Autor Tópico: Aromaterapia  (Lida 2332 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Aromaterapia
« Online: 05 de Março de 2007, 17:02:24 »
Sempre achava que aromaterapia fosse alguma nova-erismo idiota qualquer... não conheço mesmo sobre o assunto.

Mas ontem vi num programa na cultura, acho que "explorations", sobre uma pessoa que perdeu o olfato e isso afetou tremendamente o lado psicológico também.

Eles colocaram que os cheiros estão sempre associados à lembranças e emoções, e perder o olfato faz com que de certa forma se perca boa parte do contato com essas lembranças e emoções. Não apenas isso, mas ele evitava situações sociais para evitar comer, que era algo desprazeroso, já que, segundo também colocaram, a maior parte do sabor na verdade é proveniente do olfato.

Tendo isso em mente, imagino que talvez a utilização terápica de cheiros possa ser algo mais credível que eu imaginava inicialmente.... imaginava como algo apenas agradável, já que gostamos de cheiros bons...

danieli

• Visitante
Re: Aromaterapia
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2007, 17:52:06 »
Hum, e em caso de gente que nem eu que qualquer aroma audácioso já dá alergia? Tenho falta de lembranças será?  :'(

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2007, 18:21:54 »
Odores associado à lembranças é fato. Aromas podem relaxar, serem relacionados ao paladar...mas dizer que curam doença (aromaterapia)...bla bla bla...ai me parece charlatanismo puro!   
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Luz

• Visitante
« Resposta #3 Online: 05 de Março de 2007, 19:32:22 »
Sempre achava que aromaterapia fosse alguma nova-erismo idiota qualquer… não conheço mesmo sobre o assunto.

Mas ontem vi num programa na cultura, acho que "explorations", sobre uma pessoa que perdeu o olfato e isso afetou tremendamente o lado psicológico também.

Eles colocaram que os cheiros estão sempre associados à lembranças e emoções, e perder o olfato faz com que de certa forma se perca boa parte do contato com essas lembranças e emoções. Não apenas isso, mas ele evitava situações sociais para evitar comer, que era algo desprazeroso, já que, segundo também colocaram, a maior parte do sabor na verdade é proveniente do olfato.

Tendo isso em mente, imagino que talvez a utilização terápica de cheiros possa ser algo mais credível que eu imaginava inicialmente… imaginava como algo apenas agradável, já que gostamos de cheiros bons…

Deve ser o mesmo documentário que assisti. E fiquei apavorada.

O olfato é um sentido que percebo com muita intensidade. Os cheiros interferem de forma significativa na minha vida, inclusive fisicamente, ajudando a atenuar sintomas de mal estar ou provocando-os.

Sou extremamente sensível a cheiros, de forma geral, tanto os que me agradam quanto os que me desagradam.

Todas as vezes que adoeço, sinto alguma dor ou me sinto emocionalmente desconfortável, recorro a um "tapa-olhos" recheado com raízes de camomila - cheiro que mais me agrada - para "ajudar" a aliviar os sintomas. Uso constamente shampoos e sabonetes de camomila - como forma de "terapia".

Os cheiros que me desagradam, em compensação, me são insuportáveis - chegando a me causar suor intenso. Conforme o cheiro, principalmente intensidade e duração, chego a ter ânsia de vômito, mal estar, e dor de cabeça forte.

Muitas vezes, antipatizo com pessoas que usam perfumes fortes, principalmente doces, sem notar no momento - passando a antipatia quando elas trocam ou não estão usando o perfume.  :(

Psicologicamente, nem se fala - os cheiros tem o poder de me tirar do estado de calmaria ou euforia em instantes.

