Autor Tópico: Psicologia ou História?  (Lida 3872 vezes)

Raphael

• Visitante
Psicologia ou História?
« Online: 24 de Fevereiro de 2007, 03:57:30 »
Psicologia ou História?

Estou com uma dúvida cruel, e queria compartilhar tal dúvidas com vocês. Queria me formar em graduação em um destes dois cursos. Meu objetivo é cursar os dois até o fim de minha horrível vida. Mas quero saber qual eu curso primeiro.

Bem, há fatores benéficos envolvidos em cada um. Pois como quero ser professor, gosto de história, porque adoro o fato de fazer com que fatos que ocorreram a muito tempo ainda influenciam nos tempos atuais. Porém, gosto abundamentemente de psicologia, quero trabalhar na área da surdez e queria poder ajudar aos meus alunos com esta magnífica ciência.

Mas, pelo o pouco que li sobre psicologia, há muita leitura chata sobre um bando de autores "non sence" o que com certeza eu vou encontrar em história também.

Taí, acho que não vou fazer nenhuma das duas e vou me aposentar por invalidez. :D

O que vocês fariam?, na possibilidade de gostar de um dos dois cursos?

Abraços.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Psicologia ou História?
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 04:06:57 »
especifique, como poderia ajudar os surdos tendo cursado psicologia?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 04:13:46 »
Bruno, em muitas hipóteses. Alguns problemas da sudez são causados por inúmeras doenças que venham a precisar de apoio psicológico. Eu, ao saber me comunicar com os surdos e conheçendo tal ciência, poderia ajudar, e muito.

Abraços.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 04:22:53 »
bom, leitura chata você vai achar em qualquer curso. se você procura ter 'utilidade social', então acho que psicologia vai te recompensar melhor, além do que, o objeto de estudo da psicologia é mui mui interessante.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 04:29:06 »
Bruno, se eu for professor de história, posso utilizar dos conhecimentos da história, trazê-los para a sala e tentar fazer com que os alunos utilizem este conhecimento para a melhoria da sociedade.

A medida é de longo prazo, mas pode funcionar.

E acho que você se referiu ao objeto de estudo como sendo o homem, no caso da psicologia, estou certo?

:tchau:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 04:32:37 »
Bruno, se eu for professor de história, posso utilizar dos conhecimentos da história, trazê-los para a sala e tentar fazer com que os alunos utilizem este conhecimento para a melhoria da sociedade.

A medida é de longo prazo, mas pode funcionar.
ainda acho que vale mais um psicólogo que saiba se entender com surdos.
E acho que você se referiu ao objeto de estudo como sendo o homem, no caso da psicologia, estou certo?

o homem todas as humanas estudam, ne. no caso da psicologia é a psiquê, o indivíduo.

Raphael

• Visitante
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 04:36:20 »
Também acho que vou me render a psicologia, apesar de ser mais cara que História. Obrigado pela dica Bruno, vamos ver o que decido e se decido até lá.

Mas por favor, continuem a opiniar, e ai, o que (as pessoas que não opinaram) fariam?

Abraços.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 12:16:43 »
1) Quando eu era menina, pensava que ia ser professora para "utilizar dos conhecimentos da história, trazê-los para a sala e tentar fazer com que os alunos utilizem este conhecimento para a melhoria da sociedade". Não deu. A idéia é muito bonita e muito linda, mas o professor simplesmente não tem CONDIÇÕES de trabalho - pelo menos aqui na minha cidade. Muito trabalho, muito nervoso, pouco dinheiro; e, pra piorar, pouquíssima satisfação e nada de melhoria da sociedade.

Se alguém neste fórum tem motivos para dizer "NÃO VÁ" sou eu. Se você gooosta de história, não tem problemas cardíacos e/ou está certo de que mamãe vai continuar te sustentando pelos próximos 12 anos, porém, go for it. Já psicologia eu não sei.

2) Como assim psicologia ser mais cara que História?

