Autor Tópico: Textos sagrados elevam agressividade...  (Lida 976 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Textos sagrados elevam agressividade...
« Online: 03 de Março de 2007, 14:59:07 »
Estadão

Violência contida em escrituras sagradas e `autorizada´ por Deus pode
tornar as pessoas, principalmente pessoas religiosas, mais agressivas,
conclui estudo realizado por psicólogos da Universidade de Michigan e
que será publicado na edição de março do periódico Psychological Science.

Os autores do trabalho examinaram a interação entre texto sagrado e
violência conduzindo experimentos em duas universidades de
características religiosas contrastantes: a Brigham Young, nos EUA, onde
99% dos estudantes disseram acreditar em Deus e na Bíblia, e a Vrije
Universiteit de Amsterdã, onde apenas 50% disseram acreditar em Deus e
27%, na Bíblia.

Depois de responder a um questionário sobre suas crenças e filiações
religiosas, os participantes da pesquisa leram uma parábola adaptada de
uma passagem relativamente obscura de uma versão clássica em inglês da
Bíblia, descrevendo a tortura e morte de uma mulher, e a vingança do
marido. Metade dos participantes foi informada de que a passagem vinha
de Juízes, um dos livros do Velho Testamento, e outra metade, que se
tratava de um pergaminho descoberto por arqueólogos.

Além da distinção de fonte, metade dos participantes, em ambos os
grupos, leu uma versão adaptada da narrativa que incluía o verso: "O
Senhor comandou que Israel pegasse em armas contra seus irmãos e os
punisse perante o SENHOR".

Os participantes, então, foram agrupados em duplas e instruídos a travar
uma competição simples. O vencedor teria o direito de "detonar" seu
parceiro com um barulho de até 105 decibéis, o volume aproximado de um
alarme de incêndio. O teste foi elaborado para auferir agressividade.

Os estudantes da Brigham Young mostraram-se mais agressivos - isto é,
usaram volume mais alto - em suas "detonações" se acreditassem que o que
tinham lido era um texto bíblico. Além disso, os participantes foram
mais agressivos se o texto contivesse o versículo em que Deus aprova o
uso de violência.

Na Vrije Universiteit, os resultados foram surpreendentemente similares.
Embora fossem menos influenciados pela atribuição de fonte do material,
os voluntários holandeses usaram um som mais forte quando a passagem
incluía o versículo extra. Isso se revelou verdade, ainda que numa
proporção menor, até mesmo para os estudantes que se descreviam como
descrentes.

http://tecnocientis ta.info/noticia_ detalhe.asp? cod=4668

Será?????  :hein:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Textos sagrados elevam agressividade…
« Resposta #1 Online: 03 de Março de 2007, 15:08:11 »
diz estudo?

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #2 Online: 04 de Março de 2007, 20:16:22 »
Já vi o Dawkins em alguma palestra falando algo sobre uma pesquisa parecida, onde citavam uma passagem da bíblia trocando os personagens e lugares bíblicos por pessoas comuns e países atuais. A passagem era relacionada a expulsão dos inféis da terra prometida com uso de violência e morte. Quando não era citada a fonte bíblica, todas as crianças era contra a ação dos agressores, dizendo que eles deveriam ser julgados e presos. Já para o grupo em que foi citado a passagem bíblica completa, todos concordaram que era uma atitude certa.

Este é o bem que a religião traz para a nossa sociedade. Como diria Sam Harris, se existisse uma linha a mais no alcorão que dissesse "As mulheres ruivas são infiés e devemos matar todas elas", hoje em dia iríamos ter manchetes de jornais com morte de mulheres ruivas ao redor do mundo. É incrível como a presença de uma frase em um "livro sagrado" pode ter tanto peso para este tipo de pessoa e, muito pior, como pode ser levado ao "pé da letra".
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 05 de Março de 2007, 04:27:19 »
Pessoas criam deuses e são felizes. Pessoas não acreditam em deuses e são felizes. Pessoas usam deus para difamar suas idéias mesquinhas. Pessoas vivem em paz e acreditam em deuses.

É simples, o erro não está na religião, mas nas pessoas que a utilizam.
« Última modificação: 06 de Março de 2007, 00:54:10 por Raphael »

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #4 Online: 06 de Março de 2007, 00:43:46 »
Pessoas criam deuses e são felizes. Pessoas não acreditam em deuses e são felizes. Pessoas usam deus para difamar suas idéia mesquinhas. Pessoas vivem em paz e acreditam em deuses.

É simples, o erro não está na religião, mas nas pessoas que a utilizam.

Não concordo totalmente raphael. Depois de ver algumas palestras dos Sam Harris eu comecei a concordar com ele. Livros como o alcorão e a Bíblia estimulam sim a violência diretamente, principalmente o alcorão. Como eu coloquei acima, se tivesse no alcorão 1 linha a mais as pessoas seguiriam cegamente isso. Negar que o erro está na religião só da mais força para ela continuar a contaminar a cabeça das pessoas.
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"

Raphael

• Visitante
« Resposta #5 Online: 06 de Março de 2007, 00:53:22 »
Como diria o bonequinho coreano no filme Team America. Orá.

