Autor Tópico: Cirurgia de transplante de cérebro  (Lida 1366 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Cirurgia de transplante de cérebro
« Online: 21 de Fevereiro de 2007, 07:48:56 »
Bom, no site Ceticismo Aberto achei algo que pode parecer engraçado, mas talvez seja uma verdade e até obscura no futuro:

Quem viu o filme "A Ilha"? Esse dá uma polêmica parecida com essa (apesar de no fundo ser um filme de ação e ficção), e caso não tenha visto mas não se importe com algum spoiler:
São criados clones humanos vivos e que depois de crescerem tem seus órgãos removidos para prolongar a vida dos ricassos que compraram seu "seguro de vida" (segundo as palavras do filme). O povo não tem conhecimento e o governo não se envolve porque até o presidente quer viver mais. E no final das contas esse transplante realmente aumentaria nosso tempo de vida no mundo real, exceto que o filme deu um ar de suprestição para explicar o porque deveriam de ter contato humano senão o corpo não vivia.

Afinal de contas, como será o dia que farão isso, criar corpos novos e transplantar nossos cérebros?
Se descobrirem como transplantar cérebros antes de criarem corpos acéfalos em laboratórios, não vai haver problemas sérios de ética como velhos ricos e moribundos contrabandeando crianças?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Cirurgia de transplante de cérebro
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 09:32:31 »
Bem... acho que os problemas não serão diferentes dos que temos hoje com o mercado negro de órgãos... Se tem médico que opera com órgão roubado, vai continuar tendo os que irão fazer o mesmo com relação ao cérebro...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

blue pill

• Visitante
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 16:12:12 »
Ta longe ainda... nem  conseguem ligar os nervos da colula servical de um cara que quebra a coluna e fica paralitico..

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 19:11:58 »
Nem transplante de olho tem ainda imagina de cérebro vai demorar..

Nossa esse amarelo é de queimar o zói.
Não deseje.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 20:03:53 »
OFF: Seleciona o texto pô...

Offline Xtrife

• Nível 01
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 09:32:35 »
Acho que no futuro será mais fácil e barato criar/clonar somente os órgãos que precisam ser substituídos do que roubar órgãos de criancinhas/jovens pobres ou criar um clone de corpo inteiro somente para servir como reposição/backup para suas necessidades médicas.

Mais ainda, conforme for a evolução das próteses/órgãos artificiais talvez logo haja uma relação custo benefício melhor em substituir seus órgãos degenerados por máquinas de função semelhante do que usar esse tipo de repositório orgânico - que por sua própria natureza parece ser um meio mais complexo e falível. Sem falar que órgãos artificiais mecânicos tipicamente poderiam ter uma manutenção mais simples e adicionar funcionalidades que seriam bem complicadas de replicar mesmo usando avançadíssimas técnicas de manipulação de DNA.

Acho que a realidade futura pode nos aproximar mais do conceito "cérebro num corpo robótico" (inclusive com o cérebro [pelo menos parcialmente] robotizado) do que do conceito "vida eterna pela reposição de órgãos clonados".

Só o tempo dirá.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 12:26:37 »
Transplante de cérebro acho que vai demorar tanto para ser viável que outras tecnologias muito melhores vão chegar primeiro como por exemplo fazer upload da consciência e da memoria para um computador.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 20:12:33 »
Transplante de cérebro acho que vai demorar tanto para ser viável que outras tecnologias muito melhores vão chegar primeiro como por exemplo fazer upload da consciência e da memoria para um computador.
Basicamente clonando minha consiencia. Pra todo resto do mundo serei eu, mas para mim sera alguem que pensa exatamente igual a mim e tem as mesmas memorias so que nao serei eu. Se o processo involver a morte do meu corpo, basicamente seria o equivalente a te matarem e fazerem um clone.
"The patient refused an autopsy."

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 08:52:58 »
Basicamente clonando minha consiencia. Pra todo resto do mundo serei eu, mas para mim sera alguem que pensa exatamente igual a mim e tem as mesmas memorias so que nao serei eu. Se o processo involver a morte do meu corpo, basicamente seria o equivalente a te matarem e fazerem um clone.

Basicamente sim ,mas um clone ca consciência, carregando toda a sua personalidade e experiência e consciência, diferente de um clone "convencional" que seria outra personalidade.

No caso de fazer o upload da consciência para um computador seria a mesma consciência numa existência completamente diferente.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 09:02:19 »
seria a mesma consciência numa existência completamente diferente
Eu diria que a mesma memória em uma consciência diferente.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 11:35:00 »
seria a mesma consciência numa existência completamente diferente
Eu diria que a mesma memória em uma consciência diferente.

Depende, se transplantar a consciência junto com as memorias a consciência continua no computador.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 13:26:36 »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2007, 20:09:29 »
Assisti a pouco em um documentário o cara que retirou por alguns instantes os cérebros de cães. Ele supõe que até 2020 teremos algo parecido com um transplante de cérebro.

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2007, 22:06:37 »
Nem transplante de olho tem ainda imagina de cérebro vai demorar…

Transplante de olho ja existe sim, a bastante tempo.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Abril de 2007, 22:11:59 »
Nem transplante de olho tem ainda imagina de cérebro vai demorar…

Transplante de olho ja existe sim, a bastante tempo.

É de córnea, acho que não é do olho inteiro.

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2007, 22:33:33 »
tem razão, deve ser só de córnea mesmo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!