Eu tive a infelicidade de ter essa matéria quando estava no ensino fundamental. Uma das escolas na qual estudei era um colégio de freiras. O que eles ensinavam nessas aulas era a base do cristianismo. Quais os ensinamentos de Jesus, os dez mandamentos e blábláblá. Outra escola na qual estudei era também uma escola religiosa. O padroeiro da escola era São Francisco e o objetivo da escola era levar os "valores franciscanos" aos alunos (mas na verdade era uma escola particular cara onde só estudavam alunos ricos mimados - Eu realmente odeio aquela escola...). Nessa segunda escola era a mesma coisa, mas ao menos falavam também de outras religiões - embora de uma maneira não-neutra. Eles criticavam todos os não-cristãos.
Eu sou terminantemente contra o ensino religioso. Por mais que alguns insistem que pode ser interessante às pessoas aprenderem sobre religiões em geral, o que ocorrerá na prática é o ensino de uma religião em particular em detrimento de outras. E quando outras religiões tiverem que ser abordadas, isso será feito com preconceito. Também falarão mal de pessoas sem religião, como ateus e agnósticos. Não tem como evitar que isso aconteça. Ensinar religião para as crianças na escola só fará com que muitos deles percam o seu senso crítico e passem a acreditar que o importante é ter uma religião e quem não tem é amoral.