Autor Tópico: Como se explica a diversidade etnica?  (Lida 3339 vezes)

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
Como se explica a diversidade etnica?
« Online: 28 de Fevereiro de 2007, 22:53:46 »
Apesar de pentecermos a mesma classe genetica, possuindo apenas pequenas variações extruturais, como teria surgido os indigenas, orientais, negros...
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Como se explica a diversidade etnica?
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 23:13:30 »
Eu não sei o que seria uma "classe genética".

Primeiramente, raças e etnias são coisas diferentes, ainda que eventualmente associadas em algum grau. Raças se referem À diferenças biologicas entre populações, e etnias são grupos determinidos principalmente por caracteres culturais. Por exemplo, racialmente, popularmente, o continente africano talvez tenha apenas a raça negra/africana, mas talvez centenas de etnias.

Tanto as etnias quanto as diferenças biológicas entre as populações surgem por isolamentos populacionais em algum grau. Em isolamento, os povos adquirem novos costumes, acabam transformando o idioma e etc. No caso das diferenças biológicas, mutações e deriva genética, essencialmente, mas seleção natural também tem seu papel.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 23:49:09 »
Evolução. Uma população grande se divide em muitos lugares, e eles evoluem cada um de seu jeito. Ainda sim não é suficiente para que não possam procriar entre si, logo ainda são a mesma espécie.

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 01 de Março de 2007, 04:40:17 »
Stephen Pinker fala um pouco sobre isso.

O Nicho Cognitivo (The Cognitive Niche - 23/09/2006) - parte 1
http://www.youtube.com.nyud.net:8090/watch?v=1lGxrw23YEI

O Nicho Cognitivo (The Cognitive Niche - 23/09/2006) - parte 2
http://www.youtube.com.nyud.net:8090/watch?v=puG1Qv5ux20&mode=related&search=

Apesar de não entender em inglês ainda, os que entendem podem traduzir e entender, acho que vai ajudar.

:abraco:

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #4 Online: 01 de Março de 2007, 10:13:17 »
AINDA NÃO ENTENDI ESTE PROCESO.

VEJA, PERTENCEMOS A RAÇA HUMANA E SOMOS MONOPITICOS, ESPECIES MONOPITICAS É TODA UMA ESPECIE.

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 01 de Março de 2007, 10:46:30 »
Você quer dizer "monotípicos"?

Para chegar a respostas que façam algum sentido é preciso observar e respeitar os fatos e construir nossas explicações de forma que tenha espaço para eles.

No caso, o fato é que há toda uma variedade de seres humanos, que eles são até onde se sabe interférteis e não são férteis com outros seres vivos.

Ou seja, existe uma espécie humana, no sentido taxonômico da palavra "espécie".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie

Se existem ou não várias subespécies humanas já é uma questão mais controversa e até certo ponto arbitrária.

O Buckaroo já explicou bem _como_ a variedade de fenótipos, subespécies, tipos ou variedades de humanos surgiram.  Mas se não ficou claro acho que podemos elaborar mais.

Abraços.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Março de 2007, 12:36:18 »
AINDA NÃO ENTENDI ESTE PROCESO.
O processo é dinâmica de populações.

Se tem uma população num canto, e outra em outro, e as duas não se misturam suficientemente, vão acumular diferenças ao longo do tempo. Mutações que não são transmitidas de uma à outra população. A seleção natural e a sexual podem fazer com que isso seja ainda mais significativo, enfatizar as difernças entre as populações.

Só o fato de uma população se dividir em duas já faz com que as duas sejam de certa forma diferentes da primeira, em vez de cópias exatas (deriva genética/efeito fundador). Ao dividir-se o "baralho genético" da população em dois, de cada lado se tem metades diferentes do baralho, e não o mesmo baralho "inteiro" de novo.

E coisas parecidas, mas sem nada a ver com os genes, também afetam a cultura.

VEJA, PERTENCEMOS A RAÇA HUMANA E SOMOS MONOPITICOS, ESPECIES MONOPITICAS É TODA UMA ESPECIE.
Bem, lembro que um autor, David Pilbeam, em um dos livros colocou a espécie humana como uma das mais politípicas que existem.

Não existe "a raça humana"; isso é só modo de dizer. O correto é "espécie". E dentro da espécie há diversas variações populacionais/geográficas, que popularmente se chama de "raças". Elas surgem da forma que descrevi anteriormente.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #7 Online: 19 de Março de 2007, 12:06:15 »
Veja, entendamos este conceito.

Monotipicos = semelhantes onde as caracteristicas geneticas que os diferenciam "não posssuem valor genetico".
Politipicos = possuem grupos distintos onde geralmente não ah cruzamento entre estes grupos.

Ou seja, dentro da raça humana(deixa eu chamar assim) não existe "hibridização genetica". Logo, Caracteristicas geneticas de uma especie são transferidas para geraçoes futuras da mesma especie, existindo o cruzamento entre especies diferentes, é dificil, mas pode acontecer o cruzamento de um 'gato com um cachorro". O ser que nascer deste cruzamento não tem capacidade de autoreprodução.

Essa "aparente" diversidade genetica que encontramos dentro da raça humana não se explicaria por meio da variabilidade clinal? Considero esta uma explicação com maoir valor cientifico do que  simplemente por meio de seleção natural, claro existe  uma parcela de adaptação do individo ao meio, mas esta variação segue um padão, não sendo aleatória.

