Autor Tópico: O comportamento.  (Lida 1285 vezes)

blue pill

• Visitante
O comportamento.
« Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:45:02 »
Não sei porque, mas ultimamente estou relacionando muito a comida com o comportamento....
Eu sou um cara que cuida muito da alimentação e faço exercicios, ja faz uns 4 anos que vou pra academia e faço musculação e exercicios aeróbicos, e nesse tempo todo acho que to adquirindo bastante conhecimento sobre o funcionamento do corpo...
Esses dias atras eu pude prever o que a minha mãe comeu, apenas pelo comportamento dela...
Uma sutil diferença na epolgação, que antes pra mim era uma questão de "estar feliz" ou "estar triste" hoje vejo que esses estado físicos é muito mais previsivel do que um simples "querer estar feliz"...
Eu to conseguindo prever qual será meu comportamento no final do dia, após avaliar o desgaste do dia...
Isso é uma coisa que vem com o tempo? Ou apenas pessoas que se preocupam com isso é que tem essa percepção?
Não sei, pra mim passou a ser muito mais artificial o comportamento, eu sempre sei que a pessoa vai ficar feliz por todo uma série de fatores que a levam a isso, e não só porque por exemplo chegou sexta-feira, ou porque ela reatou com o namorado/a.

Não sei se está claro a dúvida, ir teorizando o comportamento, as emoções, as reações, é algo natural, ou só acontece com quem se importa com isso e começa a reparar ??

Isso me da medo de certa forma.. Porque se for uma coisa natural, eu sou muito mais previsível do que eu achava.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: O comportamento.
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:47:35 »
Eu acho normal também faço isto.
Não deseje.

blue pill

• Visitante
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:54:09 »
Talvez essa evolução seja aquilo que os velhos chamam de experiência... Por isso devemos respeitar os mais velhos ?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 16:11:39 »
E ainda tinha alguma dúvida disso?  :P
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 16:16:01 »
Eu já li alguma coisa sobre, e sei que tem alguns alimentos que te melhoram o humor e ajuda na depressão, como por exemplo alguns cogumelos (shitaque - não sei se escreve assim...), tomate, banana, grãos, massa com molho de tomate e mais alguns que esqueci.
Será que foi isso que você perguntou???  :umm:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 16:24:41 »
Talvez essa evolução seja aquilo que os velhos chamam de experiência… Por isso devemos respeitar os mais velhos ?

ou auto-conhecimento?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 17:08:32 »
quanto a respeitar os mais velhos.... acredito que deve-se respeitar todas as pessoas, velhas ou não, por default, e não desrespeitar generalizadamente até que as pessoas dêem uma razão para serem respeitadas...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 17:10:45 »
Não sei porque, mas ultimamente estou relacionando muito a comida com o comportamento....
Eu sou um cara que cuida muito da alimentação e faço exercicios, ja faz uns 4 anos que vou pra academia e faço musculação e exercicios aeróbicos, e nesse tempo todo acho que to adquirindo bastante conhecimento sobre o funcionamento do corpo...
Esses dias atras eu pude prever o que a minha mãe comeu, apenas pelo comportamento dela...
Uma sutil diferença na epolgação, que antes pra mim era uma questão de "estar feliz" ou "estar triste" hoje vejo que esses estado físicos é muito mais previsivel do que um simples "querer estar feliz"...

E se a relação é que as pessoas comem algo de acordo com o humor em que estão ou tenderão a ter, em vez de comerem algo que vai determinar o humor?

blue pill

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 17:39:05 »
O que eu relaciono é o tamanho da molécula, é assim que eu vejo…

Moléculas pequenas, açucar, carbohidratos simples, dão animo imediato mas dura pouco tempo…

Moléculas grandes como proteína , gorduras e lipídios têndem a demorar mais pra estimular a pessoa, porém duram mais tempo (uma relação direta com a digestão, óbvio).

Mas isso é só com relação a parte estimulante das comidas, a comida tem papel na psicotrópico muito presente tambem.... da pra traçar um paralelo também com o comportamento mais fundamental ainda, como até posição filosófica da pessoa, caráter, índole, etc… depois de ter consumido determinado alimento…

Por mais que seu corpo tente "destriur" as substâncias, uma parcela dela sempre é absorvida muito grande… E ao que me parece desempenham papel parecidos com hormônios ou precursores de hormônios…
Serotonina, dopamina, adrenalina… As moléculas grandes que são absorvidas agem de forma bem parecida, embora cada uma com a sua particularidade, mas tem papel tão importante quanto os hormônios…
Não sei porque, mas ultimamente estou relacionando muito a comida com o comportamento…
Eu sou um cara que cuida muito da alimentação e faço exercicios, ja faz uns 4 anos que vou pra academia e faço musculação e exercicios aeróbicos, e nesse tempo todo acho que to adquirindo bastante conhecimento sobre o funcionamento do corpo…
Esses dias atras eu pude prever o que a minha mãe comeu, apenas pelo comportamento dela…
Uma sutil diferença na epolgação, que antes pra mim era uma questão de "estar feliz" ou "estar triste" hoje vejo que esses estado físicos é muito mais previsivel do que um simples "querer estar feliz"…

E se a relação é que as pessoas comem algo de acordo com o humor em que estão ou tenderão a ter, em vez de comerem algo que vai determinar o humor?

