Autor Tópico: Nasa Lança 5 satélites para estudar auroras boeais  (Lida 430 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Nasa Lança 5 satélites para estudar auroras boeais
« Online: 19 de Fevereiro de 2007, 10:25:36 »
Citar

A Nasa iniciou com sucesso sua missão Themis, que terá como objetivo investigar as auroras boreais, com o lançamento do foguete que pouco depois colocou em órbita cinco satélites encarregados de obter a informação necessária.

O lançamento do foguete Delta 2, descrito pelos responsáveis da Nasa como "tão perfeito como uma foto", aconteceu em Cabo Canaveral (Flórida) às 21h01 (horário de Brasília) deste sábado, 24 horas depois que os ventos obrigassem a adiamento da primeira tentativa.

No intervalo de uma hora, e entre os aplausos do pessoal de controle em Cabo Canaveral, os cinco satélites se separaram com sucesso do foguete e se colocaram em órbita sobre a América do Norte.

Espera-se que no prazo de dois meses os cientistas comecem a receber dados. A missão, com um orçamento de US$ 200 milhões, tem em princípio uma duração mínima de dois anos.

Trata-se da primeira vez que um foguete da Nasa carrega cinco satélites ao mesmo tempo ao espaço, embora um foguete taiuanês-americano já tenha levado seis no ano passado.

Os cientistas esperam que a missão Themis - a sigla em inglês de "Histórico de Eventos e Interações a Macroescala durante as Subtempestades", mas também o nome da deusa grega da Justiça - contribua para resolver quais são os processos que desencadeiam as violentas erupções das auroras boreais.

Estas erupções ocorrem durante o que os astrônomos denominam como "subtempestades" na magnetosfera do planeta.

As "subtempestades" podem danificar os satélites de telecomunicações, a navegação mediante o sistema de posicionamento global (em sua sigla inglesa GPS) e lançar altos níveis de radiação sobre os astronautas que se encontram em uma caminhada no espaço ou os aviões que sobrevoem a área.

As auroras boreais são feixes de luz e cor que ondulam no céu de ambos os pólos terrestres e são fruto da conjunção das forças magnéticas que vêm do núcleo da Terra e dos ventos solares, uma corrente invisível de partículas carregadas de eletricidade.

"Depois desta missão esperamos dar uma resposta à velha dúvida: onde e quando são originadas estas tempestades?", indicou uma fonte da Nasa.

Durante os próximos dois anos, os satélites da missão Themis recolherão informação e realizarão medições sobre trinta subtempestades, segundo a agência espacial americana.

A comunidade científica espacial está dividida por duas teorias acerca da formação destas subtempestades.

Uma das teorias considera que estes fenômenos começam a 80.000 quilômetros sobre o equador terrestre, quando as turbulências eletromagnéticas alteram o fluxo de intensas correntes espaciais.

Outros, por outro lado, acham que as subtempestades se originam ao dobro dessa altura e acontecem devido à conversão de energia magnética em calor.

Segundo explicou o principal cientista da missão Themis, Vassilis Angelopoulos, do Laboratório de Ciências Espaciais na Universidade da Califórnia em Berkeley, os processos das subtempestades são fundamentais para compreender o clima espacial e "como afeta os satélites e os seres humanos no espaço".

"Durante os últimos trinta anos, a fonte destas explosões de energia foi procurada com grande fervor. É uma questão quase tão antiga como a própria física espacial", acrescentou Angelopoulos.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u16021.shtml

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!