Autor Tópico: matemática, alguém aqui faz ou fez?  (Lida 524 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
matemática, alguém aqui faz ou fez?
« Online: 03 de Março de 2007, 00:15:57 »
Seguinte... fiz faculdade de Ciência da Computação e apesar de trabalhar como desenvolvedor(a) de software, eu queria mesmo era ser cientista da computação, no sentido "pesquisa teroia de algoritmos, classes de complexidade, computabilidade, etc".

A princípio eu ia fazer mestrado, mas percebi que o mestrado daqui (e possivelmente muitos parecidos) não iam servir pra eu atender meus objetivos, e que valeria mais a pena eu estudar tudo por conta própria.

Mas é difícil estudar sozinha certos assuntos. Não se tem com quem tirar dúvida e tals. Mesmo tendo gente que eu possa perguntar pela net. Além disso, eu tento ler esses papers de complexidade computacional de hoje em dia (e pensando bem os antigos também), e sobre computação quântica, eu encontro uma pá de coisa que eu nunca vi.

Daí eu pensei em voltar a universidade pra fazer o curso de matemática. Tendo já feito muitas matérias que tem nele, tipo cálculo, algebra linear, etc, devo gastar menos tempo pra completar. Alguém aqui fez ou faz um curso de gradução de matemática, nem que seja licenciatura? O que me dizem?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: matemática, alguém aqui faz ou fez?
« Resposta #1 Online: 03 de Março de 2007, 00:19:50 »
e tentar pegar uma pós em são paulo, na unicamp ou usp?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Março de 2007, 00:24:55 »
Ou fora do Brasil, sei lá se em SP tem computação quântica...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Março de 2007, 00:30:50 »
Ou fora do Brasil, sei lá se em SP tem computação quântica…
Por quê? Você quer estudar computação quântica ou quer evitar estudar computação quântica?

Computação quântica é uma sub-área da ótica quântica. A menos que você vá fazer uma pós em física, especificamente em ótica quântica, você não vai se deparar com isso. Em São Paulo existem dois pólos de estudo nessa área, a USP e a Unicamp.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Março de 2007, 00:36:55 »
Na verdade quando falo em computação quântica quero dizer que quero estudar complexidade computacional quântica, sem me apegar demais a física envolvida.

Isso é possível, tem vários sites de cientistas que eu acompanho que fazer isso.

Só que os artigos tem um monte de coisas que eu não vi bem na minha faculdade ou mesmo não cheguei a ver. Lembrava vagamente do que era a transformada de Fourrier e isso é fundamental pra entender o algoritmo de Shor, por exemplo. E vi quase nada de números complexos. Nas matérias que eu fazia eles apareciam, mas era assumido que a gente já tinha aprendido tudo que precisava para o vestivular, eu não vi a teoria deles. E só dá isso em CQ.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Março de 2007, 00:43:34 »
Entendi. Então o que você quer é estudar algoritmos quânticos, não a física envolvida.

Transformadas de Fourrier e números complexos, assim como outras coisas úteis, você pode aprender em livros de física matemática como o Butkov ou o Arfken.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Março de 2007, 01:01:12 »
Sim, mas sozinha em casa está sendo espinhoso. Achei que ter horários fixos pra ir na escola toda semana e ter professores pra tirar dúvidas e tals poderia ser útil. Resta ver o que mais tem no currículo do curso e se vai me servir ou não.

Raphael

• Visitante
« Resposta #7 Online: 03 de Março de 2007, 01:11:04 »
Eu detesto matemática, não sou bom para opinar sobre. Mas, de início, acho que você deve procurar o que te faz feliz Gui.

Abraços.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Março de 2007, 01:21:25 »
obrigada...

Raphael

• Visitante
« Resposta #9 Online: 03 de Março de 2007, 01:30:50 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!