Autor Tópico: Você acha o Real Sureal ?  (Lida 1584 vezes)

blue pill

• Visitante
Você acha o Real Sureal ?
« Online: 03 de Março de 2007, 20:23:20 »
Em meus humildes minutos de reflexão antes de dormir, eu acabei chegando numa conclusão no mínimo estranha…
Tudo é muito surreal…
Eu resolvi ler algumas coisas sobre filosofia, e logo de cara ja encontrei uma montanha de informações que nunca tinha passado pela minha cabeça, e que realmente faziam algum sentido (algum…).
Numa visíta rápida a pagina da epistemologia do wiki, lendo alguns links relacionados, comecei a compreender melhor a divisão do pensamento… os conceitos como dogmas, crenças, verdade, realidade… as doutrinas filosóficas… alguns termos que nunca tinha me perguntando o que realmente significava (se é que existe um significado absoluto de alguma coisa)…
Enfim… Acabei por perceber que na verdade nenhum filósofo seguia sua vida toda lógicamente consigo mesmo, quer dizer, eles não aplicavam suas idéias em todos os momentos (com algumas excessões, duvidaveis tambem) mas sim ficava apenas brincando de cada hora pensar de uma forma, e depois ao final de suas vidas tiravam uma "média" de tudo aquilo que tinham vivído e pronto, aquilo era o mais plausível pra eles…
Isso tudo me fez enchergar que nem mesmo os filósofos era éticos, ou morais, de acordo com os conceitos deles mesmos…
Pois bem… Todo mundo parece ser assim, em alguns momentos alguns parecem que não, mas no fim todos demonstram esse mesmo "desnorteamento" dentro da lógica e do pensamento.
Isso me faz ver que todo nosso comportamento numa discussão é muito surreal. Nós não temos convicções nenhuma, e mesmo assim falamos as coisas, como se fossemos uma maquina de falar merda…
Não deveriamos dedicar nosso tempo em PENSAR até achar uma solução pra tudo ? Todos sabemos que ainda temos muito que aprender, e que a melhor forma é com livros, e não discussões em si…
As discussões não passam de uma simples disputa de egos mesmo, pra mostrar que é o "melhor" entendedor de determinado assunto, mas não produzimos nada no final delas, apenas ensinamos uns pros outros pouca coisa, nada que uma boa lida num livro não nos exclareceria muito mais, pois é esse o objetivo de livros…
Ou talvez as discussões sejam produtivas, na medida em que nós aprendemos pouco, mas muito mais descontraidos do que ler um livro…
Voltando ao sureal…
Eu olho pras pessoas, olho pro comportamento delas em situações variadas e penso "-isso é muito sureal", porque as pessoas, ou conhecem mais da verdade do que eu, ou menos, pra ter atitudes tão estranhas e diferentes das minhas…
E ao mesmo tempo penso quantas realidades existêm paralelas a mim...
Isso é muito surreal
« Última modificação: 03 de Março de 2007, 20:26:39 por Blue Pill »

blue pill

• Visitante
Re: Você acha o Real Sureal ?
« Resposta #1 Online: 03 de Março de 2007, 20:30:16 »
Não é uma frustração enorme, mesmo QUERENDO enchergar a realidade, saber que ela é apenas a sua realidade ? E existêm milhões delas, todas diferentes, e impossivel de ser comparado ?
Enchergar uma coisa que não se enchergar..Caralho é muito sureal isso........

Tenho uma suposta refutação pra existência...
Depois eu posto senão fica muito desorganizado o tópico.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 03 de Março de 2007, 20:53:51 »
No duro, Pill, a melhor coisa nessas horas é fazer algo de útil com as suas próprias mãos.  Pessoalmente eu sou fã de fazer purê de batata com cebolinha.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 03 de Março de 2007, 20:58:34 »
Isso me faz ver que todo nosso comportamento numa discussão é muito surreal. Nós não temos convicções nenhuma, e mesmo assim falamos as coisas, como se fossemos uma maquina de falar merda…
Não deveriamos dedicar nosso tempo em PENSAR até achar uma solução pra tudo ? Todos sabemos que ainda temos muito que aprender, e que a melhor forma é com livros, e não discussões em si…
As discussões não passam de uma simples disputa de egos mesmo, pra mostrar que é o "melhor" entendedor de determinado assunto, mas não produzimos nada no final delas, apenas ensinamos uns pros outros pouca coisa, nada que uma boa lida num livro não nos exclareceria muito mais, pois é esse o objetivo de livros…
Ou talvez as discussões sejam produtivas, na medida em que nós aprendemos pouco, mas muito mais descontraidos do que ler um livro…

Interessante sua crítica a discussões num fórum de discussões.
Quer discutir o assunto? :histeria:
Bom, estar postando aqui demonstra que se interessa pelas discussões. A questão é o que discutir.

Sobre surreal, achei interessante essa definição:

Mas, afinal, o que é surreal?

A palavra surreal vem de super real; supra real. Surreal é algo que está além do real.

