O que eu relaciono é o tamanho da molécula, é assim que eu vejo…
Moléculas pequenas, açucar, carbohidratos simples, dão animo imediato mas dura pouco tempo…
Moléculas grandes como proteína , gorduras e lipídios têndem a demorar mais pra estimular a pessoa, porém duram mais tempo (uma relação direta com a digestão, óbvio).
Mas isso é só com relação a parte estimulante das comidas, a comida tem papel na psicotrópico muito presente tambem.... da pra traçar um paralelo também com o comportamento mais fundamental ainda, como até posição filosófica da pessoa, caráter, índole, etc… depois de ter consumido determinado alimento…
Por mais que seu corpo tente "destriur" as substâncias, uma parcela dela sempre é absorvida muito grande… E ao que me parece desempenham papel parecidos com hormônios ou precursores de hormônios…
Serotonina, dopamina, adrenalina… As moléculas grandes que são absorvidas agem de forma bem parecida, embora cada uma com a sua particularidade, mas tem papel tão importante quanto os hormônios…
Não sei porque, mas ultimamente estou relacionando muito a comida com o comportamento…
Eu sou um cara que cuida muito da alimentação e faço exercicios, ja faz uns 4 anos que vou pra academia e faço musculação e exercicios aeróbicos, e nesse tempo todo acho que to adquirindo bastante conhecimento sobre o funcionamento do corpo…
Esses dias atras eu pude prever o que a minha mãe comeu, apenas pelo comportamento dela…
Uma sutil diferença na epolgação, que antes pra mim era uma questão de "estar feliz" ou "estar triste" hoje vejo que esses estado físicos é muito mais previsivel do que um simples "querer estar feliz"…
E se a relação é que as pessoas comem algo de acordo com o humor em que estão ou tenderão a ter, em vez de comerem algo que vai determinar o humor?
Não acredito nisso, porque tem pessoas que não tem opção do que comer…
Claro que se "você é o que você come" for assim bem influênte como eu acho, suas vontades de comer algo vão ser de acordo com o que você comeu anteriormente, mas não que seu comportamento dirija o que você ira comer necessariamente.