Autor Tópico: Padre condenado à prisão por morte em exorcismo  (Lida 1296 vezes)

Offline Flush

• Nível 13
  • *
Padre condenado à prisão por morte em exorcismo
« Online: 22 de Fevereiro de 2007, 15:18:42 »
Padre condenado à prisão por morte em exorcismo

Um padre ortodoxo romeno de nome Daniel Petru Corogeanu, de 31 anos, foi condenado nesta segunda-feira a 14 anos de prisão por comandar o exorcismo que causou a morte de uma freira que segundo o mesmo estaria possuída por demónios, relatou a BBC.

A vítima do exorcismo foi uma freira de nome Irina Cornici, de 23 anos, que morreu após permanecer acorrentada numa cruz, sem comida, durante vários dias num convento isolado no nordeste da Roménia. O ritual de exorcismo foi realizado durante o ano de 2005, no convento da Santíssima Trindade, na vila romena de Tanacu.

Quatro freiras que também participaram na cerimónia religiosa também foram condenadas por homicídio culposo. Irão cumprir sentenças que variam entre cinco e oito anos de prisão.

De acordo com a agência Associated Press, vários simpatizantes de Corogeanu encheram a sala de julgamento e muitos choraram quando o veredicto foi anunciado.

Todos os réus irão apelar contra o veredicto. “Vamos apelar e esperamos obter sucesso. Vamos rezar pela ajuda de Deus”, afirmou o padre Corogeanu.

In: http://webtekk.org/ateismos/?p=227

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
Re: Padre condenado à prisão por morte em exorcismo
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 15:22:32 »
Se não me engano, não foi um caso parecido que originou o filme 'O Exorcismo de Emily Rose'??
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 00:54:30 »
Essa prisão não vai contra o direito da liberdade de prática religiosa?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 02:18:52 »
Se o direito de prática religiosa é licença para homicídio, então vai sim, Foxes...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 03:34:28 »
É licensa para preconceito com homossexuais, para não pagar imposto, para coleta de dinheiro sem causa, para não ter de ser convocado pelo exército, isso seria só mais um na lista.
Tá na cara que a justiça não consegue controlar práticas religiosas que vão contra a constituição.

Raphael

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 03:37:03 »
Se o direito de prática religiosa é licença para homicídio, então vai sim, Foxes…

Meu nome é etnocentrismo!!!!

Luiz, e o que você diria sobre as meninas que tem o clítoris extirpados para não ter mais desejo sexual?

E as mulheres do Islã?

Tenho pra mim que a religião é um tema muito complicado, pois se "julgarmos" de acordo com os nossos costumes iremos cometer um baita erro.

Não concordo com a extirpação, nem com a degradação da mulher no Islã, muito menos desta menina que morreu ao tentar ser "exorcisada". Mas o fato de não concordar não quer dizer que eu não vá respeitar.

Se não me engano, tribos Maias sacrificavam homens para culto aos seus deuses. Não concordo com isso, mas não julgo, que cada um acredite e pratique o que quiser uai.

Tem gente que comete suicídio em nome de Deus, quem sou eu para dizer que é errado.

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 05:14:22 »
Na boa, Raphael, que tipo de permissão é necessário para julgar um caso como esse?  Etnocentrismo não tem nada a ver com a história!

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 05:31:57 »
Na boa, Raphael, que tipo de permissão é necessário para julgar um caso como esse?  Etnocentrismo não tem nada a ver com a história!

Luiz, nossas leis, perdão. As leis que nós entendemos como "corretas" não são bem vistas por povos que não a entendem e acho que isso não é tão difícil de entender.

É óbvio que não concordo com o exorcismo, e como ele foi praticado em um país que possui leis baseadas nos direitos humanos, tais leis tem que ser aplicadas. Vide o julgamento que está por ocorrer.

Claro que concordo com você que há algumas atrocidades que a religião ainda permite nos dias de hoje, claro que alguns pensamentos atravancam a evolução da sociedade. Mas acho que é cedo para querermos adquirir uma posição contra não?. Como você mesmo disse, as mudanças são de forma gradual, aos poucos.

Abraços.

Ps- Etnocentrismo s. m., crença na superioridade do povo a que se pertence, acompanhada de sentimento de menosprezo por padrões culturais que se afastam da posição cultural do observador.

Fonte : http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 05:39:54 »
Pelo visto vou ter de insistir em discordar de novo de você, Raphael.

Em segundo lugar, quero crer que a Romênia seja signatária de acordos internacionais que coibem esse tipo de situação.  Acho difícil acreditar que faça parte da ONU em outra hipótese.

