Minorias iraquianas podem desaparecer devido à violência
As minorias étnicas e religiosas do Iraque, que representam 10% da população, são vítimas de uma violência sem precedentes que poderá levá-las a desaparecer, segundo um relatório do Minority Rights Group, noticia a AFP.
O relatório desta organização de defesa dos direitos humanos refere-se a cristãos arménios, caldeu-assírios, judeus, palestinos, turcomenos, shabaks e jazidis, entre outras minorias, cuja presença no país árabe remonta a mais de 2.000 anos.
O documento, intitulado “Assimilação, exodo, erradicação: as comunidades minoritárias do Iraque desde 2003″, constata que estas minorias actualmente são alvo das comunidades xiitas, sunitas e curdas que travam intensas batalhas pelo domínio das terras e cometem ataques e sequestros em todo o país.
“Apesar do facto de muitos cristãos no Iraque fogirem ao verem-se acusados de associação com as tropas britânicas e americanas, muitos poucos obtiveram refúgio nos Estados Unidos ou Grã-Bretanha”, declara Mark Lattimer, director do Minority Rights Group.
Perante esta situação, a organização insistiu junto à comunidade internacional e, em particular, a estes dois países que dirigem a invasão no Iraque a assumirem as consequências.
In:
http://webtekk.org/ateismos/?p=243