Raphael

• Visitante
« Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 02:20:01 »
Mimi, ri bastante com seu depoimento. Acho mesmo que vou fazer psicologia, mas até lá, águas rolarão. Acho que vou fazer história só porque gosto mesmo, quanto eu estiver mais velhinho, pretendo estudar minha vida toda.

Sobre psicologia ser mais caro que história, digo isso porque vou ter que pagar né, não tem como eu cursar uma pública. Não existe diferença entre os conhecimentos da pública para uma faculdade particular, são a mesma coisa, quem faz a faculdade é o aluno.

Noutro dia, umas amigas da facul estavam por discutir sobre uma comunidade no orkut que algumas meninas estão na foto dizendo o seguinte: "Dá licença, sou da pública(nome da faculdade)"

Daí pensamos no seguinte: "Dá licença, eu tenho aula". Eu ri bastante.

Valeu, beijão. :abraco:

blue pill

• Visitante
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 02:48:49 »
Eu faria psicologia.

Acho muito loco saber sobre a psique, principalmente quando consigo de alguma forma influênciar as pessoas, ou preve-las, talvez eu seje um pilantra mesmo

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 21:57:55 »
Isso de "eu tenho aula" é inveja - "cuspe" tem é que passar no cotovelo dessa molecada. E às vezes tem diferença sim, viu. É claro que a gente é quem faz o curso, mas eu devo confessar que me dá pena dos colegas das uni-duni-tês. Falham em coisas nada-a-ver. Habitualmente nem digo "colegas", inclusive.

E pode rir qiue eu não estou nem aí, tá. Não me arrependo, não tem mais nada na vida que eu gostaria mais... mas, afinal, eu tenho OUTRAS FONTES de sustento :D

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 22:17:49 »
Bruno, em muitas hipóteses. Alguns problemas da sudez são causados por inúmeras doenças que venham a precisar de apoio psicológico. Eu, ao saber me comunicar com os surdos e conheçendo tal ciência, poderia ajudar, e muito.

Abraços.

Bem eu escolheria história, já que psicologia não é ciência e sim pseudociência, no meu entendimento. Você não precisa ser formado em psicologia para ajudar surdos ou qualquer outro. Sabendo a linguagem de sinais, tem o canal para a comunicação é o que basta. Quem sabe se você se formar em filosofia, possa ter argumentos melhores para dar um sentido de vida interessante para quem não tem expectativas, mas nem mesmo isso precisa, basta ler bastante.

A psicologia não é ciência justamente por que não tem objeto. O objeto é a mente humana? Por acaso ela obedece a pressupostos lógicos? Não, ela é imbuída de uma série de valores morais, puramente subjetivos, que não se aplicam a todos, não há regras gerais. Comportamentalismo é ciência? daí sim, como no caso de Pavlov e Skinner, há leis gerais e o objeto obedece a pressuspostos lógicos. Mas a psicologia em sí, este estudo da mente, de sua reação interna, é permeada de autores que criaram milhares de teorias, baseadas em achismos. Quase todas são formadas a partir de pressupostos subjetivos, critérios simplesmente criados que não podem se observados empiricamente. Sobretudo com os antigos como Freud, Jung, Adler, Allport etc. Há aqueles que tentaram dar este ar empírico, como a análise fatorial de Raymond Cattel, colhendo o maior número possível de dados, mas mesmo assim, embora o trabalho seja monstruoso, nada de leis gerais. Quem sabe a psicologia cognitiva, mas mesmo assim, não vejo algo que faça isso ser ciência.

Ciência é psquiatria ou neurologia, daí sim você compreende como o cérebro funciona e por que a falta disso ou daquilo faz a pessoa agir de certa forma.   Talvez as pessoas respeitem mais os conselhos de um psicólogo do que o meu em razão do título que eles ostentam, mas sinceramente, em termos práticos não vejo como ele possua argumentos melhores que eu ou que qualquer outro possa possuir para ajudar alguém a sair de uma depressão não patológica.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #12 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 02:41:34 »
Muito bem Amon, só não concordo com você nesta área em que você diz que a psicologia é uma pseudociência. A psicologia ajuda e muito na área da educação.

