Interessante! E o texto acima para ser mais um prego no caixao da Hipótese Sapir-Worf. É uma pena. Embora esteja errada, é uma idéia interessante.
Outra coisa: li um artigo recente na Sciam sobre a visao dos pássaros. Sabe-se que muitos pássaros vêem também no ultravioleta. Aliás, se as cores visíveis para um humano correspondem a um espaço tridimensional (ou seja, com pigmentos sensíveis a comprimentos de onda de 560, 530 e 424 nm), o espaço de cores dos pássaros tem 4 dimensoes (370, 445, 508 e 565 nm). Ou seja, nao só os pássaros conseguem ver mais tonalidades que nós, mas eles também conseguem ver cores que nem conseguimos imaginar!
Mais outra coisa: é interessante como as pessoas que vivem em latitudes temperadas parecem ter uma noçao mais intuitiva de Norte-Sul. Alguem (nao lembro quem, infelizmente) disse que isso tem a ver com as mudanças sazonais de luz e do nascer e pôr do sol. Acho que isso explica porque, quando em Fortaleza, as pessoas me olhavam como se eu fosse um alienígena quando eu dizia coisas como "minha casa fica ao norte de bairro tal".