Sempre achava que aromaterapia fosse alguma nova-erismo idiota qualquer… não conheço mesmo sobre o assunto.
Mas ontem vi num programa na cultura, acho que "explorations", sobre uma pessoa que perdeu o olfato e isso afetou tremendamente o lado psicológico também.
Eles colocaram que os cheiros estão sempre associados à lembranças e emoções, e perder o olfato faz com que de certa forma se perca boa parte do contato com essas lembranças e emoções. Não apenas isso, mas ele evitava situações sociais para evitar comer, que era algo desprazeroso, já que, segundo também colocaram, a maior parte do sabor na verdade é proveniente do olfato.
Tendo isso em mente, imagino que talvez a utilização terápica de cheiros possa ser algo mais credível que eu imaginava inicialmente… imaginava como algo apenas agradável, já que gostamos de cheiros bons…
Deve ser o mesmo documentário que assisti. E fiquei apavorada.
O olfato é um sentido que percebo com muita intensidade. Os cheiros interferem de forma significativa na minha vida, inclusive fisicamente, ajudando a atenuar sintomas de mal estar ou provocando-os.
Sou extremamente sensível a cheiros, de forma geral, tanto os que me agradam quanto os que me desagradam.
Todas as vezes que adoeço, sinto alguma dor ou me sinto emocionalmente desconfortável, recorro a um "tapa-olhos" recheado com raízes de camomila - cheiro que mais me agrada - para "ajudar" a aliviar os sintomas. Uso constamente shampoos e sabonetes de camomila - como forma de "terapia".
Os cheiros que me desagradam, em compensação, me são insuportáveis - chegando a me causar suor intenso. Conforme o cheiro, principalmente intensidade e duração, chego a ter ânsia de vômito, mal estar, e dor de cabeça forte.
Muitas vezes, antipatizo com pessoas que usam perfumes fortes, principalmente doces, sem notar no momento - passando a antipatia quando elas trocam ou não estão usando o perfume.

Psicologicamente, nem se fala - os cheiros tem o poder de me tirar do estado de calmaria ou euforia em instantes.
Enfim, pelo poder que os cheiros, de forma geral, exercem sobre mim, sou obrigada a concordar que, pelo menos, para algumas pessoas - a aromaterapia pode intensificar qualquer tratamento.