Não acredito nisso, porque tem pessoas que não tem opção do que comer…
Claro que se "você é o que você come" for assim bem influênte como eu acho, suas vontades de comer algo vão ser de acordo com o que você comeu anteriormente, mas não que seu comportamento dirija o que você ira comer necessariamente.

blue pill

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 17:43:31 »
Exemplo prático...

Quando você está adrenado (com muita adrenalina no sangue) a sua coragem é muito maior...
Você pode escolher pular por um vão de uma altura bem alta, coisa que não faria se estivesse com pouca adrenalina no sangue.

Eu acho que assim como a adrenalina teve o papel decisivo entre "pular" e "não pular" neste caso, todas as substâncias agem de forma similar, não só na sua coragem, mas em todas escolhas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 18:31:45 »
Mas isso é só com relação a parte estimulante das comidas, a comida tem papel na psicotrópico muito presente tambem… da pra traçar um paralelo também com o comportamento mais fundamental ainda, como até posição filosófica da pessoa, caráter, índole, etc… depois de ter consumido determinado alimento…
É possível com isso montar um pseudo-ciência e jogar a psicologia no lixo  :histeria: :histeria: :histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 20:45:07 »
É como o Beavis. Contei pra vocês que eu tive um barato de doce? Pois é, não é coisa de desenho.

I AM CORNHOLIO, I NEED CAPUCCINO! ARE YOU THREATENING ME?

Dá pra adivinhar em que década a pessoa cresceu e o que ela via na TV :D

blue pill

• Visitante
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 21:12:41 »
Mas isso é só com relação a parte estimulante das comidas, a comida tem papel na psicotrópico muito presente tambem… da pra traçar um paralelo também com o comportamento mais fundamental ainda, como até posição filosófica da pessoa, caráter, índole, etc… depois de ter consumido determinado alimento…
É possível com isso montar um pseudo-ciência e jogar a psicologia no lixo  :histeria: :histeria: :histeria:

Porque pseudo ? Você ta dizendo que é impossivel fazer experimentos com comportamento humano ?
Quer dizer então que o comportamento é totalmente imprevisível, e ponto final ?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 21:26:18 »

Porque pseudo ? Você ta dizendo que é impossivel fazer experimentos com comportamento humano ?

se não é totalmente imprevisível, é quase.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Cimitarra

• Nível 04
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 21:47:44 »
Tem um programa naquele GNT em que a protagonista reeduca pessoas desnutridas, e estas sempre têm problemas com falta de sex drive. Aí ela manda-as comerem zinco. Ostras afrodisíacas, etc.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 21:56:21 »
A psicologia existe para isso, é a ciência cuida dessa matéria. O problema dos experimentos com o comportamento humano é a ética, basta lembrar do nazismo (o extremo).

Vou responder a sua pergunta seriamente:

Esses dias atras eu pude prever o que a minha mãe comeu, apenas pelo comportamento dela…
Evidência anedótica

Eu to conseguindo prever qual será meu comportamento no final do dia, após avaliar o desgaste do dia…
Isso é uma coisa que vem com o tempo? Ou apenas pessoas que se preocupam com isso é que tem essa percepção?
Crença, experiência totalmente subjetiva. Prove isso.

Não sei, pra mim passou a ser muito mais artificial o comportamento, eu sempre sei que a pessoa vai ficar feliz por todo uma série de fatores que a levam a isso, e não só porque por exemplo chegou sexta-feira, ou porque ela reatou com o namorado/a.

Não sei se está claro a dúvida, ir teorizando o comportamento, as emoções, as reações, é algo natural, ou só acontece com quem se importa com isso e começa a reparar ??

Isso me da medo de certa forma… Porque se for uma coisa natural, eu sou muito mais previsível do que eu achava.
Essas suas dúvidas são objeto de estudo da psicologia de forma ciêntífica desde 1879, segundo a  Wikipédia
Isto quanto ao comportamento individual, pois tem todas as outras ciências humanas que basicamente estudam o homem e seus comportamentos, cada uma em um aspecto.

Não nego que a alimentação possa ter influência no comportamento, mas você exagerou na dose no post que eu fiz a brincadeira.   :ok:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2007, 22:25:15 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

blue pill

• Visitante
« Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 22:00:23 »
Mas eu ainda não tenho uma teoria a respeito disso.. Por isso que postei no papo-furado..

São apenas indícios ué... to perguntando qual a opinião de cada um pra ver se vale a pena quem sabe me aprofundar no assunto...

blue pill

• Visitante
« Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 22:01:48 »

se não é totalmente imprevisível, é quase.

Sinceramente não acredito em imprevisibilidade, nem do comportamento...
É tudo explicavel...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 22:11:24 »
a posteriori, talvez...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 03:35:33 »
No Discovery Channel já passou um documentário sobre como cheiros e sabores afetam o comportamento.
Aliás, lá explicou porque dar flores para a namorada ou um banquete romântico com mel na verdade tem um efeito sim.

Mas também tem de lembrar que ela pode estar escolhendo a refeição pelo humor dela, não o oposto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!