Autor Tópico: É católico todo aquele que se declara como tal  (Lida 1219 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
É católico todo aquele que se declara como tal
« Online: 27 de Fevereiro de 2007, 07:41:57 »
Na França, só um francês entre dois ainda se declara católico. E só um católico entre dois crê em Deus. Esta é a chamada de capa do Le Monde des Religions, suplemento do jornal francês Le Monde, de janeiro-fevereiro deste ano. Estes dados são fruto de uma pesquisa levada a cabo pelo instituto de sondagens CSA. A conclusão é que se a imagem da Igreja e do papa continuam boas, a esmagadora maioria dos fiéis toma distância em relação ao dogma e permanece aberta ao diálogo com outras religiões. Que significa ser católico? Ir à missa? Ser batizado? Levar os filhos ao catecismo? A estas definições institucionais, os pesquisadores preferiram uma definição sociológica: é católico todo aquele que se declara como tal.

Para quem conhece o laxismo dos católicos brasileiros, o resultado da enquete não chega a surpreender: os católicos franceses são tão relapsos quanto os nossos. Apenas 8% assistem a uma missa por semana. 46% só a assistem em ocasiões especiais, como batismos, casamentos, enterros. 16% rezam todos os dias. 30% jamais rezam. Apenas 52% crêem que Deus existe. Mas atenção: destes, se 26% têm certeza de sua existência, outros 26% a julgam provável. 31% não sabem que dizer, 10% acham que é pouco provável e 7% crêem que não existe. Para 26%, não há nada após a morte. Para 53%, "deve existir qualquer coisa, mas não sei o quê". Apenas 10% acreditam na ressurreição dos mortos; 8% acreditam na reincarnação na terra em uma outra vida e 3% não se pronunciam.

Ou seja, não há mais uma crença unificada. Tem-se uma Igreja à la carte, onde cada um escolhe partes nas quais crer. Há inclusive quem se cale na hora de rezar o credo, para não mentir. Pois não é fácil crer na ressurreição da carne ou na vida eterna. Se a França foi um dia considerada la fille aînée de l'Eglise, hoje é um país onde se pratica um catolicismo inconseqüente, de fachada. O mesmo se poderia dizer dos demais países da Europa, onde as igrejas, antes locais de culto e prece, passaram a ser monumentos de consumo turístico. Portugal, um dos últimos bastiões do catolicismo, acaba de manifestar-se em plebiscito a favor do aborto, em flagrante desafio ao Vaticano. Faltam agora apenas Irlanda e Polônia.

Do Link
http://cristaldo.blogspot.com/
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: É católico todo aquele que se declara como tal
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 18:08:24 »
Para quem conhece o laxismo dos católicos brasileiros, o resultado da enquete não chega a surpreender: os católicos franceses são tão relapsos quanto os nossos. Apenas 8% assistem a uma missa por semana. 46% só a assistem em ocasiões especiais, como batismos, casamentos, enterros. 16% rezam todos os dias. 30% jamais rezam. Apenas 52% crêem que Deus existe. Mas atenção: destes, se 26% têm certeza de sua existência, outros 26% a julgam provável. 31% não sabem que dizer, 10% acham que é pouco provável e 7% crêem que não existe. Para 26%, não há nada após a morte. Para 53%, "deve existir qualquer coisa, mas não sei o quê". Apenas 10% acreditam na ressurreição dos mortos; 8% acreditam na reincarnação na terra em uma outra vida e 3% não se pronunciam.
Realmente não faço a mínima idéia do que é ser católico.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 14:36:23 »
Huh? Catolico ateu? :hein: :hein:
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 15:04:37 »
Algum dia isso vai ser assumido oficialmente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 21:23:50 »
Não acredito na existência de Cristo, veracidade dos evangélicos, pós-morte, paranormal ou Deus. Mas começo a achar que também sou católico.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 01 de Março de 2007, 07:29:11 »
Na França, só um francês entre dois ainda se declara católico. E só um católico entre dois crê em Deus. Esta é a chamada de capa do Le Monde des Religions, suplemento do jornal francês Le Monde, de janeiro-fevereiro deste ano. Estes dados são fruto de uma pesquisa levada a cabo pelo instituto de sondagens CSA. A conclusão é que se a imagem da Igreja e do papa continuam boas, a esmagadora maioria dos fiéis toma distância em relação ao dogma e permanece aberta ao diálogo com outras religiões. Que significa ser católico? Ir à missa? Ser batizado? Levar os filhos ao catecismo? A estas definições institucionais, os pesquisadores preferiram uma definição sociológica: é católico todo aquele que se declara como tal.

Ou seja, não há mais uma crença unificada. Tem-se uma Igreja à la carte, onde cada um escolhe partes nas quais crer. Há inclusive quem se cale na hora de rezar o credo, para não mentir. Pois não é fácil crer na ressurreição da carne ou na vida eterna. Se a França foi um dia considerada la fille aînée de l'Eglise, hoje é um país onde se pratica um catolicismo inconseqüente, de fachada. O mesmo se poderia dizer dos demais países da Europa, onde as igrejas, antes locais de culto e prece, passaram a ser monumentos de consumo turístico. Portugal, um dos últimos bastiões do catolicismo, acaba de manifestar-se em plebiscito a favor do aborto, em flagrante desafio ao Vaticano. Faltam agora apenas Irlanda e Polônia.

Êêêêê!!! Eu sou católico também!!! :D
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 01 de Março de 2007, 09:58:26 »
Vamos mudar o nome do fórum para Clube Católico :)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 01 de Março de 2007, 10:53:43 »
Não deixa de ser ironicamente adequado, já que "católico" significa "universal".

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

DIG

• Visitante
« Resposta #8 Online: 01 de Março de 2007, 13:32:03 »
7% crêem que não existe. Para 26%, não há nada após a morte

Acho que sou católico :o

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #9 Online: 01 de Março de 2007, 21:15:21 »
Agora que fiquei mais confuso...fui católico até 2 meses atrás, me achei como agnóstico-atetísta, mas agora acho que vou voltar a ser católico  depois desta reportagem :histeria:
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 03 de Março de 2007, 07:21:08 »
Vocês vejam que quando eu digo, ninguém me dá bola. É dar no Le Monde e vocês passam a achar que o catolicismo ateu é normal. Discriminadores faxistas, vocês todos.

Eu voltei a me declarar católica há pouco tempo, em função dos vínculos de PERTENÇA. Querendo ou não, aquela é a minha linguagem espiritual; e, além de tudo, os vínculos que eu, ingênua, esperava estabelecer num meio ateu, nunca foram realizados.

Há inclusive quem se cale na hora de rezar o credo, para não mentir.
Ah, boa época essa. :lol:

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Março de 2007, 07:43:50 »
Huh? Catolico ateu? :hein: :hein:

Evoluíram do pensamento ibero-cristão decadente...
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

DIG

• Visitante
« Resposta #12 Online: 03 de Março de 2007, 12:53:27 »
Bom, eu já vi ateus espíritas...agora é que não duvido de mais nada mesmo :umm:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 03 de Março de 2007, 18:25:57 »
Ser ateu é o de menos.  O difícil de ser ateu católico deve ser lidar com a figura do Papa.

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 08 de Março de 2007, 07:32:29 »
Ser ateu é o de menos.  O difícil de ser ateu católico deve ser lidar com a figura do Papa.
Talvez na época do João XXIII fosse mais fácil. Todo mundo diz que era.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!