Enfim, pelo poder que os cheiros, de forma geral, exercem sobre mim, sou obrigada a concordar que, pelo menos, para algumas pessoas - a aromaterapia pode intensificar qualquer tratamento.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2007, 19:51:19 »
um amigo meu falou da mãe de um amigo que sentiu cheiro de rosas ininterruptamente por uns três meses, até que aquilo ficou insuportável e ela descobriu que era por causa de um tumor que tinha. tirou o tumor e voltou ao normal.
bom, não sei o que isso tem a ver com o tópico mas quis contar. hehehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Março de 2007, 22:00:08 »
Odores associado à lembranças é fato. Aromas podem relaxar, serem relacionados ao paladar...mas dizer que curam doença (aromaterapia)...bla bla bla...ai me parece charlatanismo puro!   

eu nem sei qual o nível das afirmações de aromaterapia... que tipo de doenças eles dizem poder curar?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 05 de Março de 2007, 22:45:25 »
É, já vi muita informação sobre isso, não sei quanto a curar doenças, mas é realmente importante os odores.

Esse é o documentário que estou pensando, e que termina com o cara tendo o sentido de volta ao sentir o cheiro do café?
Foi interessante ver como ele diz que era horrível comer sem sentir gosto nenhum, que era desagradável.

De todo caso, mais interessante ainda foi um documentário de como odores e saberes influenciam nosso humor.
Alias, quem acha clichê dar rosas em um encontro, esse é o caminho certo para terminar na cama… lol

Raphael

• Visitante
« Resposta #7 Online: 06 de Março de 2007, 01:57:47 »
Há muitas coisas à serem contextadas. Muitas coisas nas quais aparecem na tv são para manter as pessoas comum quietas. Acho que temos que criticar mais. De fato, os sentidos vão se perdendo com o tempo e isso é normal. Não acredito que cheiros vão fazer com que isso venha a influenciar no sentido do alfato, se for pensar assim, toda a poluição visual que temos colaboraria para ficarmos cegos, todo os barulhos que escutamos colaborariam para ficarmos surdos(o que é verdade). Há muito o que constestar.

Abraços.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Março de 2007, 09:55:30 »
Também vi esse documentário (no NatGeo). É importante salientar que o foco do documentário foi no sentido de dizer sob a perspectiva da medicina, neurologia e psicologia o quanto esse sentido (olfato) é importante para o homem. Inclusive com impacto nas suas relações sociais. Não é sobre Aromaterapia.

Aromaterapia (curar doenças sentido cheiro de algo) carece de evidências a favor de sua efetividade.

http://www.ifaroma.org/
http://www.essentials-of-aromatherapy.com/
http://skepdic.com/aroma.html
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #10 Online: 06 de Março de 2007, 10:05:41 »
Estamos perdendo o olfato sim, mas estamos perdendo por causa da evolução, afinal, se não utilizamos mais o olfato para caçar ou para procriação, é porque as estruturas cerebrais estão sendo usadas em outras áreas, como pensamentos abstratos, etc. Mas os cheiros são impresciníveis para sentirmos os gostos mesmo, porque o paladar é muito limitado. Agora, o máximo que a aromaterapia vai fazer é apenas fazer a pessoa se lembrar de algo, e como a pessoa tem que relaxar ( e desligar o celular )para poder tentar distinguir algum cheiro, o que diminui o nível de stress, levando a pessoa a se sentir melhor depois de uma "consulta" no qual pagou 500 pau! E como onde tem otário, tem malandro, viva os aromaterapeutas.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Março de 2007, 10:43:57 »
Sempre achava que aromaterapia fosse alguma nova-erismo idiota qualquer… não conheço mesmo sobre o assunto.

Tendo isso em mente, imagino que talvez a utilização terápica de cheiros possa ser algo mais credível que eu imaginava inicialmente… imaginava como algo apenas agradável, já que gostamos de cheiros bons…

Lembra daquele tópico "Cheiro de mulher"? Acho até que foi você que o colocou...

Hoje mesmo ouvi uma notícia interessante sobre uma pesquisa que fizeram:
Pediram a um número de mulhres com o DNA diferentes que dormissem com uma camiseta durante toda noite.
Depois essas camisetas foram colocadas em frascos de vidro e foram para uma geladeira onde ficaram um certo tempo.
Pediram a um grupo de homens heterosexuais e também com DNA bem diferentes, que não conheciam essas mulheres, que cheirassem essas camisetas e escolhessem um odor preferido.
O resultado foi surpreendente e unânime, estes homens se sentiram atraídos e mais estimulados sexualmente pelo cheiro das mulheres que tinham um DNA completamente diferente do seu, concluindo assim que a natureza é sábia e que evita desta maneira que o patrimônio genético se torne pouco variado e logo mais frágil.

