Autor Tópico: Curiosidade fisiológica.  (Lida 1170 vezes)

blue pill

• Visitante
Curiosidade fisiológica.
« Online: 19 de Fevereiro de 2007, 21:26:59 »
Você ja prestou atenção no fluido do olho ? Da pra ver ele quando voce ta num lugar com luminosidade adequada, tem que se concentrar e focalizar o mais "profundo" possivel, é meio dificil porque cada olho irá ver uma coisa, mas com concentração voce consegue focalizar um dos lados ou os dois ao mesmo tempo...
Você ve uns pontinhos pretos indo de um lado para o outro (aparentemente aleatório) e por onde passa faz uma onda em forma de rastro multi-colorido.... :D

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Curiosidade fisiológica.
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 21:38:13 »
Quando fecho intencionalmente os olhos, com alguma luminosidade presente, enxergo, as vezes, como ser fosse um círculo com um ponto dentro(orbs?)… imagino que seja alguma célula minha ou algum micro-organismo passeando entre a retina e a face interna da minha pálpebra.   :wink:
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2007, 21:41:50 por Spitfire »

blue pill

• Visitante
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 21:48:55 »
Quando fecho intencionalmente os olhos, com alguma luminosidade presente, enxergo, as vezes, como ser fosse um círculo com um ponto dentro(orbs?)… imagino que seja alguma célula minha ou algum micro-organismo passeando entre a retina e a face interna da minha pálpebra.   :wink:
Isso mesmo.. da pra ver de olhos abertos tambem....

Eu pensei que fosse algumas bactérias, mas pode ser apenas poeira, que fica "caminhando" no fluido que tem por cima dos olhos...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 21:56:09 »
Já vi com os olhos abertos também... embora seja ainda mais raro. Imagino que isto tenha alguma relação com a pressão arterial.  :wink:

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 22:01:31 »
Não sei bem se é disso que vocês falam, mas o nome dessas coisinhas que ficam passeando pela visão é "Muscae volantes".
http://en.wikipedia.org/wiki/Muscae_volantes

Não são bactérias hehe, acho que seria impossível ver um microorganismo sem um bom microscópio.

Tem também os fosfenos, que são sensações visuais que parecem luzes. Elas aparecem de muitos jeitos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Phosphene
http://en.wikipedia.org/wiki/Prisoner%27s_cinema

Essa permanência do estímulo luminoso na retina deve ser por causa dos fosfenos, também. Ou algo parecido.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2007, 22:22:04 por worf »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 22:20:25 »
Não… não é questão de reminiscência luminosa… isto eu já percebi. É algo diferente… primeiro porque não existe ponto focal de luminosidade, trata-se de luz indireta… segundo, reminiscência parece estática na "visão" (com os olhos fechados) enquanto isto é dinâmico, parece "passear" aleatoriamente no campo de "visão".

Ps: Abri o link e vi as fotos… é extamente isto que "vejo"… porem de olhos fechados com iluminação indireta.  :ok:

Ps2: Não uso drogas alucinógenas. Tirando o tabaco, o açucar, e esporadicamente algum fermentado (vinho ou cerveja).  :wink:

Só que vejo isto com olhos fechados, não no céu.  :ok:
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2007, 22:31:01 por Spitfire »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 22:24:26 »
Se não forem os fosfenos gerando essa "luz" indireta, pode ser uma outra coisa que esqueci o nome. Ela aparece como um círculo amarelo na visão.

Precisamos de um oftalmologista no fórum. :D

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 22:29:17 »
Não... a luz indireta é ambiental.

Pô, eu vou 1 vez por ano fazer um check-up... não me consta que tenha algum problema de visão, pelo menos ainda... mas já tenho 38, talvez seja a hora de dar uma verificada nisto mais de perto... se bem que "vejo" isto desde muito novo. Mesmo assim, obrigadíssimo pelo link. Gostei muito!  :ok:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 22:36:55 »

É assim que vejo. Com uma luz ambiental, indireta, com os olhos fechados.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 22:40:58 »
Eu vejo umas coisas se movendo quando eu cerro meus olhos, mas não quando os fecho. Elas são mais parecidas com amebas, embora não se movam, apenas parecem flutuar tremulamente pelo meu campo de visão. Elas normalmente tem um formato bem irregular e são completamente transparentes.  Eu já cheguei a pensar que eu conseguia ver microorganismos devido ao líquido em meu olho formar algum tipo de lente que os ampliasse. Legal, eu finalmente vejo um artigo que explica as coisinhas que vejo de vez em quando!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!