Bruno, em muitas hipóteses. Alguns problemas da sudez são causados por inúmeras doenças que venham a precisar de apoio psicológico. Eu, ao saber me comunicar com os surdos e conheçendo tal ciência, poderia ajudar, e muito.
Abraços.
Bem eu escolheria história, já que psicologia não é ciência e sim pseudociência, no meu entendimento. Você não precisa ser formado em psicologia para ajudar surdos ou qualquer outro. Sabendo a linguagem de sinais, tem o canal para a comunicação é o que basta. Quem sabe se você se formar em filosofia, possa ter argumentos melhores para dar um sentido de vida interessante para quem não tem expectativas, mas nem mesmo isso precisa, basta ler bastante.
A psicologia não é ciência justamente por que não tem objeto. O objeto é a mente humana? Por acaso ela obedece a pressupostos lógicos? Não, ela é imbuída de uma série de valores morais, puramente subjetivos, que não se aplicam a todos, não há regras gerais. Comportamentalismo é ciência? daí sim, como no caso de Pavlov e Skinner, há leis gerais e o objeto obedece a pressuspostos lógicos. Mas a psicologia em sí, este estudo da mente, de sua reação interna, é permeada de autores que criaram milhares de teorias, baseadas em achismos. Quase todas são formadas a partir de pressupostos subjetivos, critérios simplesmente criados que não podem se observados empiricamente. Sobretudo com os antigos como Freud, Jung, Adler, Allport etc. Há aqueles que tentaram dar este ar empírico, como a análise fatorial de Raymond Cattel, colhendo o maior número possível de dados, mas mesmo assim, embora o trabalho seja monstruoso, nada de leis gerais. Quem sabe a psicologia cognitiva, mas mesmo assim, não vejo algo que faça isso ser ciência.
Ciência é psquiatria ou neurologia, daí sim você compreende como o cérebro funciona e por que a falta disso ou daquilo faz a pessoa agir de certa forma. Talvez as pessoas respeitem mais os conselhos de um psicólogo do que o meu em razão do título que eles ostentam, mas sinceramente, em termos práticos não vejo como ele possua argumentos melhores que eu ou que qualquer outro possa possuir para ajudar alguém a sair de uma depressão não patológica.