Autor Tópico: Porque a Bíblia é tão pouco questionada publicamente?  (Lida 1411 vezes)

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Porque a Bíblia é tão pouco questionada publicamente?
« Online: 25 de Fevereiro de 2007, 23:50:32 »
Olá, amigos.

Sabemos que o Cristianismo tem enorme influência na cultura ocidental.Eu fiquei me perguntando sobre o motivo de um livro que mostra um Deus tão anti-ético ser questionado tão pouco publicamente e inclusive pelos sem-fé.Além da indiferença a assuntos religiosos, deve haver algum outro motivo para que isso ocorra.Talvez a resposta do célebre pensador Robert G. Ingersoll seja a mais próxima da realidade:

"Os padres não ousariam, porque seriam expulsos de seus púlpitos. Professores nas escolas não ousariam porque assim, perderiam seus salários. Políticos não ousariam. Eles seriam derrotados. Editores não ousariam. Perderiam seus leitores. Comerciantes não ousariam. Perderiam seus clientes. Homens da alta sociedade não ousariam. Perderiam prestígio. Nem balconistas ousariam. Eles seriam dispensados."

Não é de se admirar que existam tantos pessoas que se tornaram ex-cristãs por causa da internet.O que os foristas acham?
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Raphael

• Visitante
Re: Porque a Bíblia é tão pouco questionada publicamente?
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 03:23:13 »
Olá Huxley :tchau:

Me perdoe Huxley, mas não concordo com a frase que você citou acima. Nunca tive problemas onde trabalho com a minha posição atéia. Digo isso pra todos os que vem conversar sobre religião comigo. Não acho que isso seja realmente viável, acho que as pessoas me aceitam normalmente.

Sobre as professoras nas escolas, também contesto, muitos professores meus são ateus e nem por isso perderam os cargos. Tem professor que conheço(do estágio que faço em um colégio de Ensino Médio) que são macumbeiros e a grande maioria do colégio é da Universal, mas nem por isso ele é apedrejado.

É obvio que a net faz com que muitos deixem de ser crentes e passem a duvidar mais, mas não acredito que isso seja tão relevante, pois se pensarmos bem, o mesmo poderia acontecer inversamente, mais ateus virando crente por causa da net por exemplo, ou (o que é pior pra mim)crentes sendo mais crentes. Acho que isso vai de pessoa pra pessoa.

:abraco:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 04:56:31 »
Porque a fé se auto-protege. Junto com a religião ela põe as regras do porque não se pode ser contra a religião, o que ela cria é uma mentalidade contra se libertar dessa religião.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 22:31:01 »
...o que ela cria é uma mentalidade contra se libertar dessa religião.

Alguma diferença para as drogas?
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

danieli

• Visitante
« Resposta #4 Online: 01 de Março de 2007, 03:05:17 »
Porque é pecado. :P

Brincadeira. Mas acredito que seja porque moramos num país católico, é normal que se alguém veja um ateu questionando a Bíblia ou fazendo alguma critica a ela, esta pessoa seja... digamos, esteriotipada. É mais ou menos isso, mas eu creio que como não moramos num estado laico, a influência das religiões cristãs ainda são fortes não há muito o que fazer para mudar essa concepção. Mas também assim como não vejo a Bíblia ser discutida, creio que o Alcorão ou o Torah também não sejam discutidos nos países onde a sua religião seja predominante.

Pug2

• Visitante
« Resposta #5 Online: 01 de Março de 2007, 05:58:09 »
…o que ela cria é uma mentalidade contra se libertar dessa religião.

Alguma diferença para as drogas?

Porque haveria de ser necessário largar a religião?
« Última modificação: 01 de Março de 2007, 06:02:11 por Pug »

Pug2

• Visitante
« Resposta #6 Online: 01 de Março de 2007, 06:00:49 »
Será necessário divulgar a "nova" fé?

O que interessa a um ateu se alguém acredita ou não em Deus?

Para que perdem tempo tentando convencer os outros de que estarão iludidas?

E ainda tem quem negue que existe ateu radical ou que o ateísmo possa assumir carácter de organização religiosa…

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #7 Online: 01 de Março de 2007, 21:36:46 »
Porque é pecado. :P

Brincadeira. Mas acredito que seja porque moramos num país católico, é normal que se alguém veja um ateu questionando a Bíblia ou fazendo alguma critica a ela, esta pessoa seja… digamos, esteriotipada. É mais ou menos isso, mas eu creio que como não moramos num estado laico, a influência das religiões cristãs ainda são fortes não há muito o que fazer para mudar essa concepção. Mas também assim como não vejo a Bíblia ser discutida, creio que o Alcorão ou o Torah também não sejam discutidos nos países onde a sua religião seja predominante.

Com certeza esse Estado laico tem que ser colocado entre aspas...cruxifiço em tribunais, "Deus seja louvado" estampado em nosso dinheiro, etc. Para mim é como um racismo às avessas. Se eu sair na rua com uma camisa "A Bíblia não tinha razão" (Título em português do famoso livro sobre as descobertas arqueológicas que desmentem várias afirmações do antigo testamento) tenho certeza que seria mal tratato, principalmente por crentes. Tudo bem que não chegamos ao extremo dos EUA, mas estamos longe de um Estado laico e onde a liberdade de expressão seja realmente defendida.

"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #8 Online: 01 de Março de 2007, 22:30:38 »
"A Bíblia não tinha razão" (Título em português do famoso livro sobre as descobertas arqueológicas que desmentem várias afirmações do antigo testamento)

É uma pena que não tenham traduzido direito o título original (The bible unearthed), A bíblia desenterrada. Primeiro porque traduz perfeitamente o que traz o livro, arqueologia das terras bíblicas. Em segundo lugar porque não ficaria parecendo um livro de propaganda anti-religiosa, o que pode afastar leitores mais suscetíveis.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #9 Online: 01 de Março de 2007, 22:38:07 »
"A Bíblia não tinha razão" (Título em português do famoso livro sobre as descobertas arqueológicas que desmentem várias afirmações do antigo testamento)

É uma pena que não tenham traduzido direito o título original (The bible unearthed), A bíblia desenterrada. Primeiro porque traduz perfeitamente o que traz o livro, arqueologia das terras bíblicas. Em segundo lugar porque não ficaria parecendo um livro de propaganda anti-religiosa, o que pode afastar leitores mais suscetíveis.

Concordo com você, mas acho que o título em português não  é tão longe da realidade do livro...
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Março de 2007, 22:53:20 »
Será necessário divulgar a "nova" fé?

O que interessa a um ateu se alguém acredita ou não em Deus?

Para que perdem tempo tentando convencer os outros de que estarão iludidas?

E ainda tem quem negue que existe ateu radical ou que o ateísmo possa assumir carácter de organização religiosa…

Não acho certo o "proselitismo" da descrença em Deus.

A questão que trato é outra.Se não existe problema em criticar publicamente as seitas que incentivam a anorexia ou as que apoiam causas neo-nazistas, então porque essa conivência com a religião?É o famoso tabu "devemos respeitar a fé dos outros".A questão não é a crítica a fé em si, mas o fato de religiões defenderem coisas como a submissão da mulher em relação ao homem e as guerras santas.

Eu posso garantir que uma parcela significativa das pessoas indiferentes à religião, não tem idéia que o conteúdo da Bíblia autoriza alguns tipos de fundamentalismo religioso.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!