Não concordo totalmente raphael. Depois de ver algumas palestras dos Sam Harris eu comecei a concordar com ele. Livros como o alcorão e a Bíblia estimulam sim a violência diretamente, principalmente o alcorão. Como eu coloquei acima, se tivesse no alcorão 1 linha a mais as pessoas seguiriam cegamente isso. Negar que o erro está na religião só da mais força para ela continuar a contaminar a cabeça das pessoas.

Tudo bem LuizJB que você não concorde, estamos aqui pra isso. :D

Mas veja, temos que separar algumas coisas aqui. A religião é passada para as pessoas, e tais pessoas tem o domínio sobre um idéia, na qual a pessoa que recebe esta idéia, não a critica, simplesmente a aceita.

A idéia de deus não vem e cai na cabeça das pessoas, elas são passadas.

Se formos olhar por este ponto, concluimos que o erro está nos dirigentes da religião, e não na religião em si, ou seja, está nas pessoas que, de certa forma, passaam uma idéia "errada" do que realmente entendem.

Também podemos admitir que o erro está também em quem recebe a idéia, mas quem recebe a idéia é sempre comodo, portanto, não podem entrar no julgamento.

Abraços.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Março de 2007, 08:56:04 »
Eu particularmente acho que o problema está na religião.
As religiões em que não fazem apologia da violência têm seguidores mais pacíficos, como é o caso de algumas religiões orientais.  :)
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #7 Online: 06 de Março de 2007, 10:45:13 »
Como diria o bonequinho coreano no filme Team America. Orá.

Tudo bem LuizJB que você não concorde, estamos aqui pra isso. :D

Mas veja, temos que separar algumas coisas aqui. A religião é passada para as pessoas, e tais pessoas tem o domínio sobre um idéia, na qual a pessoa que recebe esta idéia, não a critica, simplesmente a aceita.

A idéia de deus não vem e cai na cabeça das pessoas, elas são passadas.

Se formos olhar por este ponto, concluimos que o erro está nos dirigentes da religião, e não na religião em si, ou seja, está nas pessoas que, de certa forma, passaam uma idéia "errada" do que realmente entendem.

Também podemos admitir que o erro está também em quem recebe a idéia, mas quem recebe a idéia é sempre comodo, portanto, não podem entrar no julgamento.

Abraços.

Desculpa...não quis ser enfático demais :)

Estamos discutindo sobre aquela velha questão....qual seria a melhor maneira de atacar o problema ? Culpar o problema em si ou culpar as suas causas ? Eu acho que o mais correto (teórico) seria a sua visão, mas o mais plausível seria discutir a religião como um todo. Digo isso porque acho que seria impossível convencer um crente que o pastor dele é um ladrão e que só pensa no seu dízimo. Acho que discutir sobre como a religião cega as pessoas e os problemas que isso pode acarretar é algo mais palpável.

Raphael

• Visitante
« Resposta #8 Online: 07 de Março de 2007, 10:07:12 »
Entendi perfeitamente o que você quer dizer Luiz. Mas diante do que temos hoje, não podemos separar religiões de seus fiéis, não neste caso apontado pelo tópico.

É como a Alegra disse, as religiões são um "mal", as pessoas são ludibriadas, pois pensam que o que fazem é correto. Até que cheguem pra elas e coloquem dúvidas em suas cabeças, por que se for esperar que pensem "por si mesmas", continuaremos como estamos.

Abraços.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #9 Online: 07 de Março de 2007, 20:53:09 »
Entendi perfeitamente o que você quer dizer Luiz. Mas diante do que temos hoje, não podemos separar religiões de seus fiéis, não neste caso apontado pelo tópico.

É como a Alegra disse, as religiões são um "mal", as pessoas são ludibriadas, pois pensam que o que fazem é correto. Até que cheguem pra elas e coloquem dúvidas em suas cabeças, por que se for esperar que pensem "por si mesmas", continuaremos como estamos.

Abraços.

Concordo...elas podem até pensar por si mesmas sim (esperiência própria), mas qualquer dúvida que tenham em relação a sua fé, qualquer dúvida que tenham em relação aos dogmas que lhes são impostos, qualquer dúvida em geral....elas levam para o pastor. E o pastor faz o que? Arranja sempre uma boa explicação. De novo por experiência própria...quando algum crente faz a loucura de namorar alguem de fora é TOTALMENTE desencorajado pela sua igreja. E quando eu falo isso, não quero dizer só o pastor. Para mim a maior pressão para os crentes são os pseudo-amigos crentes que fazem de tudo para que crentes com uma tendência racional se sintam o pior possível quando fazem alguma coisa considerada "errada" por eles.

E assim o círculo vicioso continua...sem fim. A cada recaída racional de um crente, sempre tem um pseudo-amigo crente ao seu lado para falar que isso é pecado, que é o "caminho errado", etc.

Raphael

• Visitante
« Resposta #10 Online: 07 de Março de 2007, 23:38:43 »
Certamente, tenho que me inclinar as suas argumentações Luiz. Infelizmente isso ainda é verdade nos dias de hoje. Cabe a nós esperar pra que isso um dia mude. Mas enquanto não muda, temos que concordar que mais e mais pessoas estão a pensar por si mesmas.

Abraços

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!