O que há de bom em uma pessoa ficar paraplégica e viver o resto da vida numa cama ligada a aparelhos? O que ela aprendeu? Em que esse aprendizado lhe será útil?
O que há de bom em uma população inteira morrer de alguma peste, após longo sofrimento? O que eles aprenderam?
Eu não sei... segundo muitos teístas nossas almas vêm a este mundo justamente para se deparar com dificuldades e através das mesmas se elevar. Talvez através do sofrimento, esta pessoa paraplégica tenha se aproximado mais de D'us...
O que há de bom em uma criança que morre de fome com um ano de idade? O que ela aprendeu? Como esse aprendizado lhe será útil?
Bem, eu li este livro de Brian Weiss aonde ele conta que ficou muito abalado com a morte de seu filho muito jovem causada por uma doença muito rara. Ele diz que ao fazer regressão a um paciente, este lhe contou que seu filho havia ganhado um mérito enorme pois escolheu vir ao mundo sabendo que morreria cedo, e o fez para que seus pais com isso pudessem aprender e se elevar de uma forma que não poderiam não fosse assim.
Não me pergunte o que ele aprendeu porque isso só ele pode responder.
Lamento, mas, se a gente pode tirar algum benefício do sofrimento, não quer dizer que ele seja desejável.
Muito bem colocado. Mas não digo que o sofrimento é desejável. Ele é absolutamente indesejável. Mas o sofrimento existe, e se existe, é porque D'us quis assim (tendo os três axiomas como verdadeiros). E se D'us quis assim e Ele é bom, então o sofrimento que recai sobre nós, apesar de indesejável, é para o nosso bem.
Veja desta forma: Você deixaria o seu filho viver de chocolate? Imagino que não, que você vai restringir ele. Para ele isto é indesejável, mas é necessário para o seu próprio bem.
Você arrancaria seus próprios olhos para se enriquecer com a experiência?
O sofrimento e a perda seriam compensados pela experiência ganha? Ou o preço dela seria alto demais?
Jamais! A auto-multilação vai contra tudo o que é divino. Maltratar os outros também, aliás.
Sofrimento é uma coisa que acontece, mais nada. Não há um deus por trás dele e, se há, é um monstro. Poderia ter criado um mundo onde todos evoluiriam sem sofrer, mas preferiu nos fazer sofrer horrores e sem que nós possamos entender, na maioria das vezes, o que ganhamos com ele.
Ele não é um monstro. E sim, poderia criar um mundo sem sofrimento, mas também seria um mundo sem mérito e sem sentido. Aliás, segundo o judaísmo, este mundo existe, e é o que chamam de mundo dos anjos. Mas sendo assim, os anjos não podem escolher entre o bem e o mal e assim não têm livre-arbítrio. Eles apenas podem reagir ao mundo que os (e nos) cerca.