E surrealismo, segundo o dicionário Petit Robert, é o "conjunto de procedimentos de criação e de expressão que utiliza todas as forças psíquicas (automatismos, sonhos, inconsciente) liberadas do controle da razão e em luta contra os valores recebidos; movimento intelectual revolucionário que afirma a superioridade destes procedimentos. Tem como antônimos naturalismo, realismo e racionalismo."
Afinal o que é surreal?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

blue pill

• Visitante
« Resposta #4 Online: 03 de Março de 2007, 21:05:27 »
Então.. estou discutindo mesmo assim...
Isso tudo é surreal, eu acho que nós na verdade não escolhemos nada.. como poderiamos escolher as coisas, sendo que escolhemos coisas que sabemos ser não tão eficientes ?

Livre arbítrio:
Se podemos ter escolhas, escolher pensamentos, então necessariamente podemos escolher em que não-pensar...
Por exemplo, quero não-pensar em azul, então penso em TODAS outras coisas (não só cores) que não seja azul.
Mas se eu posso escolher não-pensar numa coisa, eu poderia escolher não-pensar e tudo, ou seja, pensar em nada, e assim "me matar"... matar a minha consciência, matar a orgiem do meu livre arbítrio...
No entanto, não consigo "matar" a minha consciência... sempre estamos pensando...
Isso prova que não temos livre-arbítrio, ou se temos, é limitado.

blue pill

• Visitante
« Resposta #5 Online: 03 de Março de 2007, 21:08:13 »
No duro, Pill, a melhor coisa nessas horas é fazer algo de útil com as suas próprias mãos.  Pessoalmente eu sou fã de fazer purê de batata com cebolinha.

haUahuhuahuahuahuuha ta certo que ta no bate-papo... mas eu queria refletir mesmo... é porque sei que eu ainda estou defasado  de  conhecimentos, então resolvi nao postar na area de filosofia...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Março de 2007, 21:19:31 »
[decepção]este tópico NÃO é sobre o plano real????[/decepção]

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 03 de Março de 2007, 21:22:51 »
Também pensei nisto quando bati o olho no título do tópico. :D
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 03 de Março de 2007, 21:25:58 »
Então… estou discutindo mesmo assim…
Isso tudo é surreal, eu acho que nós na verdade não escolhemos nada… como poderiamos escolher as coisas, sendo que escolhemos coisas que sabemos ser não tão eficientes ?
Relacionou escolha com eficiência, sendo que uma escolha válida deveria ser eficiente pelo que diz sua pergunta.

Livre arbítrio:
Se podemos ter escolhas, escolher pensamentos, então necessariamente podemos escolher em que não-pensar…
Por exemplo, quero não-pensar em azul, então penso em TODAS outras coisas (não só cores) que não seja azul.
Mas se eu posso escolher não-pensar numa coisa, eu poderia escolher não-pensar e tudo, ou seja, pensar em nada, e assim "me matar"… matar a minha consciência, matar a orgiem do meu livre arbítrio…
No entanto, não consigo "matar" a minha consciência… sempre estamos pensando…
Isso prova que não temos livre-arbítrio, ou se temos, é limitado.
Isto é surreal!
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 03 de Março de 2007, 21:30:42 »
Este comentário também é surreal!

blue pill

• Visitante
« Resposta #10 Online: 04 de Março de 2007, 06:04:47 »
O plano real tambem é surreal... Mas isso todo mundo ja sabe.

Sei la.. to lendo agora denovo meu post e parece que não concordo muito com ele mais...

Surreal é uma ótima palavra pra dizer em chavecos...

danieli

• Visitante
« Resposta #11 Online: 04 de Março de 2007, 06:28:21 »
Vão por mim, comam chocolate. Porque 8:22 da noite de sábado pensando assim...  :/

Raphael

• Visitante
« Resposta #12 Online: 05 de Março de 2007, 05:07:52 »
Acredite Pill, já tive as mesmas idéias e sabe o que eu fiz.

Nada.

As vezes fazer nada resolve muita coisa.

:ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 05 de Março de 2007, 05:11:59 »
PÔ! SÓ EU GOSTO DE PURÊ DE BATATA AQUI?!?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #14 Online: 05 de Março de 2007, 05:18:07 »
PÔ! SÓ EU GOSTO DE PURÊ DE BATATA AQUI?!?

Eu também gosto, mas não tem como eu fazer quando eu estou em meus momentos surreais, gosto de curtir o momento mesmo. As vezes é bom sentir desgosto, ódio, rancor de tudo, ensina a viver melhor e com mais amor sobre o próximo, pois mostra o quanto é ruim sentir tais coisas.

A responder a pergunta do tópico. O real é o sureal.

blue pill

• Visitante
« Resposta #15 Online: 05 de Março de 2007, 11:21:43 »
O Luis Dantas  você é totalmentecontra enlouquecer ?

Ah paaaara... É bem mais exótico…  :histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 05 de Março de 2007, 11:30:23 »

Ah paaaara… É bem mais exótico…  :histeria:

Enlouquecer é tão out.  Não dá dinheiro, não atrai gata, dá o maior trabalho para explicar.

Ainda prefiro o purê de batata.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 05 de Março de 2007, 11:35:55 »

Ah paaaara… É bem mais exótico…  :histeria:

Enlouquecer é tão out.  Não dá dinheiro, não atrai gata, dá o maior trabalho para explicar.

Ainda prefiro o purê de batata.
Então você ia adorar o refeitório da Universidade de Antuérpia: Purê quase todo dia (nos outros dias tem batata frita, ou cozida) :enjoo:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!