Quando penso sobre "entender", automaticamente crio uma árvore de pensamentos que tendem ao infinito.
Seria o entendimento então infinito ?
Um experimento mental:
PS: Vou chamar de (*) a capacidade de "entender".
Imagine uma esfera(*) perfeita de cor branca (soma de todas as cores), num fundo preto perfeito (ausência total de cores)
O que eu "entendi" deve ser EXATAMENTE igual ao que você entendeu, e deve ser igual ao que todo mundo entende, apenas por uma questão de que esse entendimento é muito simples e comum, pois sabemos muito bem o conceito de: esfera, branco, preto, ausência, soma, cores, etc…
Pois bem, equiparamos nosso entendimento de pelo menos uma coisa.
Agora pense sobre o pensamento(**) da esfera(*), isso mesmo, pense sobre o pensamento e não sobre a esfera.
Agora pense sobre o (pensamento***) do (pensamento**) da (esfera*).
Agora pense sobre o (pensamento****) do (pensamento***) do (pensamento**) da (esfera*).
Isso tende ao infinito, não ? Posso pensar tantas vezes quanto forem possiveis em minha vida. Portanto, posso dizer que o entendimento é infinito, pois sempre posso olhar de "um degrau acima" do que eu estava, basta apenas pensar denovo, e denovo, e denovo…
Isso não prova de alguma forma que o cerebro é infinito, e nosso entendimento é infinito ?