Autor Tópico: Porque exorcismo e curar milagrosas são levados a sério?  (Lida 1871 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Porque exorcismo e curar milagrosas são levados a sério?
« Online: 06 de Março de 2007, 13:19:45 »
Porque hoje em dia as pessoas ainda levam a sério milagres de curar espontâneas e possessoões?
Porque ainda gostam de como o Papa dá nome de santo para quem "prova" ter realizado tais feitos?

Possessões e curar expontâneas estão infundados em todas as mitologia desde a origem da humanidade. Não é nenhum novidade.
A possessão, por exemplo, basta ver os caça-charlatões que desmentem para tribos os supostos exorcistas que vão lá. Se passando por um, fazem meia-dúzia rolar no chão e gritar sobre espíritos, depois exorcismos e por fim dizem ser só coisa da cabeça delas.

Não me parece nem grandioso, nem novo, nem raro e nem misterioso. Porque ainda tanta intriga em cima disso?

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Re: Porque exorcismo e curar milagrosas são levados a sério?
« Resposta #1 Online: 06 de Março de 2007, 13:31:58 »
Talvez porque as pessoas passaram a vida ouvindo isso. Daí, passaram aos seus filhos e estes a seus filhos... Claro, a maioria dessas pessoas (e seus pais, avós...) vem de famílias com baixa escolaridade. Basta ver que essas mazelas de demônios se manifestam nesses meios.

Quanto à questão de curas milagrosas, bem... Sempre há uma explicação tangível, quando não, se trata de puro teatro. Eu já soube de uma história de um pastor que curou uma mulher com leucemia apenas orando. A mulher 'sentiu' pontadas na espinha (de acordo com eles seria o espírito santo operando) e pôs-se a chorar... Engraçado, um vizinho morreu de câncer e nenhum crente conseguiu curá-lo com rezas.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 06 de Março de 2007, 13:33:44 »
Porque hoje em dia as pessoas ainda levam a sério milagres de curar espontâneas e possessões?

Porque querem acreditar que a realidade é mais generosa do que os fatos indicam ser.

Se possível, mais generosa devido à intervenção de algum tipo de entidade com a qual possam se comunicar.

Há religiões nas quais inclusive se ensina que se deve "exigir" tal ou qual coisa de Deus, por incrível que pareça.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #3 Online: 06 de Março de 2007, 15:12:13 »
Porque querem acreditar que a realidade é mais generosa do que os fatos indicam ser.

Talvez não porque queiram, mas porque simplesmente acreditam. Talvez a fé seja um sentimento inerente a muitos seres humanos. Talvez jamais possamos saber com exatidão as causas daquilo que não podemos sentir, talvez, nem mesmo do que sentimos.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Março de 2007, 15:23:34 »
O sobre o exorcismo é por que têm medo e não investigam a fundo se é mesmo verdade ou não, preferem não tocar no assunto... por isso levam tão a sério.
Sobre curas milagrosas é por que a esperança e a crendisse é tamanha que ficam cegos e não investigam a fundo se é mesmo verdade ou não, preferem não tocar no assunto, por isso levam tão a sério.

São dois extremos, que de forma ou outra, preferem acreditar e não investigar a veracidade do mesmo.

Agora, para resposta é melhor dizer por que preferencialmente um céticos/ateus não levam tão a sério o exorcismo e a cura milagrosa. :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 06 de Março de 2007, 15:23:59 »
Luz: a partir do momento em que sabem que há quem duvide, essas pessoas tem de escolher entre adotar a mesma dúvida ou continuar com a crença, não acha?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Março de 2007, 15:57:38 »
Luz: a partir do momento em que sabem que há quem duvide, essas pessoas tem de escolher entre adotar a mesma dúvida ou continuar com a crença, não acha?

Não, eu não acho. A dúvida dos outros deve servir para nos fazer questionar nossas próprias dúvidas e certezas, mas como meio e não como fim. Nós estamos sempre em processo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 06 de Março de 2007, 16:10:51 »
Não foi isso o que eu disse?

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 06 de Março de 2007, 16:28:12 »
Não foi isso o que eu disse?

Ué, foi?  :hein: Então eu concordo!  :lol:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 06 de Março de 2007, 16:49:33 »
Talvez porque as pessoas passaram a vida ouvindo isso. Daí, passaram aos seus filhos e estes a seus filhos… Claro, a maioria dessas pessoas (e seus pais, avós…) vem de famílias com baixa escolaridade. Basta ver que essas mazelas de demônios se manifestam nesses meios.
Exato!
Isso explica bem porquê sempre me interessei por espiritualismo e Ufologia. Ouvi muitas histórias do tipo na minha família.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #10 Online: 06 de Março de 2007, 20:44:12 »
Talvez porque as pessoas passaram a vida ouvindo isso. Daí, passaram aos seus filhos e estes a seus filhos… Claro, a maioria dessas pessoas (e seus pais, avós…) vem de famílias com baixa escolaridade. Basta ver que essas mazelas de demônios se manifestam nesses meios.

