quanto ao visual agressivo e a algumas idéias "extravagantes". Na igreja católica também, duvido que o padre negaria a comunhão a alguem com cabelo azul e com piercing, nunca vi isso. Neste meio ninguém gosta disso e reprime, mas nunca ví um fiel ser expulso por conta disso, o que ocorre é ele ouvir diariamente dos religiosos que ele está errado e deve mudar.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #18 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 03:03:49 »
(Tem horas em que eu não entendo por que não chegam e simplesmente me explicam qual é o assunto sendo discutido em vez de esperar que eu o deduza a partir de referências vagas e esparsas.  Juro).

Rant over.  Let's go.

Iria ignorar o comentário, mas vou comentá-lo.

Não acho que você tinha que "deduzir a partir de referências vagas e esparsas". Tenho uma dúvida, e expliquei a dúvida lá no começo do tópico, se você não soube intrepretar a dúvida, deveria ter me perguntado que exemplificaria pra você assim como exemplifiquei pro Amom.

Você é que veio com os papos de Gandhi, o que não tinha nada a ver com a dúvida que apresentei, pois se tivesse alguma dúvida sobre o que Ganhdi foi ou não, perguntaria pra alguém que se prontificasse a responder ou pesquisaria na net.

Enfim. Acho que você é que teve algum bloqueio congnitivo para interpretar a dúvida, pois como eu disse, expliquei a dúvida lá no primeiro post. Isso pode ser provado com o link que te postei, lá no outro fórum todos me entenderam e não apresentaram o "problema" que você apresentou.

Bem, esclarecimentos feitos, vamos aos comentários.

Raphael, se é que entendi melhor qual é o assunto, parece que você esbarrou em um dos principais conflitos que encontramos dentro ou fora da religião: o conflito entre o impulso de identidade e o impulso de integração.  A vontade de ser único e ter algo de insubstituível contra a vontade de ser parte de algo maior do que nós mesmos.

Entendeu sim. É exatamente isso que eu questiono nas igrejas.

Acho que existe um certo "preconceito" para com os diferentes da sociedade. E este é o ponto no qual a igreja mais erra, pois se pregam que Deus é aceitação e bla bla bla, negam a possibilidade de existir uma pessoa que se vista diferente dentro da igreja.

E isso esta por cair em dois grandes problemas.

1º Ou as pessoas (que acreditam em Deus) vão ser todas iguais dentro de uma determinada igreja.

2º Ou a igreja terá que mudar os seus conceitos conforme a evolução da população.

Acho eu que a segunda posição é a mais favorável, pois no início, a igreja ( principalmente a católica) não aceitava negros em suas missas e mulheres sentavam em lugares separados dos homens.

Acho que com o tempo a sociedade irá impor suas vontades pra igreja.

A sua pergunta original é se existem "heterogêneos" em alguma igreja.  E a minha resposta é que sim, sempre há, mas nem sempre as diferenças são nítidas, bem delimitadas ou bem aceitas.  Nas situações mais saudáveis as transições são bem graduais e aceitas de forma orgânica, a ponto de mal se perceber a mudança a não ser pela observação ao longo de um período maior de tempo.

Luiz, aqui você disse de uma forma bem resumida exatamente o que penso. As mudanças nas igrejas sempre irão ocorrer. A pergunta é, quando?

Será que esta "mini guerra" entre sociedade e igreja vai ser vencida por quem?.

Tenho pra mim que, ou a igreja se adapta a sociedade ou irá se estinguir.

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 05:20:30 »
Parece que vamos ter de concordar em discordar sobre onde exatamente está a deficiência de comunicação, Raphael.

De resto, quanto ao conflito entre sociedade e Igreja: se há um vencedor e um derrotado, então é porque esse conflito não está sendo bem administrado.  Uma Igreja que sabe cuidar de si se alimenta desse conflito para corrigir seu próprio rumo e não fica se estressando por isso; adaptação às circunstâncias em mudança é algo muito natural para qualquer instituição que pretenda resistir ao tempo, inclusive igrejas. 

Não apenas em períodos de crise, mas constantemente.

E sim, as igrejas tem de escolher constantemente entre se adaptar ou se extinguir.  Ou fazer ambos ao mesmo tempo; nem sempre é uma escolha, pode ser simplesmente um caminho único.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2007, 05:43:04 por Luis Dantas »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 05:49:10 »
Enfim. Acho que você é que teve algum bloqueio cognitivo para interpretar a dúvida, pois como eu disse, expliquei a dúvida lá no primeiro post. Isso pode ser provado com o link que te postei, lá no outro fórum todos me entenderam e não apresentaram o "problema" que você apresentou.

Eu provavelmente devia deixar o assunto morrer, mas o que vi no link que você mostrou não me pareceu entendimento e sim confusão homogênea.

Raphael

• Visitante
« Resposta #21 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 01:13:58 »
Enfim. Acho que você é que teve algum bloqueio cognitivo para interpretar a dúvida, pois como eu disse, expliquei a dúvida lá no primeiro post. Isso pode ser provado com o link que te postei, lá no outro fórum todos me entenderam e não apresentaram o "problema" que você apresentou.

Eu provavelmente devia deixar o assunto morrer, mas o que vi no link que você mostrou não me pareceu entendimento e sim confusão homogênea.

Me diga onde esta a confusão por favor?

Abraços.

rizk

• Visitante
« Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 12:29:17 »
Uh, se eu entendi direito, acho que certas divergências (pelo menos no quesito "aparência") não fazem parte do cerne da coisa e podem passar. Justamente pela questão da economia, que o Luis apresenta: tem coisas pelas quais não vale a pena brigar. Uma coisa é cabelo verde, outra é divergência doutrinária.

Meu primo Rafa ia numa igreja evangélica que era toda preta por dentro e tinha uma banda de heavy metal gospel. Espera-se, inclusive, que as igrejas evangélicas aceitem esse tipo de coisa, por definição.

Pensar e apresentar-se são coisas bem diferentes. A única coisa que eu vejo que pode parecer uma questão de apresentação e pode dar em questão doutrinária são as vestimentas reveladoras das mulheres. Cabelo azul, não.

Luz

• Visitante
« Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 12:38:20 »
A única coisa que eu vejo que pode parecer uma questão de apresentação e pode dar em questão doutrinária são as vestimentas reveladoras das mulheres. Cabelo azul, não.

Ou mesmo dos homens, né? Imagine um lindo rapaz todo forte e sarado só de bermuda na Igreja.  ::)

Aliás, negócio engraçado esse. Outro dia tava um calor danado e há ambientes que pedem, no mínimo, certas roupas.   :wink:  Um casal foi impedido de entrar num ambiente que eu estava. A mulher com um vestidinho todo pelado e o rapaz com bermuda e "camiseta". Eis o problema: a camiseta do rapaz. Se fosse camisa "polo", podia!  ::)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 12:41:03 »
Gosto religioso????

Sei lá! Quando eu comer uma freira eu conto para vocês que gosto tem.  :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!