Mas até antes disso, desculpe, mas a Lei atende ao Direito, que serve à Justiça, que deve sempre se subordinar à Moral. 

Não sei se há leis na Romênia que dêem respaldo a essa situação absurda (a notícia sugere fortemente que não há, já que afinal de contas o Padre foi condenado). 

Mas mesmo que houvesse, eu teria todo o direito moral de questioná-las e de manifestar repúdio a esse absurdo, ora essa.  Ou você acha por acaso que a matança de índios na colonização do Brasil era legítima porque não desrespeitava as leis vigentes?

Raphael

• Visitante
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 06:02:41 »
Pelo visto vou ter de insistir em discordar de novo de você, Raphael.

Normal, pra mim tudo bem, tenho a plena certeza que isso é que faz o conhecimento crescer, por ambas as partes.

Mas até antes disso, desculpe, mas a Lei atende ao Direito, que serve à Justiça, que deve sempre se subordinar à Moral. 

De que lei você esta por falar?. As leis não são universais, a justiça é quase sempre cega e a moral quase sempre é patética.

Na minha opinião, todos as pessoas estão incluidas dentro da lei de cada país, mas pra mim tais leis não devem vir a interferir em práticas religiosas, pois rompem com o direito de escolha. Vai saber se a freira queria mesmo ser exorcisada e achava bom estar pregada, ué, cada um sabe o que crê e o que faz.

Continuo a dizer, tomar decisões baseadas em leis, em qualquer uma delas, que envolvam um contexto religioso é sempre muito complicado.

Não sei se há leis na Romênia que dêem respaldo a essa situação absurda (a notícia sugere fortemente que não há, já que afinal de contas o Padre foi condenado). 

Certamente, concordo com você em que seja absurda, mas não me refiro a isso exatamente, me refiro ao fato de uma pessoa religiosa, por livre e espontênea vontade, querer se matar, ou morrer em nome de algo.

Certamente você já ouviu falar sobre os testemunhos de Jeová. Se você fosse médico, você faria o que?

Mas mesmo que houvesse, eu teria todo o direito moral de questioná-las e de manifestar repúdio a esse absurdo, ora essa. 

Com certeza. Mas entender não doi, ou será que é difícil?

Ou você acha por acaso que a matança de índios na colonização do Brasil era legítima porque não desrespeitava as leis vigentes?

E o que isso tem a ver com o assunto do tópico?.

Havia algum motivo religioso para isso?. Creio que não. Acho que só havia um motivo, como você mesmo disse, um bando de europeus brancos etnocentristas que se intitulavam inteligentes e queriam colonizar.

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 06:22:59 »
De que lei você esta por falar?. As leis não são universais, a justiça é quase sempre cega e a moral quase sempre é patética.

E eu pensava que eu era desiludido... as leis não são universais, e a compreensão da justiça e da moral também não, mas isso não quer dizer em si muita coisa. 

Gente é gente em qualquer lugar, e a ética da reciprocidade, apesar de todos os desafios, deve ser buscada em qualquer circunstância.

Seja como for, você tem algum motivo para acreditar que a lei romena protege (ou deveria proteger) esse padre?  A notícia não mostra nenhum.  Estou deixando escapar algo?

Na minha opinião, todos as pessoas estão incluidas dentro da lei de cada país, mas pra mim tais leis não devem vir a interferir em práticas religiosas, pois rompem com o direito de escolha. Vai saber se a freira queria mesmo ser exorcisada e achava bom estar pregada, ué, cada um sabe o que crê e o que faz.

Segundo a notícia ela foi acorrentada, e não pregada.  Por vários dias.  Sem comida.  Diante de pelo menos cinco religiosos que permitiram que isso acontecesse.

Para mim é uma situação clara em que a defesa aos direitos individuais da falecida se sobrepõe amplamente aos da Igreja.  Você discorda?

Eu certamente não tenho vontade de viver em um país que dê aos seus padres o direito inconteste de decidir quais de suas fiéis devem viver e quais devem morrer.  E não tenho muita simpatia por quem tem.

Continuo a dizer, tomar decisões baseadas em leis, em qualquer uma delas, que envolvam um contexto religioso é sempre muito complicado.

Muitas vezes é sim, mas esta não é uma delas; é um caso até excepcionalmente claro de abuso religioso.

Certamente, concordo com você em que seja absurda, mas não me refiro a isso exatamente, me refiro ao fato de uma pessoa religiosa, por livre e espontânea vontade, querer se matar, ou morrer em nome de algo.