O famoso "meme" de Dawkins. Para mim é explicação mais simples e clara sobre este assunto.
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 06 de Março de 2007, 21:38:07 »
Mas é exageradamente simples o que acontece, e comum. Sempre esteve na história e mitologia humana, incluindo tudo quanto é tribo indígena, ocorre ainda hoje com alto índice.
Chego a sentir como se estivessem declarando a televisão como um portal dimensional, não vejo cabimento...

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Março de 2007, 21:46:18 »
O famoso "meme" de Dawkins. Para mim é explicação mais simples e clara sobre este assunto.

É? Eu nem conhecia esse "meme" de Dawkins. Que coisa...  :o
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #13 Online: 06 de Março de 2007, 23:47:54 »

É? Eu nem conhecia esse "meme" de Dawkins. Que coisa…  :o

The term "meme" (IPA: /miːm/, to rhyme with "theme", not /mɛm/ or /mimi/), coined in 1976 by the zoologist and evolutionary scientist Richard Dawkins, refers to a unit of cultural information transferable from one mind to another. Dawkins said, Examples of memes are tunes, catch-phrases, beliefs, clothes fashions, ways of making pots or of building arches. A meme propagates itself as a unit of cultural evolution and diffusion — analogous in many ways to the behavior of the gene (the unit of genetic information). Often memes propagate as more-or-less integrated cooperative sets or groups, referred to as memeplexes or meme-complexes.

The idea of memes has proved a successful meme in its own right, gaining a degree of penetration into popular culture which relatively few modern scientific theories achieve.

Proponents of memes suggest that memes evolve via natural selection — in a way very similar to Charles Darwin's ideas concerning biological evolution — on the premise that variation, mutation, competition, and "inheritance" influence their replicative success. For example, while one idea may become extinct, other ideas will survive, spread and mutate — for better or for worse — through modification.

Meme-theorists contend that memes most beneficial to their hosts will not necessarily survive; rather, those memes which replicate the most effectively spread best; which allows for the possibility that successful memes might prove detrimental to their hosts.

Fonte e mais informações em: http://en.wikipedia.org/wiki/Meme

Dawkins criou este conceito no último capítulo do seu livro mais importante até hoje ("O gene egoísta"). O seu principal exemplo é o meme deus. Além disso ele também discute nesse capítulo o complexo meme da religião, com seus rituais, livros sagrados, dogmas, etc.

Além de "meme" o livro é considerado como um marco na discussão de seleção de grupo, que na época era um dilema para os evolucionaistas. Dawkins discorda muito deste conceito, desenvolvendo uma teoria baseada no gene como objeto de seleção, conceito muito polêmico até hoje. Para os principais neodarwinistas como Ernest Mayr (eu também) o objeto de seleção é o indivíduo, não o gene.

Fonte: eu mesmo  8-)

Quem se interessou e gostaria de ler este clássico, ele está a venda por um preço bem camarada. Em contra partida o livro apresenta uma diagramação e impressão de baixa qualidade. Uma olhada rápida na internet e achei ele por R$21,50 no submarino. Eu tenho ele, claro.

Recomendo  :ok:

"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Março de 2007, 07:13:32 »
Há uma crônica da Cora Rónai em que ela conta que costuma tentar todas as dietas "milagrosas" que aparecem na mídia e visita todos os consultórios que prometem tratamentos para emagrecer.

Ela disse que os amigos se espantaram: "Mas logo você, uma mulher inteligente!", mas que a esperança de um dia encontrar uma "cura" para os quilos a mais é mais forte.

Acho que com exorcismos e milagres o fenômeno é o mesmo. Se já tentamos de tudo e não funcionou, não custa tentar mais isto. Se for inofensivo, se funcionar como um placebo, tudo bem, mas o problema é que muita gente abandona o tratamento médico para tentar apenas a cura espiritual. Ou é declarada curada mesmo sem estar.

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Março de 2007, 08:10:30 »
Não posso negar que eu realmente gostaria que essas coisas todas existissem: fadas, mágicos, papai noel, deuses..Como seria bom rever meu pai de novo! Mas não consigo mais me iludir com as falsas promessas do "além", o mundo e vida é essa aqui mesmo que temos e vemos, e depois ponto final!
“A humanização da natureza deriva da necessidade de pôr fim à perplexidade e ao desamparo do homem frente a suas forças temíveis, de entrar em relação com elas e, finalmente, de influenciá-las. (...) O homem primitivo não tem escolha, não dispõe de outra maneira de pensar. É-lhe natural, algo inato, por assim dizer, projetar exteriormente sua existência para o mundo e encarar todo acontecimento que observa como manifestação de seres que, no fundo, são semelhantes a ele próprio.” Sigmund Freud

Raphael

• Visitante
« Resposta #16 Online: 07 de Março de 2007, 10:57:29 »
A responder a pergunta do tópico.

Porque ainda existem pessoas que precisam acreditar mais e mais nas coisas para se sentirem bem, e isso é inevitável.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #17 Online: 08 de Março de 2007, 21:04:51 »
Ao meu ver a profunda necessidadade de explicações e confortos para vida estimulam as pessoas a acreditar nessas coisas, mesmo no fundo sabendo que são farsas. (Vide o caso da Renascer, da IURD, etcetera)
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!