De fato, para mim, que já tenho como objetivo a biologia, não via também funcionalidade para a psicologia. Mas eu acho que vai ajudar bastante.

Mas, seus argumentos me ajudaram bastante, gosto de receber críticas sobre o que gosto.

Obrigado.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 11:31:11 »
Muito bem Amon, só não concordo com você nesta área em que você diz que a psicologia é uma pseudociência. A psicologia ajuda e muito na área da educação.

De fato, para mim, que já tenho como objetivo a biologia, não via também funcionalidade para a psicologia. Mas eu acho que vai ajudar bastante.

Mas, seus argumentos me ajudaram bastante, gosto de receber críticas sobre o que gosto.

Obrigado.

Ela é uma pseudociência por que não tem objeto, só por isso, não significa que seja inútil. Vamos por em outros termos, psicologia é como direito, que eu também digo que não é ciência, mas é sim uma técnica. Como ela não tem objeto verificável, existem inúmeras técnicas que são aplicáveis para os mais diversos fins. Mas como disse, são métodos de tratamento que não garantem segurança, tendo em vista que são baseadas em subjetivismos e não critérios objetivos. O resultado é que ela não funciona de forma geral, apenas de forma específica. Por isso eu acho que o psicólogo não pode ser simplesmente "freudiano", ele tem que ser também cognitivo, "jungniano", "adleriano" etc, pois a técnica não funciona para todos e muitas delas tem pressupostos contrários.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 03:07:47 »
Ela é uma pseudociência por que não tem objeto, só por isso, não significa que seja inútil. Vamos por em outros termos, psicologia é como direito, que eu também digo que não é ciência, mas é sim uma técnica. Como ela não tem objeto verificável, existem inúmeras técnicas que são aplicáveis para os mais diversos fins. Mas como disse, são métodos de tratamento que não garantem segurança, tendo em vista que são baseadas em subjetivismos e não critérios objetivos. O resultado é que ela não funciona de forma geral, apenas de forma específica. Por isso eu acho que o psicólogo não pode ser simplesmente "freudiano", ele tem que ser também cognitivo, "jungniano", "adleriano" etc, pois a técnica não funciona para todos e muitas delas tem pressupostos contrários.

Entendi perfeitamente. Mas a psicologia não se limita somente a tratamentos, há muito mais além, não?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 08:35:29 »

Entendi perfeitamente. Mas a psicologia não se limita somente a tratamentos, há muito mais além, não?

Ah sim, é o estudo da "psiquê", da mente etc, mas este não é um objeto que obedeça pressupostos verificáveis. Você irá estudar inúmeras patologias, como oligofrenia, esquizofrenia, autismo etc etc, sintomas e tal. Mas há de convir que o enfoque da psicologia é tratamento sim, quase se resume a isso. Por que para cura de doenças, o psicologo não é habilitado a prescrever remédios, mas sim o médico psiquiatra, a ele cabe esta tarefa. Então sua área é limitada. Acho que se você pudesse, fazer medicina era bem mais interessante. A psiquiatria é muito mais aprofundada do que a psicologia. É o que eu acho.

Mas deve ser divertido a parte de estudo do comportamento condicionado. Essa e a única área que eu realmente me interesso.

Raphael

• Visitante
« Resposta #16 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:17:15 »
Medicina?. Tenho urticárias, não gosto.

Mas suas idéias me fazem refletir.

Obrigado.

Offline Gika

• Nível 02
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Março de 2007, 22:13:25 »
Eu só não faria História, como farei História.

Pra mim é o estudo mais fascinante que existe. A diferença é que minha intenção é ser historiadora, sei que não haverá outro jeito se não lecionar no começo... mas não para sempre.

