Autor Tópico: Santos católicos são uma forma de politeísmo disfarçado?  (Lida 2334 vezes)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Santos católicos são uma forma de politeísmo disfarçado?
« Online: 23 de Fevereiro de 2007, 10:25:35 »
 :?:  :?:
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Santos católicos são uma forma de politeísmo disfarçado?
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 11:48:33 »
Não: não é disfarçado. É escancarado mesmo :)
Na verdade, a ICAR alega que (a) os Santos devem ser venerados, mas não adorados (percebeu a diferença? Eu não) e
que (b) ela apenas reconhece Santos, não os cria (e, claro, a moça do "É o Tchan" casou virgem). O fato é que, para todos os propósitos práticos, os catolicismo é politeísta sim, por mais que os católicos neguem.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:05:35 »
(percebeu a diferença? Eu não)
Nem eu

O fato é que, para todos os propósitos práticos, os catolicismo é politeísta sim, por mais que os católicos neguem.
Deve ser por isso que existem tantos 'devotos de são-não-sei-o-que, padroeiro das mariposas noturnas'
Autor Desconhecido

Suyndara

• Visitante
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:08:50 »
Venerar é admirar, respeitar e "pedir favores"

E adorar é idolatrar e amar mais que tudo  :wink: (e daí os santos competiriam com deus...portanto, idolatrar, só o deus sádico mesmo  :P)

Quanto ao politeísmo, é totalmente evidente! Existem anjos, demônios e santos copiados de outras culturas  :hein:

Mas é claro, só deus é o maior, aquele que é, foi e sempre será o senhor  ::) (momento cristão  :nojo:)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:17:50 »
E aí você pega casos como o de Santa Úrsula, cuja veneração é permitida, mas só na comunidade específica onde há mais simpatia por ela... porque já se reconheceu que ela não existiu historicamente.  E nem é para menos, dado o absurdo da história.

http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Ursula
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 13:28:47 »
O mesmo com a santíssima trindade.
Mataram muitos na história por adorarem vários deuses e ainda pregam isso.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 13:41:46 »
É para o caso de alguém não se identificar com deus dai ele pode escolher a adorar os santos.
Não deseje.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 13:59:15 »
Tecnicamente, não. Os santos não tem superpoderes que os qualificariam como divinos.

Pelo que sei, quando rezam para um santo, não é na verdade ele que seria o responsável direto pela realização do que quer que tenha sido pedido, mas ele apenas rezaria para deus também, e esse sim que faria.

É um pouco mais parecido com aquilo de dar o seu nome para um serviço de orações (serviço prestado mais comumente por evangélicos, acho), só que em vez de muitos vivos anônimos estarem rezando por alguém, é um fantasma figurão.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 14:13:38 »
Danniel, você diria isso quanto ao culto latino à Nossa Senhora?! Muitos católicos a colocam acima até mesmo de Jesus que seria a figura central!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 14:18:12 »
Ahh..lembrando um detalhe. Os santos católicos podem não ter super poderes, mas os demônios citados pelos evangélicos sim, esses "operam" negativamente na vida de qualquer um, conseguem tudo. Não seriam então deuses?!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 14:22:24 »
Danniel, você diria isso quanto ao culto latino à Nossa Senhora?! Muitos católicos a colocam acima até mesmo de Jesus que seria a figura central!

Lembrei de uma história: um amigo meu tem uma namorada que é de uma dessas igrejas que agora inventou de cultuar maria. Ele diz que é um sacrilégio, por que na bíblia diz que o único que deve ser adorado é jesus, esse blá blá blá que a gente conhece. E ele me disse que já discutiu sério com ela por causa disso (que baboseira…). Disse a ela que tinha pena dela, e ela não deixou por menos e disse a ele que tinha pena dele também! Quanta tolice… Ele sabe que ela está errada, ela sabe que ele está errado e eu sei que AMBOS estão errados! Tadinhos…  :histeria:
Autor Desconhecido

Suyndara

• Visitante
« Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 14:44:41 »
Ahh…lembrando um detalhe. Os santos católicos podem não ter super poderes, mas os demônios citados pelos evangélicos sim, esses "operam" negativamente na vida de qualquer um, conseguem tudo. Não seriam então deuses?!

Pois é,

E nos casos de possessões que os demônios dão seus nomes...de deuses celtas? :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!