O Padre e as freiras não tentaram suicídio, tentaram?  A questão é a respeito de homicídio, não suicídio.

Certamente você já ouviu falar sobre as Testemunhas de Jeová. Se você fosse médico, você faria o que?

Se me visse na situação de ter de decidir entre respeitar a crença de um paciente (ou pior ainda, da sua família) ou zelar pela sua saúde?

Se fosse possível, informaria o paciente o melhor possível sobre os riscos e decisões envolvidos.  Se houvesse uma emergência imagino que faria o que considero moralmente correto; há situações em que uma convicção moral se contrapõe a outra e eu nem sempre é possível conciliá-las.

Mas mesmo que houvesse, eu teria todo o direito moral de questioná-las e de manifestar repúdio a esse absurdo, ora essa.

Com certeza. Mas entender não dói, ou será que é difícil?

Explique melhor do que você está falando aqui, por favor.  Ficou muito vago.

Ou você acha por acaso que a matança de índios na colonização do Brasil era legítima porque não desrespeitava as leis vigentes?

E o que isso tem a ver com o assunto do tópico?.

Nada, mas é exatamente o tema da sua objeção à minha opinião; você defende que as leis de uma cultura devem se sobrepor ao meu direito de julgar seus atos, não?

Havia algum motivo religioso para isso?. Creio que não. Acho que só havia um motivo, como você mesmo disse, um bando de europeus brancos etnocentristas que se intitulavam inteligentes e queriam colonizar.

Peraí, você está propondo que a vontade religiosa se sobreponha automaticamente à Lei?  Sério?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 06:45:36 »
Isso seria um dogma. Simplesmente declarar X certo Y errado para sempre e ponto final.

"Lei" é um meio de defender os interesses da sociedade. Conceito que evolui com o tempo.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2007, 06:49:46 por Ilovefoxes »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 09:55:08 »
Ué,

Mas já morreram tanta gente nesses exorcismos...só agora resolveram punir? :P

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 18:51:20 »
Ué,

Mas já morreram tanta gente nesses exorcismos…só agora resolveram punir? :P

Andam a chegar à conclusão de que afinal Deus é mata as pessoas e não os demónios.
À tolos para tudo.

O Exorcista do Vaticano deve querer exorcisar a J.K. Rowlling também.

-> http://webtekk.org/ateismos/?p=159

Fujam que estes cristãos andam loucos!!!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 00:29:31 »
[MODE FDP ON]

Enquanto estivem matando-se uns aos outros, não estou nem ai... menos um proselitista no mundo... e acho isto ótimo. Digno de ir para o Darwin Awards.
O caldo só vai feder (para o lado deles, claro!), e muito, se vierem se meter com ateus.

[MODE FDP OFF]

Que absurdo.

Raphael

• Visitante
« Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 02:21:10 »
Olá Luiz.

E eu pensava que eu era desiludido… as leis não são universais, e a compreensão da justiça e da moral também não, mas isso não quer dizer em si muita coisa. 

Pra mim quer dizer muito. Ou você acha que só as suas leis são as "corretas". Porque o que eu disse não quer dizer em si muita coisa?

Gente é gente em qualquer lugar, e a ética da reciprocidade, apesar de todos os desafios, deve ser buscada em qualquer circunstância.

Que viagem cara. Fala sério. E quem define ética?, e quem define reciprocidade?. Estamos a falar de opiniões religiosos e as leis não foram criadas para tal.

Seja como for, você tem algum motivo para acreditar que a lei romena protege (ou deveria proteger) esse padre?  A notícia não mostra nenhum.  Estou deixando escapar algo?

Não, não tenho motivo nenhum para acreditar que a lei Romena proteja tal homem. As leis daquele país tem que ser cumprida, isso é fato. Estou a simplesmente me atentar que casos como estes não devem ser julgados de acordo com nossos costumes, pois eles possuem os costumes deles e nós os nossos. Se formos efetuar o julgamento, estaremos sim por ser etnocentristas. E isso é preconceito.

Imagine a cena.

Você vai pra uma aldeia de índios, onde o incesto é praticado. Você vai fazer o que?.

Segundo a notícia ela foi acorrentada, e não pregada.

Muda em alguma coisa?. Que seja, acorrentada.

Diante de pelo menos cinco religiosos que permitiram que isso acontecesse.

Já se perguntou se isso não foi vontade dela?

Para mim é uma situação clara em que a defesa aos direitos individuais da falecida se sobrepõe amplamente aos da Igreja.  Você discorda?

