Autor Tópico: Trabalho de ER.  (Lida 605 vezes)

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
Trabalho de ER.
« Online: 23 de Fevereiro de 2007, 20:12:31 »
Pessoal,

Estou juntando material, preciso de texto e opiniões sobre Educação Religiosa nas escolas,
o direito de ter ou não essa matéria.

Eu tenho argumentos contra, mas quero fazer um trabalho não tendencioso.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
Re: Trabalho de ER.
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 20:46:14 »
Eu tive a infelicidade de ter essa matéria quando estava no ensino fundamental. Uma das escolas na qual estudei era um colégio de freiras. O que eles ensinavam nessas aulas era a base do cristianismo. Quais os ensinamentos de Jesus, os dez mandamentos e blábláblá. Outra escola na qual estudei era também uma escola religiosa. O padroeiro da escola era São Francisco e o objetivo da escola era levar os "valores franciscanos" aos alunos (mas na verdade era uma escola particular cara onde só estudavam alunos ricos mimados - Eu realmente odeio aquela escola...). Nessa segunda escola era a mesma coisa, mas ao menos falavam também de outras religiões - embora de uma maneira não-neutra. Eles criticavam todos os não-cristãos.

Eu sou terminantemente contra o ensino religioso. Por mais que alguns insistem que pode ser interessante às pessoas aprenderem sobre religiões em geral, o que ocorrerá na prática é o ensino de uma religião em particular em detrimento de outras. E quando outras religiões tiverem que ser abordadas, isso será feito com preconceito. Também falarão mal de pessoas sem religião, como ateus e agnósticos. Não tem como evitar que isso aconteça. Ensinar religião para as crianças na escola só fará com que muitos deles percam o seu senso crítico e passem a acreditar que o importante é ter uma religião e quem não tem é amoral.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 20:51:23 »
Outra coisa: lendo alguns depoimentos de professores de biologia no Orkut, descobri que em alguns lugares, muitos deles estão tendo dificuldade de passar conteúdo para os alunos. Um deles disse que levou uma bronca da diretora de uma escola após ter dado aulas à pré-adolescentes sobre educação sexual. Uma mãe teria ficado horrorizada com isso e reclamou. Outro professor de cursinho relatou que certa vez um aluno disse que na igreja dele uma pessoa teria sido curada de Síndrome de Down. Ao dizer que isso é impossível, alguns alunos evangélicos da sala teriam retrucado que era possível sim porque deus podia fazer isso.

Bem, é claro que estes devem ser casos isolados. Ainda não deve ser tão comum ocorrerem casos assim, mas tenho muito medo que as aulas de ensino religioso agravem ainda mais a baixa qualidade da educação no Brasil. O que deveria ocorrer é uma melhora da educação e do conteúdo das matérias já existentes.

PS: Desculpem posta em duas mensagens.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 23:19:54 »
Quando estudava em uma escola catolica, as aulas de ensino religioso eram essa coisa de biblia, deus e tal.

Mas na época que estudei em uma escola anglicana, as aulas de ensino religios tratavam muito pouco de religião.

Acho que isso tem mais a ver com o modo da escola tratar as aulas.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 04:15:06 »
cara, minha mãe dá aula em colégio de padre e dá aula de ER. eu vi o programa de ensino dela, aborda até hinduísmo e budismo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 04:38:22 »
Não acho tão ruim assim, seria se se limitasse a uma religião somente, iria ficar sacal por demais. Religião não é tão ruim, é só querer aprender.

:tchau:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!