(Tem horas em que eu não entendo por que não chegam e simplesmente me explicam qual é o assunto sendo discutido em vez de esperar que eu o deduza a partir de referências vagas e esparsas. Juro).
Rant over. Let's go.
Iria ignorar o comentário, mas vou comentá-lo.
Não acho que você tinha que "deduzir a partir de referências vagas e esparsas". Tenho uma dúvida, e expliquei a dúvida lá no começo do tópico, se você não soube intrepretar a dúvida, deveria ter me perguntado que exemplificaria pra você assim como exemplifiquei pro Amom.
Você é que veio com os papos de Gandhi, o que não tinha nada a ver com a dúvida que apresentei, pois se tivesse alguma dúvida sobre o que Ganhdi foi ou não, perguntaria pra alguém que se prontificasse a responder ou pesquisaria na net.
Enfim. Acho que você é que teve algum bloqueio congnitivo para interpretar a dúvida, pois como eu disse, expliquei a dúvida lá no primeiro post. Isso pode ser provado com o link que te postei, lá no outro fórum todos me entenderam e não apresentaram o "problema" que você apresentou.
Bem, esclarecimentos feitos, vamos aos comentários.
Raphael, se é que entendi melhor qual é o assunto, parece que você esbarrou em um dos principais conflitos que encontramos dentro ou fora da religião: o conflito entre o impulso de identidade e o impulso de integração. A vontade de ser único e ter algo de insubstituível contra a vontade de ser parte de algo maior do que nós mesmos.
Entendeu sim. É exatamente isso que eu questiono nas igrejas.
Acho que existe um certo "preconceito" para com os diferentes da sociedade. E este é o ponto no qual a igreja mais erra, pois se pregam que Deus é aceitação e bla bla bla, negam a possibilidade de existir uma pessoa que se vista diferente dentro da igreja.
E isso esta por cair em dois grandes problemas.
1º Ou as pessoas (que acreditam em Deus) vão ser todas iguais dentro de uma determinada igreja.
2º Ou a igreja terá que mudar os seus conceitos conforme a evolução da população.
Acho eu que a segunda posição é a mais favorável, pois no início, a igreja ( principalmente a católica) não aceitava negros em suas missas e mulheres sentavam em lugares separados dos homens.
Acho que com o tempo a sociedade irá impor suas vontades pra igreja.
A sua pergunta original é se existem "heterogêneos" em alguma igreja. E a minha resposta é que sim, sempre há, mas nem sempre as diferenças são nítidas, bem delimitadas ou bem aceitas. Nas situações mais saudáveis as transições são bem graduais e aceitas de forma orgânica, a ponto de mal se perceber a mudança a não ser pela observação ao longo de um período maior de tempo.
Luiz, aqui você disse de uma forma bem resumida exatamente o que penso. As mudanças nas igrejas sempre irão ocorrer. A pergunta é, quando?
Será que esta "mini guerra" entre sociedade e igreja vai ser vencida por quem?.
Tenho pra mim que, ou a igreja se adapta a sociedade ou irá se estinguir.
Abraços.