Autor Tópico: Tiranossauro em Santo André  (Lida 599 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Tiranossauro em Santo André
« Online: 28 de Fevereiro de 2007, 23:59:41 »
16 de janeiro de 2007 - 2128- ano XI

Tyrannosaurus rex chega a Santo André

Réplica do esqueleto original do dinossauro é montada na Sabina Escola
Parque do Conhecimento, um dos maiores Centros de Ciência do Brasil
Pela primeira vez, em 70 milhões de anos, um Tyrannosaurus rex “pisará” na América do Sul. Uma réplica em tamanho natural do dinossauro, com 12,8 metros de comprimento, 4 metros de altura e aproximadamente 400 kg, está em fase final de montagem na Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André (Rua Juquiá, s/nº, Paraíso), um dos maiores centros de ciência do Brasil, a ser inaugurado em fevereiro pela Prefeitura. A operação, que utiliza equipamentos hidráulicos e estrutura em cabo de aço deve ser encerrada na noite desta segunda-feira (15), na sede da futura Escola, com a participação de técnicos brasileiros e dos Estados Unidos, de onde veio o T. rex. Esse será o único exemplar disponível no continente latino-americano. Até então, o “lagarto tirano rei” só podia ser visto nos grandes museus do mundo.
Um dos “astros” do filme “Jurassic Park” (Parque dos Dinossauros), de Steven Spielberg e, mais recentemente, do longa Uma Noite no Museu, recorde de bilheteria nos Estados Unidos, o T. rex tornou-se famoso como o mais apavorante entre os dinossauros, não apenas pelo seu tamanho, mas também pela cabeça desproporcional e por seus quase 60 dentes, alguns com até 25 cm (10 cm para fora da mandíbula), capazes de penetrar osso sólido.
A réplica do Tyrannosaurus rex, “batizado” com o nome Peck, será a primeira peça a ser instalada na Sabina, que até a sua inauguração receberá outros seis dinossauros em tamanhos entre 0,60m e 1,40m (Euparkeria, Scleromochlus, Staurikosaurus, Saturnalia, Pisanosaurus e Archaeopteryx), uma antiga presa do dino, o mamífero Massetognathus, e um exemplar animatrônico (robô) de um Ceratosaurus. Com isso, estudantes e público em geral poderão estudar essas criaturas que dominaram a Terra há 250 milhões de anos, conhecer seus hábitos e os mistérios que as envolvem.
O esqueleto original que deu origem à réplica do T. rex é um dos mais completos já encontrados e foi descoberto em 1.997, no Estado de Montana, nos Estados Unidos, estimando-se que tenha entre 65 e 70 milhões de anos. A empresa americana Bay State Replicas, que tem a concessão dos descobridores para reproduzir o esqueleto, confeccionou o exemplar que ficará em Santo André em espuma expandida e resina, sobre estrutura de metal. Na Sabina, ele ficará suspenso no teto sobre base de madeira onde ficarão também os dinos menores, estes produzidos por paleoartistas de Santo André, sob orientação de técnicos da Universidade de São Paulo (USP).
A Escola Parque do Conhecimento de Santo André será um laboratório de difusão de conhecimento, que colocará ao alcance de todos, inclusive para crianças da rede municipal de ensino partir de 4 anos, acesso à Ciência de forma didática e interativa. Cinco áreas de conhecimento, sinalizadas por cores, estarão presentes na Sabina: Arquitetura e Administração, Ciências da Terra e Sustentabilidade, Ciências da Vida, Ciências Físicas e Tecnologia, além de Arte e Comunicação.
Entre outros destaques do espaço. estão um aquário de 150 mil litros de água com espécie em extinção, um tanque de toque (no qual crianças terão contato direto com vários organismos marinhos), serpentário, e mais de 60 experimentos de física, além de robô, microscópios e simuladores.
Arquitetura
O complexo arquitetônico, uma área de 24 mil m2 com projeto assinado por Paulo Mendes da Rocha, ganhador do prêmio Pritzker 2006, o mais importante da arquitetura mundial, é parte integrante do acervo. Entre as inovações tecnológicas está a enorme viga-calha de concreto com 185 m lineares, apoiada em apenas três pontos.
Com capacidade para atender mil visitantes por dia, a Sabina receberá, durante a semana, estudantes de escolas mediante agendamento de visitação. Nos finais de semana, estará aberto ao público, com valor do ingresso revertido a um Fundo Municipal de Educação para reinvestimento no projeto.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!