É incrível que em pleno século XXI ainda existam pessoas que acreditem que a História é uma marcha inexorável na direção da Utopia.

Sem querer parecer cínico, mas não me surpreendo que esse tipo de tragédia aconteça. Os EUA têm atualmente mais de 100.000 soldados ocupando o Iraque. Se imaginarmos que, apesar de toda a seleção e treinamento [1] digamos que 1% dentre eles são psicopatas ou tarados [2], então isso nos dá mais de 1000 psicopatas armados, num ambiente caótico. É triste, mas isso acontece quase sempre que um exército está em contato com civis. Houve um caso, por exemplo, quando soldados canadenses torturaram um somali até a morte, nos anos 90. Já ouvi falar de casos também de soldados brasileiros que estupraram meninas no Haiti.
[1] E não meninos, os soldados americanos não são treinados para estuprar e comer criancinhas - não por causa da bondade dos comandantes, mas por sólidas razões táticas.
[2] Não que eu acredite nesse número, que certamente é maior: uma guerra pode fazer horrores para a mente de uma pessoa normal. E se levarmos em conta que um rapaz de 18 anos, cheio de testosterona no sangue, já não é exatamente uma pessoa normal...
P.S. Eu só não acredito é que a marcha seja inexorável.