Autor Tópico: Soldado chora ao depor sobre estupro no Iraque  (Lida 3141 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Soldado chora ao depor sobre estupro no Iraque
« Online: 23 de Fevereiro de 2007, 02:10:07 »
Soldado "chora" ao depor sobre estupro no Iraque.

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1426660-EI308,00.html

Um militar norte-americano submetido à corte marcial num quartel do Kentucky chorou na quarta-feira ao descrever como ele e seus colegas planejaram o estupro de uma menina iraquiana de 14 anos, assassinada junto com sua família. O sargento Paul Cortez, 24 anos, é o segundo soldado a confessar os crimes ocorridos em março de 2006 em Mahmudiya, ao sul de Bagdá.
Os soldados jogaram querosene no corpo da menina e atearam fogo na tentativa de ocultar o crime. Fardado, ladeado por seus advogados civis e militares, Cortez leu um texto descrevendo como ele e os soldados James Barker e Steven Green (já exonerado) planejaram o ataque. "Enquanto jogávamos baralho, Barker e Green começaram a falar de fazer sexo com uma iraquiana. Barker e Green já sabiam...", disse o soldado, que então começou a chorar.

De cabeça baixa, permaneceu um minuto em silêncio, fungando ocasionalmente. "Barker e Green já sabiam a qual casa eles queriam ir. Sabiam que só havia um homem na casa e sabiam que seria um alvo fácil", prosseguiu Cortez. Uma vez lá dentro, Green, suposto líder da ação, levou a mãe, o pai e a irmãzinha da menina para um quarto, enquanto Cortez e Barker apanhavam Abeer Qassim Al Janabi na sala, onde se revezaram violentando-a.

"Ela ficou se contorcendo, tentando manter as pernas fechadas e dizendo coisas em árabe", disse Cortez. "Durante o tempo em que eu e Barker ficamos estuprando Abeer, ouvi cinco ou seis tiros vindo do quarto. Depois que Barker acabou, Green saiu do quarto e disse que tinha matado todos eles, que todos estavam mortos. Green então se colocou entre as pernas de Abeer para estuprá-la", disse Cortez, ainda soluçando.

Cortez pode ser condenado à prisão perpétua pelo estupro e pelos quatro homicídios. As sentenças devem sair ainda na quarta ou na quinta-feira. Ao todo, cinco militares (sendo quatro da ativa) foram indiciados pelos crimes de Mahmudiya, que provocaram grande indignação e acirraram a tensão no Iraque. Barker se declarou culpado em novembro e foi condenado a 90 anos num presídio militar. Green foi dispensado do Exército por "distúrbio de personalidade" e aguarda julgamento civil numa prisão do Kentucky.

Reuters

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Soldado chora ao depor sobre estupro no Iraque
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 03:37:23 »
Isso sempre acontece em guerra. Tá bom que a invasão do Iraque foi meio que mais para um massacre, mas se tratando de invadir outro país, isso acontece, saqueiam casas, o que for.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 03:55:48 »
A questão é… os soldados já fizeram o trabalho deles, pra que deixar os caras ainda lá? Começam a ficar ociosos e a terem "idéias", além do mais, mesmo perante aos olhos da população civil, são a tropa invasora… atentados ocorrem todos os dias, ceifando a vida de soldados e de civis em função disto. A pergunta é, não seria mais do que hora dos EUA retirarem as tropas do Iraque e requerer a ONU que envie uma tropa de apoio, para consolidar a democracia, como feito no Iêmen ou no Haiti?
A população civil não é o inimigo… ao que me conste, eram até vítimas que serviram de argumento para justificar a invasão, para livra-los do julgo de Saddan…
Sinto que a tendência da situação vai começar a degringolar (ainda mais)… com a população (mesmo os que eram anti-Saddan) se revoltando contra o exército dos EUA. Tá na hora de tirar aquela turma de lá e de mandar a turma do rescaldo.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2007, 03:59:10 por Spitfire »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 06:29:27 »
Vocês deviam acompanhar o blog do Mark Evanier - http://www.newsfromme.com

É uma boa fonte de notícias atuais sobre a situação no Iraque do ponto de vista dos cidadãos americanos.

Dito isto:

Foxes, dizer que "isso sempre acontece", me desculpe, é um absurdo.  Além de não ser necessariamente verdade, é o tipo de coisa que não se pode aceitar passivamente.

Spitfire, a controvérsia tem sido grande lá nos EUA sobre o que fazer com as tropas.  GWB e seu gabinete tem inclusive insinuado que questionar as decisões do governo é algum tipo de traição.  E mesmo assim a resistência do Congresso e da opinião pública à decisão de manter as tropas americanas no Iraque por períodos cada vez mais longos é evidente e crescente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 06:46:47 »
Eu não estava justificando, somente dizendo que hoje em dia não é especial.

Pug2

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 06:54:38 »
Eu não estava justificando, somente dizendo que hoje em dia não é especial.