Interessante não?  :P
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Março de 2007, 10:55:09 »
O olfato é um sentido que percebo com muita intensidade. Os cheiros interferem de forma significativa na minha vida, inclusive fisicamente, ajudando a atenuar sintomas de mal estar ou provocando-os.
(...)
Os cheiros que me desagradam, em compensação, me são insuportáveis - chegando a me causar suor intenso. Conforme o cheiro, principalmente intensidade e duração, chego a ter ânsia de vômito, mal estar, e dor de cabeça forte.(...)

Nossa! Acontece o mesmo comigo! Sou muito sensível em relação ao olfato.

Até lembrei que tenho uma mania (e eu que pensei que não tinha nenhuma... :P)......cheirar tudo...ou quase tudo...Por exemplo: quando tiro a roupa da minha filhota ou mesmo a minha e a do meu marido tenho que cheirá-las antes de pôr no caixote de roupa suja...heheheheh. Parece nojento, mas como não temos um odor muito forte é até agradável. É como se estivesse ali mesmo a própria pessoa na minha frente. Doidera né?!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 06 de Março de 2007, 11:09:50 »
Fico me perguntando se as mulheres têm em média o olfato mais sensível que os homens... No meu caso, com duas excessões, os cheiros não tem um efeito muito significativo. Na verdade nem consigo diferenciar perfumes. É como se o meu olfato fosse "míope" :). As duas excessões são 1) o cheiro de um tipo específico de perfume, cujo nome não conheço e que infelizmente não sei descrever, que me irrita profundamente e chega a me dar náusea. A outra é o cheiro do pequi (pra quem não sabe, uma fruta parecida com uma goiaba grande, que o pessoal do interior costuma cozinhar e comer com arroz.) O curioso é que, segundo minha experiência, existem dois tipos de homo sapiens: os que adoram pequi, e os que o detestam. No meu caso (e de minha irmã), não consigo ficar em um prédio onde alguem, em algum apartamento, esteja cozinhando pequi.  :enjoo:

Acho que a aromaterapia não "funcionaria" comigo. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #14 Online: 06 de Março de 2007, 11:36:30 »
Dr. Manhattan,

Eu destesto pequi mais que você. Porque além de detestar o cheiro e o gosto daquilo, minha mãe adorava - você deve poder imaginar o que isso significa.  :lol:

Só existe uma coisa que eu detesto mais que pequi, e talvez, só quem tenha mais de trinta possa entender: óleo de fígado de bacalhau.  >.<  E eu também detesto o cheiro daquela pomada ipoglos, que me lembra o gosto desse óleo horroroso.  :nojo:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Março de 2007, 11:41:24 »
Olha que engraçado... eu gosto do cheiro de pequi mas não consigo comê-lo...já tentei comer várias vezes por causa do cheiro, mas não consegui...relação amor-ódio... :hihi:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #16 Online: 06 de Março de 2007, 11:44:24 »
Luz, eu entendo sua dor: os meus pais estão ambos no grupo dos que adoram pequi! Não tive o desprazer de provar de óleo de fígado de bacalhau, mas já ouvi muitos relatos de sobreviventes :lol:

Por outro lado, sou daqueles que gostam do cheiro de gasolina (incluir referência obrigatória a "Apocalipse Now") :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Março de 2007, 11:50:41 »
Um cheiro que me remete diretamente à infância é o cheiro de chá Mate...hum...
E outro que me lembra o Brasil é cheiro de goiaba ( que eu amo!) e cheiro de limão...é como se eu estivesse em casa por uns segundos... :)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Março de 2007, 12:09:23 »
Mais um não-sei-oque-terapia. |(
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!