Estou indo no camnho certo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Março de 2007, 17:05:40 »
As variações entre as populações humanas tem sim natureza genêtica. Não sei o que seria "valor genético". Se é a mesma coisa que serem genéticas, a primeira definição ou está errada, ou não somos uma espécie monotípica (já vi realmente em livros ser colocado que somos uma das espécies mais politípicas).

Dentro da espécie humana não existe hibridação de espécie alguma, porque hibridação só ocorre entre espécies diferentes, não entre tipos/populações diferentes dentro da mesma espécie, isso geralmente é chamado de miscigenação apenas, não hibridação. Talvez outras definições até digam que é tudo a mesma coisa, mas de qualquer forma, existe sim "hibridação genética", desde que digamos, um japonês tenha um filho com uma negra e coisas do tipo. E até mesmo dentre pessoas aparentemente dentro dos mesmos grupos raciais há variação genética e pode haver miscigenação.

Gato e cachorro já são variações muito mais drásticas do que as variações dentro da espécie humana, e o cruzamento viável é completamente impossível. Eles podem no máximo copular, mas não vai dar em nada. Gatos e cachorros são espécies bem distantes, são de subordens diferentes dentro da ordem carnivora: feliformia estando os gatos, tigres, leopardos, hienas, genetas, suricatas, mangustos, etc,  e em caniformia estão cães, ursos, guaxinins, furões, raposas, e lontras, entre outros.

Mesmo as raças de cachorro são muito mais diferentes que as "raças" humanas por diversos motivos.

As variações entre as populações humanas popularmente chamadas de "raças" podem mesmo ser variações clinais, mas isso não quer dizer que não tenha nada ou que tenha menos a ver com seleção natural. Ninguém, ou quase ninguém, afirma que tudo que distingue qualquer grupo de indivíduos seja devido à seleção natural, algumas coisas acabam se diferenciando por acaso, por não terem importância adaptativa, ou até apesar de serem um pouquinho ruins para adaptação.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 29 de Março de 2007, 23:18:00 »

Monotipicos = semelhantes onde as caracteristicas geneticas que os diferenciam "não posssuem valor genetico"

Putz... valor genético é um cálculo feito com base na herdabilidade das características quantitativas....

Tá na mesma categoria do "código genético" ou da "carga genética", que usam distorcendo ou ignorando o conceito...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2007, 10:17:53 »

Monotipicos = semelhantes onde as caracteristicas geneticas que os diferenciam "não posssuem valor genetico"

Putz… valor genético é um cálculo feito com base na herdabilidade das características quantitativas…

Tá na mesma categoria do "código genético" ou da "carga genética", que usam distorcendo ou ignorando o conceito…

Nina,

Meu questionamento é se existe  a possibilidade de um individuo qualquer gerar individuos de diferentes raças?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2007, 12:41:33 »
Não, isso não é possível.

A coisa mais parecida é que um casal pessoas mestiças tenham por acaso filhos com combinações de genes que dêem o fenótipo geral mais próximo do das raças dos ancestrais. Chegou até a haver um ou outro caso de nascerem gêmeos (bivitelinos) um "branco" e um "negro".

Pelo conceito mais "social"/popular de raça isso até seria o que você falou, mas biologicamente não seriam exatamente pessoas de "raças" diferentes só pela aparência, porque haveriam todos os outros genes das duas raças "embaralhados". Assim, se tentassem "descobrir" a raça dessas duas pessoas através exames genéticos poderiam encontrar na pessoa de pele branca por acaso mais genes tipicamente encontrados na África ou em populações negras, e vice-versa.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2007, 14:10:29 »
Não, isso não é possível.

A coisa mais parecida é que um casal pessoas mestiças tenham por acaso filhos com combinações de genes que dêem o fenótipo geral mais próximo do das raças dos ancestrais. Chegou até a haver um ou outro caso de nascerem gêmeos (bivitelinos) um "branco" e um "negro".

Pelo conceito mais "social"/popular de raça isso até seria o que você falou, mas biologicamente não seriam exatamente pessoas de "raças" diferentes só pela aparência, porque haveriam todos os outros genes das duas raças "embaralhados". Assim, se tentassem "descobrir" a raça dessas duas pessoas através exames genéticos poderiam encontrar na pessoa de pele branca por acaso mais genes tipicamente encontrados na África ou em populações negras, e vice-versa.
se todos pertencemos a mesma especie, o que nos diferencia é fruto de adaptabilidade genetica?

e isso dentro da escala/tempo não seria uma possibilidade? homo X gerado em um nicho qualquer gerar, dentro da escala/tempo, uma infinidades de criaturas com caracteristicas aleatorias em cada momento evolutivo.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2007, 20:30:28 »
Citação de: Brasília em Chamas

se todos pertencemos a mesma especie, o que nos diferencia é fruto de adaptabilidade genetica?

Não necessariamente. Pode ser variação não adaptativa mesmo.

e isso dentro da escala/tempo não seria uma possibilidade? homo X gerado em um nicho qualquer gerar, dentro da escala/tempo, uma infinidades de criaturas com caracteristicas aleatorias em cada momento evolutivo.

Especiação em homens é uma possibilidade sim, mas não seriam "infinitas criaturas", as características fixadas não seriam aleatórias.

Quanto à "momento evolutivo", não sei o que seria.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!