Autor Tópico: Dirigentes de centro de Umbanda acusados de estelionato em Ponta Grossa.  (Lida 3973 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Delegado investiga caso de estelionato por dirigentes de "centro de Umbanda"

Além de reter um par de alianças da vítima, os "pais de santo" solicitaram pagamento de R$ 4 mil, prometendo que "trabalhos espirituais" garantiriam reconciliação de casal

O delegado Homero Vieira Neto instaurou inquérito policial para apurar um caso de estelionato. A vítima efetuou a denúncia, esta semana, na Delegacia, e os acusados do crime também já foram interrogados. Dirigentes de um centro de Umbanda, localizado no Bairro de Oficinas, responderão pelo crime de estelionato, Artigo 171 do Código Penal Brasileiro. "Essa situação é comum, mas raras são as denúncias", complementa o delegado. A vítima procurou ajuda, porque seu noivo acabou com o relacionamento. "Eles prometeram que, além de voltar com o namorado, ela teria sua vida financeira impulsionada, no entanto, se eles conseguissem cumprir essa promessa não haveria crime, pois seria considerada uma prestação de serviços, mas isso é impossível sem haver malandragem no meio", delata Vieira, que desconfia que o próprio ex-noivo da vítima tenha sido cúmplice do "pai de santo", pois indicou esse tipo de ajuda à própria namorada e, em seu depoimento, foi em defesa do acusado.

Entre os documentos apresentados à polícia, a vítima apresentou comprovante de depósito no valor de R$ 70, na conta do acusado. "Ele alegou que compraria uma santa para concretizar os trabalhos, mas além desse dinheiro, ainda reteve o par de alianças de ouro do casal, alegando que seria indispensável para os trabalhos, só que não devolveu mais".

Além disso, conforme depoimento da vítima e de uma testemunha, houve solicitação de depósito de R$ 4 mil em dinheiro para que a moça pudesse reaver uma caminhonete, que havia emprestado para o noivo, dinheiro necessário para mais "trabalhos espirituais". "No primeiro contato, a vítima obteve a garantia de que os trabalhos espirituais que seriam realizados, também garantiriam a devolução da caminhonete", acrescenta Vieira.

Foram encaminhadas à polícia, também, gravações que comprovam a extorsão. "Ponta Grossa tem muitos problemas como esse, e já tivemos um caso em que extorquiram R$ 25 mil da vítima, outro caso em que o pai de outra vítima desapareceu e, um desses falsos profissionais, pediu R$ 3 mil em dinheiro para que em uma sessão espiritual se descobrisse onde estava o parente, isso é um absurdo pois são promessas que não poderão ser cumpridas, isso é enquadrado no crime de estelionato, vulgo 171 e situações como essas são ainda piores, pois eles se baseiam na fé das pessoas para efetuarem os golpes", dispara o delegado.

Vieira alerta para que qualquer pessoa que se sentir vítima, em casos semelhantes, procure a polícia. "As pessoas que são induzidas ao erro, com promessas miraculosas, devem denunciar, pois estão sendo vítimas de um esquema e de golpe". Homero enquadra, também, os casos de cartomantes, pessoas que lêem a sorte, jogadores de búzios, entre outros. "Esse esquema é comum e organizado, pois os golpistas acabam se infiltrando na vida de pessoas que estão passando por problemas, de forma discreta, para se aproveitarem da situação, são os olheiros desses videntes", alerta.

De acordo com o delegado, vários profissionais de Ponta Grossa podem ser autuados em flagrante, também, pelo crime de falsidade ideológica. "Todos usam nomes falsos é só observarmos em anúncios, faixas e placas das pessoas que oferecem esse serviço", adianta. Porém, Homero alega que, com as denúncias de vítimas, as possibilidades de apuração dos casos de extorsão e estelionato ficam mais evidentes para a instauração de inquérito policial, possibilitando que as investigações tenham prosseguimento. "Estamos de olho nesses profissionais, pois a exploração da credulidade está virando moda e não vamos deixar", finaliza.

Diário da Manhã  03/03/2007
Ponta Grossa - PR

Foi com uma certa surpresa que vi essa reportagem em um dos jornais aqui da minha cidade, pelo jeito nem tudo está perdido.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Dirigentes de centro de Umbanda acusados de estelionato em Ponta Grossa.
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2007, 23:10:06 »
E homeopatia é o que?

De todo caso, quem cai nesse tipo de golpe, merece o estelionato mesmo...

Raphael

• Visitante
« Resposta #2 Online: 06 de Março de 2007, 01:53:04 »
Também não gosto da idéia que eles possuem de sacrificar animais, muito horrível isso. Cabrito, galinha, essas coisas. E com requintes de crueldade.

Bem, fazer o que? :(

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 06 de Março de 2007, 02:06:54 »
Aqui na esquina sempre aparece galinha morta do batuque... bom, dizem que é porque tem uma Igreja na frente da minha casa...

Raphael

• Visitante
« Resposta #4 Online: 06 de Março de 2007, 02:11:06 »
Não, não é por isso não. A galinha é porque eles à oferecem para a pomba gira, a deusa que vive na rua. É isso. Bem, eu acho. :(

danieli

• Visitante
« Resposta #5 Online: 06 de Março de 2007, 02:43:10 »
Pra ver como crime tem em todos os segmentos da religião... :lol:

Raphael

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Março de 2007, 02:45:47 »
Neste ponto, e acho que somente neste ponto, eu luto para que isso não ocorra nesta religião. Matar animais é horrível, deveria ser um crime, pena que nesta merda de país não é, e se é, é tudo fantasia.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #7 Online: 06 de Março de 2007, 10:48:03 »
Desculpem a minha ignorância, mas o dízimo cobrado por igrejas crentes não poderia entrar neste artigo penal ? Gostaria que alguém com mais conhecimento de direito do que eu (o que não é difícil :vergonha:) pudesse explicar porque o pessoal da "Renascer" foi acusados de estelionato e as outras igrejas continuam "trabalhando" livremente.
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Março de 2007, 21:35:54 »
Desculpem a minha ignorância, mas o dízimo cobrado por igrejas crentes não poderia entrar neste artigo penal ? Gostaria que alguém com mais conhecimento de direito do que eu (o que não é difícil :vergonha:) pudesse explicar porque o pessoal da "Renascer" foi acusados de estelionato e as outras igrejas continuam "trabalhando" livremente.

não acompanhei o caso, mas não sei se houve nada de estelionato no caso. foram pegos por outros crimes.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!