Se não é, deveria ser.
A cada dia se perde o sentido do que realmente é importante.

danieli

• Visitante
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 08:29:17 »
Ele deveria se arrepender, chorar e principalmente desejar que nunca aconteça algo semelhante com um filho dele. Independente do tempo que ele está lá sem ter o que fazer, não é normal que esse tipo de coisa aconteça. Não pra mim. Qualquer que seja a política americana, qualquer que seja a solução de Bush em deixar essas tropas lá ou não, na minha opinião é inadmissivel que se faça esse tipo de barbarie. Pode não ser nada de novidade, mas mesmo assim em caso de guerra eu não gostaria de soldados invadindo a minha casa e estuprando a minha família, e muito menos imaginar que todos os soldados praticam esse tipo de abuso em circunstâncias como essa.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 09:30:31 »
Até crocodilo chora quando come as vítimas, isso não me comove.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 09:32:17 »
Apesar da frase acima, não tive intenção nenhuma de fazer algum trocadilho maldoso.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 09:35:18 »
Moral da história "Pense antes de fazer a cagada"
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Suyndara

• Visitante
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 09:49:55 »
Isso sempre acontece em guerras  :'(

Pelo que já ouvi o pessoal do exército falarem, o estrupro das vítimas é uma prova de subjugação total  :x

E na verdade não há nada mais agressivo e estúpido nesse mundo do que um estrupro  :'(

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 11:33:00 »
Isto pode acontecer... mas normal não é. Tanto que não que os soldados estão sendo julgados por seus semelhantes, sob o risco de pegarem a prisão perpétua.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 11:43:18 »
Isto pode acontecer… mas normal não é. Tanto que não que os soldados estão sendo julgados por seus semelhantes, sob o risco de pegarem a prisão perpétua.

sim, admissível não é.
quanto à retirada dos soldados, não poderia haver coisa mais irresponsável. eu não entendo o clamor dos democratas e dos demais em trazer os soldados de volta; a melhor coisa que os eua podem fazer pelo iraque agora é manter a ocupação.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:01:56 »
único país laico do oriente médio, brutalmente "democratizado"... coooool!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:05:19 »
único país laico do oriente médio, brutalmente "democratizado"… coooool!

pois é. um estado de direito democrático, ao contrário do comunismo, não se pode impôr. pena que a administração bush só foi descobrir isso tarde demais...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #15 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:08:39 »
Estupros atingiram 32 mil mulheres e crianças em 2 anos no Haiti
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u56646.shtml

Unicef denuncia estupros em campo de refugiados de Uganda
http://www.sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=65333

Vítimas enfrentam estupros no Sri Lanka, diz ONG
http://www.natalpress.com/Fa=mat.inf&EDI_ID=3&MAT_ID=7682

Estupro vira arma de guerra na Colômbia
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/10/292529.shtml

Estupro virou 'arma de guerra', diz Anistia
http://www.sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=61603

O pior inimigo das soldadas: o estupro
http://www.defesanet.com.br/noticia/vejawomen/

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:12:01 »
a melhor coisa que os eua podem fazer pelo iraque agora é manter a ocupação.

Por que? Sob qual argumento? Só para mostrar que tem o pinto grande?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:23:05 »
Eu também queria saber por que seria tão necessário manter a ocupação no Iraque; nem o próprio GWB afirma tanto isso hoje em dia.  Não há muito motivo para crer que ela resolva mais problemas do que causa.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:56:49 »
O que fazer com gente assim: :armado:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 13:32:59 »
O que fazer com gente assim: :armado:

:armado: ?

Isto é solução ou apenas mais do mesmo?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 13:48:20 »
Eu também queria saber por que seria tão necessário manter a ocupação no Iraque; nem o próprio GWB afirma tanto isso hoje em dia.  Não há muito motivo para crer que ela resolva mais problemas do que causa.
E desde quando ele justificou alguma coisa?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 14:40:21 »
É incrível que em pleno século XXI ainda aconteça esse tipo de coisa dentro de algum exército.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Eriol

• Visitante
« Resposta #22 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 15:29:20 »
É incrível que em pleno século XXI ainda existam exércitos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 15:38:42 »
Bem dito...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #24 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 15:48:06 »
É incrível que em pleno século XXI ainda existam pessoas que acreditem que a História é uma marcha inexorável na direção da Utopia. :)

Sem querer parecer cínico, mas não me surpreendo que esse tipo de tragédia aconteça. Os EUA têm atualmente mais de 100.000 soldados ocupando o Iraque. Se imaginarmos que, apesar de toda a seleção e treinamento  [1] digamos que 1% dentre eles são psicopatas ou tarados [2], então isso nos dá mais de 1000 psicopatas armados, num ambiente caótico. É triste, mas isso acontece quase sempre que um exército está em contato com civis. Houve um caso, por exemplo, quando soldados canadenses torturaram um somali até a morte, nos anos 90. Já ouvi falar de casos também de soldados brasileiros que estupraram meninas no Haiti.

[1] E não meninos, os soldados americanos não são treinados para estuprar e comer criancinhas - não por causa da bondade dos comandantes, mas por sólidas razões táticas.

[2] Não que eu acredite nesse número, que certamente é maior: uma guerra pode fazer horrores para a mente de uma pessoa normal. E se levarmos em conta que um rapaz de 18 anos, cheio de testosterona no sangue, já não é exatamente uma pessoa normal...

P.S. Eu só não acredito é que a marcha seja inexorável.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!