Em meus humildes minutos de reflexão antes de dormir, eu acabei chegando numa conclusão no mínimo estranha…
Tudo é muito surreal…
Eu resolvi ler algumas coisas sobre filosofia, e logo de cara ja encontrei uma montanha de informações que nunca tinha passado pela minha cabeça, e que realmente faziam algum sentido (algum…).
Numa visíta rápida a pagina da epistemologia do wiki, lendo alguns links relacionados, comecei a compreender melhor a divisão do pensamento… os conceitos como dogmas, crenças, verdade, realidade… as doutrinas filosóficas… alguns termos que nunca tinha me perguntando o que realmente significava (se é que existe um significado absoluto de alguma coisa)…
Enfim… Acabei por perceber que na verdade nenhum filósofo seguia sua vida toda lógicamente consigo mesmo, quer dizer, eles não aplicavam suas idéias em todos os momentos (com algumas excessões, duvidaveis tambem) mas sim ficava apenas brincando de cada hora pensar de uma forma, e depois ao final de suas vidas tiravam uma "média" de tudo aquilo que tinham vivído e pronto, aquilo era o mais plausível pra eles…
Isso tudo me fez enchergar que nem mesmo os filósofos era éticos, ou morais, de acordo com os conceitos deles mesmos…
Pois bem… Todo mundo parece ser assim, em alguns momentos alguns parecem que não, mas no fim todos demonstram esse mesmo "desnorteamento" dentro da lógica e do pensamento.
Isso me faz ver que todo nosso comportamento numa discussão é muito surreal. Nós não temos convicções nenhuma, e mesmo assim falamos as coisas, como se fossemos uma maquina de falar merda…
Não deveriamos dedicar nosso tempo em PENSAR até achar uma solução pra tudo ? Todos sabemos que ainda temos muito que aprender, e que a melhor forma é com livros, e não discussões em si…
As discussões não passam de uma simples disputa de egos mesmo, pra mostrar que é o "melhor" entendedor de determinado assunto, mas não produzimos nada no final delas, apenas ensinamos uns pros outros pouca coisa, nada que uma boa lida num livro não nos exclareceria muito mais, pois é esse o objetivo de livros…
Ou talvez as discussões sejam produtivas, na medida em que nós aprendemos pouco, mas muito mais descontraidos do que ler um livro…
Voltando ao sureal…
Eu olho pras pessoas, olho pro comportamento delas em situações variadas e penso "-isso é muito sureal", porque as pessoas, ou conhecem mais da verdade do que eu, ou menos, pra ter atitudes tão estranhas e diferentes das minhas…
E ao mesmo tempo penso quantas realidades existêm paralelas a mim...
Isso é muito surreal