Eu valorizo muito professores.. inclusive, foi um professor de História que tive há uns anos que influenciou totalmente no meu modo de ver o mundo, se não fosse por ele, provavelmente eu nem teria entrado nesse fórum....

Por isso que acho que o que a Mimi disse é muito relativo =///
e como assim nada de melhoria na sociedade? Como o Raphael mesmo disse: A medida é de longo prazo, mas pode funcionar.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Março de 2007, 22:29:26 »
Faça história, porque isso vai te dar um background para compreender o ser humano, o que pode ajudar depois com a psicologia.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Eriol

• Visitante
« Resposta #19 Online: 03 de Março de 2007, 07:07:30 »
faz sociologia.

Raphael

• Visitante
« Resposta #20 Online: 05 de Março de 2007, 00:39:39 »
Rodrigo, porque deveria?

Em que eu poderia ajudar, como professor, ao conhecer tal estudo?

Eriol

• Visitante
« Resposta #21 Online: 05 de Março de 2007, 10:42:20 »
não sei exatamente as saídas laborais, mas é um campo que estuda metodologia das ciências sociais e dá uma visão abrangente da sociedade como um todo... de aí estudar psicologia ou história é questão de ler... acho que tem um pouco dos dois cursos entre os que você está em dúvida

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Março de 2007, 11:41:07 »
não sei exatamente as saídas laborais, mas é um campo que estuda metodologia das ciências sociais e dá uma visão abrangente da sociedade como um todo… de aí estudar psicologia ou história é questão de ler… acho que tem um pouco dos dois cursos entre os que você está em dúvida

Vamos ser honestos Raphael. Em todos estes cursos o mercado de trabalho é difícil. Provavelmente só irá conseguir um salário meio de fome de professor, infelizmente. Tem outras também como pedagogia ou terapia ocupacional.

Raphael

• Visitante
« Resposta #23 Online: 05 de Março de 2007, 23:24:09 »
Amom. Não quero ganhar milhões e ser podre de rico. Mas também não quero ganhar o que ganho agora(546,00). Não vejo tão necessário me interessar por uma profissão que me dê tanto dinheiro, acho que tenho que gostar do que faço. Se as duas coisas vem junto, é uma beleza, mas como eu quero ser professor, sei exatamente o que irei passar, mas fome com certeza sei que não.

Rodrigo. Entendi perfeitamente o que queres dizer. Mas acho que sociologia tem muito a ver com antropologia, e eu detesto antropologia.

:tchau: a todos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Março de 2007, 09:02:33 »
Amom. Não quero ganhar milhões e ser podre de rico. Mas também não quero ganhar o que ganho agora(546,00). Não vejo tão necessário me interessar por uma profissão que me dê tanto dinheiro, acho que tenho que gostar do que faço. Se as duas coisas vem junto, é uma beleza, mas como eu quero ser professor, sei exatamente o que irei passar, mas fome com certeza sei que não.

Rodrigo. Entendi perfeitamente o que queres dizer. Mas acho que sociologia tem muito a ver com antropologia, e eu detesto antropologia.

:tchau: a todos.

Bem, se suas ambições são mais modestas, como professor do Estado (pelo menos aqui no Paraná), você conseguiria um salário de até uns R$ 1.500,00 eu acho... Com pós, mestrado etc o salário subiria. Daí seria oc aso de tentar uma vaga pra ser professor em uma universidade.

A questão é que tem muita gente formada em história por aí... mas é possível dar aulas no ensino médio e fundamental. Já psicologia seria mais incada ao magistério em unviersidades ou como trabalho autônomo. Tem também o fato dos concursos públicos que volta e meia contratam psicólogos. Sociologia é só para dar aulas mesmo. Com uma especialização em antropologia, por um milagre poderia aparecer uma perícia judicial, ms é bem difícil. Normalmente em ações que indígenas reivindicam uma área de terra e daí precisa perícia para atestar a cultura e quanto tempo faz que ela está no lugar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!