Sim e não. Sim, porque não sou a favor da matança gratuita de pessoas em nome de algum Deus, qualquer que seja. E não, porque eu entendo perfeitamente o porque as pessoas o fazem, porque acreditam naquilo, se sentem bem, e isso não pode ser mudado. E se pode ser mudado, eles é que mudem por eles mesmos.

Eu certamente não tenho vontade de viver em um país que dê aos seus padres o direito inconteste de decidir quais de suas fiéis devem viver e quais devem morrer.  E não tenho muita simpatia por quem tem.

Eu não também não tenho simpatia por qualquer país que aceita isso. Como disse Luiz e repito, não sou a favor disso, mas respeito, pois há práticas religiosas envolvidas. Do mesmo jeito que pra alguns muçulmanos, é completamente obsceno mulheres mostraem os braços e tantas outras coisas mais.

Vem cá, deixa eu te perguntar uma coisa, só para tirar minha dúvida. A pouco foi notíciado que Toni Blair simpatizou-se com a idéia(idiota por sinal) que proibia, isso mesmo, vou soletrar. P-R-O-I-B-I-A o uso de véus por meninas islamicas nas escolas.

E aí, o que você acha disso?

Muitas vezes é sim, mas esta não é uma delas; é um caso até excepcionalmente claro de abuso religioso.

Então estamos por evoluir aqui?. Você então concorda com as práticas religiosas. Mas não concorda com a prática do exorcismo. Se isso acontecesse aqui no Brasil tudo bem, as leis daqui iriam julgá-lo e aconteceu em um país onde as leis são quase iguais as nossas (visto porque ele vai a julgamentO). Mas, tente entender, e se isso fosse um costume de uma determinada religião?

O Padre e as freiras não tentaram suicídio, tentaram?  A questão é a respeito de homicídio, não suicídio.

Ótimo então, você então não vai se limitar a ir até a Romênia para tentar ajudar em tal caso, pois lá estão por julgá-lo. Mas então você parece, pelo menos pra mim, que se prontifica a querer mudar o mundo conforme suas verdades. E isso é no mínimo, um pouco estranho.

Se fosse possível, informaria o paciente o melhor possível sobre os riscos e decisões envolvidos.  Se houvesse uma emergência imagino que faria o que considero moralmente correto; há situações em que uma convicção moral se contrapõe a outra e eu nem sempre é possível conciliá-las.

Você não respondeu a minha pergunta. Queria que se possível, você respondesse diretamente.

Você (sim ou não) deixaria um paciente que é praticante Testemunha de Jeová morrer porque tal paciente não "aceita" sangue?

Explique melhor do que você está falando aqui, por favor.  Ficou muito vago.

Explico sim, claro. Digo que entender não dói, porque não é preciso fazer muito esforço para entender os costumes religiosos de um povo, na realidade, não dói entender os costumes, quaisquer que seja de um povo. Mesmo que isso, aos nossos olhos seja horrendo e repugnante.

Nada, mas é exatamente o tema da sua objeção à minha opinião; você defende que as leis de uma cultura devem se sobrepor ao meu direito de julgar seus atos, não?

Ah Luiz, se for por isso, iremos enumerar milhões de coisas aqui que determinados paízes efetuam e nunca iremos sair do mesmo lugar. Eu de um lado, não aceitando, mas defendendo o direito de escolha das pessoas, e você repudiando com todo o seu sangue que isso é errado de acordo com suas verdades.

Contrario suas opiniões quando você diz que práticas religiosas que são erradas porque envolvem morte, ou extirpação de clitóris, ou etc. Coisas horrendas ocorrem em nome de um Deus mas nem por isso tenho que me opor a isso. São crenças, até que elas mudem, merecem respeito.

Peraí, você está propondo que a vontade religiosa se sobreponha automaticamente à Lei?  Sério?

Eu não proponho nada. Digo e volto a repetir que assim como as práticas religiosas foram inventadas por homens, as leis também foram. Aliás, bem idiota isso não?. De um lado temos as práticas inventadas por homens que a extirpão de clitóris e outra práticas que "atravanquem" a evolução da sociedade, e, de outro lado, a lei, que vão contra a tais conceitos.

De que lado devemos ficar?, já que ambos foram criados pelos homens com objetivos distintos?. Questão difícil não?. Eu, sinceramente não sei o que faria, não consigo pensar numa resposta por hora.

Só consigo defender uma coisa. O direito de opinião.

Abraços.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!